domingo, 3 de novembro de 2013

"PLUMAS E RECALQUES" DEBATE CULTURA E CONTRACULTURA NA CAIXA CULTURAL RIO



Ciclo de palestras debate a cultura e a contracultura brasileira entre os dias 5 e 8 de novembro

A arte e a cultura brasileira das décadas de 1960 e 1970 serão tema do ciclo de palestras “Plumas e Recalques: a (contra)cultura brasileira 60/70”, que a CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, de 5 a 8 de novembro (terça a sexta-feira). O projeto, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, pretende ampliar o debate sobre a importância do contexto artístico-cultural brasileiro daquele período, assim como no Brasil contemporâneo.

Oito palestras seguidas de debate – duas por noite, às 18h e às 19h30 – abordarão a importância, as influências e as reverberações das manifestações artísticas daquelas décadas – período do Tropicalismo, da experimentação, do movimento contracultural e da postura corporal do desbunde.

Abrindo a programação, na terça-feira, a “frenética” Lidoka falará sobre a revolução de costumes, que viveu, na palestra “Desbunde, curtição e contracultura”. No mesmo dia, o escritor, jornalista e diretor de teatro, Luiz Carlos Maciel, vai expor a relação com o próprio corpo e a descoberta de outros estados de consciência, como enfrentamento da opressão, em “A repressão e o corpo nos anos 60/70”.

Na quarta-feira, a professora associada de Literatura Brasileira da UERJ, Ana Cristina Chiara, examina a participação das poetas Angela Melim e Ana Cristina César, no grupo “Poesia marginal”, formado por escritores na década de 1970, no encontro “A poesia de mimeógrafo no Rio de Janeiro e seus poetas”. O coordenador do Departamento de Letras da PUC-Rio, Frederico Coelho, tratará do “experimental” como um dos eixos da prática contracultural nas artes plásticas daqueles decênios, na palestra “Experimentar o experimental: o panorama das artes visuais”.

Na quinta-feira, o Cinema Novo e os dissidentes, que propuseram uma nova linguagem cinematográfica e política, serão tema de “Entre o Cinema Novo e a marginália do udigrudi”, apresentada pelo diretor, roteirista e professor, Luiz Carlos Lacerda, o Bigode. Em seguida, a professora Rosa Dias, do Departamento de Filosofia da UERJ, abordará “A filosofia nos anos 60/70: exílios e resistências”.

Na sexta-feira, o pesquisador Victor Hugo Adler falará sobre o fenômeno do contrabando de mensagens icônicas ou verbais, durante o regime militar, com ênfase nas manifestações teatrais, em “As vanguardas artísticas e o desbunde”. Encerrando o ciclo, o jornalista Rodrigo Faour mostrará como a música brasileira filtrou bem as mudanças comportamentais, ocorridas no mundo entre os anos 1960 e 1970, ao longo do debate “Outras bossas e novas tropicálias”.


Serviço

Ciclo de palestras “Plumas e Recalques: 
a (contra)cultura brasileira 60/70”

Data: de 5 a 8 de novembro de 2013 (terça a sexta-feira)
Horário: às 18h e às 19h30
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Livre
Entrada: Franca (Distribuição de senhas às 17h)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário