segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESPETÁCULO LUSO-BRASILEIRO "TUDO QUE EXISTE ENTRE NÓS" ESTREIA NO ESPAÇO SESC, EM COPACABANA

MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras – Portugal, estreiaTUDO QUE EXISTE ENTRE NÓS” 
no Espaço SESC, dia 12 de dezembro

Ivan Sugahara dirige montagem luso-brasileira 
com elenco multicultural

foto: Carla Pereira

TUDO QUE EXISTE ENTRE NÓS estreia dia 12 de dezembro, às 21h no Espaço Sesc. De diferentes nacionalidades que têm em comum o uso da Língua Portuguesa, os atores Bruno Huca (moçambicano), Letícia Liesenfeld (brasileira), e Vítor d’Andrade (português) chegam ao Rio sob a direção de Ivan Sugahara com esse espetáculo que foi apresentado em Oeiras, Portugal, em 2010.

Fui convidado pela MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras (Portugal) para integrar o programa Bolsa de Criação Artística MITO. Durante um mês e meio eu morei em Oeiras, ensaiando intensivamente com os atores para a construção do espetáculo, que foi apresentado no festival. A recepção do público foi muito positiva. Desde então, tentamos trazer a peça ao Brasil e, felizmente, conseguimos. 

Conhecemo-nos no primeiro dia de ensaio. Não nos apaixonamos, mas aproximamo-nos. É a história de dois homens e uma mulher, a história da nossa aproximação. “Demasiada vontade de amar vocês”. Não o que poderia existir entre nós, mas o que pôde e pode existir entre nós. Tudo que existe entre nós.” 

Ivan Sugahara (trecho do texto do espetáculo)

A montagem tem como base os temas da “aproximação” e “separação” entre pessoas e culturas. Leva o espectador a pensar sobre o que aproxima e o que separa esses países que partilham a mesma língua, mas que por vezes possuem costumes tão diversos. No caso, trata-se de uma reflexão diretamente relacionada à experiência dos seus intérpretes. Como a vida os juntou nesse trabalho e na cidade onde vivem (todos moram em Lisboa já há algum tempo) e o que seguirá distinguindo-os. Nesse sentido, o espetáculo resgata os momentos de partida de seus países de origem, bem como de sua chegada em Portugal, procurando traçar um mapa afetivo das suas vivências, o que encontraram, o que deixaram pra trás, o que permanece. Para além da língua portuguesa, o que há em comum entre eles? O quanto suas nacionalidades determinam suas identidades? Ou ainda, em que medida a sua aproximação se deu justamente por serem de origens distintas?

Além de levar à cena suas trajetórias interculturais, a peça aborda suas vivências amorosas, suas uniões e seus rompimentos. O modo como surge o interesse pelo outro, a violência do desejo, a vontade de se fundir com o ser amado, a necessidade de diferenciação, o fim do amor, a dificuldade de deixar o outro partir. O que há de particular e universal em cada uma das suas histórias? E, nesse sentido, o quanto nossas experiências nos tornam um coletivo e o quanto nos lembram da nossa condição solitária? No intuito de procurar possíveis respostas a essas perguntas, a montagem tenta reviver instantes precisos em que nasce a paixão ou conversas definitivas sobre a separação.

Para contribuir na reflexão sobre essas questões, são utilizados textos e músicas de artistas de origens diversas. A encenação recorre ainda a escritos de ordem científica a respeito da atração e repulsão dos corpos, explorando os conceitos de eletricidade e atração gravitacional. Desta forma, mescla as linguagens documental, ficcional e científica procurando esboçar um painel sobre o que existe entre nós que, ao mesmo tempo, nos aproxima e nos afasta.


Breve currículo do diretor e atores

Ivan Sugahara

Carioca, Ivan Sugahara desenvolve há dezesseis anos um trabalho continuado na direção de espetáculos, tendo realizado mais de trinta encenações. Em 1996, fundou a companhia teatral Os dezequilibrados, sediada na cidade do Rio de Janeiro, e, desde então, exerce a direção artística do grupo, com o qual realizou quinze espetáculos. Recebeu três indicações ao Prêmio Shell de Melhor Direção, três indicações ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor e três indicações ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo. Venceu o Prêmio Qualidade Brasil 2004 nas categorias de Melhor Espetáculo e Melhor Diretor com o espetáculo Notícias Cariocas, dirigido em conjunto com Enrique Diaz. Suas montagens receberam diversas outras indicações a prêmios e participaram de uma série de turnês e festivais teatrais, circulando por todo o Brasil.

Em 2010, levou o espetáculo Terra do Nunca para a Mostra Internacional de Teatro de Oeiras - MITO (Portugal) e foi convidado a participar da mostra como diretor residente, desenvolvendo um trabalho com atores de Brasil, Portugal e Moçambique que gerou a peça Tudo que existe entre nós, também apresentada no MITO. Em 2013, foi convidado pela quarta vez pela Academia Brasileira de Cinema para assumir a direção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado na Cidade das Artes. Também neste ano, Os dezequilibrados foram contemplados pelo Programa Petrobrás Cultural de Manutenção de Grupos e Companhias Teatrais, assumindo a gestão da “Sede das Cias”, na Lapa (Rio de Janeiro). Ivan é responsável pela direção artística e curadoria do espaço. 

Recentemente, dirigiu os espetáculos “Antes que você me toque”, na boate de swing 2A2 (2012); “A Serpente”, de Nelson Rodrigues, com a Cia. Os dezequilibrados (2012); “Michael e Eu”, de Marcelo Pedreira, com Bruno Garcia e Pedro Henrique Monteiro (2012); “Tarja Preta”, de Adriana Falcão, com Letícia Isnard e Érico Brás (2012);  “Sarau das Putas”, no Teatro Poeira (2013); e “Pacto – Relações pode ser fatais”, musical de Stephen Dolginoff (2013).  


Bruno Huca

Ator e Cantor, nasceu em 1984 na capital de Moçambique, Maputo. Há oito anos habita em Lisboa, Portugal, onde se formou há três anos como ator na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e desde então vem trabalhando em uma série de espetáculos teatrais.


Letícia Liesenfeld

Brasileira, nascida em Porto Alegre (RS) em 1973, reside desde 2001 em Lisboa, Portugal. Com bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez pós-graduação/mestrado em Comunicação e Artes no Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Também licenciou-se em Teatro, no Ramo Formação de Atores e Encenadores, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC). Participou de diversas produções teatrais.


Vítor d’Andrade

Ator, licencidado em Estudos Portugueses & Lusófonos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em Paris, cursou a École des Maîtres – Projeto Thierry Salmon como bolseiro do Instituto das Artes e a École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq como bolseiro na área de Teatro pelo Ministério da Cultura. Nascido em Caldas da Rainha, Portugal, atualmente reside em Lisboa.


SERVIÇO

TUDO QUE EXISTE ENTRE NÓS

Estreia: 12 de dezembro de 2013
Temporada: De 12 a 22 de dezembro
Local: Espaço SESC – MEZANINO – Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana
Bilheteria: (21)2547-0156 - de terça a domingo, a partir das 15h
Horários: De quinta a sábado, às 21h - Domingo às 19h30
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 14 anos
Valor: R$ 20 (inteira); R$ 5 (Associados)
Não há reserva de ingressos
Vendas antecipadas das 15h as 19h

 foto: Tiago Duarte

FICHA TÉCNICA 

Direção e Dramaturgia: Ivan Sugahara
Atores: Bruno Huca, Letícia Liesenfeld e Vítor d’ Andrade
Criação: Ivan Sugahara, Bruno Huca, Letícia Liesenfeld e Vítor d’ Andrade
Assistência de Direção: Gabriel Salabert
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenografia: Carolina Sugahara
Figurino e Trilha Sonora: Ivan Sugahara
Programação Visual: Thiago Ristow
Fotografia: Carla Pereira, Thiago Ristow e Tiago Duarte
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Produção Executiva: Igor Veloso
Direção de Produção: Aline Carrocino
Realização: MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras

fonte: assessoria de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário