segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS LIBERA SUA PROGRAMAÇÃO DE 23 A 26/09/2013

11ª edição do Festival 
Internacional Intercâmbio de Linguagens

 PROGRAMAÇÃO DE 23 A 26 DE SETEMBRO
(segunda a quinta)

Mostra Sobrevento - O Anjo e a Princesa

  • Teatro do Jockey

EDREDON (QUEBEC)

Um espetáculo breve, interpretado por duas atrizes. Uma reflexão, que começa na hora de dormir, com temas como intimidade, sonhos, relações com os outros e com lugares desconhecidos. A peça é carregada de sensações, poesia corporal, sombras, imagens de vídeo e luzes sonoras.

Les Incomplètes - Uma companhia de pesquisa e criação teatral que se inspira na diversidade das disciplinas artísticas e aposta na variação de linguagens. O resultado de seu trabalho são apresentações executadas em proximidade ao público, envolvendo poesia corporal, mídias variadas e sonoridade visual.


FICHA TÉCNICA 

Direção: Jérome Huot
Intérpretes: Audrey Marchànd e Laurence P. Lafaille
Logos: Logo do Quebec : Bureau do Quebec em SP / Conselho das artes e letras do Quebec / Ministério das Relações Internacionais do Quebec.


SERVIÇO

Local: Teatro Municipal do Jockey – Centro de Referência Cultura Infância
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1.110, Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: 20/09, às 10h; 21/09, às 10h30; 22/09 às 16h; 23/09, às 10h;
Capacidade: 70 lugares (limite de publico deles)
Ingressos: R$20,00
Duração: 30 minutos
Linguagem: Mix de linguagens
Classificação FIL: de 12 meses  a 5 anos


MOSTRAS

  • Teatro Municipal do Jockey

MOSTRA SOBREVENTO

Grupo SOBREVENTO - Formado em novembro de 1986, o GRUPO SOBREVENTO é um grupo profissional de Teatro que mantém um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. O FIL homenageia este ano, o grupo Sobrevento e dedica a ele uma de suas mostras.


ESPETÁCULOS


A Bailarina

Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.


FICHA TÉCNICA

Autora: Sandra Vargas
Diretor: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Diretor: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas
Cenografia, bonecos e adereços: Grupo Sobrevento
Figurino: Sandra Vargas
Iluminação: Renato Machado
Direção Musical: Luiz André Cherubini


SERVIÇO 

Local: Teatro Municipal do Jockey – Centro de Referência Cultura Infância
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1.110, Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: 26 e 27/09, às 14h
Ingressos: Grátis
Capacidade: 140 lugares
Duração: 25 minutos
Linguagens: teatro de bonecos e animação
Classificação FIL: a partir de 6 meses


O anjo e a princesa

O ANJO E A PRINCESA é um texto inédito de Sandra Vargas, atriz do espetáculo, inspirado livremente no conto IRREDENÇÃO, do escritor chileno Baldomero Lillo. A peça narra a primeira experiência de um anjo-da-guarda e trata de suas desventuras ao tomar conta de uma princesa, a quem lhe cabe proteger. Vaidosa, a princesa manda cortar todas as flores de um bosque de pessegueiros para decorar os salões de seu castelo para uma grande festa. Somente depois de um ano de tristeza e arrependimento, na primavera, voltam a nascer as flores. O anjo-da-guarda que ampara a princesa, mostra-se, na peça, somente como um observador e deixa a cargo da própria vida, de seu curso natural, os milagres que deveria fazer.


FICHA TÉCNICA 

Texto: Sandra Vargas
interpretação: Sandra Vargas
direção geral: Luiz André Cherubini
cenário: Mário Cavalheiro e Monika Papescu (Studio Morungaba) e Luiz André Cherubini
figurino: Sandra Vargas e Monika Papescu
bonecos: Miguel Vellinho e Monica Papescu
direção musical e músicas originais : Marcelo Zurawski
iluminação: Renato Machado
operação de som: Anderson Gangla
operação de luz: Renato Machado ou Edgar della Paschoa Jr.


SERVIÇO 

Local: Teatro Municipal do Jockey – Centro de Referência Cultura Infância
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1.110, Gávea, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: 26 e 27/09, às 15h30
Ingressos: R$20,00
Capacidade: 180 lugares
Duração: 60 minutos
Linguagem: mix de linguagens
Classificação FIL: todos os públicos


  • Teatro Ipanema

MOSTRA FIL DE CIRCO

A adrenalina, o desafio, o suspense, o inesperado, o risco estão na programação topetuda do FIL.  A tradicional e pioneira mostra competitiva de circo do FIL apresenta os finalistas selecionados por Carol Cony (vencedora da Mostra FIL de circo de 2012). São solos, duos, trios e quartetos, com números de até 5 minutos, em variados voos do imaginário circense. Palhaço Xuxu, o ator Luiz Carlos Vasconcellos, será o mestre de cerimônias desta incrível aventura. Os votos serão do júri popular e contados no dia da apresentação. (Os artistas poderão trazer suas torcidas).


SERVIÇO

Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: 26/09, às 19h30
Ingressos: Grátis
Capacidade: 220 lugares
Duração: 90 minutos
Linguagem: circo contemporâneo e tradicional
Classificação FIL: todos os públicos


  • Oi Futuro Ipanema

MOSTRA NOVAS BANDAS

Mais do que uma oportunidade, o FIL se torna cada vez mais uma plataforma para grandes talentos, possibilitando às quatro bandas finalistas, palco, som e luz de alto gabarito profissional, para as suas performances. Uma chance rara de se presenciar promessas musicais inéditas, em rota de conquistar corações e mentes do público.


Os Azuis 

Com mais de 200 shows em sua trajetória, incluindo apresentações ao lado de artistas como Titãs, Paralamas do Sucesso e Jota Quest, ‘Os Azuis’ já participaram de programas como “15 Minutos” (apresentado por Marcelo Adnet), o especial de verão “Tem uma banda na nossa casa: Os Azuis”, ambos em 2010 pela MTV. Na seqüência o ‘Beach Combers’, que é um trio carioca de Beat Music (Surf / Garagem / Psicodelia / Instrumental) do circuito independente. Formado por Bernar Gomma (guitarra), Guzz The Fuzz (baixo) e Lucas Leão (bateria).


Os Tangarás

Às vésperas de lançar seu primeiro CD, a banda que mistura o rock anos 60 de Beatles, Stones e Kinks com influências do funk e do soul brasileiro a lá Tim Maia, retorna ao FIL, onde estreou em 2011. Embalados pelo sucesso de “Você ainda vai me ver com outra”, a banda carioca vai apresentar sucessos do EP “Diamante” e músicas inéditas do novo CD.


Os Dentes 

A banda é resultado do encontro de quatro jovens cariocas e suas inusitadas bagagens musicais. O grupo mistura pop, rock, groove e soul com influências de Los Hermanos, Caetano Veloso e Radiohead. Os Dentes encontram sua linguagem a partir do que acontece nas ruas e transformam a experiência intima em sentimento coletivo.


Mara Rubia

Com um som irreverente, inspirado no punk e nas bandas de rock dos anos 70, a banda carioca Mara Rubia Rock vem ganhando destaque na cena da música independente carioca. O grupo é formado por Pedro Tambellini na guitarra e na voz, Ricardo Richaid no baixo e voz e Pedro Richaid na bateria.


SERVIÇO 

Local: Oi Futuro - Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ)

Dias e horários: 24 e 25/09, às 20h
Ingressos: Grátis
Capacidade: 80 lugares
Duração: 100 minutos



Teatro Municipal Café Pequeno

MOSTRA FINA

Josefina, ou simplesmente Fina, é uma menina gordinha, sensível e uma excelente dançarina de salsa! Solitária, Fina espera ansiosamente pelos convidados da sua festa de aniversário. Enquanto aguarda, um mundo começa a se revelar em sua mente. Mergulhada em sua imaginação, ela é capaz de se comunicar com a infância de todas as outras meninas.

Escrita pela dramaturga e diretora Karen Acioly ao longo de dois anos, a história foi feita para a cantora e atriz Ana Madalena Nery, com quem já trabalhou em inúmeras peças. O espetáculo tem direção da francesa Florence Lavaud.

Serão apresentadas as montagens francesa e alemã da peça e ao final as atrizes Myriam Chebabi e Madá Nery, que respectivamente interpretaram Fina nas montagens alemã e franco-brasileira, se encontrarão com o público para falar de suas experiências. A mediação será de Miguel Vellinho, diretor da Cia. PeQuod que encenará Fina no Brasil, na linguagem de teatro de bonecos, em 2014.


Apresentação ‘Fina’ (Alemanha) 

Versão alemã, do Theater de Comedia para o texto de’ Fina’.
Dia e horário: 26/09, às 15h


SERVIÇO 

Local: Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: Grátis
Capacidade: 80 lugares
Duração: 45 minutos

  
MOSTRA FIL ÓPERAS INFANTIS

Para quem não conhece, nunca ouviu ou nunca presenciou a oportunidade de viajar em um espetáculo de ópera, o FIL introduz o mundo maravilhoso desse gênero musical para quem é iniciante e para quem é iniciado. Três óperas de câmara, pensadas para as crianças de todas as idades, estão no roteiro do FIL! As apresentações serão como uma ópera de câmara, composta por 4 cantores, acompanhados ao piano pelos compositores.

  
The Cloud-Eater
O Comedor De Nuvens (Inglaterra/Brasil)

A narrativa vem da mitologia da tribo Pueblo que vive no deserto do Novo México, sobre as aventuras do indiozinho Ahaiyuta, e sua jornada para derrotar o monstro comedor de nuvens. O monstro vive numa montanha e devora todas as nuvens, o que faz com que não haja mais chuvas e começa a seca. Com isso os pastos e as colheitas vão morrendo, e também o gado e as pessoas. Ahaiyuta vive com a avó, que vai lhe dar penas com poderes mágicos para lhe ajudar em sua empreitada. No caminho ele também recebe a ajuda de um esquilo. No final ele derrota o monstro e acaba com a longa seca.

A ópera foi encomendada pela fundação Maternik para o projeto “Era uma vez”. O projeto leva musicais de contos de fadas para crianças que convalescem em hospitais do Reino Unido. O Comedor de nuvens estreou em maio de 2013, em Londres, na Shooting Star House. A Motivação na encomenda de novos trabalhos é a de se criar peças que possam ser apresentadas fora do ambiente teatral, com arranjos musicais e duração flexíveis. Isso permite que o programa possa ser ajustado para qualquer espaço disponível e sua duração mantida num tempo adequado às crianças, assim como também acomodar necessidades especiais como escalas de tratamento e diferentes reações sensórias.


FICHA TÉCNICA

Música: Mario Ferraro
Libreto em inglês de Dik Edwards
Produtor e idealizador: Thomas Maternik-Piret
Autoria: Mario Ferraro e Dik Edwards (compositor/librettista). 


SERVIÇO 

Dias e horários: 26/09, às 20h
Local: Teatro Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro - RJ

Dias e horários: 25/09, às 10h30
Local:  Hospital Naval Marcílio Dias
Endereço: Rua Cezar Zama, 185 - Lins de Vasconcelos

Ingressos: Grátis
Capacidade: 80 lugares
Duração: 50 minutos
Linguagem: ópera para crianças e toda a família
Classificação FIL: a partir de 7 anos

 Mostra Sobrevento - A Bailarina

  • Midrash Centro Cultural

MOSTRA COMKIDS

O ComKids é uma plataforma que se caracteriza como um grande guarda-chuva, abrigando gente interessada, nos acontecimentos do universo da mídia e da cultura da infância. O Comkids é também um movimento na direção de difundir novos produtos culturais e de contribuir para o amplo acesso a eles. A parceria entre o Comkids e o FIL nasceu a partir da identificação de uma meta comum entre nossas organizações, a cultura e a arte pelo caminho do audiovisual.


Mídias digitais:

Design Ah!
Masakazu Sato, Japão, 2011, NHK, 15 min

Design Ah! mostra para as crianças como o design pode tornar a vida das pessoas mais divertida e criativa.
(Finalista no Festival Prix Jeunesse Internacional 2012, Alemanha, Mostra Comkids 2013)


Disque Quilombola

David Reeks, Gabriela Romeu e Renata Meirelles, Estúdio Veredas, TV Brasil, Brasil, 2011, 13 min

Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e, em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos fa- lam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.
(Premiado no Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2013, Brasil)


João, o galo desregulado

Camila Carrossine e Alê Camargo - Buba Filmes, Brasil, 10 min – Musica de Helios Ziskind e Ivan Rocha.

Musical que narra a história de João, um galo com um comportamento atípico que chegou a ficar famoso por cantar na hora que bem queria. Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada. As pessoas não imaginavam a tristeza que a falta do galo causaria... Ele acabou sendo lembrado todas as vezes que o vento soprava.Baseado em fatos reais.
(Finalista no Festival Comkids Prix Jeunesse Ibero-americano 2013)


Menina Pimenta, Niña AJÍ, Popular o Normal 

Ximena Stahelin e Daniel Arce, Domo Animato e Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, Colômbia, 2013, 2 min

Nina é uma menina de 13 anos que tem que lidar com seu peculiar coração: uma pimenta vermelha daquelas bem apimentadas. É uma comédia com a mensagem de autoaceitação e tolerância. Neste curta, Nina está no seu quarto desenhando um coração e descreven- do as pessoas ao seu redor. Enquanto isso, um guaxinim descobre o efeito que a pimenta tem sobre ele. Este é o primeiro episódio da série, onde são apresentados os personagens principais.
(Finalista no Festival comKids Prix Jeunesse Ibero-americano 2013, Brasil)


Minha Avó, Mi Abuela 

Carlos Eduardo Smith Róvira, HIERRO Animación, Colômbia, 2012,8 min

Uma menina de sete anos passa um fim de semana na casa da sua avó no campo. Ela está com medo da pele enrugada da avó e imagina a velhinha como se fosse uma grande árvore nodosa. A pequena terá que superar seu medo para estar perto da avó.
(Finalista no Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2013, Brasil)


O Gigante

Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, Pilot Design, Zeppelin Filmes, Sparkle Animation, Abano Producións e Igor Pitta Simões, Brasil/Portugal, 2012,10 min

Uma menina viaja no coração de seu pai que é um gigante. E o coração do gigante é aberto precisamente para que possa abrigar toda a ternura que ele tem para dar a ela. A menina conhece a realidade através daquilo que o gigante oferece, e dos desenhos que ele faz. Mas chega o momento em que ela quer conhecer a realidade por si mesma e traçar os seus próprios caminhos.
(Finalista no Festival comKids Prix Jeunesse Ibero - americano 2013, Brasil)


SERVIÇO 

Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, Rio de Janeiro - RJ
Dias e horários: 22, 23, 24 e 25/09, às 14h, 15h10, 16h20 e 17h30
Ingresso: Grátis
Capacidade: 80 lugares
Duração: 60 minutos


EXPOSIÇÕES

  • Teatro Carlos Gomes (Salão Nobre)

Expo FIL

“Infâncias”

 A exposição Infâncias traz o imaginário das crianças brasileiras por meio de uma viagem aos quintais do país. Pautada pelo olhar de meninos e meninas de diferentes regiões, reúne brinquedos, fotos, documentários e registros textuais que disseminam a diversidade de saberes, fazeres e pensares da infância.

A mostra é resultado de um projeto de pesquisa que é pautado pelas vias da escuta, da observação e da convivência, numa busca de tecer imagens da criança enquanto protagonista do cenário em que vive – em povos indígenas ao longo do rio Xingu, no Cariri cearense, no interior de Goiás, na periferia paulistana, no Vale do Jequitinhonha ou em comunidades do Velho Chico. 


SERVIÇO 

Dias e horários: De 19 a 22/09 e de 24 a 29/09, das 14h às 20h
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes
Endereço: Praça Tiradentes, 19, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Ingresso: Grátis
Capacidade: 200 lugares


  • Teatro Ipanema

"Minorias"

Idealizada por Rafucko, a Microexposição Minorias é uma instalação de fotos em dimensões reduzidas (molduras de 5cm x 7 cm), que pretende chamar atenção para a forma como são tratados as minorias no Brasil. As fotos foram expostas pela primeira vez no meio-fio da praia do Leblon, para traduzir a ideia de que em vez de reconhecermos a beleza da diferença, tratamos os grupos minoritários sem o devido respeito. Afinal, quem seria louco o suficiente para expor uma obra de arte no meio-fio? Com isso, o visitante também tem que se abaixar para ver as fotos, facilitando a troca de ponto de vista, sendo levado a se botar no lugar das minorias ali retratadas.

A Microexposição Minorias já foi apresentada no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Universidade de Salzburg, na Áustria.  A exposição relâmpago itinerante do FIL, Minorias, acontece nos salões de entrada dos teatros onde o Festival tem programação.


Dias e horários: 26/09
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: Grátis
Classificação FIL: todos os públicos


  • Teatro Oi Futuro Ipanema

"Minorias" – descrição acima no tópico Teatro Ipanema

Dias e horários: 24 e 25/09
Local: Oi Futuro - Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: Grátis
Classificação FIL: todos os públicos


OFICINAS


  • Teatro Carlos Gomes (sala de ensaio)

PALHAÇO XUXU’S, De Luiz Carlos Vasconcelos

A oficina do Palhaço Xuxu "Ensaiando Cenas e Linguagem" é uma divertida fábrica de alegrias para todas as idades! Podem se inscrever palhaços, atores, artistas em geral e interessados na arte de entreter. Serão selecionadas em torno de 20 pessoas.

 Xuxu alegra e conquista, enquanto discute sobre roteiro/dramaturgia, atuação, tempo cômico, direção e todos os aspectos da cena curta.  O resultado do trabalho desenvolvido durante os quatro dias da oficina prática será apresentado ao público durante a final da mostra de circo.


SERVIÇO 

Oficina
Dias e horários: 23, 24, 25 e 26/09, das 10h às 13h
Local: Teatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Tiradentes, 19, Centro, Rio de Janeiro - RJ


  • Teatro Ipanema

PALHAÇO XUXU’S, De Luiz Carlos Vasconcelos

Apresentação da oficina do Palhaço Xuxu "Ensaiando Cenas e Linguagem". A oficina acontece no Teatro Carlos Gomes nos dias 23, 24, 25 e 26 de setembro.


SERVIÇO 

Apresentação
Dias e horários: 26/09, às 19h30
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Ingresso: Grátis


MESAS REDONDAS


  • Oi Futuro Flamengo

MESA ESCOLA DE FESTIVAIS

A tarefa de organizar um festival internacional, por vezes árduo e hermético, é um processo de iniciação e empreendedorismo onde produtores e idealizadores não encontram outra alternativa de capacitação profissional que não seja aprender enquanto se constrói um. No sentido de estimular mais iniciativas neste campo cultural, o grupo de festivais cariocas, propõe a criação de uma escola de festivais e abre um canal importante para discussões nessa direção. Produtores, curadores, idealizadores e o público em geral serão convidados a este encontro com veteranos da produção dos festivais cariocas para debater esta iniciativa.


Festivais participantes 


- Festival do Rio

Maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio apresenta anualmente mais de 300 filmes de todo o mundo, dando destaque para a recente produção brasileira e latino-americana. O Festival do Rio surgiu em 1999, como resultado da fusão de dois festivais de cinema anteriores, o Rio Cine Festival (que surgiu em 1984) e a Mostra Banco Nacional de Cinema, criada em 1988.


- Panorama de dança

O Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro, considerado um dos mais importantes da América Latina, movimenta a cidade, reunindo espetáculos e performances artísticas, sempre promovendo a interação dos bailarinos com o público. As apresentações fomentam um intercâmbio cultural com circo, dança e teatro, numa programação que conta com performances ao ar livre e oficinas de dança gratuita.


- FIL

O FIL– Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, pioneiro festival internacional multidisciplinar com atividades para todo o público, inclui bebês, crianças, jovens e adultos. Ao longo de suas dez edições, apresentou mais de 280 espetáculos e, em sua última edição, alcançou a marca de 13 mil espectadores.


- Multiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e no Oi Casa Grande. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental em espetáculos multimídia.


- Festlip 

O FESTLIP reúne uma programação de espetáculos internacionais, provenientes de países de língua portuguesa, distribuídos por diversos teatros da cidade do Rio de Janeiro, vitrines culturais do nosso país. Paralelamente, o evento se enriquece com exposição, palestras, debates, show musical, mostra gourmet, lançamentos literários e oficinas, oferecendo um leque completo de atividades culturais relacionadas ao tema. No final da temporada um espetáculo revelação é eleito por voto popular. Toda programação conta com ingressos populares.


- Curta cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 300 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.


SERVIÇO

Dias e horários: 25/09, às 14h
Local: Oi Futuro - Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo – Rio de Janeiro - RJ
Ingresso: Grátis
Capacidade: 60 lugares
Duração: 120 minutos


MESA 1º ENCONTRO DE FESTIVAIS INTERNACIONAIS PARA CRIANÇAS

Neste encontro serão debatidas diversas experiências obtidas por organizadores de festivais internacionais para crianças e jovens, das mais diversas linguagens. Suas dificuldades, expectativas, articulações internacionais e conquistas. O FIL abre mais este espaço para que sejam potencializadas as criações de novas redes de articulação nacional, estímulo à políticas que beneficiem os profissionais que se dedicam ao aprimoramento da exibição e divulgação de trabalhos artísticos voltados ao público infantil.


Festivais participantes:

- FIL (Festival internacional intercâmbio de linguagens)

 O FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, pioneiro festival internacional multidisciplinar com atividades para todo o público, inclui bebês, crianças, jovens e adultos. Ao longo de suas dez edições, apresentou mais de 280 espetáculos e, em sua última edição, alcançou a marca de 13 mil espectadores.


- MITA (Mostra internacional do teatro de animação)

A Mostra Internacional de Teatro de Animação reúne as melhores companhias de teatro de animação do mundo em um só lugar. Criado em 2007, o festival consolida-se ano após ano como referência na cena teatral.


- FITO (Festival internacional de teatro do objeto)

O Festival Internacional de Teatro de Objetos apresenta espetáculos delicados, mostrando objetos que se transformam em formas inusitadas. Diferentes objetos são humanizados e associados a uma imagem ou ideia, através de sua forma, movimento ou função, provocando e emocionando o público. É um festival de teatro diferente, onde os artistas principais podem ser uma colher de 15 cm, uma xícara, um sapato, um pente, enfim... coisas que todo mundo tem em casa! A criatividade é a essência desse evento que acontece em várias cidades do país.


- SESI BONECOS (Festival itinerante - 4 cidades brasileiras - de teatro de bonecos)

Desde 2004, o festival propõe abrir espaços cada vez maiores para o Teatro de Bonecos. Livres do condicionamento das pequenas salas, marionetes de 145 países já rodaram por todas as 27 capitais do País, sendo aplaudidas por 2 milhões de pessoas.


- Primeiro olhar (Festival Internacional de teatro para bebês)

Festival voltado para o público de seis meses a quatro anos, que traz espetáculos que revelam um teatro surpreendente, provocador, poético, comovedor, moderno, que mostra a maturidade alcançada pela Arte voltada para a primeira infância e os novos caminhos teatrais que ela aponta.


- TIC (Festival internacional infantil do Ceará)

O Festival de Teatro Infantil do Ceará  TIC visa a promover o teatro infantil brasileiro e democratizar o acesso à cultura para as crianças. A proposta é gerar novas oportunidades para o teatro infantil, incentivando novas perspectivas e estéticas.


- FIT (Festival internacional de Curitiba)

O Festival de Teatro de Curitiba é um grande evento de artes cênicas que reúne companhias de todo o Brasil e também do exterior com o objetivo de difundir espetáculos. Possibilita o intercâmbio entre os artistas do Brasil e de outros países.

 Embora o principal gênero seja o teatro, há também espaço para outras disciplinas artísticas como dança, gastronomia, apresentação stand-up, circo e improviso. Surgido nos anos 90 o festival se consolidou como um dos eventos culturais mais importantes do país.


- FICI (ainda não confirmado)

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) leva mais de 100 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark para cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates. O Festival é o primeiro evento no Brasil dedicado ao cinema infantil.


- Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem como principal objetivo exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. A diversidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cidadania. É no contato com as diferenças que nos enxergamos.


Países que estarão presentes através de instituições culturais:


- Quebec - Bureau do Quebec em São Paulo

O Escritório do Quebec em São Paulo tem como objetivo promover e coordenar as relações do Quebec no Brasil.


- Dinamarca - Instituto cultural da Dinamarca

O Instituto Cultural da Dinamarca  é um instituto independente do Ministério da Cultura da Dinamarca e seu objetivo é promover o intercâmbio entre a  arte, cultura e vida social dinamarquesa com outros países.  Existem Institutos  nas nações a seguir: Brasil, China, Estônia, Alemanha, Hungria, Latvia, Lituânia, Polônia, Rússia e Reino Unido.


- Alemanha -Instituto SupraSoma

 - França (a confirmar)- Consulado Geral da França

O Consulado Geral da França tem como objetivo promover e coordenar as relações entre a França e o Brasil.


SERVIÇO

Dias e horários: 25/09, às 16h30
Local: Oi Futuro - Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
Ingresso: Grátis
Capacidade: 60 lugares
Duração: 180 minutos


MESA ÓPERA PARA CRIANÇAS
(e todo o público)

Mário Ferraro e Thomas Maternik, autor e produtor de “O comedor de nuvens” (The Cloud-Eater), Patrick Mathieu, diretor e autor da ópera “As roupas do imperador” e Roberto Bürgel, compositor palestrante de “Ópera desde criança”, se unem para trocar experiências e colaborar na composição de uma apresentação conjunta. Após conferir o resultado o público poderá participar com eles de uma mesa aonde irão expor os entreveros da natureza de seus trabalhos e do mercado de composição de óperas para o público infantil. Aberto ao público, compositores, músicos e todos aqueles que se dedicam a trabalhar com a infância.


Mediação: Inácio de Nonno

Professor há mais de  20 anos da Escola de Música UFRJ e barítono, com 25 anos de carreira profissional, Inácio De Nonno vem se apresentando regularmente em concertos e óperas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de São Paulo, no Teatro Nacional de Brasília, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, no Teatro Amazonas em Manaus, no teatro da Paz em Belém, no Teatro Castro Alves em Salvador, entre outros.


Compositores

Mario Ferraro (Brasil)

Desde que ganhou o Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Composição "Camargo Guarnieri" em 2005, Mario Ferraro vem se tornando uma figura de proeminência no cenário musical brasileiro. Sua carreira internacional firmou-se durante a sua estadia em Londres para o seu Doutorado em Composição na City University, London (2007-2012). Recebeu também comissão da fundação Maternik, do Reino Unido, para escrever uma série de 5 “contos de fadas” musicais para as crianças do Shooting Star Chase, Londres, como parte do projeto Once Upon a Time. Este trabalho, voltado para crianças que sofrem de condições de vida restritivas, teve sua estréia em maio de 2013 com a ópera “Ahaiyuta e o Comedor de Nuvens”.


Patrick Mathieu (Quebec)

 Um dos fundadores da companhia de teatro e ópera Voxpopuli, de Quebec. Em busca do elo perdido entre as artes popular e erudita, a empresa cria e produz óperas, balés e peças de teatro que são de alta qualidade e acessível a todos os públicos. 


Roberto Bürgel (Brasil)

Roberto Bürgel é curitibano e graduou-se no Curso Superior de Piano da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Das criações em preto e branco do teclado do seu piano, passou para as cores orquestrais estudando orquestração, regência e composição na Alemanha. Na volta da Europa, fixou-se em Curitiba e à frente do Estúdio Alma Sintética compôs trilhas para vários espetáculos de teatro, musicais, cinema e televisão. Há dois anos no Rio de Janeiro, apesar de ainda manter vínculos com a produção artística do sul, ele cada vez mais se insere na vida cultural carioca.


Participação especial
 
Thomas Maternik - Inglaterra

Violoncelista francês, radicado em Londres, Thomas Maternik é diretor e criador da Fundação Maternik. Atuou junto com o brasileiro Mário Ferraro no Projeto Maternik, que leva música e alegria a crianças em estado terminal.


SERVIÇO

Local: Oi Futuro - Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
Dias e horários: 25/09, às 19h30
Ingresso: Grátis
Capacidade: 60 lugares
Duração: 120 minutos

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário