terça-feira, 19 de novembro de 2024

A UNESCO E A ÉTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL

 


 

 

Ética da Inteligência Artificial (IA) no Brasil


A inteligência artificial (IA) possui um enorme potencial para beneficiar a humanidade e promover o desenvolvimento sustentável, mas apenas se for desenvolvida de forma que respeite as normas e padrões mundiais, e que esteja fundamentada nos princípios de paz.

A IA, assim como as novas tecnologias como robótica, computação em nuvem e Internet das Coisas estão transformando áreas do conhecimento, economia e indústrias, além de estarem desafiando ideias sobre o que significa ser humano.

Para que a IA seja desenvolvida de maneira responsável, é necessário que haja uma coordenação internacional para enfrentar o desafio de tais avanços tecnológicos que se desenvolvem tão rapidamente.

A ética da inteligência artificial

Como a IA transforma nossas sociedades e desafia o que significa ser humano, é necessário desenvolver políticas nacionais e internacionais, assim como marcos regulatórios, para garantir que essas tecnologias emergentes beneficiem a humanidade, e não a prejudiquem.

Em novembro de 2021, a Conferência Geral da UNESCO aprovou a Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial, o primeiro instrumento global de definição de normas sobre a IA.

Em 2022, a UNESCO no Brasil publicou esta Recomendação em português para discutir e promover este tema na sociedade brasileira.

Acesse o link para ler, na íntegra e em português, as Recomendações sobre a Ética da Inteligência Artificial


Ética na ciência

Este novo século foi marcado por avanços científicos e tecnológicos significativos e sólidas alianças industriais e econômicas globais. Inúmeras melhorias têm produzido avanços significativos em diversas áreas. No entanto, essas descobertas levantam questões éticas e preocupações. O progresso nas ciências da vida está dando aos humanos um novo poder para melhorar nossa saúde e controlar os processos de desenvolvimento de todas as espécies vivas. Preocupações sobre as implicações sociais, culturais, jurídicas e éticas de tal progresso levaram a um dos debates mais significativos do século passado, cunhando uma nova palavra para abranger essas preocupações: bioética.

A bioética estuda os princípios teóricos de caráter moral, sanitário e ambiental da sociedade, como qualidade de vida, impactos sociais e biológicos das doenças, uso e desenvolvimento sustentável da natureza. Desde a década de 1970, o envolvimento da UNESCO na bioética tem refletido as dimensões internacionais desse debate. Fundada na crença de que não pode haver paz sem a solidariedade intelectual e moral da humanidade, a UNESCO procura envolver todos os países nessa discussão internacional e transcultural. No Brasil, a UNESCO atua nessa área em estreita parceria com a Cátedra UNESCO de Bioética.




Programa brasileiro recebe Prêmio da UNESCO por usar IA para melhorar habilidades de escrita


De acordo com a edição de 2018 do Indicador Brasileiro de Alfabetismo Funcional (Inaf), embora nos últimos 18 anos tenha havido avanços na escolaridade da população, o nível de alfabetização funcional continua baixo. Para enfrentar esse problema, a Letrus, uma startup de tecnologia educacional e uma das vencedoras do prêmio UNESCO Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa de 2019 pelo uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação, criou para estudantes brasileiros uma experiência de aprendizagem personalizada auxiliada por inteligência artificial (IA) .

Em uma colaboração entre professores e máquina, o programa de alfabetização Letrus oferece aos estudantes um feedback imediato sobre sua escrita, identificando padrões de escrita. As redações são então revisadas por um professor que faz comentários adicionais.

Assim como as conquistas tecnológicas aplicadas ao diagnóstico de pacientes, a Letrus oferece esses aparelhos para o mundo da alfabetização e educação. Da mesma forma que a ciência tem um excelente potencial para ajudar em decisões mais estratégicas, a Letrus e os professores estão se unindo para melhorar as trajetórias de aprendizagem de nossos alunos, afirma o cofundador da Letrus, Luis Junqueiras.

Para o cofundador da Letrus, novas tecnologias e IA em particular implicam uma dimensão humana. O quadro-negro é uma tecnologia, a borracha é uma tecnologia. Todos eles ocupam uma função específica modelada pela dimensão humana. Essa tecnologia não seria possível sem o trabalho em equipe humano e a inteligência por trás dessas inovações: A natureza humana multidisciplinar de planejar juntos, unindo decisões linguísticas e pedagógicas com a atmosfera de escrita de código é o que torna a experiência poderosa para os educadores.

Tudo começou quando ele era aluno do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, em 2005. Um encontro casual com a professora Davina o fez perceber o impacto que a escrita e a liberdade de expressão podem ter na vida dos alunos. A partir de sua própria experiência como professor, lançou o Projeto Primeiro Livro para ajudar crianças e adultos a publicar seus próprios livros e aprender com os desafios encontrados. Isso finalmente o levou a criar o programa Letrus para ajudar professores e alunos a superar esses desafios.

Até o momento, mais de 65 mil alunos já utilizaram o programa nos 26 estados do Brasil. Em 2019, uma parceria com a Secretaria de Educação do Espírito Santo levou o programa a 54 municípios capixabas, atingindo 12 mil estudantes e 400 professores de 121 escolas. Nesse projeto, 90% das escolas melhoraram as notas de seus alunos após cinco meses.

Para o futuro, o cofundador da Letrus quer aumentar a escala e a qualidade do seu serviço a um preço mais barato para que seja acessível a cidadãos de qualquer idade. Ele também espera inspirar outros programas para as gerações futuras com uma mensagem: juntos, precisamos nos engajar em movimentos em favor da alteridade, diversidade e sabedoria.

Quanto ao prêmio propriamente dito, Luís Junqueira comemora o incentivo que este reconhecimento traz à sua equipe, bem como as novas oportunidades de parcerias na área da educação que poderão surgir depois deste prêmio.

Ao mesmo tempo, o prêmio simboliza que estamos no caminho certo e que o caminho agora terá mais luz e possibilidades para aberura de novas portas no futuro.


fonte: Unesco

imagem: Getty Images/PeopleImages

terça-feira, 12 de novembro de 2024

COLEÇÃO OBRAS PRIMAS DO CINEMA CELEBRA OS 20 ANOS DE "O CASTELO ANIMADO", DE HAYAO MIYAZAKI, EM EDIÇÃO BLU-RAY DE LUXO

Obras-Primas do Cinema apresenta O Castelo Animado.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, O Castelo Animado é uma obra-prima do lendário Studio Ghibli e do aclamado diretor Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro). Esta aventura de fantasia, que se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do século XX se entrelaçam, aborda temas sobre a velhice, amor, lealdade e os efeitos destrutivos da guerra. Embarque nesta incrível animação do Studio Ghibli em uma edição inédita e especial de colecionador com mais de 1h30 de materiais especiais.

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie e a transforma numa idosa de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia na qual acaba parando no castelo animado, onde reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Previsão de lançamento: 07/02/2025

Materiais Especiais:


•    Especial: Como Mover o Castelo de Howl (20’)
•    Por Trás dos Microfones (9’)
•    A História do Nascimento da Trilha Sonora do Filme (28’)
•    Olá Sr. Lasseter    (16’) 
•    Entrevista com Diana Wynne Jones (8’)
•    Trailers    (8’) 
•    Spots de TV (8’)

 


Título: O Castelo Animado  

Ano de Produção: 2004
Título Original: Hauru no ugoku shiro
País de Produção: Japão 
Gênero: Fantasia/Animação/Aventura 
Direção: Hayao Miyazaki
Vozes Idioma Japonês: Chieko Baishô, Takuya Kimura, Tatsuya Gashûin, Akihiro Miwa, Ryunosuke Kamiki, Mitsunori Isaki, Yô Ôizumi, Akio Otsuka.
Resolução: 1080p High Definition (1920 x 1080p)
Idiomas: Japonês (original) | Português (dublagem)
Áudios: Japonês DTS-HD Master Audio 5.1 | Português: Dolby Audio 2.0
Legendas: Português (Cores: Branca e Amarela)
Formato de Tela: 1.85:1
Cor: Colorido
Duração aproximada: 119 minutos
Região: A
Código Interno: OP-479
Código de Barras: 7898570945905
Faixa Etária: LIVRE: Adequado para todos os públicos.

fonte: Obras Primas do Cinema

HEMORIO FAZ CAMPANHA PARA NORMALIZAR SEU ESTOQUE DE SANGUE, ANTES DO "SUPERFERIADO"

 
 
De 15 e 20/11/2024, o Hemorio fará campanha para coleta de sangue, com a finalidade de normalizar a quantidade de sangue em estoque, por conta dos feriados da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), bem como a realização da Cúpula G20 (18 e 19/11).   De seu site extraímos as seguintes informações:
 

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação

Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológíca os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue. 

Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708. Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.

Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue.

Como doar

Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.


• COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.


2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.


3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.


4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  Modelo de autorização.
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 7 dias
- Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

Saiba mais sobre os critérios de doação no link abaixo:

O HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br ou Tel: (21) 2332-8629

O QUE É FEITO COM O SANGUE APÓS A DOAÇÃO?

1 - Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes:
Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas e Plasma


2 - Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.


3 - Liberação da bolsa - após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.


4 - Transfusão - o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.


O HEMORIO distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro.

 

ATENDIMENTO

O atendimento aos doadores se dará das 7h às 18h.

Endereço: Rua Frei Caneca, n° 8 - Centro/RJ

Telefones: 3916-8300 e 0800-282-0708. 


Foto: Hemorio (divulgação)

terça-feira, 5 de novembro de 2024

INTERVALO DIVULGA A RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS NA PROMOÇÃO "DE VOLTA PARA QUALQUER LUGAR"

                               Pois é, Doc, está na hora de divulgarmos os ganhadores da Promoção!

Encerrando mais uma iniciativa nas comemorações dos 25 anos de Intervalo, cujo regulamento foi divulgado em 31/08/2024, publicamos a relação dos contemplados na Promoção De volta para qualquer lugar:

Anita Costa Prado, de São Paulo/SP, receberá o exemplar do livro De volta para o futuro - os bastidores da Trilogia, de Caseen Gaines, publicação da Darkside Books, e também um kit especial de brindes.

Receberão também kits especiais, previstos no regulamento:

Cesar Felipe da Silva Coutinho, do Rio de Janeiro/RJ

Cirlene Marques do Nascimento, do Rio de Janeiro/RJ

Maria Margarida de Melo, do Rio de Janeiro/RJ

Paulo Joubert Alves de Souza, de Santa Luzia/MG

 

E, por fim, receberão kits especiais extras (surpresa!):

Sergio Junior, do Rio de Janeiro/RJ

Wagner Teixeira, do Rio de Janeiro/RJ.

 

Os brindes serão encaminhados pelos Correios, sob registro, a partir de 21/11/2024.

Agradecemos imensamente a todos que divulgaram a nossa iniciativa e também a todos que participaram e contribuíram de forma brilhante para esta realização.

E vem aí a quarta Promoção de Aniversário de Intervalo!  Não percam!

Imagem: Columbia Pictures/Reprodução 

domingo, 3 de novembro de 2024

EM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DO RIO, A HISTÓRICA RUA DA CARIOCA SE TORNARÁ A RUA DA CERVEJA

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou recentemente o seu projeto de revitalização da Rua da Carioca, histórico reduto comercial do Centro do Rio que outrora abrigou lojas tradicionais como a Vesúvio (de guarda-chuvas), a Mala Moderna, o Bar Luiz, a Confeitaria Lalê e várias lojas de instrumentos musicais, como a Guitarra de Prata, fundada em 1887 e frequentada por Noel Rosa. 

O projeto tem por finalidade a modernização dessa importante rua que liga o Largo da Carioca à Praça Tiradentes, trazendo para o local várias cervejarias.  E o primeiro passo foi dado no último 26 de setembro, com a inauguração da Cervejaria Vírus Bier, no número 55 da rua.

O projeto de revitalização da Prefeitura contempla, como podemos ver na imagem acima, o embelezamento paisagístico e retomar a cultura dos botecos de rua, para atrair a clientela que sempre prestigiou o comércio da Rua da Carioca e formar também um novo público frequentador.

Imagem do projeto: divulgação (Prefeitura do RJ)

MARIA, DE HENRIQUE MAGALHÃES, DE VOLTA EM INTERVALO

 



Contato com o autor: Marca de Fantasia

marcadefantasia@gmail.com

Henrique Magalhães