sábado, 14 de setembro de 2013

12ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DE TEATRO DA BAIXADA FLUMINENSE LEVARÁ 17 ESPETÁCULOS GRATUITOS A NOVA IGUAÇU/RJ

ENCONTRARTE
Encontro de Artes Cênicas da Baixada 
chega à XII Edição 
de 26 de setembro a 05 de outubro
 
Teatro SESC  e  Casa de Cultura de Nova Iguaçu receberão 17 espetáculos com entrada gratuita
 
 

 
A comédia é o tema 12ª edição do EncontrArte, Encontro de Artes Cênicas da Baixada, e ninguém melhor do que o mestre do humor Chico Anysio para ser o grande homenageado em 2013.  Os atores Miguel Falabella, Tássia Camargo e o  iguacuano  José de Brito,  ator e diretor ligado à classe na região, completam a lista de artistas que receberão o troféu do festival. Um dos eventos mais importantes no Estado, o EncontrArte movimentará Nova Iguaçu de  26 de setembro e 5 de outubro, com 17 peças gratuitas para os públicos adulto e infantil.

Realizado nos palcos do Teatro SESC  e  na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, no centro da cidade, o projeto idealizado e administrado por Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa adota a partir desta edição uma  nova marca, que busca agregar os produtores, técnicos e artistas da Baixada, região metropolitana e interior do Estado, e assim fomentar a cultura local.

Muitas pessoas carentes não têm acesso a projetos culturais, nunca foram ao teatro, isso é um absurdo se considerarmos a densidade demográfica e a renda per capta da Baixada Fluminense”, salienta Claudina Oliveira. Com esse novo olhar, a empresa EncontrArte  promoverá um cadastramento da classe artística da Baixada e quer ser referência  quando buscarem profissionais qualificados que trabalhem na área da cultura na região. 
 
Falta a muitos políticos e gestores públicos da região carinho com esse setor da economia, no qual estamos incluídos. A vocação da Baixada nessa área se comprova com o nosso festival, que completa 12 anos”, observa Fábio Mateus, acrescentando que o estímulo à formação de profissionais qualificados é fundamental para que técnicos, artísticas e produtores permaneçam na Baixada e não precisem migrar para a capital.

Além da apresentação dos espetáculos gratuitos e em horários diversificados, este ano serão promovidas oficinas culturais e também haverá a escolha da mascote do evento que será eleita pelo público participante do evento. Queremos que o festival tenha uma mascote e o público vai decidir entre três personagens o que irá representar o festival. É fundamental envolver a comunidade nesse processo”, afirma Tiago Costa.  

Cientes do desafio de produzir um grande evento de teatro numa região ainda carente de iniciativas culturais de peso, os criadores e realizadores do EncontrArte, Claudina Oliveira,  Fábio Mateus e Tiago Costa comemoram o interesse das companhias em participar do evento.

Foram muitas as inscrições dos grupos de todos os municípios, uma vez que o  projeto foi montado visando movimentar o mercado dos espetáculos no Estado como um todo. No entanto, os selecionados passaram pelo crivo da qualidade e ficha técnica elaborada e conceituada no mercado artístico. Os espetáculos selecionados percorrem trilhas  do drama ao imaginativo, da comédia ao circo, para encantar a plateia.

 
SERVIÇO

XII ENCONTRARTE 
Encontro de Artes Cênicas Teatro da Baixada Fluminense

Data: De 26 de setembro a 05 de outubro.


Locais
 
SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: (21)2797–3001.

Casa de Cultura de Nova Iguaçu – R. Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu - Tel.: (21)2667–2157.
 
ENTADA FRANCA

Visitem o site do evento: Encontrarte
 
 
PROGRAMAÇÃO

26/09 – Domingo - Abertura - 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Os Ciclomáticos – Cia de Teatro
Rio de Janeiro
Espetáculo: Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro
Autor: Ribamar Ribeiro
Sinopse: Através de músicas e lendas um pouco do que hoje é o povo brasileiro. Partindo dos índios, negros e portugueses, passando pelo canto das lavadeiras, dos sertanejos e pela poesia popular dos sambas de enredo, o espetáculo traz, referência pelo Teatro de Revista, um pouco do Brasil que habita em cada um de nós.
Elenco: Fabiola Rodrigues, Getúlio Nascimento, Juliana Santos, Fernanda Dias, Júlio Cesar Ferreira, Nivea Nascimento, Renato Neves, Fernanda Sabot, Marcio Vieira

27/09 - Sexta-feira – 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Confraria Nau dos Loucos
Nova Iguaçu
Espetáculo: Toda Nudez Será Castigada
Autor: Nelson Rodrigues
Sinopse: Crítica mordaz à família de classe média brasileira. Ele expõe nesta peça as degradações e taras de uma sociedade hipócrita.
Elenco: Marcelle Moraes, Thiago Zandonai, Madson Vilela, Israel Castillo, Jéssica Meireles, Meirielle Alves, Ohana Natureza, Ph Silva, Jeferson Alegre

28/09 – Sábado – 20:00h

Local: Sesc Nova Iguaçu

Espetáculo: Descoberta das Américas
Autor: Dario Fo
Sinopse: É a outra história da descoberta das Américas, inspirada em fatos reais que ocorreram na Flórida e foram contados pelo cronista Cabeça de Vaca
Elenco: Júlio Adrião


29/09 – Domingo – 16:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Companhia do Risco
Rio de Janeiro
Espetáculo: O Mistério da Rua das Andorinhas
Autor: Deborah Esteves
Sinopse: As crianças precisam desvendar o sumiço de um menino do bairro e o aparecimento de um grandalhão muito suspeito. Depois de muitas perguntas sem resposta, descobrem que o Grandalhão é na verdade o menino desaparecido.
Elenco: Karen Costa, Paulo Couto, Pablo Ramoz, Victor Newlands, Deborah Esteves, Mauro Marques, Gilce Mari Marques, Márcia Marques, Lincoln Fernandes

30/09 – Segunda – feira - 15:00h
Local: Casa de Cultura Nova Iguaçu
Grupo: Cia Oops
Goiânia - Go
Espetáculo: Olho
Autor: Edgar Allan Poe
Sinopse: Iago dá seu depoimento, fazendo com que o interlocutor (neste caso os espectadores) assumam o papel de testemunhas da sua história.
Elenco: João Bosco Amaral

01/10 – Terça – feira - 10:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Coletivo Peneira
Nilópolis
Espetáculo: Urucuia Grande Sertão
Autores: Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto
Sinopse: Em um reino distante no sertão brasileiro, um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para desposar a jovem princesa.
Elenco: Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Thaiane Leal

01/10 – Terça-feira – 15:00h
Local: Casa de Cultura Nova Iguaçu
Grupo: Cia. Código de Artes Cênicas
Japeri
Espetáculo: A Caminho de Belém - A Cidade Que Tudo Tem
Autor: Cia. Código de Artes Cênicas
Sinopse: Lúcia é uma menina que, motivada pelos comerciais do programa que assiste, acaba indo parar em outro lugar. Lá, ela encontra uma bailarina com sua perna quebrada e as duas terão que enfrentar as agruras de um caminho desconhecido para chegar até Belém: a cidade que tudo tem.
Elenco: Bruno W. Medsta, Gisele Vesale, Jorge Braga Jr., Juliana França, Rita Diva, Tania Acirfa, Uelinton Fraga, Verônica Di Oliveira

01/10 – Terça-feira – 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Grutta Teatral
São João de Meriti
Espetáculo: Vestido de Noiva
Autor: Nelson Rodrigues
Sinopse: Uma mulher, sua irmã, um homem, um diário, três amores e uma cafetina. No hospital, após ser atropelada, Alaíde começa a lembrar de sua vida desde que leu o diário da cafetina Madame Clessi.
Elenco: Renata Egger, Raphael Moura, Marina Carvalho, Linn Falcão, Marcus Müller, Sandro Barros, Alan Castilho

02/10 – Quarta-feira – 10:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo Teatral LoucAtores
Rio de Janeiro
Espetáculo: Ulisses Cabeça de Vento
Autores: Anderson Alcântara, Léo Torres e Natalia Di Vaio
Sinopse: Ulisses é um menino nordestino de 10 anos que vive como qualquer criança até que uma série de acontecimentos muda para sempre a sua vida, a de sua família e todo o povo do pequeno vilarejo em que mora.
Elenco: Anderson Alcântara, Anna Cristina Ribeiro, Daniel Ferrão, Dei Ribas, Dyogo Botelho, Fabiano Bernardelli, Léo Torres, Natália Di Vaio, Roberta Passos, Wendel Rodrigo

02/10 – Quarta-feira – 15:00h
Local: Casa de Cultura Nova Iguaçu
Grupo: As Maria da Graça
Rio de Janeiro
Espetáculo: Duas Palhaças
Autores: Karla Concá, Vera Ribeiro e Guillermo Angelelli
Sinopse: Duas palhaças com personalidades bem distintas, conversando sobre as questões existenciais da vida.
Elenco: Karla Concá e Vera Ribeiro

02/10- Quarta-feira – 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Interferência Teatral
Rio Bonito
Espetáculo: O Quarto de Bianca
Autor: Rafael Cal
Sinopse: Bianca é uma pessoa comum, quase trinta anos, uma mala e sapatos sem salto. Gosta de chocolate, bala de leite e rivotril. Estudou direito, filosofia, história e biologia marinha. Largou todas. Largou tudo. Pensa quase todos os dias nas coisas que não fez.
Elenco: Renata Egger

03/10 – Quinta-feira – 10:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Palhaço Muzzarella
Niterói
Espetáculo: Brincante
Autor: Sem texto
Sinopse: Em Brincante, Muzzarela apresenta alguns dos melhores números executados ao longo dos seus anos de carreira solo no Brasil e pelo mundo.
Elenco: Rafael Senna

03/10 – Quinta-feira – 15:00h
Local: Casa de Cultura Nova Iguaçu
Grupo Milongas
Rio de Janeiro
Espetáculo: Espelunca
Autor: Grupo Espelunca
Sinopse: Espetáculo inspirado no cinema mudo, que apresenta as desventuras de um dono de restaurante à beira da falência e a chegada de um único cliente, que não era bem o que se esperava.
Elenco: Adriano Pellegrini, Roberto Rodrigues

03/10 – Quinta-feira – 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: Egressos Clube da Cena
Rio de Janeiro
Espetáculo: Felicidade
Autora: Cristina Fagundes
Sinopse: Montagem aborda um assunto precioso e que diz respeito a todos nós: a busca pela felicidade num momento em que a humanidade vive o mal do stress, a pressão do mercado de trabalho e a correria do mundo atual.
Elenco: Ana Paula Ovellino, Bruno Bacelar, Jorge Neves, Renato Albuquerque

04/10- Sexta-feira – 10:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo Cultural Cochicho na Coxia
Mesquita
Espetáculo: O Livro Mágico de Emília
Autor: Renato Penco Ferreira
Sinopse: Emília mexe no Baú de Visconde e acha um misterioso livro. Ao ler e escrever descobre que o livro é mágico e resolve mudar as clássicas histórias infantis criando uma grande confusão no mundo da fantasia.
Elenco: Cris Cota, Diego Lessa, Renato Penco, Anaterra Oliveira

04/10 - Sexta-feira – 15:00h
Local: Casa de Cultura Nova Iguaçu
Grupo: Nós do Morro
Rio de Janeiro
Espetáculo: O Homem de Dentro
Autor: Caio Sóh
Sinopse: O espetáculo fala sobre os sentimentos humanos. Através de metáforas, há a convivência dentro de um espaço limitado desses sentimentos, que aparecem ampliados, assumindo verdadeiramente uma identidade.
Elenco: Alexandre Pontes, Araci Breckenfeld, Breno Cunha, Camillo Oliveira, Carlos Rodrigues, Daniel Pereira, Gleice Uchoa, Igor Pimenta, Jefferson Ângelo, Joana Costa, Juliana Melo, Juliano D’laguerra, Léo Imperador, Luiz Moreno, Marcello Melo, Mário Moleca, Patrick Correa, Tete Costa, Thiago Maximino, Thiago Pedro, Tom Rodrigues

04/10 – Sexta-feira – 20:00h
Local: Sesc Nova Iguaçu
Grupo: As Sadomusicistas
Rio de Janeiro
Espetáculo: Muita Mulher Pra Pouco Musical
Autora: Ana Luisa Leite
Sinopse: Comédia musical retratando os bastidores do meio musical e a difícil realidade de quem sonha em entrar neste mundo.
Elenco: Aline Carrocino, Ana Luisa Leite, Aurora Dias, Marcela Dias, Tatiana Sobral

05/10 – Sábado – Cerimônia de Encerramento
Local: Sesc Nova Iguaçu
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário