quinta-feira, 6 de junho de 2013

ALIANÇA FRANCESA DE BOTAFOGO/RJ EXIBE FILME DE GODARD, SEGUIDO DE DEBATE, NO DIA 07/06/2013, ÀS 19h

PROJEÇÃO DE ‘O DESPREZO’ É GRATUITA 
E FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO PARALELA 
DO ‘EXPO(R) GODARD’. 
PROFESSOR PATRICK PESSOA SERÁ O PALESTRANTE


No dia 7 de junho, às 19h, o auditório da Aliança Francesa de Botafogo se transforma em uma sala de cinema com a exibição do filme O Desprezo (Le Mépris, 1963), de Jean-Luc Godard, com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. Como parte da programação de Expo(r) Godard – Viagens em Utopia, o evento é gratuito e, na sequência, será complementado pela palestra do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Patrick Pessoa, que está finalizando o livro “A História da Filosofia em 40 Filmes”.

Expo(r)Godard – Viagens em Utopia, faz parte de um projeto que foi visitado pelos parisienses, em 2006, no prestigioso Centro Georges Pompidou, com grande sucesso de público e crítica.  Além dessa exposição, acontecerá um ciclo de palestras, com conferencistas estrangeiros e brasileiros, para discutir a ampla produção da imagem contemporânea feita por Godard.

A Aliança Francesa tem o prazer de fazer parte de um evento tão importante para a comunidade francófona do Rio de Janeiro. Não poderíamos ficar de fora, comenta Yann Lorvo, delegado geral das Alianças Francesas do Brasil.

Expo(r)Godard – Viagens em Utopia

Com curadoria de Dominique Païni e Anne Marquez “Expo(r)Godard – Viagens em Utopia” acontece de 7 de maio a 7 de julho, no Oi Futuro Flamengo. A mostra enfatiza as três últimas décadas da produção de Jean-Luc Godard, o mais importante nome da Nouvelle Vague, movimento que, iniciado na França, mudou o cinema mundial nos anos 1960. Está organizada a partir de grandes temas, como o olhar autoral de Godard, a “pirataria” de imagens e a experimentação no cinema utilizando suportes diversos. Ocupa os três andares do Oi Futuro Flamengo com grandes projeções e totens interativos, além de uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente pelo próprio diretor e uma edição rara da revista Cahiers du Cinéma, objeto pessoal de Godard.

Pela primeira vez, o público brasileiro terá contato com um perfil mais completo de um dos maiores cineastas do nosso tempo. Os curadores são colaboradores do Centro Georges Pompidou, em Paris. “Godard é sempre uma referência, um dos mais inquietos criadores contemporâneos. Com esse projeto, o Oi Futuro busca mostrar a complexidade de sua obra de uma forma que nunca foi exibida na América Latina”, afirma Roberto Guimarães, diretor de Cultura do Oi Futuro.

Informações em:

Patrick Pessoa
Patrick Pessoa é professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da universidade. Integrante do CEFA (Centro de Estudos em Estética e Filosofia da Arte da UFF), é também coeditor do periódico VISO: Cadernos de Estética Aplicada. Em 2008, publicou pela Editora Rocco "A segunda vida de Brás Cubas: A filosofia da arte de Machado de Assis". Atualmente, dedica-se a finalizar, em parceira com Alexandre Costa, o livro “A História da Filosofia em 40 Filmes”, e trabalha como dramaturgista, tendo cotraduzido e adaptado as peças “Na selva das cidades”, de Bertolt Brecht, dirigida por Aderbal Freire-Filho (2011), e “Oréstia”, de Ésquilo, dirigida por Malu Galli e Bel Garcia (2012).

Serviço

Expo(r)Godard 
Viagens em Utopia 
(programação paralela na Aliança Francesa)

Filme O Desprezo / Le Mépris (1963) + palestra (em português) Patrick Pessoa

Terça-feira, 7 de junho, às 19h
Duração: filme 103min + palestra 90min em seguida
Auditório da Aliança Francesa de Botafogo
Endereço: Rua Muniz Barreto 730 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

Entrada franca (por ordem de chegada, sujeita à lotação do local)

Parceiros: Aliança Francesa + Partenaires: Cinémaison, MP2, Oi, Oi Futuro, Governo do Rio de Janeiro, Ambassade de France au Brésil, Institut Français, Secretaria de Cultura, Lei estadual de incentivo cultura.

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário