terça-feira, 24 de setembro de 2013

2º ENCONTRO DE TEATRO CHILENO LEVA À SEDE DAS CIAS, NA LAPA/RJ, O ESPETÁCULO "YO, MANUEL"

Sede das Cias

apresenta

2º Encontro de Teatro Chileno

La Máquina Teatro em

“Yo, Manuel”

Dias 28 e 29 de setembro na Sede das Cias


O 2° Encontro de Teatro Chileno nasceu do interesse da companhia Teatro Pequeño Clan de se encontrar com seus colegas chilenos fora do país com o objetivo de difundir a arte teatral chilena. O encontro também proporciona um intercâmbio cultural com grupos locais, criando redes de contatos para futuros trabalhos e parcerias. 

Nos dias 28 e 29 de setembro a companhia La Máquina Teatro apresenta “Yo, Manuel”, peça que conta a história de Manuel Rodríguez, importante figura da independência chilena, quando vai procurar seu filho.

 O Encontro terá a participação das companhias Teatro Del Oráculo, Alamala Teatro, Teatro Pequeño Clan e La Máquina Teatro. Os grupos apresentarão peças, oficinas, mesas abertas com o público e debates com a comunidade teatral carioca. É a primeira vez que o evento acontece no Rio de Janeiro.


“Yo, Manuel” 


A ação dramática gira ao redor dos últimos momentos de vida de Manuel Rodríguez, importante figura da independência chilena. Manuel regressa ao Chile atual para perguntar pelo filho, que não chegou a conhecer. Ao mesmo tempo, é interpelado pelo próprio ator que o interpreta, por outros personagens históricos e por si mesmo, desarticulando assim as circunstâncias de seu assassinato, as razões que o motivaram a lutar pela independência chilena e o desejo irrefreável de conhecer o seu herdeiro.


SOBRE LA MÁQUINA TEATRO

A companhia nasceu em 2001 com “Três vezes Antígona”, obra experimental. Em 2002 apresentou “La esclusa”, do autor francês Michel Azama. Em 2004, junto com o apoio da Aliança Francesa, estreia sua primeira obra para público familiar “Carta al Principito”, baseada em “El Principito” de Antoine de Saint Exupéry. No ano de 2006, com o patrocínio do Instituto Chileno Britânico de Cultura, cria e produz uma releitura do clássico de Oscar Wilde “El Gigante Egoísta”. Em 2007 estreia o espetáculo “El viaje de Colón”, adaptação do conto de Olaya Sanfuentes e Alejandra Vega. Em 2008 estreia “La niña y el león”. No ano de 2012  apresentam as peças “Capitán U” e “Yo, Manuel”, textos inéditos do diretor e dramaturgo do grupo, Cristián Ruiz.

*No domingo (29/08) haverá debate com o público após a apresentação.


SERVIÇO

DIAS 28 E 29 DE SETEMBRO
Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: sábado e domingo*, às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Teatro histórico realista
Capacidade: 60 lugares
Classificação Etária: 10 anos


FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Cristián Ruiz
Elenco: Daniel Gallo
Produção: Marcela Barra
Narração Musical: Alfredo Rossel

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário