terça-feira, 14 de maio de 2013

MAURICE DUROZIER, ATOR DO THÉÂTRE DU SOLEIL, HÁ 32 ANOS, DARÁ OFICINA GRATUITA NO ARMAZÉM DA UTOPIA, NO CAIS DO PORTO/RJ, DE 18 A 22 DE MAIO/2013


Um dos mais importantes atores do consagrado Théâtre du Soleil dará uma oficina gratuita, no Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio, na sede da Companhia Ensaio Aberto.

A oficina  Em Busca da Flor é uma iniciativa da produtora Maria Júlia Pinheiro, produtora responsável pela vinda do grupo ao Rio de Janeiro, com espetáculo “Os Náufragos da Louca Esperança”,  em 2011.  Com o apoio da Funarte e em parceria com a Ensaio Aberto, 30 atores serão selecionados pelo diretor Luiz Fernando Lobo e pelo próprio Maurice. A oficina será do dia 18 a 22 de maio, das 10h às 18h.

Para nós da Ensaio Aberto é uma honra receber Maurice Durozier no Armazém da Utopia. O Théatre du Soleil é uma referência para nós. Ensaio Aberto

Na oficina, Maurice Durozier pretende desenvolver um curso prático de interpretação que tem como base o método de trabalho de criação coletiva do Théâtre du Soleil, de Ariane Mnouchkine. Para isso, vai falar sobre um trabalho de inspiração que ele chama O TEATRO JAPONÊS.

Será uma mistura de trabalho sobre os papéis de mulheres no Kabuki, do Kyogen (as partes cômicas do Nô) e duas grandes referências cinematográficas (Kurosawa e Mizoguchi), conjugando técnicas originais do teatro japonês e indiano. 

Maurice promete relatar um pouco de sua vida (ele vem de uma família de atores, há quatro gerações) e de sua experiência teatral. Ao longo de cinco dias, Maurice Durozier irá incentivar trabalhos de improvisação (individuais e coletivos) e exercícios que atuem sobre o imaginário dos atores. Também promete lançar foco sobre as diversas emoções – e ainda trabalhar sobre a música no teatro.

Às vezes, é quando colocamos a imaginação o mais longe de nós, que melhor conseguimos falar de nós mesmos. Ariane Mnouchkine.

“Vamos mergulhar com ingenuidade e humildade em um dos universos mais formosos que o teatro nos ofereceu. 

Do que precisa a imaginação? De imagens. A imaginação é um músculo que se trabalha e precisa se fortalecer. Trabalhamos assim no Théâtre du Soleil. Nosso método é empírico, nosso olhar muito inocente. Não podemos pretender dominar uma arte que pede tantos anos de trabalho e exigência, mas nos inspirarmos nela, totalmente. Quando algum de nós quer se especializar, ele viaja pro Japão ... 

Nesse mundo de sinais, de desenhos, em que o estado deve estar interiorizado ao máximo, vamos explorar duas grandes famílias de personagens:

- Gueisha e Samurai
- O dueto universal: Mestre e Servidor.
- E se o tempo, nosso mestre nos permite, algumas cenas de Shakespeare.

O título dessa oficina, Em busca da flor, pode parecer ambicioso, mas como diz Charles Dullin (que formou Artaud) o ator não é o cúmulo da ambição e da humildade?
Tentemos, pelo menos, semear alguns grãos …” - Maurice Durozier

Envio de currículo e foto para o email:


SERVIÇO

Oficina: O TEATRO JAPONÊS – EM BUSCA DA FLOR

Oficineiro: Maurice Durozier

Data: De 18 até 22 de maio de 2013
Horário: Das 10h até às 18h

Local:  
Armazém da Utopia – Armazém 6 – Cais do Porto 
Av. Rodrigues Alves, s/n - RJ/RJ – Tel: (21) 2516-4857

GRATUITO
Realização: Metropolis Produções Artísticas
Parceria: Instituto Ensaio Aberto

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário