terça-feira, 3 de setembro de 2013

DOMINGO (08/09/2013), MANIFESTAÇÃO PACÍFICA E POÉTICA, DE RESISTÊNCIA ARTÍSTICA E DEFESA DA CIDADANIA, O "OCUPA LAPA", TOMARÁ AS RUAS DO BAIRRO

OCUPA LAPA  

Manifestação Pacífica e Poética, 
de Resistência Artística
e Defesa da Cidadania

 08 de Setembro – 10h às 22h

 Danças Populares - foto: Maria Goulart

OCUPA LAPA  é uma articulação de artistas, moradores e frequentadores  da Lapa, como forma de chamar a atenção sobre a constante violência causada pela Polícia Militar em ruas do bairro e demais regiões da cidade durante as manifestações populares no Rio de Janeiro.

OCUPA LAPA é um Ato artístico e político de ocupação dos espaços públicos, a fim de buscar diálogos sobre arte e políticas públicas para a cultura.

Por isso, durante 12 horas, artistas, moradores e frequentadores do bairro e seu entorno ocuparão, criativamente, os Arcos, as ruas, a Praça da Cruz Vermelha, com intervenções, debates, teatro, música, grafite, cinema, artes visuais cultura e toda forma de manifestação artística.

 Ocupa Lapa - foto: Cristina Froment
PROGRAMAÇÃO

A Ocupação inicia às 10h com sessão de YOGA nos Arcos da Lapa, sob coordenação da instrutora Shakti. Paralelamente, pela manhã, na Praça da Cruz Vermelha, acontecerá um Baile para Terceira Idade, seguido de apresentações artísticas para crianças, com os grupos Fabuloso Quintal de Histórias, Cia Sapato Velho, Núcleo Cirandeiros e Circo Dux.

Ao longo do dia, serão vários núcleos de atividades:

PERFORMANCES DE ARTES VISUAIS, como a Rio Arte Walkers, onde artistas desfilam com suas obras pelas ruas do bairro (como uma galeria de arte itinerante).  

ARTE URBANA com o Coletivo Vo Pixa Pelada e o Coletivo Gráfico em Ação de Lambe- Lambe. 

PINTURAS de Alex Frechette – série de retratos pintados de manifestantes que foram feridos durante protestos no Rio de Janeiro.

PERFORMANCES TEATRAIS com a Cia Enviezada, Cia Urbana, Cia Engrenagem

Apresentação do Grupo CTO – Teatro do Oprimido, com o espetáculo de Teatro Fórum  ‘A Cor do Brasil’, baseada em fatos reais sobre o racismo sofrido pela população negra.

DEBATES "FaceRua" abordando os temas:

"Remoções e o Direito à cidade", com a participação de representantes da Aldeia Maracanã e das comunidades Dona Marta, Providência e Horto; “Age músico: "O músico e as relações de trabalho".

CINEMA: Coletivo Cine Ataque: Projeção de curtas documentários

DANÇAS POPULARES: Arrastão do Rio Maracatu, Grupo Maracutaia e Grupo Zanzar

MÚSICA: Apresentação das BANDAS Dona Joana, Ludi Um e os Únicos, Jorge Casa Grande, Los Xivitos, Barba Ruiva, Peso Fixo, Anti Zona, Original, Grupo Lá e Cá, El Efecto, Chello Valentim e Tuia de Doido.

 Tá na Rua - foto: Cristina Froment

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário