FESTIVAL PATROCINADO PELO
BANCO DO BRASIL ACONTECE
ENTRE 4 E 16 DE JUNHO
NO CCCB RIO
Setenta e duas produções de países
latino-americanos e da Península Ibérica competem no 20º Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
nas categorias ficção e documentário de longas, médias e
curtas-metragens. São 16 longas-metragens e 56 curtas e
médias-metragens nas mostras competitivas. O Brasil comparece com 26
trabalhos, entre eles uma coprodução com Estados Unidos e uma com a
Espanha. Os outros 46 vem de 12 países, sendo 14 da Espanha, 12 do
México, quatro da Argentina, quatro de Cuba, três da Venezuela, dois da
Colômbia, dois do Peru, um do Chile, um de Portugal, um da Bolívia, e
duas coproduções: Equador-Argentina-Alemanha e Espanha-Equador.
Além da
competitiva, 31 produções serão exibidas em duas mostras: Arte Cinesul e
Cinesul Criança. E o homenageado deste ano é o cineasta argentino
Eliseo Subiela, autor de
entre outros de “Paisajes devorados”, protagonizado pelo cineasta também
argentino Fernando Birri. Subiela virá ao Rio para
apresentar seus filmes. O festival acontece de 4 a 16 de junho no Rio de Janeiro,
no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Cinemateca do Museu de
Arte Moderna (MAM). O evento é gratuito e tem patrocínio do Banco do
Brasil.
Vamos mostrar um panorama da cinematografia dos países latinos e
ibero-americanos, o que está sendo produzido nesses 16 países nos
últimos anos. Foram mais de 900 inscritos e 109 selecionados para as
sete mostras (quatro competitivas, Eliseo Subiela, Arte e Criança), além
de uma exibição especial do filme uruguaio “Una bala para el Che”, da
realizadora Gabriela Guillermo. Temos certeza que o público irá gostar
do que vamos apresentar – comenta Leonardo Gavina, organizador do
festival.
Eliseo Subiela, o homenageado
Eliseo
Subiela, diretor de cinema argentino conhecido por seu “realismo
mágico”, será o homenageado desta edição do Cinesul. Com mais de 20
filmes no currículo, Subiela será ganha mostra especial com seis
títulos: “Hombre mirando al sudeste” (1988), “El lado oscuro del corazón”
(1992),
“No te mueras sin decirme adónde vas” (1995), “No mires para abajo”
(2008), “Rehén de
ilusiones” (2010) e “Paisajes devorados” (2012). O diretor estará no Rio
entre os dias 4 e 9 de junho e apresenta sua mostra no dia 4, às 19h,
que começa com exibição do “Hombre mirando al sudeste”. No domingo, 9, após a exibição de “Paisajes devorados”, às 17h30m, o cineasta participa de debate com o público.
Eliseo
Subiela inovou o cinema argentino ao mostrar em suas obras mundos
mágicos e lendas, sem descuidar das questões filosóficas e traçar
minucioso perfil psicológico dos personagens. Entre os temas tratados
estão os de ordem
universal, como é o caso do amor, da loucura, da morte e do espiritual.
Com seu filme
provocativo, metafísico, mágico e talentoso, conseguiu originalidade e
genialidade necessárias para estar entre os melhores diretores que
surgiram na Argentina.
Mostras temáticas
O
Cinesul 2013 traz duas mostras temáticas. “Arte Cinesul” exibirá 21
filmes, entre obras do Brasil, de Portugal, de Cuba, da Espanha e
coproduções Brasil-EUA, Espanha-Venezuela e uma Espanha-Colômbia.
Destacam-se os brasileiros “MPB de Câmara a Canção Brasileira”, de
Walter Lima Jr, sobre a associação entre o gênero musical e a cultura
brasileira; e “O Riso dos Outros”, em que o diretor Pedro Arantes
questiona os limites da piada através de entrevistas com os humoristas
Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado
federal Jean Wyllys, entre outros. Já no curta cubano “Folclore”, a
cineasta Marinetti Pinheiro mostra a formação de grupos de danças
típicas da ilha.
Já
na mostra “Cinesul Criança” foram selecionados dez filmes para os
pequenos - oito brasileiros, um argentino e um coproduzido por
Brasil-Portugal-Reino Unido-Espanha. “O Pequeno Mostro”, de Nildo
Ferreira e Kauê Nunes Melo, é o único filme que não é de animação na
mostra, e conta a história de Miguel (Vitor Lima dos Santos), um menino
de oito anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. “Caranga” é
uma série de animação com diversas histórias de um divertido caranguejo;
e “Shave It” é sobre um macaco que ganha aparência humana ao usar um
aparelho de barbear.
A
mostra “Arte Cinesul” estará em cartaz na Cinemateca do MAM e a
“Cinesul Criança” no CCBB Os filmes em competição e os em homenagem a
Eliseo Subiela serão exibidos no CCBB.
Os filmes selecionados para a mostra competitiva do Cinesul 2013:
COMPETITIVA LONGA DOCUMENTÁRIO
Calafate, Zoológicos Humanos (Chile)
De Hans Mülchi Bremer
2011
No
final do século XIX, quatro grupos originários do Fim do Mundo foram
exibidos em "Zoológicos Humanos" da Europa, numa ação autorizada pelo
governo chileno. Foram fotografados, e seus corpos medidos por
científicos. Adoeceram de sarampo, varíola e sífilis; vários morreram. O
historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi
reconstituíram os episódios, viajando aos lugares de exibição e
encontrando assombrosos descobrimentos.
Gimme the power
(México)
De Olallo Rubio
2012
Através
da história da banda de rock Molotov, o documentário traça um retrato
do México dos dias de hoje, marcado pela crise, por uma democracia pouco
eficaz e por um sentimento constante de falta de perspectivas. Neste
sentido, a música rock aparece como a trilha de uma geração desiludida.
Mi Amiga Bety (México)
De Diana Garay
2012
Bety,
minha amiga de infância, foi condenada em setembro de 2004 a 30 anos de
prisão acusada do assassinato da mãe dela. Através deste documentário
tento entender as circunstancias pelas quais Bety perdeu sua liberdade.
Bety e eu somos parte desta historia que vou contar e que certamente
mudou nossas vidas.
Moreno (Argentina)
De Virna Molina e Ernesto Ardito
2013
O
filme narra a curta, porém apaixonada vida de Mariano Moreno, sua morte
misteriosa e como a historia oficial ocultou seu pensamento
revolucionário. Em 1810, só com 30 anos de idade, Moreno foi líder do
movimento revolucionário que lutou pela liberdade e pela igualdade em
Sul América. Muitos arquivos de Moreno foram destruídos pelos seus
descendentes e pelos mais importantes historiadores argentinos. Só
ficaram espectros, sonhos e interpretações. Por isso, para narrar essa
historia, os realizadores tencionaram as fronteiras entre documentário e
ficção, num filme experimental, fantasmagórico e existencialista.
Blackie: una vida en blanco y negro (Argentina)
De Alberto Ponce
2012
Paloma
Efron, mais conhecida como “Blackie”, foi uma das mulheres argentinas
mais destacadas do século XX, principalmente pelas suas contribuições ao
desenvolvimento da televisão. Poucos conhecem sua iniciação como
cantora de jazz ou suas incursões no cinema e no teatro. Este
documentário procura nos lembrar não só da imagem de uma jornalista
singular mas do profissionalismo que manteve durante a sua longa
trajetória, evocando-a através duma das suas
habilidades mais destacadas: a conversação.
Mataram meu irmão (Brasil)
De Cristiano Burlan
2013
Na
noite de 5 de outubro de 2001, Rafael Burlan é assassinado com sete
tiros pelas costas, no Capão Redondo, bairro da capital paulista. O
documentário busca reconstruir através de relatos de parentes e amigos o
que foi o assassinato e suas consequências no trágico destino dessa
família.
Retrato Peruano del Perú (Peru)
De Carlos Sanchez e Sofia Velázquez
2012
Eva
é uma jovem fotógrafa que busca se encontrar nas imagens. Miguel, um
pintor com o mágico poder de transformar o retrato de seus clientes e
oferecer a eles o que desejam ser. Johnny é um errante vendedor peruano
que percorre ruas mexicanas oferecendo historias e lembranças. Três
relatos de busca, emoldurados pela pintura e pela realidade
latino-americana que os maravilha e supera.
Belo Monte, Anúncio de uma Guerra (Brasil)
De André D' Elia
2012
Um
filme financiado pelo público, do Xingu para o mundo. Trata-se de um
envolvente documentário que tem como foco a luta dos povos indígenas por
terra, respeito e preservação ambiental. O estopim foi a decisão do
Governo de implantar a usina de Belo Monte, o que irá afetar o modo de
vida de comunidades indígenas que dependem do Rio Xingu. Desse modo,
este documentário questiona o modelo de desenvolvimento proposto para
a
Amazônia.
COMPETITIVA LONGA FICÇÃO
Rodante (Bolívia)
De Ariel Soto
2011
Freddy
é um jovem que está confrontando a realidade de assumir sua vida como
adulto, frente a sua esposa e
a sociedade. É
assim que, graças ao conselho de um amigo, adquire uma moto sem papéis,
pretendendo encontrar trabalho como entregador que o permita seguir
adiante. Com a moto, começa sua busca de liberdade e independência, mas
al mesmo tempo a máquina se converte em uma carga permanente em sua
vida.
Brecha en el Silencio (Venezuela)
De Luis e Andrés Rodríguez
2012
Ana,
uma jovem de 19 anos que padece deficiência auditiva, trabalha na
área têxtil com sua mãe
Júlia, quem além de explorá-la a faz tomar conta de seus dois irmãos
Manuel e Sofia. Junto a eles, também mora Antônio, marido de Júlia, de
quem Ana é vítima de inúmeros abusos, situação que a leva a tomar
decisões que dão um rumo inesperado à história.
La Cebra (México)
De J. Fernando León R.
2012
Leandro
e Odón desejam se unir as forças revolucionarias de Álvaro Obregón.
Para isso, viajam ao
norte do país, numa zebra que encontram num
circo falido, achando que se trata de um cavalo gringo. Durante a
viagem, eles passam por várias aventuras: se escapam das mulheres que
tentam escraviza-los, encontram o General Quesada, que quer fundar uma
nova república, se perdem no deserto. Quando encontram o exército de
Obregón, um coronel suspeita que são espiões de Villa e submete Leandro e
Odón a um severo teste de lealdade.
El Sexo de las Madres (Argentina)
De Alejandra Marino
2012
Laura
e
Ana são irmãs de vida. Cada uma tem seguido o seu caminho, até que um
dia, desde um belo povoado escondido, Ana faz uma ligação telefônica
desesperada para Laura. Do reencontro das duas brota alegria, porém
perambula e ameaça um perigo que nenhuma das duas quer nomear. Elas
suspeitam que o homem que estuprou uma delas esta nas redondezas. Seus
filhos adolescentes, Roberta e Juan, se gostam e quando uma menina é
violentada, elas rompem o silêncio.
A Coleção Invisível (Brasil)
De Bernard Attal
2012
Beto
divide seu tempo entre festas e trabalhos sem futuro. Após a morte de
seus amigos em um acidente de carro, ele retorna ao negócio familiar.
Para resolver a crise financeira da loja de antiguidades, Beto viaja ao
interior da Bahia, em busca de uma coleção de gravuras raras. Ali ele
encontra Samir, um colecionador, e a sua família arruinada pela
decadência das plantações de cacau mas unida por um trágico segredo.
La llamada (Equador/Argentina/Alemanha)
De David Nieto
Wenzell
2011
Aurora
recebe um telefonema do diretor do colégio de seu filho de 14 anos para
avisá-la sobre a decisão de expulsá-lo no último dia de aulas. No seu
intento por chegar à escola de Nicolás, ela terá que afrontar suas
obrigações como publicitaria, filha, irmã e mãe divorciada. Entretanto
Nico se debate com os conflitos de ter que crescer. Uma cidade caótica e
um sistema educativo obsoleto, em que mãe e filho estão presos.
Florbela (Portugal)
De Vicente Alves do Ó
2012
Um
retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de
sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração. Uma
mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.
El chico que miente (Venezuela)
De Marité Ugas
2011
Um
garoto de 13 anos inicia uma viagem pela
costa da Venezuela e, para sobreviver, seduz as pessoas, reinventando
para cada um a sua própria história numa tragédia de deslizamento. Pouco
a pouco se irá revelando seu verdadeiro passado.
COMPETITIVA CURTA FICÇÃO
O Afinador (Brasil)
De Fernando Camargo e Matheus
Parizi
2012
Paulo,
um jovem afinador de pianos que trabalha na oficina de restauração de
seu pai, quer se tornar um concertista. Ao longo de um dia de trabalho
ele tenta descobrir o paradeiro de uma carta do teatro municipal que
espera ansiosamente.
Nubes (Argentina)
De Manuel
Abramovich
2012
No aniversário de sua avó, Iván vive uma situação estranha com seu tio que ninguém vê e sobre a qual ninguém diz nada.
Linear (Brasil)
De Amir Admoni
2012
A linha é um ponto que saiu caminhando.
A Dama do Estácio (Brasil)
De Eduardo Ades
2012
Zulmira é uma velha prostituta. Um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer. Ela precisa de um caixão.
O Pesar da Dúvida (Brasil)
De Rafael Nani
2013
Um
náufrago encontra terra firme. Após um tempo ele começa a descobrir que
a terra firme que sonhava não é exatamente onde se encontra sua
realização plena.
A Mão que Afaga (Brasil)
De Gabriela Amaral Almeida
2011
No
aniversário de nove anos de seu único filho, Lucas, a operadora de
telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar
certo.
Elefante na Sala (Brasil)
De Guilherme Petry
2012
Essa
história poderia ser assim. Um homem abre a porta de sua casa. Alguns
convidados entram e se deparam com um grande animal. O homem pede que
todos se acomodem. E
todos fingem não ver o elefante na sala.
Abismo (Brasil)
De Aleques Eiterer
2011
E contudo, se fecho os olhos, e mergulho, dentro em mim, vejo à luz de outro sol, outro abismo.
Dicionário (Brasil)
De Ricardo Weschenfelder
2012
Vitor
é contratado como guarda-noturno de uma biblioteca. Enquanto a cidade
dorme, ele gosta de folhear o grande dicionário em busca dos
significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor
será a única testemunha.
Exit (Cuba)
De Eduardo del LLano
2011
Rodrigo,
um famoso artista europeu, vem para Cuba executar uma colagem com as
fotos de cem artistas cubanos. Como
pretende que as fotos transpareçam a angustia inerente ao processo
criativo, não tem melhor ideia que a de contratar ao pedreiro Nicanor
O´Donnell para que, por uma taxa de cinco euros por pessoa, quebre a
cara dos cem artistas.
R, la maldita ilusión (Cuba)
De Carlos Ortiz
Saia
quer
recuperar um amor passado, e para isso se deixa infectar pelo HIV. A
partir daí, ela terá que decidir pela vida de sua amante e a própria.
El ingenio (Espanha)
De Rosario Fuentenebro Yubero
2011
Ano
de 1936. Pepe e Anselmo, dois jovens amigos de infância, fazem planos
sobre o futuro. Com a chegada da guerra, seus planos e sua amizade
ficarão truncados de maneira inesperada.
Aquel No Era Yo (Espanha)
De Esteban Crespo
2012
Ser
um soldado não é difícil: ou se acostuma ou será morto. O mais duro é
conseguir viver com suas lembranças e voltar a ser o mesmo depois de ter
feito o que fez.
Libre directo (Espanha)
De Bernabé Rico
2011
Aos seus 60 anos Adela vive a vida que nunca quis ter: sem filhos, com um marido que a anula e, pior que tudo, sem nenhuma ilusão. Até que, um dia, lhe oferecem a oportunidade de ganhar 300.000 euros e deixar sua antiga vida para trás.
No tiene gracia (Espanha)
De Carlos Violadé
2012
Manolo e Maria. Moram juntos e se gostam. Manolo adora fazer piadas constantemente. María tem muita paciência e senso de
humor. Mas Manolo não sabe que, para fazer uma piada, precisa-se assumir todas as consequências.
Perrito Chino (Espanha)
De Fran Gil-Ortega
2012
Rosa,
uma mulher solteira de 55 anos, e Sabina, uma cubana de 25, são
vizinhas e compartilham o terraço na cidade. Duas mulheres
desarraigadas. Não se conhecem, mas tem muito em comum.
Primerísimo primer plano genital (Espanha)
De David Planell
2013
Quando você acorda com alguém que conheceu na noite anterior pode acontecer qualquer coisa. Inclusive o que você espera.
Velando a los muertos (Espanha)
De Sebastián
Álvarez
2012
História
de um reencontro familiar. O lugar de origem reúne duas gerações para
velar o patriarca viúvo, o que dará lugar a situações peculiares.
La Luz del Mundo
(Espanha)
De Fernando J. Martinez e Alfonso Garcia
2012
O
futuro. A humanidade abandonou as cidades e vive debaixo da terra, onde
perdeu a faculdade de enxergar e, além disso, esqueceu que alguma vez a
teve.
La Primera Noche (Espanha)
De Eduardo Moyano
2013
Uma
loja 24 horas, uma noite qualquer. Um cliente jaz no chão, e Eva, o
caixa, chama uma ambulância. A noite seguinte Silvestre volta na loja
para explicar a Eva sua estranha doença.
No Aguanto a tus Padres (Espanha)
De Javier Cano
2012
David dá explicações a sua companheira de por que não quer ir
ao aniversário de sua sogra.
Max (Espanha)
De Pere Soles e David
Perez
2012
Max
leva cinco anos no abrigo, esperando encontrar uma família que o cuide
e esteja com ele como o resto dos seus colegas. Quando suas esperanças
quase somem, Max verá sua sorte mudar, porém não do jeito que ele
esperava.
The acrobat (Espanha)
De Gerardo Herrero
2012
Cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. The Acrobat é a história de uma delas.
Dos de tres (México)
De Paulina Rosas
2012
Cecilia
e Mateo são amigos e trabalham no metrô. Ante uma necessidade
econômica, um segurança oferece a Cecilia fazer um negócio em troca de
dinheiro.
Defectuosos (México)
De Gabriela Martinez Garza
2012
Um velho marionetista dedica-se a recolher bonecos defeituosos, abandonados no lixo. Com grande paixão
e dedicação, converte a estes personagens em simpáticas marionetes que, agora, protagonizam seu show teatral de rua.
Un domingo cualquiera (México)
De Claudia de la Cabada
2012
Se tocarem à sua porta, abra e espere o inesperado... poderia ser a cura de todos seus problemas...
El Jazz (México)
De Andrés Peralta
2012
Juan
e Mateo tem uma
missão, como tantas outras ao longo de sua carreira como anjos,
recolhendo as almas de aqueles desafortunados que morrem. Esta noite,
ambos terão que combater a monotonia de seu trabalho na espera que El
Jazz dê seu último suspiro.
Lucy contra los límites de la voz (México)
De Mónica Herrera
2012
Lucy,
uma menina de sete anos, quer saber se em algum momento pode acabar a
voz das pessoas, e se esse poderia ser o motivo pelo que seu avô não
fala mais.
Para encontrar a resposta, decide empreender um arriscado experimento.
Quince años (México)
De Liliana Torres
2012
No dia da celebração de seus quinze anos a vida lembra a Vianney que não é fácil viver sendo diferente.
El último consejo
(México)
De Intandehui Jansen
2012
Na cerimônia de troca de autoridade de um povoado indígena, se conta publicamente todo o dinheiro existente na caixa comunal.
No dia seguinte a caixa está vazia.
El Acompañante (Peru)
De Alvaro Delgado-Aparicio
2012
Nas
áreas marginais de Lima, um jovem prostituto se encarrega de seu pai,
um construtor que caiu em desgraça. Porém, sente que para ele, seus
esforços não são suficientes.
Hija de Puta (Venezuela)
De Alexandra Bas
2011
Andrea,
uma menina de sete anos, cuida do seu irmãozinho pelas noites, enquanto
sua mãe sai para trabalhar como
prostituta. Mas nesse dia aparece Daniel, um homem desconhecido e
estranho que vêm com toda a convicção de um sapo convertido em príncipe
para mudar sua vida.
COMPETITIVA CURTA DOCUMENTÁRIO
O Som do Limão (Brasil)
De Gabriel Barrella
2012
O filme
conta a história do Bairro do Limão, em São Paulo, a partir dos
movimentos musicais dos diversos grupos sociais que por ali passaram
desde sua fundação até os dias de hoje.
Cowboy (Brasil)
De Tarcisio Lara Puiati
2011
Vida de cowboy.
Gericinó - Do Lado De Fora (Brasil)
De Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra
2012
Na
véspera de natal, o Complexo Penitenciário de Gericinó recebe centenas
de mulheres que enfrentam filas enormes com o único objetivo de visitar
seus parentes. Na data que é considerada por muitos sinônimo de união
familiar, essas visitantes passam a noite em claro esperando a chance de
encontrar seus entes queridos. Durante a madrugada, algumas delas
dividem histórias, sentimentos e contam um pouco sobre a realidade que
as cerca.
Boi Fantasma (Brasil)
De Rogério Nunes & José Silveira
2012
Uma
representação lúdica do antigo Auto do Boi-Bumbá da tradição oral de
Parintins, que desapareceu na década de 1960 sem deixar registros
visuais.
Marias (Brasil)
De Wes Gondim
2012
Reflexões, medos íntimos revelados, angustias e denúncias... Frutos criados por fortes verdades e gritos silenciosos.
Dois Mundos - a busca do outro (Brasil)
De Luiz Eduardo Jorge
2012
Um
recorte histórico do choque entre as
etnias tradicionais da Amazônia brasileira e as frentes de expansão de
garimpeiros, castanheiros, madeireiros e fazendeiros documentados
detalhadamente nas últimas cinco décadas através das ações e dos
testemunhos imagéticos de cineastas atentos à realidade social e
cultural brasileira, estabelecendo um diálogo subjetivo, analítico e
crítico
com pesquisadores que estudaram a busca do outro.
Leve-me Pra Sair (Brasil)
De José Agripino
2012
Um
grupo de adolescentes gays de São Paulo e suas visões de mundo.
Pedra da Memória (Brasil)
De Renata Amaral
2012
Uma
comunidade afro religiosa do Brasil viaja pela primeira vez ao Benin
indo ao encontro da cultura de seus ancestrais, com a qual dialoga
cotidianamente. Em contraponto, na outra margem, este diálogo acontece
com os Agudás, descendentes de ex-escravos brasileiros retornados ao
Benin após a abolição, que cultivam também, há mais de
um século, a cultura brasileira de seus antepassados.
Atenciosamente, Lo Turco
(Brasil)
De Debora Guimarães
2012
Em
março de 1940, Duvaldo Grassmann, funcionário da Caixa Econômica e
músico amador, habitante de São Simão (SP), encomenda um violino de
Vincenzo Lo Turco, reputado luthier do Rio de Janeiro. A partir daí, tem
início uma intensa troca de correspondências entre os dois a respeito
da fabricação do violino. Após a morte de Duvaldo,
sua esposa herda os cuidados com o instrumento. Até precisar vendê-lo,
em 2007.
Bonfanti (Brasil)
De Adriana Nolasco e Camila Marquez
2013
Um
pintor trabalhando obsessivamente em busca de si mesmo. Três olhares
distintos sobre sua obra. Um corpo de 40 anos de ofício enfrentando o
eterno medo de recomeçar.
Exu - Além do Bem e do Mal (Brasil)
De Werner Salles Bagetti
2012
Legba,
Bará, Eleguá, Tranca-rua, diabo, capeta... Exu é um dos orixás mais
controversos da cultura afro. Interpretado muitas vezes como o diabo
pelo catolicismo, é constantemente associado ao mal em diversas
leituras, até mesmo por alguns autores umbandistas do passado. Porém, o
significado do mito Exu, tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé,
vai muito além de tudo isso.
São Paulo Miniatura (Brasil)
De Wiland
Pinsdorf
2012
São Paulo Miniatura desafia a percepção de escala do espectador o levando a se distanciar de elementos familiares.
Piove, il film di Pio (Brasil)
De Thiago Brandmarte Mendonça
2012
“Piove”
não é um retrato de Pio
Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os doze últimos filmes do
comediante Amácio Mazzaropi. É o estabelecimento de uma relação entre
dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão
compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca (do Lixo). Mas
quem dirige quem?
Our World Insideout: Brazil (Brasil / EUA)
De Isabela Alzuguir
2012
A
fotógrafa Alyssa Miserendino tem captado imagens de abandono de lares
em execução patrimonial nos EUA. Com a série "Our World Insideout:
Brazil", a artista inicia uma jornada mundial, captando imagens de
abandono, decadência e reutilização espacial. A diretora brasileira
Isabela Alzuguir acompanhou Alyssa Miserendino em sua viagem,
desenvolvendo um documentário sobre a mais recente investigação da
fotógrafa.
A Onda Traz, O Vento Leva (Brasil/Espanha)
De Gabriel Mascaro
2012
Rodrigo
é surdo e
trabalha instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre
um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade,
ambiguidade e dúvidas.
Tuchin (Colômbia)
De David Covo Camacho
2011
Durante
o percurso, conheceremos os pontos
estratégicos para a comunidade proveniente de Tuchin e o resguardo Zenú,
do qual faz parte enquanto município. Em Cartagena se conhecerá a vida
cotidiana dos tuchineros, revelando as
problemáticas dos setores e o lugar de tuchinero nestes processos.
Sinfonía de Mercado (Colômbia)
De Jimena Sarmiento e Helena Salguero
2012
Este
é um documentário musical que mostra um retrato do maior centro de
coleta de produtos de Colômbia, chamado Corabastos.
Mediante um estilo poético propõe-se um olhar diferente, exaltando os
ritmos, cores, texturas, pessoas e ofícios que se podem apreciar durante
uma jornada
laboral.
Copa y Espada (Cuba)
De Lourdes de los Santos
2012
Um
olhar sobre Santa bárbara e Xangô a través das cerimônias que se
celebram no povoado de Guines, nos arredores de Havana, todo 2,3 e 4 de
dezembro.
Pero la noche
(Cuba)
De Gretel Marín Palacio
2012
Havana,
2011. Uma região escondida detrás do que é bem visto, do que é “comum”
para a sociedade cubana… Três seres que escolhem amar, inclusive se isto
implica num sacrifício, advindo do prazer, como nas histórias de Pedro
Juan Gutiérrez, o Buckowski cubano. O filme acolhe estas pessoas no
anonimato, penetrando nas suas vidas, divididas entre o erotismo
e a solidão.
Celac, un sonido para
el mundo (Espanha)
De Jordi Abusada
2012
Documental
sobre o nascimento da Comunidade de Estados Latino-americanos e
Caribenhos (CELAC) com a participação destacada de Gustavo Dudamel e a
Orquestra da Juventude Venezuelana Simón Bolívar.
Haití, tierra de esperanza (Espanha)
De Asier Reino
2012
Este
documentário está baseado na experiência pessoal de um jornalista que,
após ter viajado para Haiti no ano 2004, decide apagar esse país de sua
memória por causa da horrível violência lá presenciada. Porém, sete anos
depois retorna em Haiti. A situação que vive o país é trágica, por
motivo do terremoto de 2010. Mas o tremor, que tinha derrubado muitas
coisas, pode ter ajudado a levantar outras.
Adiós padresitos (Espanha /Equador)
De Javier
Macipe
2013
Uns
sacerdotes recebem uma misteriosa carta do Vaticano, que os convida a
abandonar Sucumbíos, uma província equatoriana rica em petróleo. Como
substitutos, o Papa destina aos Heraldos do Evangelho, herdeiros de
“Tradição, Família e Propriedade”. Como protesto, o Bispo Gonzalo inicia
uma greve de fome em um parque de Quito…
Yuban (Tierra viva) (México)
De Yaasib Vazquez
2011
Yuban
fala da transformação de uma comunidade zapoteca, retratando a
nostalgia de um princípio de vida que está por se extinguir, e esforço
de seus habitantes por manter sua cultura viva.
El Sentido de la Justicia (México)
De Laura Salas
2012
No documentário
"El Sentido de la Justicia",
Lidia, María Antonia e Erick nos relatam as barreiras no acesso
à justiça no México nos casos dos feminicídios: Elvia, irmã de Lidia;
Nadia, filha de María Antonia, e Alí, irmã de Erick. Este curta-metragem
aprofunda no impacto que produzem os estereótipos de gênero
na aplicação da justiça, em nível individual e coletivo, numa sociedade
patriarcal.
A História do Cinesul
O
Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em
1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do
Mercosul, a partir de iniciativa do
Centro Cultural Banco do Brasil, tendo
ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos,
cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção
cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a
aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde
o ano 2008, filmes em todos os suportes.
Em
2012 competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens - oito
documentários e nove de ficção - e 52 médias e curtas-metragens - 23
documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240
produções. Do Brasil foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções
uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países,
sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba,
dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um
do Equador, e três
coproduções: El
Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.
O
filme português “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, foi
escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 19ª
edição do Cinesul. “Carta para o futuro” – uma coprodução entre Brasil,
Portugal e Alemanha –, de Renato Martins; e “Maria en tierra de nadie”,
de Marcela Zamora, coprodução de El Salvador e México dividiram o prêmio
oficial de melhor documentário. Ainda nesta categoria, o espanhol “La
Plaza”, de Adriano Morán, levou menção honrosa.
Na
categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os
filmes de ficção foi “Les Bessones del Carrer de Ponent”, da Espanha,
dirigido por Marc Riba e Anna Solanas. Entre
os
documentários, o premiado foi “Diálogos”, filme brasileiro dirigido por
Alice Riff. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Nuvem”,
de Basil da Cunha, uma coprodução Portugal/Suíça, e para o colombiano
“Benjamín en Tecnicolor”, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil
Palacio. O brasileiro “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini, ganhou menção
honrosa na categoria documentário.
No
voto popular, os vencedores foram a ficção “La Sublevacion”, coprodução
Brasil/Argentina, de Raphael Geyer Aguinaga; e o documentário espanhol
“Los Ojos de la Guerra”, de Roberto Lozano Bruna. No Videosul foram
premiados os brasileiros “Cárcere Privado”, de Oscar R. Júnior e Melissa
Lipinski, e “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, de Werinton Kermes,
nas categorias ficção e documentário, respectivamente.
O
Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada
pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora
dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.
Serviço
20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 4 a 16 de junho – Entrada franca
Locais
CCBB – Rua Primeiro
de Março, 66 - Centro
Cinemateca do Museu de Arte Moderna - Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
fonte: assessoria de imprensa