domingo, 10 de novembro de 2013

ESPETÁCULO "SOBRE ANJOS & GRILOS" CHEGA A RIBEIRÃO PRETO/SP, NA TERÇA (12/11/2013)

SOBRE ANJOS & GRILOS

O UNIVERSO DE MARIO QUINTANA

em Ribeirão Preto/SP

12 de novembro, 20h

 “Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto” 

Teatro Municipal

 Praça Alto do São Bento, s/nº - fone: (16)3625-6841





Sobre Anjos & Grilos” é um espetáculo híbrido - épico, lírico, cômico, poético - no qual uma atriz, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mario Quintana, revelando não apenas o Mario confessional e lírico dos poemas, mas sua face pouco conhecida: a das entrevistas e das frases agudas e desconcertantes que questionam os valores da sociedade, da vida e da morte. 

A peça já percorreu vários estados brasileiros e conquistou 17 prêmios, entre eles 6 de melhor atriz, 5 de melhor espetáculo, 3 de melhor cenário, 1 de melhor trilha e 1 de melhor texto adaptado.


Escutem Mario Quintana “Minha Rua Está Cheia de Pregões”




“Sob as asas da poesia

... O jogo de construção é dos mais inteligentes para driblar o risco permanente de virar um recital... Há uma sábia utilização de uma aparentemente simples – como é aparentemente simples a poesia do próprio Quintana - conjugação de elementos sonoros, visuais, gestuais, cenográficos. Conjugação de talentos, fruto, mais uma vez, de uma sábia escolha.  Mas o encantamento da cena se faz no uso destes elementos e como se combinam com o corpo/ voz/ gestos da atriz; como as imagens que se projetam sobre este figurino, dando ao poema outra dimensão, abrindo, ampliando o seu dizer.

... Este Quintana em Deborah de todo modo é um encontro de sabedorias: da atriz, que através dos versos do poeta gaúcho nos fala do mundo, dos seus problemas e de sua magia. Do grande mundo, de infinita beleza, que há nas pequenas coisas. Da beleza que existe no mistério da vida, do simples ato de viver...  Deborah é atriz inteira em cena, pulsando com as palavras... A interpretação diz mais do que o poema, diz o mesmo, diz outra coisa?  No caso de Deborah esta outra coisa jamais nega o poema, abre-o... E assim como se apropria dos poemas, a atriz apropria-se também das imagens, compõe com elas, brinca com elas, num jogo de rara interação entre projeções, luzes e atriz, onde nada é simplesmente cenário ou iluminação, mas tudo é dramaturgia, interpretação, leituras, dizeres. ...Saímos do espetáculo abençoados, protegidos pelas asas benfazejas de Deborah-Quintana, e tomados pela imensa alegria de viver que sua cena transpira.”


Eliane Lisboa, Professora de teatro no curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande/PB, diretora teatral, dramaturga, dramaturgista e tradutora - Blog do Zine Cultural, 03/09/2013 - Juiz de Fora/MG




FICHA TÉCNICA


Textos e Poemas - Mario Quintana 

Concepção, Roteiro e Atuação - Deborah Finocchiaro 
Direção - Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira
Cenografia - Zoravia Bettiol

Trilha Sonora original - Chico Ferretti
(Com exceção das músicas Ecogliter, de Laura Finocchiaro e Franco Junior, e trechos das músicas Baleada Noturna, de Lory Finocchiaro, 4ª Sinfonia de Mahler e Concertos de Brandenburgo n° 4 e 5 de Johann S. Bach)

Voz em Off - Paulo José
Iluminação - Fabrício Simões, Leandro Roos Pires e Jessé Oliveira 

Operação de Luz - Leandro Ross Pires 
Produção de Vídeo e Animação - Alcir Saraiva
Operação de Som e Imagens - Fabiano Menna
Figurino - Raquel Cappelletto 
Programação Gráfica - Ricky Bols 
Produção - Daniela Lopes e Deborah Finocchiaro
Assessoria digital - Vítor Leal 
Direção Geral - Deborah Finocchiaro
Realização - Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Visitem a página da atriz Deborah Finocchiaro


Visitem a página da Cia. Solos e Bem Acompanhados

fonte: Deborah Finocchiaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário