quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÓDIGO-FONTE DAS URNAS ELETRÔNICAS

Procedimento realizado pela Justiça Eleitoral acontece regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição

Com um ano e dois dias de antecedência das Eleições Municipais de 2024, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou a abertura do código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais para inspeção pelas entidades fiscalizadoras.

A solenidade marca o início do Ciclo de Transparência Democrática - Eleições 2024. Para entender tudo sobre o assunto, confira seis pontos importantes:

1) O que é o código-fonte?

É o conjunto de comandos escritos em linguagem de programação de computador que dizem como os programas devem funcionar. O código-fonte da urna eletrônica nada mais é, então, que o conjunto de instruções às quais os sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo TSE, obedecem.

Desde o dia 04 de outubro de 2023, o código-fonte está integralmente aberto para inspeção de entidades fiscalizadoras que representam a sociedade civil nas etapas de auditoria e fiscalização do processo eleitoral.

2) O que é essa abertura?

É um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral que acontece regularmente, antes de cada eleição, e é regulamentado pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que trata das ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação. A solenidade é uma ação obrigatória do TSE, prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), e ocorre desde 2002.

A partir das Eleições de 2022, o TSE ampliou de seis meses para um ano antes do pleito o período de fiscalização do código-fonte. Este ano, por exemplo, o código-fonte foi aberto faltando um ano e dois dias para as Eleições Municipais de 2024. O evento marca o início de 40 oportunidades de auditorias no curso do processo eleitoral.

A abertura do código-fonte da urna reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como com o fortalecimento da democracia.

3) Até quando as entidades podem realizar a inspeção?

As entidades fiscalizadoras poderão inspecionar o código-fonte até a cerimônia de lacração dos sistemas eleitorais, que acontece semanas antes das eleições.

4) Quem pode inspecionar?

Ao longo desse período, instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, mediante agendamento prévio, inclusive com acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais.

Com a alteração na Resolução TSE nº 23.673/2021, que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral brasileiro, 14 instituições estão autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.

São elas: partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil; Ministério Público; Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União; Polícia Federal; Sociedade Brasileira de Computação; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; Conselho Nacional de Justiça; Conselho Nacional do Ministério Público; Tribunal de Contas da União; Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S; entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas junto ao TSE; departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE.

5) Onde acontece essa inspeção?

Todos os programas e sistemas permanecerão abertos, em tempo integral, numa sala de vidro clara, iluminada e pública, localizada no subsolo do prédio TSE, para que as instituições possam fiscalizar.

A Justiça Eleitoral prepara um ambiente seguro para deixar os sistemas a serem utilizados na eleição à disposição das entidades fiscalizadoras interessadas, que podem utilizar ferramentas automatizadas para identificar erros ou más práticas de programação e até solicitar os esclarecimentos que julgarem necessários ao Tribunal.

6) Investigadores(as) do Teste da Urna também têm acesso ao código-fonte?

Os pré-inscritos no Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023, que vai ocorrer de 27/11 a 1/12, também puderam inspecionar o código-fonte da urna em períodos específicos: entre os dias 9 e 13 de outubro ou de 16 a 20 do mesmo mês. As informações obtidas pelos pré-inscritos durante a inspeção serão utilizadas para subsidiar os planos de testes apresentados à Comissão Reguladora do evento, que poderá opinar pela aprovação ou não dos documentos.

Na semana do Teste da Urna, investigadores(as) também terão oportunidade de avaliar o código-fonte a qualquer momento, uma vez que o conjunto de comandos permanecerá aberto para verificação em equipamentos montados no mesmo ambiente em que ocorre o evento.

O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. Desde a primeira edição, em 2009, o Teste contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.

Fonte: TSE

domingo, 1 de outubro de 2023

PROMOÇÃO "GOL, O GRANDE MOMENTO DOS GAMES"

Quem ama futebol, adora ver gols. E é isso que leitores e amigos de INTERVALO verão nesta promoção, pois são vocês que irão ajudar a eleger os gols mais bonitos da temporada 2022-2023 de nossos jogos com o Serrano E. C. e o Velo Clube, no FIFA 22 para PS4, em diferentes competições (campeonatos nacionais, Copas e Uefa Champions League).


Há gols de todas as formas: chutes à distância, cabeça, cobranças de escanteio, por cobertura, nos ângulos, bolas rasteiras etc. Em alguns dos lances concorrentes, leitores e amigos de INTERVALO verão apenas o gol anotado e em outros, a construção da jogada que originou o gol.


Mas adiantamos que os interessados estarão diante de um grande problema, pois só listamos golaços!


REGULAMENTO


1) A promoção terá 3 (três) fases distintas:


FASE 1: gols do Serrano E. C. - período para votação: de 01/10/2023 a 31/10/2023;


FASE 2: gols do Velo Clube - período para votação: de 01/11/2023 a 30/11/2023;


FASE 3: gols dos adversários do Serrano E. C. e do Velo Clube - período para votação: de 01/12/2023 e 31/12/2023.


2) Cada FASE disponibilizará 13 (treze) gols que estarão concorrendo a categoria de mais bonitos da temporada 2022-2023;


3) A participação na votação em qualquer das FASES correrá de forma independente. Ou seja, não haverá obrigatoriedade de participação em qualquer das FASES. Caso o interessado se inscreva na FASE 1, poderá ou não inscrever-se nas FASES seguintes. Da mesma forma, caso o interessado se inscreva na FASE 2 ou na FASE 3, poderá ou não ter se inscrito nas FASES anteriores;


4) Para participar da promoção, basta aos interessados enviar um e-mail para o endereço intervalo.rj@gmail.com, indicando o seguinte:


- no campo assunto, PROMOÇÃO GOL; e:


- no corpo da mensagem, a indicação dos 5 (cinco) gols de sua preferência na respectiva FASE, relacionando o número do jogo e o nome do autor do gol (há jogadores que concorrem com mais de um gol).


5) Cada interessado só poderá fazer apenas uma inscrição por FASE;


6) Ao fim de cada FASE, os inscritos concorrerão a brindes por sorteio, os quais serão encaminhados via Correios, sob registro (para monitoração da entrega). O resultado dos sorteios (bem como a relação dos gols mais votados em cada FASE) será divulgado no blog de Intervalo (https://intervalocultural.blogspot.com), nas semanas seguintes ao término do período de inscrições da respectiva FASE;


7) Os gols indicados para votação, em cada FASE, concorrerão (simbolicamente) ao Prêmio Puskás:

 


- de Platina (o primeiro mais votado);

- de Ouro (o segundo mais votado);

- de Prata (o terceiro mais votado);

- de Bronze (o quarto mais votado);

- Menção Honrosa (o quinto mais votado).

 

8) Os gols que concorrerão nas FASES 2 e 3 serão liberados para votação no dia 01/11/2023 e 01/12/2023, respectivamente, no blog de INTERVALO.


9) Dúvidas sobre este regulamento poderão ser encaminhadas para o e-mail de Intervalo, indicado no item 4.



APITA O ÁRBITRO! ESTÁ VALENDO!



FASE 1: inscrições de 01/10/2023 a 31/10/2023


Concorrem na FASE 1 (SERRANO E. C.) os seguintes gols:


Jogo 10 - gol de Kliment Todorov - na partida contra o Elfsborg, pelo campeonato sueco:

 


 

Jogo 33 - gol de Laure Santeiro - na partida contra o Göteborg, pelo campeonato sueco:

 


 

Jogo 57 - gol de Gabriel Martinelli - na partida contra o Valencia, pela Uefa Champions League:



Jogo 61 - gol de Lorenc Dragusha - na partida contra o Degerfors, pelo campeonato sueco:



Jogo 75 - gol de Ferran Torres - na partida contra o Sirius, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 78 - gol de Henrik Danielsson - na partida contra o Göteborg, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 85 - gol de Henrik Danielsson - na partida contra o Elfsborg, pelo campeonato sueco:

 


Jogo 99 - gol de Joshua Barbier - no jogo de ida contra o Vitória de Guimarães, pela Uefa Champions League:

 


Jogo 113 - gol de Ferran Torres - no jogo de volta contra o Vitória de Guimarães, pela Uefa Champions League:



Jogo 116 - gol de Isidoro Díaz - na partida contra o Degerfors, pela Copa da Suécia:



Jogo 164 - gol de Eduardo Camavinga - no jogo de ida contra o Bohemians FC, na fase de classificação para a Uefa Champions League:



Jogo 166 - gol do estreante Juanma Bustos - no jogo de volta contra o Bohemians FC, na fase de classificação para a Uefa Champions League:



Jogo 176 - gol do estreante Luka Romero - na partida contra o Mjällby, pelo campeonato sueco.


Jogo 215 (Bônus) - gol de Liam Delap - na partida contra o Milan, no jogo de ida oitavas de final da Uefa Champions League.

 

Agradecemos a gentileza e desejamos boa sorte aos participantes!