Naquele ano, o Clube de Regatas Vasco da Gama cedeu quatro jogadores de sua equipe principal para um amistoso com o ADN, na quadra de futebol de salão do Colégio. Lembro-me de dois deles: o lateral esquerdo Marco Antônio e o meio campista Guina. Quanto aos dois outros, estou quase certo do saudoso lateral direito Orlando Lelé e do volante Zé Mário. Roberto Dinamite, então no auge da popularidade, após anotar um dos gols mais bonitos da história do Maracanã2, no ano anterior, não fora escalado para o amistoso.
Dentre os que entraram em quadra para defender o ADN, lembro-me apenas do já veterano inspetor de alunos Júlio, o Julinho.
Quando chegou à minha turma a informação de que seríamos liberados de nossas obrigações, minutos antes do início da partida, assistíamos a uma aula de Língua Portuguesa, da professora Nina. Esta, divertindo-se com a excitação dos alunos, "ameaçou" manter-nos em sala, caso não nos comportássemos. Mas não passou disso. Turmas e setores diversos do Colégio interromperam suas atividades, naquele início de tarde3, para que prestigiássemos o evento.
Foi o acontecimento do ano (na verdade, dos meus anos de ADN4) e contaria ainda com uma particularidade: as traves do Vasco da Gama foram defendidas por meu colega Roberto Sobral, torcedor do clube e excelente goleiro de salão, vazado apenas quatro vezes na vitória dos profissionais de São Januário5.
Para a minha tristeza, o Colégio ADN fechou as portas6 da seção Muda, antes do início do ano letivo de 1980; mas importa que, passados quarenta e cinco anos daquele jogo festivo, resiste a memória do momento único que reuniu o meu clube do coração e o Colégio que amo, até hoje.
(de Francisco Filardi)
NOTAS
1 - sub-bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro;
2 - ao receber cruzamento de Zanata pela direita, no limite da grande área, Roberto “mata” a bola no peito, dá um “chapelaço” no zagueiro Osmar Guarnelli e finaliza a jogada com um voleio de perna direita, na vitória de virada do Vasco por 2 x 1 sobre o Botafogo, a 09/05/1976;
3 - não me recordo do mês em que a partida foi realizada, se antes ou depois da Copa do Mundo daquele ano, sediada na Argentina;
4 - da 5ª a 8ª séries;
5 - placar: Vasco 21 x 4 ADN;
6 - o terreno onde se situava o Colégio ADN pertencia à Irmandade São Pedro e deu vez ao residencial Villa Nova das Fontes.