quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FILME "ENSAIO", DE TÂNIA LAMARCA, SERÁ EXIBIDO NA MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL, DO FESTIVAL DO RIO 2013

FILME FOI SELECIONADO PARA A PROGRAMAÇÃO DE MOSTRAS NÃO-COMPETITIVAS


A diretora Tânia Lamarca apresenta seu novo filme “Ensaio – O amor não diz se é para sempre” durante a mostra Panorama do Cinema Mundial, que é parte da programação de filmes fora de competição do Festival do Rio. Reconhecida por seu trabalho à frente da direção do filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000), no novo longa metragem, Tânia atua também como produtora. O filme foi rodado na sua maior parte em Florianópolis, mas também teve cenas em Laguna (Santa Catarina) e em Buenos Aires (Argentina).
“É uma alegria poder levar ‘Ensaio’, um filme totalmente catarinense, para o Festival do Rio, onde o meu ‘Tainá’ foi premiado como o melhor filme da edição de 2000”, declarou Tânia Lamarca.

Com produção da Acquafredda Cinema e distribuição da Imagem Filmes, “Ensaio” é um drama que relata o dilema de Eva (Lavinia Bizzotto), uma dançarina que está prestes a realizar um sonho: dançar a história da heroína Anita Garibaldi. Apesar da chance profissional, Eva se vê perturbada por uma paixão secreta. “Ensaio” mergulha fundo nos bastidores desse espetáculo e esmiúça todas as relações existentes entre os integrantes da companhia, trazendo à tona sentimentos de amor, inveja, arrependimento e obsessão.

A diretora Tânia Lamarca conta que optou por cenários, figurinos e objetos de cena despojados para minimizar a dinâmica realista. Ainda segundo ela, evitou detalhar o passado e especular sobre o futuro dos personagens, priorizando o aspecto existencial de cada um deles. “Trabalhamos sempre focados em evitar o explícito. Dança, música e dramaturgia tinham que se permear numa sutil configuração, pois a história, delicadamente, não se interessa em justificar isso ou aquilo. O filme é a vida acontecendo, se movimentando, tão somente", diz Tânia.

O elenco conta ainda com Bruno Cezario, como o bailarino argentino, Daniel, Chico Caprario (Caio), Ingra Liberato (Ana), Antônio Cunha (Rodolpho) e Renato Turnes (Baldina). A trilha sonora original é de Alberto Heller e as coreografias de Renato Vieira e Bruno Cezario.

O argumento de ‘Ensaio’ foi premiado em edital para Desenvolvimento de Roteiro da Secretaria do Audiovisual/MinC (2006). O projeto foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema - Fundação Catarinense de Cultura - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/ Governo de Santa Catarina (2008). O filme foi rodado no inverno de 2010 e finalizado 2012.

Apoio: BBDTVM
Patrocinadores: Tractebel Energia, Casan, BRDE, Eletrobrás.
Produtoras Associadas: Quanta, Teleimage, Influência Filmes, Cinetrip, Set.
Apoio Cultural: RBS TV, Lagoa Iate Clube/LIC, Costão do Santinho, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Funcine, Centro Multiuso de São José, Werner Coiffeur e Orth Produções

 Lavinia Bizzotto


Sinopse

A bailarina Eva vive um impasse: terá que escolher entre a intensa paixão secreta por seu parceiro de dança e a dedicação ao grande papel de sua vida, a heroína Anita Garibaldi. Nos bastidores dos ensaios do espetáculo, amor, inveja, arrependimento e obsessão são sentimentos que tomam todos os envolvidos, do diretor marido de Eva até a maquiadora da Cia de dança.


Sobre a diretora

Tânia Lamarca é diretora, produtora e roteirista. Dirigiu seu primeiro longa, “Buena Sorte”, em 1997, premiado no Festival de Gramado e no Festival de Miami, e conquistou 14 prêmios - 12 internacionais e dez como o de ‘Melhor Filme’ - à frente de “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000). Foi também assistente de direção, diretora-assistente, produtora executiva trabalhando com renomados diretores em mais de 40 obras do cinema brasileiro. Dirigiu ainda curtas-metragens como “Mario Filho em Painel” (1980) e “Guerreiro de Prata” (1981) e fez televisão atuando na área de direção e roteiro de novelas e minisséries como “Metamorfose” (2004) , “Olho por Olho” (1988), “Quem Ama Não Mata” (1982). Nos anos 80 foi membro da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro (Sated); nos anos 90, foi sócia-fundadora da RAIS (Associação dos Realizadores de Imagem e Som do Rio de Janeiro), entidade cujo principal movimento colaborou na criação e aprovação, em 1993, da Lei do Audiovisual para o cinema brasileiro.


Distribuição

Imagem Filmes

A Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão, a Imagem Filmes irá distribuir em 2013 grandes produções nacionais, dentre elas: “Vai Que Dá Certo”, “Somos Tão Jovens”, “Flores Raras”, “Mato Sem Cachorro”, “Casa da Mãe Joana 2”, “O Vendedor de Passados” e "Julio Sumiu" além das produções internacionais “A Hospedeira” (The Host), “Diana”, “Sin City 2”, “Blue Jasmine”, “Riddick” e “Tarzan 3D”.

  Bruno Cezario e Lavinia Bizzotto


Ficha técnica

Produção, Roteiro e Direção: Tânia Lamarca
Colaboração no Roteiro: Sandra Nebelung
Diretor-Assistente: Marco Martins
Criação e Direção de Coreografias: Renato Vieira e Bruno Cezario
Trilha Sonora Original: Alberto Andrés Heller
Direção Musical: Alberto Andrés Heller e Jeferson Della Rocca
Produtor Musical: Marcus Vinicius França
Direção de Arte e Figurino: Óscar Ramos
Cenografia: Zeno Petry e Márcia Passos
Direção de Fotografia: Marx Vamerlatti
Still: Cristiano Prim e Leo Gomes
Direção de Produção: Magali Heinzel
Produção Executiva: Tânia Lamarca e Lula Leite Franco
Montagem: Tiago Santos
Edição de Som: Ana Chiarini e Leo Gomes
Estúdio de Foley: Kiko Ferraz Studios / RS
Mixagem de Som: José Luiz Sasso, ABC
Produtora de Finalização: Ewa Wawelberg
Gerência de Finalização: Maria Cristina Holthausen Périco
Coordenação de Finalização: Tânia Lamarca
Abertura: Fernando Pimenta
Produtora: Acquafredda Cinema
Distribuição: Imagem Filmes

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário