quinta-feira, 12 de setembro de 2013

BANDA FILARMÔNICA DO RIO DE JANEIRO INFORMA SUA PROGRAMAÇÃO PARA OUTUBRO/2013



Quinteto de Metais da 
Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

Concertos Didáticos

Obras de Mozart, Villa-Lobos, Nazareth e Jobim, entre outros.


Dia 04/10 – 09h
CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho
Rua São Miguel, s/n – Usina – Rio de Janeiro
Entrada Franca

Dia 04/10 – 14h
CIEP Samuel Wainer
Av. Heitor Beltrão, s/n – Tijuca – Rio de Janeiro
Entrada Franca

Dia 10/10 – 8h
Escola Municipal República Argentina
Boulevard 28 de Setembro, 125 – Vila Isabel – Rio de Janeiro
Entrada Franca


Banda Filarmônica do Rio de Janeiro
Antonio Henrique Seixas, regência
Mariana Gomes, soprano

Obras de G. Verdi, R. Wagner, García i Soler, G. Fauré, H. Villa-Lobos e N. Carneiro, entre outros.

Dia 20/10 – 16h
Igreja da Candelária – Praça Pio X – Centro – Rio de Janeiro
Entrada Franca


Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

A Banda Filarmônica do Rio de Janeiro – BFRJ é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a execução da música para sopros e percussão em seu mais alto nível. 
 
Composta por 60 músicos, a BFRJ tem levado, desde sua fundação em 2010, música de qualidade a todos os extratos da sociedade tendo se apresentado em diversos espaços culturais e eventos importantes no cenário cultural do Estado do Rio de Janeiro como: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Oi Casa Grande, Casa de Rui Barbosa, Centro Cultural da Justiça Federal, Biblioteca Parque de Manguinhos, Festival Villa-Lobos e Projeto Candelária, entre outros. 
 
Junto à BFRJ apresentaram-se artistas nacionais e internacionais das mais variadas vertentes como: Jacques Mauger (Trombone – França), Daniel Guedes (Violino), Clarice Niskier (atriz), Carlinhos de Jesus e Bateria mirim da Beija Flor. 
 
Realizou, em julho de 2012, o II Encontro de Metais do Sul Fluminense, na cidade de Barra Mansa, um festival de música para músicos de metais e percussão com atividades artísticas e pedagógicas como concertos, shows, apresentações, aulas, recitais, palestras e concertos didáticos. 
 
A Direção Artística da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro está a cargo do Maestro Antonio Henrique Seixas. 
 
a soprano Mariana Gomes

Antonio Henrique Seixas, regência

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou como Professor de Trombone nos períodos de 2001 a 2004, e 2006-2007, estudou trombone com Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, no Brasil, e Per Brevig, nos Estados Unidos. Foi vencedor do III Prêmio Weril para Jovens Solistas de Instrumentos de Sopro, em 1997, e, por duas vezes, do Concurso para Solista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Apresentou-se ainda, como solista, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, Banda Sinfônica da CSN, Banda Sinfônica do Colégio Salesiano, Grupo de Metais e Percussão da UFRJ e UFRJazz Ensemble. Mantém intensa atividade didática ministrando cursos e master classes por todo o Brasil.

Dedica-se também desde 2001, paralelamente às atividades como instrumentista, à regência tendo participado de cursos, no Brasil e no exterior, com maestros como: Isaac Karabtchevsky e Douglas Bostock. Dirige, desde 1998, a “Orquestra Barrados no Baile”, apresentando-se no Brasil e no exterior. Participou da preparação dos naipes de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Ministrou em julho de 2008 e 2009 a Oficina de Prática de Banda Sinfônica do XV e XVI Festivais Internacionais de Inverno de Domingos Martins (ES). Foi o Diretor Artístico do I e II Encontro de Metais do Sul Fluminense, realizados na cidade de Barra Mansa. Participou, em 2012, da XXX Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de Prática de Banda Sinfônica e Prática de Brass Ensemble. Ministra o curso de Regência de Banda no Projeto Banda Larga desde 2010.

Entre os grupos que já dirigiu destacam-se: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Recife, Banda de Música de Pontevedra (Espanha), Banda Militar do Porto e Banda Filarmônica Progresso Matos de Galamba (Portugal), Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Camerata Bosísio, Banda Sinfônica de Barra Mansa e Conjunto de Metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Atualmente é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).


Mariana Gomes, soprano

Mariana Gomes nasceu em Petrópolis, iniciou seus estudos de música aos 9 anos no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis, onde cantou por 8 anos e participou de concertos importantes como o projeto Aquarius, realizado no Forte de Copacabana com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Ainda no coral, se destacou fazendo diversos solos como: Melodia Sentimental (Villa-Lobos), Laudate Dominum, Laschia ch'io Pianga (G. F. Händel), Nessun Dorma (Giacomo Puccini).

Aos 18 anos, ingressou na Escola de Música Santa Cecília, posteriormente teve aulas particulares de canto lírico com os professores Ernani Carrizzo e Angelo Tribuzy. Atualmente, é aluna do curso de Bacharelado em Canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do professor Homero Velho.

Conheçam os sites da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Barrados no Baile.

fonte: Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

Um comentário: