Nívea Stelmann e Maurício Machado em
Batalha de Arroz num Ringue para Dois
De Mauro Rasi
Direção Jacqueline Laurence
Temporada Prorrogada até 30 de Junho – Teatro Vannucci
Sucesso
de Mauro Rasi faz homenagem aos 10 anos de
falecimento do autor e aos 10 anos da última montagem que estreou no
mesmo Teatro Vannucci
foto: Gisela Schlögel
A peça conta a história de Nélio
e Ângela, um casal que passa por diversas situações e momentos da vida,
denominadas pelo autor como ‘bodas’. O texto retrata a trajetória de um
casal atípico de uma forma bem-humorada, deixando claras as
transformações vividas por cada um e as diversas fases do casamento.
Na
primeira parte do espetáculo, o público acompanha o casamento dos
personagens e na sequência as aventuras desse divertido casal nessas
quatro bodas que se sucedem:
- Bodas do Ciúme - mostra o início do amor, com crises de ciúmes infantis. Quando Nélio, ciumento patológico, não desgruda dela. O homem tem tanto ciúme de Ângela, que acaba inviabilizando a vida da mulher.
- Bodas da Egolatria - Nélio é um marido pateticamente alucinado, preocupado com o mundo. Não vê mais a mulher, lê jornal e relembra os escândalos políticos do país, ignorando e sem escutar Ângela.
- Bodas da Supressão - apresenta a mulher insegura e atrapalhada, uma marionete que vai se quebrando em cena. Uma contradição entre o homem que vê defeito em tudo o que a mulher faz ou tenta fazer, mas sempre da forma mais educada e carinhosa.
- Bodas da Paixão - Ângela desesperada tenta salvar o casamento. Ouve falar que as gueixas são as melhores esposas do mundo. Ao chegar em casa, Nélio se depara com uma nova mulher, totalmente mudada: oriental e submissa.
Mauro
Rasi (1949 – 04 de abril de 2003) abordou o tema despretensiosamente e
fez com que seu texto, escrito em 1983, no auge da corrente denominada
teatro-besteirol, se tornasse um clássico da comédia nacional e peça
emblemática do gênero. Os casamentos sempre inspiraram muitas piadas. A
comédia “Batalha de Arroz num Ringue para Dois” é um exemplo original de que o assunto ainda dá muito pano para manga.
Além da peça, Nívea se arrisca em outra área, a de escritora. A atriz acaba de lançar, em parceria com Lua Veiga o livro “Dedo Podre”,
inspirado em fatos reais das autoras, abordando em cada capítulo uma
história diferente de amor. Humor sem pretensão sobre fantasmas dos fins
de relacionamentos que tanto assombram a mulher contemporânea. Uma
troca de experiências e desabafos, colocadas de uma forma simples e de
fácil identificação dos leitores, sem exaltar o sofrimento dos términos e
suas causas, mas enaltecendo o amor próprio, o desapego e as infinitas
possibilidades que a vida nos oferece de começar tudo de novo e (quem
sabe) ser feliz.
foto: Gisela Schlögel
SOBRE O ESPETÁCULO
O
espetáculo teve duas únicas montagens de muito sucesso, todas elas
sempre com Miguel Falabella atuando, em 1984 ao lado de Bia Nunes e em
2004, com Claudia Gimenez e depois Claudia Raia. Em 2013, Miguel Falabella continua presente e é o padrinho da montagem, onde faz participação especial numa locução em OFF como importante personagem no texto: o Padre que celebra o casamento desse enlouquecido casal. Heloísa Périssé também empresta sua voz para a participação como uma vizinha faladeira.
Com
equipe inteiramente carioca, a peça teve sua estreia em São Paulo, e na
cidade marcou a estreia de Nívea Stelmann nos palcos paulistas. A
montagem comemora ainda os 25 anos de carreira de Maurício Machado, que
tem longa experiência no teatro e o desafio de viver o personagem que
foi escrito para Miguel e só representado por ele. A direção de
Jacqueline Laurence tem resultado igualmente hilário, pois amplifica a
realidade de alguns, ou a maioria, dos casamentos seguindo os
apontamentos do autor. Segundo Miguel Falabella, "O Mauro (Rasi) tinha isso, ele pegava uma lente de aumento que distorcia, mas ao mesmo tempo deixava tudo crível".
A montagem marca também o fato de ser a primeira obra de Mauro Rasi a
ser realizada após o falecimento do autor em 2003, que até então tinham
seus pedidos de montagem negados por seus herdeiros.
Estou
muito feliz e realizada com esse projeto. Fazer uma peça do Mauro Rasi,
ter nomes como Jacqueline Laurence, Miguel Falabella e Heloisa Perissé
envolvidos, pessoas que amo e admiro. Além de dividir o palco com um
grande amigo. Extremamente feliz!, afirma a atriz Nívea Stelmann.
Portanto, “Batalha de Arroz num Ringue para Dois” é
uma bela ocasião para se homenagear os dez anos do falecimento de Mauro
Rasi, um genuíno dramaturgo autor de enormes sucessos do teatro como:
‘Pérola’, ‘Doce Deleite’, ‘A Estrela do Lar’, ‘A Cerimônia do Adeus’, ‘A
Bofetada’, ‘A Dama do Cerrado’, ‘Baile de Máscaras’, ‘5 X Comédia’, ‘As
Tias do Mauro Rasi’ entre muitas outras.
SERVIÇO
Temporada: até 30 de junho
Local: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52/3º piso)
Telefone: (21)2274-7246 / 2239-8545 / 2239-8595
Sessões: Quintas; Sextas e Sábados, às 21h30, e Domingos, às 20h30.
Ingressos: Quintas e Sextas - R$ 70,00 / Sábados e Domingos - R$ 80,00 (Somente em dinheiro)
Bilheteria: segunda a quinta e domingo, das 14h às 22h, sexta e sábado das 14 às 00h
*Com
o canhoto de ‘Batalha de Arroz num Ringue para Dois’, 50% de desconto
para até 2 pessoas nos espetáculos: ‘Mulheres Alteradas’ e ‘100 Dicas
para Arranjar Namorado’
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Capacidade: 425 lugares
Classificação etária: 12 anos
Acessibilidade: O Teatro tem acesso para deficientes e lugares e assentos para portadores de necessidades especiais.
Vendas pela Internet: Ingresso.com
Contatos para grupos:
PABX - (11) 3885-5056 / info@manhasemanias.com.br
FICHA TÉCNICA
Texto: Mauro Rasi
Direção: Jacqueline Laurence
Elenco: Nívea Stelmann & Maurício Machado
Participação especial em off: Miguel Falabella e Heloísa Perissé
Trilha Musical: Alexandre Elias
Cenário, Figurinos: Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo
Adereços: Danielle Oliveira
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Fotos de Lançamento: Guga Melgar
Fotos de Cena: Gisela Schlögel
Assistente de Direção: Ana Jansen
Programação Visual: Diogo Duarte
Produção de Ensaios: Marcelo Vieira
Assessoria de Imprensa/RJ: Daniella Cavalcanti
Assessoria de Imprensa/RJ: Daniella Cavalcanti
Assessoria de Imprensa/SP: Morente Forte
Gerente de Projetos: Ana Nero
Produção Executiva: Fabrizio Bezerra e Raquel Rivera
Assistente de Produção Executiva: Rafael Francischini
Direção de produção: Eduardo Figueiredo
Realização & Produção: manhas & manias de eventos (www.manhasemanias.com.br)
Patrocínio: Banco Mercedes-Benz e Unimed Seguros
CURRÍCULOS
Mauro Rasi – escritor e dramaturgo brasileiro
Embora
formado em música pelo Conservatório Musical Pio XII em Bauru, desde os
13 anos se dedicou ao teatro. Com esta idade, escreveu e dirigiu uma
peça para um concurso, "Duelo do Caos Morto". Antônio Abujamra assistiu a
este trabalho de estreia e incentivou Rasi a continuar escrevendo para
teatro. Morou no Rio de Janeiro por mais de vinte anos. Embora tenha
saído de Bauru há décadas, costumava dizer que Bauru não saía dele. Rasi
garantia que a referência de sua obra era sempre a terra natal, as tias
que o criaram e o pai, um teatrólogo amador. Ganhou fama no final dos
anos 80 ao escrever peças estreladas, em sua maioria, pela atriz Marieta
Severo, como "A Estrela do Lar". Outras obras teatrais de sua autoria
incluem "Dr. Alvarenga" e "A Dama do Cerrado". Nos anos 90, começou a se
destacar também como cronista. Nos últimos anos de sua vida fazia parte
do jornal O Globo. Após sua morte em 2003, uma coletânea com algumas de
suas melhores crônicas foi publicada pela Ediouro: "Eu, Minhas Tias,
Meus Gatos e Meu Cachorro" com prefácio de Miguel Falabella. Além das
crônicas, Rasi teve um quadro no programa "Fantástico”, da Rede Globo,
chamado "A Hora do Alçapão". A principal marca de Rasi era falar, com
humor cáustico, da sociedade brasileira.
Seu
último trabalho encenado foi "Batalha de Arroz num Ringue para Dois",
com Cláudia Jimenez e Miguel Falabella, foi um sucesso! Que se repetiu
na nova montagem com Nívea Stelmann e Maurício Machado.
Jacqueline Laurence – diretora
Francesa, naturalizada brasileira, iniciou sua carreira em O Tablado,
com Maria Clara Machado. É uma das artistas mais expressivas do
panorama artístico brasileiro da atualidade, quer seja como atriz ou
diretora. Teve sua estreia nos palcos em 1958, em ‘O Jubileu’ de Anton
Tchekhov. De lá para cá, atuou em dezenas de espetáculos, tais como:
“Ação entre Amigos”, “No Coração do Brasil”, “As Eruditas”, “A Escola do
Escândalo”, “O Marido vai à caça”, “As Criadas”, “Tupã, a Vingança”,
sendo nestes três últimos agraciada com os Prêmios Mambembe e Molière.
Na TV sua estreia aconteceu em 1972, com “Uma Rosa com Amor”. A partir
daí foram 31 novelas, quase todas elas na Rede Globo de Televisão. Tais
como: “Dancin’ Days”, “Água Viva”, “Cambalacho”, “Bambolê”, “Top Model”,
“O Dono do Mundo”, ”Salsa e Merengue”, ”Senhora do Destino”,
“Malhação”, “Cobras e Lagartos”, “Desejo Proibido”, “Aquele Beijo” e os
humorísticos, “Sai de Baixo” e “Toma Lá, Dá Cá”. No cinema participou de
13 longas-metragens, entre os quais: “Menino do Rio”, “Natal da
Portela”, “Sonho de Verão” e “Polaróides Urbanas”. No Teatro, Jacqueline
dirigiu importantes espetáculos durante sua carreira, como: “As Sereias
da Zona Sul”, “Louro, Alto, Solteiro, Procura” entre muitos outros. Foi
grande amiga do autor Mauro Rasi.
Nívea Stelmann – atriz
Entre
os diversos trabalhos de sucesso na TV, dentre as quase 15 novelas,
podemos citar: “Cara & Coroa”, “Era uma Vez”, “Malhação”, “A
Indomada”, de Aguinaldo Silva papel que a popularizou no país. Depois,
Nívea participou das novelas “Era Uma Vez...”, “Suave Veneno”,
“Uga-Uga”, “O Clone”, “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea” entre
outras. Em 2007, Nívea participou da novela “Sete Pecados” e em 2009,
“Cama de Gato”, grande sucesso. Em 2011, foi a vez de “Morde &
Assopra”, todas na Rede Globo onde também foi apresentadora do Programa
Vídeo Show durante um ano, emissora da qual é contratada há 15 anos
ininterruptos. No cinema, participou de 2 longas e 6 curtas e no teatro,
dentre as 8 peças que participou destacam-se “Êxtase”, “Dê uma chance
ao amor”, “Comunhão de Bens”, “Banana Split” e “Cyrano”.
E
acaba de lançar, em parceria com Lua Veiga, o livro “Dedo Podre”,
inspirado em fatos reais das autoras, abordando em cada capítulo uma
história diferente de amor. Humor sem pretensão sobre fantasmas dos fins
de relacionamentos que tanto assombram a mulher contemporânea. Uma
troca de experiências e desabafos, colocadas de uma forma simples e de
fácil identificação dos leitores, sem exaltar o sofrimento dos términos e
suas causas, mas enaltecendo o amor próprio, o desapego e as infinitas
possibilidades que a vida nos oferece de começar tudo de novo e (quem
sabe) ser feliz.
Maurício Machado – ator e produtor
Ator
carioca vem conduzindo sua carreira dividindo-se entre Rio e SP, e em
2012, completou 25 anos de carreira. Entre os diversos trabalhos de
sucesso na TV podemos citar: “Família Brasil” na TV Manchete, “Cidadão
Brasileiro” na TV Record e os sucessos da TV Globo: “Alma Gêmea”, “Cama
de Gato”, “Fantástico” e “Cordel Encantado” em 2011. Em sua longa
trajetória no teatro, onde também atua como produtor (é produtor de dois
outros sucessos em cartaz na capital carioca: ‘Mulheres Alteradas’ e
‘100 Dicas para Arranjar Namorado’), atuou em mais de 30 montagens
importantes, foi indicado inúmeras vezes a importantes prêmios do teatro
nacional, e iniciou a carreira no musical “Sonhar Colorido” e
destacam-se os espetáculos “As Filhas da Mãe”, “O Concílio do Amor”, “Em
Nome do Pai”, “A Soma de Nós”, “As Traças da Paixão”, e foi
protagonista dos seguintes clássicos: “O Corcunda de Notre-Dame”
(indicado como melhor ator ao Prêmio Mambembe) “Gulliver” (indicado como
melhor ator ao Prêmio Coca-Cola), “Cyrano” (indicado como melhor ator
ao Prêmio Zilka Salaberry), seu último trabalho no teatro foi no solo
“Solidão, A Comédia”, que esteve em cartaz no RJ por 6 meses.
manhas & manias de eventos – produção
Produtora com 17 anos de experiência em projetos culturais, a manhas & manias de eventos produziu vários espetáculos premiados, entre eles Em Nome do Pai, com Cláudio Cavalcanti com direção de Marcio Aurelio; Só Os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores com Antonio Petrin; O Mistério do Fantasma Apavorado adaptação da obra de Oscar Wilde por Walcyr Carrasco, ambos dirigidos por Eduardo Figueiredo; O Último Bolero, com Francisco Cuoco, Adriana Lessa e direção de Gracindo Jr.; A Soma de Nós, com Rogério Fróes, Mara Manzan, Nicette Bruno entre outros. A produtora também montou Cyrano,
espetáculo dirigido por Karen Acioly com Nívea Stelmann, Thierry
Figueira, Tadeu Mello e Maurício Machado e supervisão de Bibi Ferreira.
Também merecem destaque: As Traças da Paixão, espetáculo de Alcides Nogueira, com Lucélia Santos e Maurício Machado; Avalon,
no Teatro do Sesi da Paulista, com Lucélia Santos, Caio Paduan e elenco
de 15 atores. Em cartaz atualmente com 3 grandes sucessos no Rio de
Janeiro, além de Batalha de Arroz num Ringue para Dois, o sucesso de público e crítica, Mulheres Alteradas,
da obra de Maitena, com adaptação de Andrea Maltarolli e direção de
Eduardo Figueiredo,com Tania ASlves, Flavia Monteiro, Marisol Ribeiro,
Daniel Del Sarto & Banda Alteraas; em segunda temporada no RJ, ao
lado do inédito no RJ 100 Dicas para Arranjar Namorado, com
Daniele Valente & Christiano Cochrane, ambas no Teatro dos Grandes
Atores, na Barra da Tijuca no Shopping Barra Square.
E Para 2013, prepara uma nova parceria com Maitena para montar a adaptação para teatro de seu segundo livro, Superadas,
com dramaturgia de Miguel Paiva. Para as crianças, a produtora prepara
mais uma montagem com texto adaptado por Walcyr Carrasco, Aprendiz de Feiticeiro, inspirado na obra do Goethe e ainda está prevista a montagem de Frida Kahlo, escrito por Maria Adelaide Amaral, M, O Vampiro de Dusseldorf de Fritz Lang, com adaptação de Fernando Bonassi e direçao de Ulysses Cruz.
fonte: assessoria de imprensa
Já assisti a peça. Apesar de ser uma nova versão de uma peça consagrada, até interessante, com vários momentos hilários (como o ato da Bodas da Paixão, na qual Nivea incorpora uma gueixa tupiniquim), boa interpretação dos atores, tendo ainda o bônus da participação do Miguel Falabella e Heloisa Perissé (em off, ou seja narração pré gravada) achei que o tema é tratado de forma exagerada. Tudo bem que a proposta era essa mesma, mas acho que passa um pouco do ponto. Dou nota 5.0!
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