sexta-feira, 31 de maio de 2013

"TABU", PREMIADO LONGA DO PORTUGUÊS MIGUEL GOMES, TEM NOVA DATA DE ESTREIA: 14/06/2013


Vencedor do Prêmio da Crítica, do 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim, e considerado como “Melhor Filme Estrangeiro” pelo Sindicato Francês da Crítica e “Melhor Filme” pelo Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, a produção portuguesa Tabu estreará nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 14 de junho. O longa é uma realização da produtora portuguesa O Som e a Fúria com coprodução da brasileira Gullane.

Com direção de Miguel Gomes, reconhecido pela direção dos longas “Cântico das Criaturas” (2004) e “Aquele querido mês de agosto” (2008), a produção retrata uma história de amor e crime passada em meio ao cenário africano há 50 anos, pouco antes do início da Guerra Colonial portuguesa. O triângulo amoroso é vivido por Aurora (Ana Moreira), seu marido (interpretado pelo brasileiro Ivo Muller) e Gianluca Ventura (Carlotto Cotta).

De acordo com o diretor, Tabu discursa sobre a passagem do tempo, sobre coisas que desaparecem e só podem existir como memória e imaginário: É um filme sobre coisas que se extinguem. Uma pessoa que morre, uma sociedade extinta, um tempo que só pode existir na memória de quem o viveu. E também quer se relacionar com um cinema extinto. Optamos por rodar o filme em preto e branco, linguagem também à beira da extinção, explica Gomes.

Elogiado pela crítica durante o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012, o longa já participou de mais de 30 festivais em todo o mundo, dentre eles, o Festival Internacional de Cinema de Las Palmas, na Espanha, onde levou o Prêmio do Público. A produção ainda foi escolhida como o 2ª melhor filme de 2012, pela revista inglesa Sight & Sound, propriedade do British Film Institute, além de estar no TOP 10 da publicação francesa Cahiers Du Cinema.

Sinopse

Uma idosa temperamental, sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira
morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime ocorrida numa África de filme de aventuras.

Ficha técnica
 
Direção: Miguel Gomes
Argumento: Miguel Gomes e Mariana Ricardo
Diretor de fotografia: Rui Poças
Direção de produção: Joaquim Carvalho
Produtor associado: Alexandre Bohr, ZDF/Arte
Produtor executivo: Luís Urbano
Coprodução: Gullane Entretenimento S.A
Distribuição no Brasil: Espaço Filmes

fonte: assessoria de imprensa

ESPETÁCULO "ALICE E GABRIEL" CHEGA AO TEATRO DOS GRANDES ATORES, NA BARRA DA TIJUCA

Alice e Gabriel
 
 Atores: Vitor, Jessika, Raira e Land - foto: Gabriel Popó

Estreia: 31 de maio (sexta-feira); até 20 de julho
Sextas e sábados 19:00
Local: Teatro dos Grandes Atores - Barra Square
Endereço: Av. das Américas, 3555 - Barra da Tijuca
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
Classificação: 12 anos
Elenco: Jessika Alves, Land Vieira, Raira Machado e Vitor Thiré
Direção: Felipe Fagundes
Texto: Jaime Celiberto (adaptação Lucas Salles)


Sobre o espetáculo

Vencedor do prêmio Funarte de dramaturgia juvenil em 2005 com poemas de Ulisses Tavares e texto de Jaime Celiberto (a atual montagem conta com o texto adaptado pelo ator Lucas Salles). 
Alice e Gabriel é um manifesto contra a violência urbana, tendo como pano de fundo uma divertida e comediante história de amor. Temas fundamentais à adolescência como sexo, amizade, internet, preconceito e responsabilidade social são abordados.

Dois jovens se conhecem em uma praia. Apaixonam-se. Moram distantes, com realidades diferentes, mas mesmo assim estabelecem um relacionamento à base de e-mails, telefonemas e encontros bem esporádicos. O namoro dos dois é acompanhado de perto pela melhor amiga dele e o melhor amigo dela. Alice, aos 17 anos, ingressa numa faculdade de cinema e é ativista de um movimento estudantil. Gabriel é um humilde e comum adolescente de 16 anos que ao tentar fazer parte da vida dela, encanta-se com as pequenas descobertas da vida.

 foto: Gabriel Popó

Atores

- Jessika Alves (Alice): Malhação (2009 - Globo), TV Globinho (2010 - Globo), Insensato Coração (2011 - Globo), Preamar (2012 - HBO), Amor Eterno Amor (2012 - Globo)

- Land Vieira (Gabriel): Cama de Gato (2009 - Globo), Cordel Encantado (2011 - Globo), Gabriela (2012 - Globo), Gonzaga, de Pai pra Filho  (2012 - cinema)

- Vitor Thiré (Igor): Filhos do Carnaval (2008 - HBO), Desenrola Aí (2010/2011 - Multishow), Desenrola (2011 - cinema), Amor Eterno Amor (2012 - Globo)

- Raira Machao (Brisa): Ela Dança Eu Danço (2009 - teatro), O Diário de Débora (2010/2011 - teatro), Melodrama (2011 - teatro), Alice e Gabriel (2012 - teatro), Pra tudo tem remédio (2011/2012 - cinema)
fonte: assessoria de imprensa

"NUNCA ABRA A PORTA DEPOIS DA MEIA-NOITE", COM DIOGO SAVALA PICCHI E LUCILLA DIAZ, ESTREARÁ DIA 07/06/2013, NO SOLAR DE BOTAFOGO/RJ

Texto inspirado em peça do dramaturgo americano 
Bill Manhoff tem direção de Licurgo  Spínola
e supervisão artística de Elizabeth Savala




Baseado no texto do escritor americano Bill Manhoff - “The Owl and the Pussicat” - o ator Diogo Savala Picchi adaptou para os palcos brasileiros a comédia Nunca abra a porta depois da meia-noite, com direção de Licurgo Spínola, que entrará em cartaz no próximo dia 7 de junho e ficará às sextas e sábados, às 20:30h,  no Solar de Botafogo

O espetáculo de grande repercussão na década de 70 nos EUA conta a história da bela e jovem prostituta Dayana (Lucilla Diaz) que após ser despejada de seu apartamento tem um furtivo encontro com seu vizinho Edson (Diogo Savala Picchi), um solitário escritor.

- Desde quando tive acesso ao texto escrito por Bill Manhoff tive vontade de produzi-lo em solo brasileiro. Os conflitos apresentados na peça são atemporais e por isso se trata de uma obra universal – conta Diogo, que morou durante 12 anos em Los Angeles, trabalhando e estudando, antes de voltar para o Brasil e participar de telenovelas.  
O encontro entre os dois personagens de universos completamente diferentes resulta em uma comédia teatral dinâmica que apresenta o reflexo dos relacionamentos doentios e obsessivos da vida moderna. Com muito humor e sensualidade, a peça lida com o dilema do individualismo contemporâneo, onde o egoísmo e o julgamento alheio prevalecem principalmente a partir do momento em que Dayana e Edson passam a dividir o mesmo teto.
- A trama da história é repleta de conflitos e mostra como o ser humano está em busca de um relacionamento às vezes simplesmente para fugir de seus próprios fracassos. Ou até mesmo para se sentirem vivos – diz Lucilla Diaz, que antes de iniciar o processo de ensaio da peça morou por 15 anos em Roma, na Itália, onde participava de telefilmes e espetáculos teatrais.
Com direção do ator Licurgo Spínola e supervisão artística de Elizabeth Savala, a peça é uma produção da ESTH Publicidade e Produções Artísticas e conta com cenário e iluminação assinados por Paulo Denizort, figurino de Janaína Wendling, trilha sonora de Thiago Picchi e trabalho de corpo de Ana Cordeiro. 
 
SERVIÇO

Nunca abra a porta depois da meia-noite

Temporada: de 7 a 29 de junho 2013
Horário: Sextas e sábados às 20h30.
Local: Solar de Botafogo.
Endereço: Rua General Polidoro, 180 – Botafogo. Tel.: 2543 5411.
Capacidade: 34 Lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia) para estudantes e idosos.


FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Diogo Savala Picchi
Direção: Licurgo Spínola
Elenco: Diogo Savala Picchi e Lucilla Diaz
Supervisão artística: Elizabeth Savala
Assistência de direção: Rodolfo Mesquita
Trabalho de Corpo: Ana Cordeiro
Cenário e iluminação: Paulo Denizort
Figurino: Janaína Wendling
Registro Fotográfico e Audiovisual: Lipe Borges
Preparação Vocal: Priscilla Cadette
Design: Ariane Gregó
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias 
Direção de Produção: Lívia Andreozzi e Priscilla Cadette
Realização: Esth Publicidade e Produções Artísticas LTDA.
 

Currículos
Direção: Licurgo Spínola 
 
Atualmente no ar na novela das 18h da TV Globo, Flor do Caribe, Licurgo iniciou sua carreira no teatro em 1989 no grupo de teatro Tanahora, na PUC no Paraná. De lá pra cá participou de peças como “Alice do outro lado do espelho” de Lewis Carroll, “Gota d’água” de Chico Buarque e Paulo Pontes, “Bella Ciao” de Luis Alberto de Abreu, “Comunhão de bens” de Alcione Araujo, “Toda nudez será castigada” de Nelson Rodrigues, “Geração Trianon” de Ana Maria Nunes e“Era uma vez Shakespeare” livre adaptação de Licurgo. Na televisão iniciou sua carreira na Rede Globo em 1994, participando de “Irmãos Coragem”, “O Campeão”, “A Indomada”, “Anjo Mau”, “Malhação”, “O Quinto dos Infernos”, “Bang-bang”, “O Profeta”, “Tempos Modernos”, “Força Tarefa”, “Amor e Revolução”.


Diogo Picchi (Edson)

Desde cedo demonstrou interesse pela profissão. Aos 13 anos ingressou na escola de teatro, O Tablado, onde estudou com o professor e ator, Luiz Carlos Tourinho. Em 1994 estreou sua primeira peça como ator profissional, “Os Dois Pierrôs”, de Edmond Rostant, no Parque Lage. Em 1995 foi para os E.U. A, a fim de estudar artes cênicas.

Ingressou na Austin College, no Texas, onde se formou em 1999. Neste período participou como ator em diversas montagens da faculdade, e era membro do grupo de comedia “Subriliant TV”, programa semanal que ia ao ar na rede local, Austin Access Channel. Em 2008, Diogo voltou a morar no Brasil. 

Desde que regressou, ele estrelou nos curtas: O Leilão, com Thiago Picchi, Carla Daniel, e Marco Ricca; e, A Bunda, com Clarissa Mayoral, e Roberto Arduin. No palco participou na peça Morte Sobre a Lama, dirigida por Ricardo Torres; e, Nunca Abra a Porta Depois da Meia Noite, dirigida por Licurgo Spínola. 

E na tevê ele viveu os personagens Dr. Martin, em Poder Paralelo (Record, 2010); Gabriel, em Marcas da Vida (Record 2011); e, Padre Bento, em Amor e Revolução (SBT, 2011/2012); Roberto em Zorra Total (Rede Globo 2013).

fonte: assessoria de imprensa

quinta-feira, 30 de maio de 2013

20ª EDIÇÃO DO CINESUL APRESENTA 110 FILMES, DE 16 PAÍSES, EM MOSTRAS COMPETITIVAS E TEMÁTICAS

FESTIVAL PATROCINADO PELO 
BANCO DO BRASIL ACONTECE 
ENTRE 4 E 16 DE JUNHO 
NO CCCB RIO


Setenta e duas produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 20º Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens.  São 16 longas-metragens e 56 curtas e médias-metragens nas mostras competitivas. O Brasil comparece com 26 trabalhos, entre eles uma coprodução com Estados Unidos e uma com a Espanha. Os outros 46 vem de 12 países, sendo 14 da Espanha, 12 do México, quatro da Argentina, quatro de Cuba, três da Venezuela, dois da Colômbia, dois do Peru, um do Chile, um de Portugal, um da Bolívia, e duas coproduções: Equador-Argentina-Alemanha e Espanha-Equador. 

Além da competitiva, 31 produções serão exibidas em duas mostras: Arte Cinesul e Cinesul Criança. E o homenageado deste ano é o cineasta argentino Eliseo Subiela, autor de entre outros de “Paisajes devorados”, protagonizado pelo cineasta também argentino Fernando Birri. Subiela virá ao Rio para apresentar seus filmes. O festival acontece de 4 a 16 de junho no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é gratuito e tem patrocínio do Banco do Brasil.

Vamos mostrar um panorama da cinematografia dos países latinos e ibero-americanos, o que está sendo produzido nesses 16 países nos últimos anos. Foram mais de 900 inscritos e 109 selecionados para as sete mostras (quatro competitivas, Eliseo Subiela, Arte e Criança), além de uma exibição especial do filme uruguaio “Una bala para el Che”, da realizadora Gabriela Guillermo. Temos certeza que o público irá gostar do que vamos apresentar – comenta Leonardo Gavina, organizador do festival.


Eliseo Subiela, o homenageado

Eliseo Subiela, diretor de cinema argentino conhecido por seu “realismo mágico”, será o homenageado desta edição do Cinesul. Com mais de 20 filmes no currículo, Subiela será ganha  mostra especial com seis títulos: “Hombre mirando al sudeste” (1988), “El lado oscuro del corazón” (1992), “No te mueras sin decirme adónde vas” (1995), “No mires para abajo” (2008), “Rehén de ilusiones” (2010) e “Paisajes devorados” (2012). O diretor estará no Rio entre os dias 4 e 9 de junho e apresenta sua mostra no dia 4, às 19h, que começa com exibição do “Hombre mirando al sudeste”. No domingo, 9, após a exibição de “Paisajes devorados”, às 17h30m, o cineasta participa de debate com o público.

Eliseo Subiela inovou o cinema argentino ao mostrar em suas obras mundos mágicos e lendas, sem descuidar das questões filosóficas e traçar minucioso perfil psicológico dos personagens. Entre os temas tratados estão os de ordem universal, como é o caso do amor, da loucura, da morte e do espiritual. Com seu filme provocativo, metafísico, mágico e talentoso, conseguiu originalidade e genialidade necessárias para estar entre os melhores diretores que surgiram na Argentina.


Mostras temáticas

O Cinesul 2013 traz duas mostras temáticas. “Arte Cinesul” exibirá 21 filmes, entre obras do Brasil, de Portugal, de Cuba, da Espanha e coproduções Brasil-EUA, Espanha-Venezuela e uma Espanha-Colômbia.  Destacam-se os brasileiros “MPB de Câmara a Canção Brasileira”, de Walter Lima Jr, sobre a associação entre o gênero musical e a cultura brasileira; e “O Riso dos Outros”, em que o diretor Pedro Arantes questiona os limites da piada através de entrevistas com os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros. Já no curta cubano “Folclore”, a cineasta Marinetti Pinheiro mostra a formação de grupos de danças típicas da ilha.

Já na mostra “Cinesul Criança” foram selecionados dez filmes para os pequenos - oito brasileiros, um argentino e um coproduzido por Brasil-Portugal-Reino Unido-Espanha. “O Pequeno Mostro”, de Nildo Ferreira e Kauê Nunes Melo, é o único filme que não é de animação na mostra, e conta a história de Miguel (Vitor Lima dos Santos), um menino de oito anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. “Caranga” é uma série de animação com diversas histórias de um divertido caranguejo; e “Shave It” é sobre um macaco que ganha aparência humana ao usar um aparelho de barbear.

A mostra “Arte Cinesul” estará em cartaz na Cinemateca do MAM  e a “Cinesul Criança” no CCBB Os filmes em competição e os em homenagem a Eliseo Subiela serão exibidos no CCBB.  

Os filmes selecionados para a mostra competitiva do Cinesul 2013:


COMPETITIVA LONGA DOCUMENTÁRIO

Calafate, Zoológicos Humanos (Chile)
De Hans Mülchi Bremer
2011
No final do século XIX, quatro grupos originários do Fim do Mundo foram exibidos em "Zoológicos Humanos" da Europa, numa ação autorizada pelo governo chileno. Foram fotografados, e seus corpos medidos por científicos. Adoeceram de sarampo, varíola e sífilis; vários morreram. O historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi reconstituíram os episódios, viajando aos lugares de exibição e encontrando assombrosos descobrimentos.


Gimme the power (México)
De Olallo Rubio
2012
Através da história da banda de rock Molotov, o documentário traça um retrato do México dos dias de hoje, marcado pela crise, por uma democracia pouco eficaz e por um sentimento constante de falta de perspectivas. Neste sentido, a música rock aparece como a trilha de uma geração desiludida.


Mi Amiga Bety (México)
De Diana Garay
2012
Bety, minha amiga de infância, foi condenada em setembro de 2004 a 30 anos de prisão acusada do assassinato da mãe dela. Através deste documentário tento entender as circunstancias pelas quais Bety perdeu sua liberdade. Bety e eu somos parte desta historia que vou contar e que certamente mudou nossas vidas.


Moreno (Argentina)
De Virna Molina e Ernesto Ardito
2013
O filme narra a curta, porém apaixonada vida de Mariano Moreno, sua morte misteriosa e como a historia oficial ocultou seu pensamento revolucionário. Em 1810, só com 30 anos de idade, Moreno foi líder do movimento revolucionário que lutou pela liberdade e pela igualdade em Sul América. Muitos arquivos de Moreno foram destruídos pelos seus descendentes e pelos mais importantes historiadores argentinos. Só ficaram espectros, sonhos e interpretações. Por isso, para narrar essa historia, os realizadores tencionaram as fronteiras entre documentário e ficção, num filme experimental, fantasmagórico e existencialista.


Blackie: una vida en blanco y negro (Argentina)
De Alberto Ponce
2012
Paloma Efron, mais conhecida como “Blackie”, foi uma das mulheres argentinas mais destacadas do século XX, principalmente pelas suas contribuições ao desenvolvimento da televisão. Poucos conhecem sua iniciação como cantora de jazz ou suas incursões no cinema e no teatro. Este documentário procura nos lembrar não só da imagem de uma jornalista singular mas do profissionalismo que manteve durante a sua longa trajetória, evocando-a através duma das suas habilidades mais destacadas: a conversação.


Mataram meu irmão (Brasil)
De Cristiano Burlan
2013
Na noite de 5 de outubro de 2001, Rafael Burlan é assassinado com sete tiros pelas costas, no Capão Redondo, bairro da capital paulista. O documentário busca reconstruir através de relatos de parentes e amigos o que foi o assassinato e suas consequências no trágico destino dessa família.


Retrato Peruano del Perú (Peru)
De Carlos Sanchez e Sofia Velázquez
2012
Eva é uma jovem fotógrafa que busca se encontrar nas imagens. Miguel, um pintor com o mágico poder de transformar o retrato de seus clientes e oferecer a eles o que desejam ser. Johnny é um errante vendedor peruano que percorre ruas mexicanas oferecendo historias e lembranças. Três relatos de busca, emoldurados pela pintura e pela realidade latino-americana que os maravilha e supera.


Belo Monte, Anúncio de uma Guerra (Brasil)
De André D' Elia
2012
Um filme financiado pelo público, do Xingu para o mundo. Trata-se de um envolvente documentário que tem como foco a luta dos povos indígenas por terra, respeito e preservação ambiental. O estopim foi a decisão do Governo de implantar a usina de Belo Monte, o que irá afetar o modo de vida de comunidades indígenas que dependem do Rio Xingu. Desse modo, este documentário questiona o modelo de desenvolvimento proposto para a Amazônia.


COMPETITIVA LONGA FICÇÃO

Rodante (Bolívia)
De Ariel Soto
2011
Freddy é um jovem que está confrontando a realidade de assumir sua vida como adulto, frente a sua esposa e a sociedade. É assim que, graças ao conselho de um amigo, adquire uma moto sem papéis, pretendendo encontrar trabalho como entregador que o permita seguir adiante. Com a moto, começa sua busca de liberdade e independência, mas al mesmo tempo a máquina se converte em uma carga permanente em sua vida.


Brecha en el Silencio (Venezuela)
De Luis e Andrés Rodríguez
2012
Ana, uma jovem de 19 anos que padece deficiência auditiva, trabalha na área têxtil com sua mãe Júlia, quem além de explorá-la a faz tomar conta de seus dois irmãos Manuel e Sofia. Junto a eles, também mora Antônio, marido de Júlia, de quem Ana é vítima de inúmeros abusos, situação que a leva a tomar decisões que dão um rumo inesperado à história.


La Cebra (México)
De J. Fernando León R.
2012
Leandro e Odón desejam se unir as forças revolucionarias de Álvaro Obregón. Para isso, viajam ao norte do país, numa zebra que encontram num ​circo falido, achando que se trata de um cavalo gringo. Durante a viagem, eles passam por várias aventuras: se escapam das mulheres que tentam escraviza-los, encontram o General Quesada, que quer fundar uma nova república, se perdem no deserto. Quando encontram o exército de Obregón, um coronel suspeita que são espiões de Villa e submete Leandro e Odón a um severo teste de lealdade.


El Sexo de las Madres (Argentina)
De Alejandra Marino
2012
Laura e Ana são irmãs de vida. Cada uma tem seguido o seu caminho, até que um dia, desde um belo povoado escondido, Ana faz uma ligação telefônica desesperada para Laura. Do reencontro das duas brota alegria, porém perambula e ameaça um perigo que nenhuma das duas quer nomear. Elas suspeitam que o homem que estuprou uma delas esta nas redondezas. Seus filhos adolescentes, Roberta e Juan, se gostam e quando uma menina é violentada, elas rompem o silêncio.


A Coleção Invisível (Brasil)
De Bernard Attal
2012
Beto divide seu tempo entre festas e trabalhos sem futuro. Após a morte de seus amigos em um acidente de carro, ele retorna ao negócio familiar. Para resolver a crise financeira da loja de antiguidades, Beto viaja ao interior da Bahia, em busca de uma coleção de gravuras raras. Ali ele encontra Samir, um colecionador, e a sua família arruinada pela decadência das plantações de cacau mas unida por um trágico segredo.


La llamada (Equador/Argentina/Alemanha)
De David Nieto Wenzell
2011
Aurora recebe um telefonema do diretor do colégio de seu filho de 14 anos para avisá-la sobre a decisão de expulsá-lo no último dia de aulas. No seu intento por chegar à escola de Nicolás, ela terá que afrontar suas obrigações como publicitaria, filha, irmã e mãe divorciada. Entretanto Nico se debate com os conflitos de ter que crescer. Uma cidade caótica e um sistema educativo obsoleto, em que mãe e filho estão presos.


Florbela (Portugal)
De Vicente Alves do Ó
2012
Um retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração. Uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.


El chico que miente (Venezuela)
De Marité Ugas
2011
Um garoto de 13 anos inicia uma viagem pela costa da Venezuela e, para sobreviver, seduz as pessoas, reinventando para cada um a sua própria história numa tragédia de deslizamento. Pouco a pouco se irá revelando seu verdadeiro passado.


COMPETITIVA CURTA FICÇÃO

O Afinador (Brasil)
De Fernando Camargo e Matheus Parizi
2012
Paulo, um jovem afinador de pianos que trabalha na oficina de restauração de seu pai, quer se tornar um concertista. Ao longo de um dia de trabalho ele tenta descobrir o paradeiro de uma carta do teatro municipal que espera ansiosamente.


Nubes (Argentina)
De Manuel Abramovich
2012
No aniversário de sua avó, Iván vive uma situação estranha com seu tio que ninguém vê e sobre a qual ninguém diz nada.


Linear (Brasil)
De Amir Admoni
2012
A linha é um ponto que saiu caminhando.


A Dama do Estácio (Brasil)
De Eduardo Ades
2012
Zulmira é uma velha prostituta. Um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer. Ela precisa de um caixão.


O Pesar da Dúvida (Brasil)
De Rafael Nani
2013
Um náufrago encontra terra firme. Após um tempo ele começa a descobrir que a terra firme que sonhava não é exatamente onde se encontra sua realização plena.


A Mão que Afaga (Brasil)
De Gabriela Amaral Almeida
2011
No aniversário de nove anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.


Elefante na Sala (Brasil)
De Guilherme Petry
2012
Essa história poderia ser assim. Um homem abre a porta de sua casa. Alguns convidados entram e se deparam com um grande animal. O homem pede que todos se acomodem. E todos fingem não ver o elefante na sala.


Abismo (Brasil)
De Aleques Eiterer
2011
E contudo, se fecho os olhos, e mergulho, dentro em mim, vejo à luz de outro sol, outro abismo.


Dicionário (Brasil)
De Ricardo Weschenfelder
2012
Vitor é contratado como guarda-noturno de uma biblioteca. Enquanto a cidade dorme, ele gosta de folhear o grande dicionário em busca dos significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.


Exit (Cuba)
De Eduardo del LLano
2011
Rodrigo, um famoso artista europeu, vem para Cuba executar uma colagem com as fotos de cem artistas cubanos. Como pretende que as fotos transpareçam a angustia inerente ao processo criativo, não tem melhor ideia que a de contratar ao pedreiro Nicanor O´Donnell para que, por uma taxa de cinco euros por pessoa, quebre a cara dos cem artistas.


R, la maldita ilusión (Cuba)
De Carlos Ortiz
Saia quer recuperar um amor passado, e para isso se deixa infectar pelo HIV. A partir daí, ela terá que decidir pela vida de sua amante e a própria.


El ingenio (Espanha)
De Rosario Fuentenebro Yubero
2011
Ano de 1936. Pepe e Anselmo, dois jovens amigos de infância, fazem planos sobre o futuro.  Com a chegada da guerra, seus planos e sua amizade ficarão truncados de maneira inesperada.


Aquel No Era Yo (Espanha)
De Esteban Crespo
2012
Ser um soldado não é difícil: ou se acostuma ou será morto. O mais duro é conseguir viver com suas lembranças e voltar a ser o mesmo depois de ter feito o que fez.


Libre directo (Espanha)
De Bernabé Rico
2011
Aos seus 60 anos Adela vive a vida que nunca quis ter: sem filhos, com um marido que a anula e,  pior que tudo, sem nenhuma ilusão. Até que, um dia, lhe oferecem  a oportunidade de ganhar 300.000 euros e deixar sua antiga vida para trás.


No tiene gracia (Espanha)
De Carlos Violadé
2012
Manolo e Maria. Moram juntos e se gostam. Manolo adora fazer piadas constantemente. María tem muita paciência e senso de humor. Mas Manolo não sabe que, para fazer uma piada, precisa-se assumir todas as consequências.


Perrito Chino (Espanha)
De Fran Gil-Ortega
2012
Rosa, uma mulher solteira de 55 anos, e Sabina, uma cubana de 25, são vizinhas e compartilham o terraço na cidade. Duas mulheres desarraigadas. Não se conhecem, mas tem muito em comum.


Primerísimo primer plano genital (Espanha)
De David Planell
2013
Quando você acorda com alguém que conheceu na noite anterior pode acontecer qualquer coisa. Inclusive o que você espera.


Velando a los muertos (Espanha)
De Sebastián Álvarez
2012
História de um reencontro familiar. O lugar de origem reúne duas gerações para velar o patriarca viúvo, o que dará lugar a situações peculiares.


La Luz del Mundo (Espanha)
De Fernando J. Martinez e Alfonso Garcia
2012
O futuro. A humanidade abandonou as cidades e vive debaixo da terra, onde perdeu a faculdade de enxergar e, além disso, esqueceu que alguma vez a teve.


La Primera Noche (Espanha)
De Eduardo Moyano
2013
Uma loja 24 horas, uma noite qualquer. Um cliente jaz no chão, e Eva, o caixa, chama uma ambulância. A noite seguinte Silvestre volta na loja para explicar a Eva sua estranha doença.


No Aguanto a tus Padres (Espanha)
De Javier Cano
2012
David dá explicações a sua companheira de por que não quer ir ao aniversário de sua sogra.


Max (Espanha)
De Pere Soles e David Perez
2012
Max leva cinco anos no abrigo, esperando encontrar uma família que o cuide e esteja com ele como o resto dos seus colegas. Quando suas esperanças quase somem, Max verá sua sorte mudar, porém não do jeito que ele esperava.


The acrobat (Espanha)
De Gerardo Herrero
2012
Cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. The Acrobat é a história de uma delas.


Dos de tres (México)
De Paulina Rosas
2012
Cecilia e Mateo são amigos e trabalham no metrô. Ante uma necessidade econômica, um segurança oferece a Cecilia fazer um negócio em troca de dinheiro.


Defectuosos (México)
De Gabriela Martinez Garza
2012
Um velho marionetista dedica-se a recolher bonecos defeituosos, abandonados no lixo. Com grande paixão e dedicação, converte a estes personagens em simpáticas marionetes que, agora, protagonizam seu show teatral de rua.


Un domingo cualquiera (México)
De Claudia de la Cabada
2012
Se tocarem à sua porta, abra e espere o inesperado... poderia ser a cura de todos seus problemas...


El Jazz (México)
De Andrés Peralta
2012
Juan e Mateo tem uma missão, como tantas outras ao longo de sua carreira como anjos, recolhendo as almas de aqueles desafortunados que morrem. Esta noite, ambos terão que combater a monotonia de seu trabalho na espera que El Jazz dê seu último suspiro.


Lucy contra los límites de la voz (México)
De Mónica Herrera
2012
Lucy, uma menina de sete anos, quer saber se em algum momento pode acabar a voz das pessoas, e se esse poderia ser o motivo pelo que seu avô não fala mais. Para encontrar a resposta, decide empreender um arriscado experimento.


Quince años (México)
De Liliana Torres
2012
No dia da celebração de seus quinze anos a vida lembra a Vianney que não é fácil viver sendo diferente.


El último consejo (México)
De Intandehui Jansen
2012
Na cerimônia de troca de autoridade de um povoado indígena, se conta publicamente todo o dinheiro existente na caixa comunal. No dia seguinte a caixa está vazia.


El Acompañante (Peru)
De Alvaro Delgado-Aparicio
2012
Nas áreas marginais de Lima, um jovem prostituto se encarrega de seu pai, um construtor que caiu em desgraça. Porém, sente que para ele, seus esforços não são suficientes.


Hija de Puta (Venezuela)
De Alexandra Bas
2011
Andrea, uma menina de sete anos, cuida do seu irmãozinho pelas noites, enquanto sua mãe sai para trabalhar como prostituta. Mas nesse dia aparece Daniel, um homem desconhecido e estranho que vêm com toda a convicção de um sapo convertido em príncipe para mudar sua vida.


COMPETITIVA CURTA DOCUMENTÁRIO

O Som do Limão (Brasil)
De Gabriel Barrella
2012
O filme conta a história do Bairro do Limão, em São Paulo, a partir dos movimentos musicais dos diversos grupos sociais que por ali passaram desde sua fundação até os dias de hoje.


Cowboy (Brasil)
De Tarcisio Lara Puiati
2011
Vida de cowboy.


Gericinó - Do Lado De Fora (Brasil)
De Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra
2012
Na véspera de natal, o Complexo Penitenciário de Gericinó recebe centenas de mulheres que enfrentam filas enormes com o único objetivo de visitar seus parentes. Na data que é considerada por muitos sinônimo de união familiar, essas visitantes passam a noite em claro esperando a chance de encontrar seus entes queridos. Durante a madrugada, algumas delas dividem histórias, sentimentos e contam um pouco sobre a realidade que as cerca.


Boi Fantasma (Brasil)
De Rogério Nunes & José Silveira
2012
Uma representação lúdica do antigo Auto do Boi-Bumbá da tradição oral de Parintins, que desapareceu na década de 1960 sem deixar registros visuais.


Marias (Brasil)
De Wes Gondim
2012
Reflexões, medos íntimos revelados, angustias e denúncias... Frutos criados por fortes verdades e gritos silenciosos.


Dois Mundos - a busca do outro (Brasil)
De Luiz Eduardo Jorge
2012
Um recorte histórico do choque entre as etnias tradicionais da Amazônia brasileira e as frentes de expansão de garimpeiros, castanheiros, madeireiros e fazendeiros documentados detalhadamente nas últimas cinco décadas através das ações e dos testemunhos imagéticos de cineastas atentos à realidade social e cultural brasileira, estabelecendo um diálogo subjetivo, analítico e crítico com pesquisadores que estudaram a busca do outro.


Leve-me Pra Sair (Brasil)
De José Agripino
2012
Um grupo de adolescentes gays de São Paulo e suas visões de mundo.


Pedra da Memória (Brasil)
De Renata Amaral
2012
Uma comunidade afro religiosa do Brasil viaja pela primeira vez ao Benin indo ao encontro da cultura de seus ancestrais, com a qual dialoga cotidianamente. Em contraponto, na outra margem, este diálogo acontece com os Agudás, descendentes de ex-escravos brasileiros retornados ao Benin após a abolição, que cultivam também, há mais de um século, a cultura brasileira de seus antepassados.


Atenciosamente, Lo Turco (Brasil)
De Debora Guimarães
2012
Em março de 1940, Duvaldo Grassmann, funcionário da Caixa Econômica e músico amador, habitante de São Simão (SP), encomenda um violino de Vincenzo Lo Turco, reputado luthier do Rio de Janeiro. A partir daí, tem início uma intensa troca de correspondências entre os dois a respeito da fabricação do violino. Após a morte de Duvaldo, sua esposa herda os cuidados com o instrumento. Até precisar vendê-lo, em 2007.


Bonfanti (Brasil)
De Adriana Nolasco e Camila Marquez
2013
Um pintor trabalhando obsessivamente em busca de si mesmo. Três olhares distintos sobre sua obra. Um corpo de 40 anos de ofício enfrentando o eterno medo de recomeçar.


Exu - Além do Bem e do Mal (Brasil)
De Werner Salles Bagetti
2012
Legba, Bará, Eleguá, Tranca-rua, diabo, capeta... Exu é um dos orixás mais controversos da cultura afro. Interpretado muitas vezes como o diabo pelo catolicismo, é constantemente associado ao mal em diversas leituras, até mesmo por alguns autores umbandistas do passado. Porém, o significado do mito Exu, tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé, vai muito além de tudo isso.


São Paulo Miniatura (Brasil)
De Wiland Pinsdorf
2012
São Paulo Miniatura desafia a percepção de escala do espectador o levando a se distanciar de elementos familiares.


Piove, il film di Pio (Brasil)
De Thiago Brandmarte Mendonça
2012
“Piove” não é um retrato de Pio Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os doze últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. É o estabelecimento de uma relação entre dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca (do Lixo). Mas quem dirige quem?


Our World Insideout: Brazil (Brasil / EUA)
De Isabela Alzuguir
2012
A fotógrafa Alyssa Miserendino tem captado imagens de abandono de lares em execução patrimonial nos EUA. Com a série "Our World Insideout: Brazil", a artista inicia uma jornada mundial, captando imagens de abandono, decadência e reutilização espacial. A diretora brasileira Isabela Alzuguir acompanhou Alyssa Miserendino em sua viagem, desenvolvendo um documentário sobre a mais recente investigação da fotógrafa.


A Onda Traz, O Vento Leva (Brasil/Espanha)
De Gabriel Mascaro
2012
Rodrigo é surdo e trabalha instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.


Tuchin (Colômbia)
De David Covo Camacho
2011
Durante o percurso, conheceremos os pontos estratégicos para a comunidade proveniente de Tuchin e o resguardo Zenú, do qual faz parte enquanto município. Em Cartagena se conhecerá a vida cotidiana dos tuchineros, revelando as problemáticas dos setores e o lugar de tuchinero nestes processos.


Sinfonía de Mercado (Colômbia)
De Jimena Sarmiento e Helena Salguero
2012
Este é um documentário musical que mostra um retrato do maior centro de coleta de produtos de Colômbia, chamado Corabastos. Mediante um estilo poético propõe-se um olhar diferente, exaltando os ritmos, cores, texturas, pessoas e ofícios que se podem apreciar durante uma jornada laboral.


Copa y Espada (Cuba)
De Lourdes de los Santos
2012
Um olhar sobre Santa bárbara e Xangô a través das cerimônias que se celebram no povoado de Guines, nos arredores de Havana, todo 2,3 e 4 de dezembro.


Pero la noche (Cuba)
De Gretel Marín Palacio
2012
Havana, 2011. Uma região escondida detrás do que é bem visto, do que é “comum” para a sociedade cubana… Três seres que escolhem amar, inclusive se isto implica num sacrifício, advindo do prazer, como nas histórias de Pedro Juan Gutiérrez, o Buckowski cubano. O filme acolhe estas pessoas no anonimato, penetrando nas suas vidas, divididas entre o erotismo e a solidão.


Celac, un sonido para el mundo (Espanha)
De Jordi Abusada
2012
Documental sobre o nascimento da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) com a participação destacada de Gustavo Dudamel e a Orquestra da Juventude Venezuelana Simón Bolívar.


Haití, tierra de esperanza (Espanha)
De Asier Reino
2012
Este documentário está baseado na experiência pessoal de um jornalista que, após ter viajado para Haiti no ano 2004, decide apagar esse país de sua memória por causa da horrível violência lá presenciada. Porém, sete anos depois retorna em Haiti. A situação que vive o país é trágica, por motivo do terremoto de 2010. Mas o tremor, que tinha derrubado muitas coisas, pode ter ajudado a levantar outras.


Adiós padresitos (Espanha /Equador)
De Javier Macipe
2013
Uns sacerdotes recebem uma misteriosa carta do Vaticano, que os convida a abandonar Sucumbíos, uma província equatoriana rica em petróleo. Como substitutos, o Papa destina aos Heraldos do Evangelho, herdeiros de “Tradição, Família e Propriedade”. Como protesto, o Bispo Gonzalo inicia uma greve de fome em um parque de Quito…


Yuban (Tierra viva) (México)
De Yaasib Vazquez
2011
Yuban fala da transformação de uma comunidade zapoteca, retratando a nostalgia de um princípio de vida que está por se extinguir, e esforço de seus habitantes por manter sua cultura viva.


El Sentido de la Justicia (México)
De Laura Salas
2012
No documentário "El Sentido de la Justicia", Lidia, María Antonia e Erick nos relatam as barreiras no acesso à justiça no México nos casos dos feminicídios: Elvia, irmã de Lidia; Nadia, filha de María Antonia, e Alí, irmã de Erick. Este curta-metragem aprofunda no impacto que produzem os estereótipos de gênero na aplicação da justiça, em nível individual e coletivo, numa sociedade patriarcal.


A História do Cinesul

O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2012 competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens - oito documentários e nove de ficção - e 52 médias e curtas-metragens - 23 documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240 produções. Do Brasil foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

O filme português “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, foi escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 19ª edição do Cinesul. “Carta para o futuro” – uma coprodução entre Brasil, Portugal e Alemanha –, de Renato Martins; e “Maria en tierra de nadie”, de Marcela Zamora, coprodução de El Salvador e México dividiram o prêmio oficial de melhor documentário. Ainda nesta categoria, o espanhol “La Plaza”, de Adriano Morán, levou menção honrosa.

Na categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os filmes de ficção foi “Les Bessones del Carrer de Ponent”, da Espanha, dirigido por Marc Riba e Anna Solanas. Entre os documentários, o premiado foi “Diálogos”, filme brasileiro dirigido por Alice Riff. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Nuvem”, de Basil da Cunha, uma coprodução Portugal/Suíça, e para o colombiano “Benjamín en Tecnicolor”, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio. O brasileiro “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini, ganhou menção honrosa na categoria documentário.

No voto popular, os vencedores foram a ficção “La Sublevacion”, coprodução Brasil/Argentina, de Raphael Geyer Aguinaga; e o documentário espanhol “Los Ojos de la Guerra”,  de Roberto Lozano Bruna. No Videosul foram premiados os brasileiros “Cárcere Privado”, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski, e “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, de Werinton Kermes, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Serviço

20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

De 4 a 16 de junho – Entrada franca

Locais

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Cinemateca do Museu de Arte Moderna - Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo

fonte: assessoria de imprensa