quinta-feira, 20 de junho de 2013

FESTA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANGRA DOS REIS (FITA) CHEGA À 10ª EDIÇÃO, COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19/07/2013


Cerca de 500 pessoas, entre artistas, produtores e representantes do governo, se reuniram na noite de terça, dia 18, no Auditório SESC Flamengo, no Rio, para celebrar a abertura oficial do edital e a inscrição dos espetáculos que prometem consolidar a marca FITA no país.
Estamos construindo o maior Festival de Teatro do Brasil, reafirmava o curador da festa, João Carlos Rabello, aplaudido por uma plateia enriquecida com alguns dos melhores nomes do teatro nacional.
Considerada por artistas e pelo público a maior arena de teatro do país, a enorme tenda montada na Praia do Anil, em Angra, abrigará até 1600 pessoas; um conglomerado de arte e cultura.
Levar qualidade artística para além de um centro urbano é um marco para nossa cultura, disse a secretária estadual de cultura, Adriana Rattes.
Logo após, no auditório, o ator, diretor e comediante Fernando Ceylão, mostrou a importância e grandiosidade da FITA. Mestre de cerimônia do evento, Ceylão revelou que a FITA é, ainda hoje, o seu melhor palco: O show mais incrível que eu fiz na minha vida.  O sucesso  tem sua justificativa: a FITA reúne mais de 60 espetáculos entre estreias e montagens renomadas.
A atriz e cantora Soraya Ravenle emocionou os convidados com interpretações de clássicos da MPB. Num ‘pocket show’ recheado de aplausos, Soraya Ravenle brincava com público que, a cada fim de uma música, tinha que citar o nome que consagrou a canção. Divas como Dolores Duran, Carmem Miranda, Clara Nunes e Dalva de Oliveira foram relembradas na voz da cantora.
A atriz, diretora e professora teatral Inez Viana esteve na festa de lançamento do edital para 2013 e já reafirmou a inscrição de duas produções: ‘Maravilhoso’, de Diogo Liberano, e ‘Nem mesmo todo o oceano’, com Alcione Araújo. “Vamos a Angra mais uma vez. Aquele público é maravilhoso”, disse a atriz. Inez Viana participou do primeiro espetáculo patrocinado pela FITA, “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna.
Em 2013 o evento promete ser um dos melhores em termos de infraestrutura e qualidade dos espetáculos.
Vamos transformar Angra dos Reis na maior arena de teatro do estado do Rio de Janeiro.” Afirmou a prefeita de Angra dos Reis – Conceição Rabha

10ª FITA – NOVIDADES
A FITA promete renovar nesta 10ª edição. Enquanto relembrava sucessos dos últimos anos, o curador da Festa, João Carlos Rabello, entregava ao público detalhes que farão da Festa Internacional de Teatro de Angra, o maior evento de teatro do país.
Serão 60 espetáculos entre os dias dois e 20 de outubro. “Além da ‘Mostra de Sucessos’, a nossa grande tenda, as sessões cult e comédia também irão enriquecer o festival” começava falando João Carlos Rabello.
A “Mostra Brasil” vai  reunir 10 espetáculos fora do eixo Rio x São Paulo. A “Mostra Paralela Barbante”, levará ainda apresentações em pequenos espaços e pelas ruas de Angra. Durante a Fitinha, 20 mil crianças da rede pública escolar terão acesso gratuito aos espetáculos; “E não somente isso, terão ainda transporte e lanche”, disse João Carlos Rabello. Este foi um dos temas defendidos também pela prefeita de Angra,  que participou do evento: “Isso me deixa radiante. É a oportunidade para sonharmos. Além de uma festa linda, a FITA é um evento que consolidou Angra além das belezas naturais”, afirmou Conceição Rabha.
Representando o presidente do Fecomercio/RJ, o presidente do Sicomércio de Angra, Essiomar Gomes, também elogiou a festa: “Cada ano que passa o evento cresce sustentavelmente. É a prova do sucesso”, disse Essiomar. No primeiro ano da FITA, os espetáculos reuniram cerca de 18 mil pessoas. A expectativa para o ano passado foi superada com a marca de 90 mil espectadores.

Homenagem
No saguão principal da FITA 2013, enquanto o público aguarda a entrada na grande tenda, uma mostra fará homenagem ao ator, dramaturgo e cineasta brasileiro Domingos de Oliveira. Domingos trará ainda à Angra o espetáculo Clímax, que dirige e atua. Na manhã seguinte a sua apresentação, o mestre da atuação fará ainda uma palestra em que falará do futuro do teatro brasileiro.

Este ano, a  montagem GONZAGÃO – A LENDA, com texto e direção de João Falcão, abre as apresentações da  FITA que está com as inscrições abertas até dia 18 de julho, através do site FITA.

SERVIÇO

FESTA INTERNACIONAL DE TEATRO 
DE ANGRA DOS REIS - FITA

DATA: De 2 a 20 de Outubro de 2013
LOCAL: Praia do Anil – Angra dos Reis
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Até 19 de julho de 2013 – pelo site  FITA.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário