Não é de hoje que acompanho o trabalho de Cosme Custódio da Silva. Esse intelectual eclético, de muito boa pena e bom baiano de Salvador tem um faro daqueles quando a prosa ruma pelos caminhos da História, da Filosofia, das diferentes Religiões e curiosidades diversas. E não há quem resista a uma boa prosa, não é?
À frente de seu fanzine cultural O Garimpo, em circulação há notáveis 19 anos, Cosme pinça em suas páginas verdadeiras pérolas de conhecimento que fisgam os leitores de imediato, inclusive causos hilários envolvendo personalidades históricas.
Seu livro Contexturas e Pretextos, lançado de forma independente em 2021, é um prolongamento dessa prosa, um desses magistrais aulões de História - e não apenas a História da sua amada Salvador, mas a História do Brasil, tão amado quanto. Aí se vê de tudo, a tal Filosofia, as diferentes Religiões etc. Um deleite só.
O livro é, de fato, imperdível mas destaco o capítulo intitulado A cobradora, uma lição de vida apaixonante da personagem ali retratada.
Já deu para perceber que, em minha humilde opinião, não há como não se tornar fã - do livro e do autor. Eu o sou há muito. Agora, é sua vez, leitor(a).
(Francisco Filardi)
Contato com o autor
Cosme Custódio da Silva - fanzine O Garimpo
Rua dos Bandeirantes, n° 841/301 - Matatu
Salvador - BA
40260-001
coscussilva65@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário