quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CIDADE DAS ARTES RECEBERÁ CONCERTO DA ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA NO FIM DE SEMANA (DIAS 30/11 E 01/12/2013)

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA SE APRESENTA NA CIDADE DAS ARTES NESTE FINAL DE SEMANA



 Felipe Prazeres - foto: Andréia Russi

Programa regido por Felipe Prazeres terá o violoncelista Miguel Braga, de 14 anos, como solista. Jovem é aluno da Academia Juvenil da OPES. Concertos serão nos dias 30/11 (20h) e 01/12 (11h), no Teatro de Câmara.

A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna à Cidade das Artes nos dias 30/11 (20h) e 01/12 (11h), em mais apresentações da série Iberê Camargo. Regido por Felipe Prazeres, o concerto terá o violoncelista Miguel Braga como solista.

Aos 14 anos, Miguel é aluno da primeira turma da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, que se formará em dezembro deste ano. Ele começou seus estudos aos oito anos e fez parte da orquestra do Projeto Aprendiz, em Niterói. Já se apresentou ao lado de nomes como a harpista Cristina Braga e em eventos como o Festival do Vale do Café, Festival de Música CINVES, Cello Encounter 2012, Festival de Inverno do Rio de Janeiro e Festival de Verão Rio.

No programa, estão as obras Instantes II de Prados (Ernani Aguiar), Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. Vllb:1 (Joseph Haydn) e Sinfonia Nº 7 em Lá Maior, op. 92 (Ludwig Van Beethoven). No dia 01/12, a apresentação terá abertura dos alunos da Academia Juvenil da OPES, que executarão as peças Concerto Grosso op. 6 nº4 (Arcangello Corelli) e Ária da 4ª Corda (da suíte em Ré) (Johann Sebastian Bach).


OS ARTISTAS


Felipe Prazeres 
Iniciou seus estudos aos 11 anos e, aos 14, já atuava como solista frente à OPES, na qual é spalla desde 2001 e Regente Assistente desde 2013. Graduou-se na UniRio, sob orientação de Paulo Bosísio. Cursou pós-graduação na Academia de Santa Cecilia, Roma, na classe de Domenico Nordio. Obteve primeiro lugar em vários concursos. Atuou como solista ao lado das principais orquestras do Brasil e no exterior com renomados maestros e participou de master classes, como executante, com vários artistas de prestígio.

Miguel Braga

Nascido em 16 de maio de 1999, iniciou o estudo do violoncelo aos 8 anos com o professor Ronildo Candido, que o acompanha até hoje. Já se apresentou do Festival do Vale do Café, Festival de Música CINVES, Cello Encounter 2012, Festival de Inverno do Rio de Janeiro, Festival de Verão Rio e Casa de Cultura Midrash, ao lado da harpista Cristina Braga. Miguel também participou de master classes com Ole Eirik Ree, Alceu Reis, David Chew, Ricardo Santoro, Márcio Carneiro, Martin Ostertag, Antonio Meneses. Em 2011, conquistou o segundo lugar de sua categoria no Concurso de Cordas Paulo Bosísio, em Juiz de Fora. Durante 2011 integrou a orquestra do Projeto Aprendiz em Niterói e hoje é um dos alunos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.


Academia Juvenil 

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias de todo o Estado do Rio de Janeiro. Durante dois anos de programa, jovens na faixa etária entre 12 e 18 anos terão aulas individuais de seus instrumentos com os músicos especialistas da orquestra, além de prática de conjunto e disciplinas teóricas. O objetivo do projeto é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas constituindo uma rede de contribuição entre os projetos musicais existentes no Estado do Rio de Janeiro, e entre esses projetos e a Orquestra Petrobras Sinfônica. A Academia Juvenil se iniciou em março de 2012 e conta com o apoio institucional da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O projeto é coordenado pelo professor Guilherme Carvalho.

Sobre a Orquestra

Aos 41 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com suas séries tradicionais que homenageiam grandes nomes da pintura brasileira: Djanira e Portinari e Iberê Camargo além da série Mestre Athayde, com concertos gratuitos nas igrejas do Rio.


Modelo de gestão 

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.  


Sustentabilidade

Desde 2009, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerada pelos espetáculos da Orquestra Petrobras Sinfônica é quantificada e neutralizada por meio do plantio e manutenção de árvores nas áreas rurais do Estado do Rio. 


Sobre a PETROBRAS

A Petrobras patrocina a Orquestra Petrobras Sinfônica há 26 anos. A principal frente de atuação do patrocínio cultural da companhia é o Petrobras Cultural. Completando dez anos em 2013, é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país. A Petrobras busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.


Outros Apoios e Patrocínios

A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: Avianca, UCI, Consulado da Argentina, Metrô Rio, WineBrands, Porto Bay Hotels e Rádio MEC FM.

 Felipe Prazeres - foto: Luiza Reis


Programa

Felipe Prazeres, regente
Miguel Braga, violoncelo

Ernani Aguiar (1950)
Instantes II de Prados

Joseph Haydn (1732-1809)
Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. Vllb:1

Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
Sinfonia Nº 7 em Lá Maior, op. 92


Serviço 

Datas: 30/11 (sábado), às 20h, e 01/12 (domingo), às 11h
Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Endereço: Av. das Américas 5.300 - Barra da Tijuca
Ingressos: R$30 (preço único, com meia-entrada para estudantes e idosos). 

À venda na bilheteria e pelo site Tickets for Fun.

Telefone: (21) 3410-2768
Bilheteria: de terça a sexta-feira 13h – 21h, sábado e domingo 12h – 20h, em dias de espetáculo até 0h
Capacidade: 450 lugares
Classificação: livre

Visite o site da OPS.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário