quinta-feira, 20 de junho de 2013

EXPOSIÇÃO "FERIDA SÁBIA" PRORROGADA ATÉ 30/06/2013

Exposição e performance

Ferida Sábia

de Ana Vitória

A partir de 14 de Junho
Galpão das Artes – Espaço Tom Jobim

Performance com Ana Vitória, Angel Viana, Marina Magalhães, Priscila Teixeira e Soraya Bastos

 foto: Renato Mangolin

É também o momento em que a mulher, todo mês pode se ver pelo avesso. Pode constatar o tamanho da sua força, da vida que corre pelo seu corpo, que escorre, que é fértil e fecunda. Pode também ser o seu maior laço com a Terra, com os ciclos da natureza, o cosmo, a história, a memória de todas as demais mulheres que nos formaram e a possibilidade de através desse grito vermelho, descamado, abortado, refazer e atualizar essa história. (Ana Vitória)

A partir de 14 de Junho, a bailarina e coreógrafa Ana Vitória inicia as apresentações da instalação performática Ferida Sábia no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim, que reúne fotos, vídeos, objetos e dança. Com objetivo de apresentar afetiva e esteticamente as relações da mulher com seu corpo, a partir do fluxo menstrual, é proposta uma reflexão estética, antropológica e filosófica sobre este delicado “estado” da mulher, objeto de mutismo e preconceito, mesmo na sociedade contemporânea.

A mostra, com visitação gratuita de terça a domingo, é composta por seis fotografias em grande formato impressas em metacrilato, selecionadas entre as 700 fotos de seu fluxo menstrual que a artista registrou ao longo de cinco anos; objetos escultóricos em forma de óvulos de lã recheados de memórias afetivas; uma grande instalação com 100 camisolas do século 19, uma videoinstalação com imagens de cerejeiras e fios de lã que tecem e destecem as relações com o mundo, duas instalações de calçolas e anáguas antigas com bacias esmaltadas que escorrem líquido vermelho, povoam o imaginário de quem se lança a esse olhar provocativo e sensório.

As performances, que acontecem de sexta a domingo, são realizadas pelas bailarinas Angel Vianna, grande Mestra da dança contemporânea que participa aos 84 anos de idade como convidada especial, Priscila Teixeira, Soraya Bastos, Ana Vitória e Marina Magalhães. Estas mulheres, com idades que variam de 29 a 84 anos, colocam seus corpos e suas vivências a serviço do diálogo poético em torno dos mitos e tabus femininos: provocando nossa reflexão crítica a cerca da ancestralidade, puberdade, maternidade, aborto, menopausa e ritos de passagem.


SOBRE FERIDA SÁBIA

Para além de questões de gênero, Ferida Sábia busca lançar um olhar poético, reconciliador, sensório e criativo sobre a condição feminina e suas singularidades. A exposição performativa é um desdobramento da pesquisa realizada para a performance “Afinal o que há por trás da coisa corporal?”  apresentada em 2011 no Centro Cultural Correios e Parque Laje, no Rio de Janeiro  e no Museu Rodin, em Salvador. Na época a artista mergulhou nas provocações da artista plástica mineira Lygia Clark em um relato corpóreo, explicito e autobiográfico sobre nascimento e morte.

foto: Renato Mangolin


FICHA TÉCNICA

Concepção e direção geral: Ana Vitória
Bailarinas: Ana Vitória, Angel Vianna, Priscila Teixeira, Soraya Bastos e Marina Magalhães


SERVIÇO

Local: Espaço Tom Jobim – Galpão das Artes
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Telefone: 2274-7012
Capacidade: 60 lugares
Performances: dias 14, 15 e 16, 21, 22 e 23/06Sextas e Sábados, às 19h, e Domingos, às 18h
Duração: 40 minutos
Ingressos: R$ 40,00
Exposição: de terça a domingo, das 10h às 18h
Classificação: Livre

EXPOSIÇÃO: PRORROGADA ATÉ O DIA 30/06


SOBRE ANA VITÓRIA

ANA VITÓRIA bailarina e coreógrafa baiana, formada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA é Doutoranda em artes cênicas pela UNIRIO e Mestre pela Universidade Gama Filho – UGF - Rio de Janeiro, tendo como resultado a publicação do livro “Angel Vianna - Uma Biografia da Dança Contemporânea”. Professora Universitária dos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades Angel Vianna e UniverCidade –RJ nas cadeiras de Composição Coreográfica e Técnica de Dança Contemporânea. Morou na França em 1994  quando trabalhou com coreógrafos de renome da Nouvelle Danse Française. Coreógrafa premiada; APCA (1997), MAMBEMBE (1998) e RIO DANÇA (1999), tem seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior e conta do seu repertório mais de 20 obras coreográficas entre os seus solos como intérprete-criadora e espetáculos para Cias de dança e teatro. No Rio de Janeiro, dirige a Cia ANA VITÓRIA DANÇA CONTEMPORÂNEA desde 1995.

Workshops: New York University – NYU/Miami – E.U.A, Flaran Danse- França, Centro Cultural Belém – Lisboa – Portugal, Balé da Cidade de São Paulo-SP, Ballet Guaíra-PR, Cia Débora Colker – RJ, Balé do Teatro Castro Alves-BA, Grupo Cisne Negro- MG, Cia de Danca da Cidade - RJ, Cia Vacilou Dançou-RJ, Grupo Tápias – RJ, Café Cultural – RJ, Festival de Joinville-SC, Festival de Campina Grande-PB, SESCS –Brasil, Centro Cultural Mário Quintana – POA, Engenho das Artes – POA, Café Cultural – RJ, Centro Cultural Dragão do Mar – PE, Centro Cultural Banco do Brasil –DF, Cia Elpasso –RJ, Ateliê Coreográfico do Rio de Janeiro -RJ.

Menções e Prêmios

- Prêmio de Melhor Coreógrafa - XIII Mostra de Novos Coreógrafos RioArte – RJ (1996). "Valises" 

- Melhor Vídeo-Arte de Performance - IV Salão Vitor Meirelles de Artes Plásticas no Museu de Arte de Santa Catarina  MASC – SC  (1996) –– “Valises”

- Prêmio de melhor coreógrafa pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo – SP  (1997) – "Corpo Provisório" 

- Prêmio nas categorias Intérprete-Criadora pelo MINc-Troféu Mambembe – RJ (1998). "Corpo Provisório" 

- Indicação na categoria Melhor coreógrafa do Prêmio RioDança 98 instituído pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro/RioArte - RJ (1998). "Antimatéria"

- Aclamada Talento Profissional do Jornal O Globo,  Melhor Coreógrafa de 1999.

- Selecionada entre as 4 Companhias nacionais no " Projeto DançAtiva" em 1999 (IBM & Unibanco) e no Projeto " FUNARTE na Cidade" do Ministério da Cultura - RJ (1999) – com o espetáculo “Antimatéria”

- Prêmio na categoria "Melhor Coreógrafa" do Prêmio RioDança 99 instituído e promovido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro/RioArte com a coreografia “Orikis”

- Prêmio na categoria "Melhor Coreógrafa" da Revista Você e a Dança – RJ (1999) "Melhor Coreografia ORIKIS"

- Prêmio RioDança 2000 , indicada em 3 categorias com o espetáculo 1, Segundo... Melhor Coreógrafa – Ana Vitória, Melhor Bailarina – Andréa Bergallo e Melhor Iluminador – Milton Giglio. 

- Programa de Bolsas de Pesquisa Rio Arte 2001 – Projeto "Seis propostas para o próximo milênio ou minha visão da Sexta"

-Companhia subvencionada pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir de 2003, pelo programa de subvenção de Cias com o projeto coreográfico “Sobre o Começo e o Fim…”

- Jornal O Globo – Destaque para o espetáculo “O Exercício de Dom Quixote” entre os 10 melhores do ano de 2005.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário