A rinite é uma patologia aguda ou crônica que se caracteriza pela inflamação da mucosa nasal. Atinge milhares de pessoas no mundo todo e incluo-me nessa estatística.
Há anos sofro com eventuais crises e os inconvenientes dessa doença que se converte em sinusite sem esforço. Sempre fui avesso a remédios, apesar do enorme desconforto do congestionamento nasal. Resistia, na medida do possível, ao uso de medicamentos indicados no trato da rinite ou sinusite, fossem estes antibióticos, anti-inflamatórios ou mesmo os descongestionantes nasais. Mas não me havia jeito. As dores nos seios nasais e paranasais, na nuca e na cabeça não me permitiam fugir desse “bombardeio” ao organismo.
Há pouco mais de um ano, porém, o quadro "Pergunte ao Dr. Oz", exibido no programa televisivo de Oprah Winfrey, esclareceu as dúvidas dos espectadores relacionadas ao tema rinite e apresentou uma forma auxiliar de prevenção e combate à doença que me interessou de imediato. O Dr. Oz perguntou à plateia quem sofria de rinite, ao que quase todos corresponderam estendendo um dos braços. Em seguida, convidou uma dessas pessoas a ir ao palco para ajudá-lo a demonstrar a maneira correta de utilizar o lota (pronuncia-se "lôta").
Lota é um recipiente em cerâmica esmaltada e refratária, com aparência de uma pequena chaleira, utilizado para a higienização das narinas. Para usá-lo, basta amornar água com um pouco de sal de cozinha e encher o recipiente com a mistura. A água morna funciona como agente vasodilatador enquanto o sal, dissociado em cloro e sódio, tem função bactericida e antisséptica. Após isso, o usuário deverá curvar o tórax para a frente e introduzir o bico do lota em uma de suas narinas. Em seguida, já respirando pela boca, basta inclinar levemente a cabeça para que a água salgada saia pela outra narina. Finalmente, é só assoar o nariz e repetir a operação iniciando com a outra narina.
O que me chamou a atenção nesse método foi o fato de ser totalmente natural, sem qualquer contraindicação e recomendado para pessoas acima dos oito anos de idade. Já conversei com alguns otorrinolaringologistas sobre o lota, que afirmaram não ter conhecimento sobre o assunto. Se os especialistas desconhecem o método, o melhor que posso fazer é afirmar, pela minha experiência pessoal que o alívio na utilização do lota é, de fato, imediato. Desde que passei a usá-lo, há pouco mais de um ano, não mais fiz uso de descongestionantes nasais. E julgo importante divulgar isso. É claro que em eventuais crises, recorro ao Claritin ou outro medicamento prescrito. Mas, felizmente, recorrer a remédios tornou-se exceção. Houve uma época em que nos meses de abril e maio eu convivia não só com a rinite e a sinusite, também com a amigdalite.
Ainda em relação ao uso do lota, recomenda-se ainda acrescentar, nos casos de rinite, duas gotas de limão, e, nos de sinusite, duas gotas de extrato de própolis. Desaconselho o própolis, devido a ardência intensa. Quanto ao uso do limão, não posso opinar. É claro que mesmo no caso de utilizar apenas água morna e sal, dependendo do grau de inflamação da mucosa haverá ardência local. Para contornar isso, basta revezar o lota de uma a outra narina e assoar o nariz em cada revezamento. Aos poucos, a ardência cederá.
No RJ, o lota pode ser encontrado na Alergo House, no Leblon (onde o adquiri), que o vende também pela internet.
Para informações detalhadas sobre a origem, os benefícios e a utilização do produto, visite a página oficial Lota.com e assista ao vídeo demonstrativo.