terça-feira, 11 de junho de 2013

ATOR ALEXANDRE BORGES CELEBRA ANIVERSÁRO DE FERNANDO PESSOA, NA QUINTA, DIA 13/06/2013, NA FUNDIÇÃO PROGRESSO


Ricardo Reis, um dos mais importantes heterônimos de Fernando Pessoa, terá versos recitados por Alexandre Borges, ao som do piano de João Vasco
 


Alexandre Borges apresenta, no próximo dia 13 de junho (quinta-feira), às 19h e às 21h, o projeto Poema Bar – Ricardo Reis, na Fundição Progresso. Ao piano, João Vasco se encarrega de levar som à poesia recitada pelo ator que conta com as participações das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória.
Um dos heterônimos mais conhecidos de Fernando Pessoa, Ricardo Reis nasceu no Porto em 1887. Admirador da cultura clássica, defensor da cultura do prazer, mas também da contenção emocional, este poeta era um monárquico convicto, pelo que na sequência da Proclamação da República Portuguesa, Ricardo Reis, exila-se no Brasil.
Segundo José Saramago aqui permanceceu por 16 anos, desde 1919.
É esta viagem, que tantas viagens contém, que evocaremos nessa celebração dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa. - Alexandre Borges
 
atores: Sofia, Alexandre e Mariana

SOBRE POEMA BAR
A celebração entre a música e a poesia do brasileiro Vinicius de Moraes e do português Fernando Pessoa foi a motivação encontrada pelo pianista João Vasco e pelo ator Alexandre Borges para criarem o recital POEMA BAR. 

Enquanto o ator brasileiro declama versos de ambos os poetas, o pianista português interpreta músicas que vão do fado às canções brasileiras. A dupla ainda conta com duas participações luxuosas: a cantora e atriz Mariana de Moraes, neta de Vinicius, e a cantora portuguesa Sofia Vitória. No repertório estão canções como “Amor em lágrimas”, “Acalanto da Rosa”, “Eu não existo sem você”, de Vinicius de Moraes e “Tenho dó das estrelas”, de Fernando Pessoa, entre outras.

POEMA BAR estreou em grande estilo em um dos lugares mais apropriados: a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa – Portugal. Em seguida o recital entrou em cartaz na Alemanha, no Teatro Bühne der Kulturen, em Colônia. 

O público brasileiro conheceu POEMA BAR em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes. Mais uma vez, a estreia não poderia ser em outro lugar, senão no restaurante em que ele e Tom Jobim fizeram história. A Casa Villarino abriu as portas para receber o melhor da música e da poesia, em um encontro regado de emoção. 

Outro cenário escolhido para apresentação foi a favela do Vidigal, onde está a sede do grupo Nós do Morro, criado pelo artista Guti Fraga. POEMA BAR encerrou sua temporada carioca no Teatro do Leblon, em uma bela apresentação.

Em novembro de 2012, Poema Bar abriu o Ano Brasil / Portugal - celebrado entre setembro de 2012 e agosto de 2013 – no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo.  A montagem circulou pelos teatros do SESI, no interior do estado - nas cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Campinas e Itapetininga. Sucesso de público na curta temporada, POEMA BAR retornou aos palcos dos teatros do SESI-SP, em 2013, para mais uma turnê pelo interior de São Paulo.

Em maio de 2013, Alexandre Borges, João Vasco, Mariana de Moraes e Sofia Vitória participaram da primeira mostra de teatro Tiradentes em Cenas, em Minas Gerais, apresentando pela primeira vez, em praça pública, o recital para um público de 700 pessoas. 

Em outubro de 2013, o poeta brasileiro Vinicius de Moraes completaria 100 anos e, em função da data marcante, novas apresentações de Poema Bar serão agendadas.

A montagem propõe uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa, em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido. 


SERVIÇO
 
Dia: 13 de junho, às 19h e às 21h
Local: Teatro  de Anônimos (na Fundição Progresso - rua dos Arcos, n° 24 – Tel (21) 2220-5070
 
Duração: 80 min.
Entrada franca
Classificação Livre
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário