sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESPETÁCULO "À BEIRA DO ABISMO ME CRESCERAM ASAS" RETORNA AO RIO, PARA TEMPORADA NO TEATRO CARLOS GOMES

Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz

em

À Beira do Abismo me Cresceram Asas

de Maitê Proença
direção Clarice Niskier e Maitê Proença

De volta ao Rio de Janeiro
de 09 de janeiro a 02 de fevereiro, 
no Teatro Carlos Gomes

 foto: Paula Kossatz

A peça teatral “À Beira do Abismo me Cresceram Asas”, com dramaturgia, direção e interpretação de Maitê Proença, depois de estrear no Rio de Janeiro, passou por São Luís (MA), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e esteve em cartaz no Teatro FAAP e Itália por dois meses e meio em cada. Agora, em janeiro e fevereiro de 2014, o espetáculo retorna aos palcos do Rio de Janeiro para duas curtíssimas temporadas, uma no Teatro Carlos Gomes e a outra, em seguida, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator.

Entre o encerramento da temporada de SP, no Teatro Itália, e a reestreia em solo carioca, o espetáculo pegou a estrada e aportou em quatro grandes cidades do país: Natal, Recife, Belo Horizonte e Brasília. Em recife, Maitê também participará da Fliporto.

Em 2014, outras 12 capitais receberão esta duplas de velinhas, já conhecidas em todo o país. As cidades que receberão o espetáculo serão: Cuiabá, Palmas, Manaus, Belém, Nordeste, Teresina, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracajú, Salvador e Campo Grande. Além, é claro, das temporadas populares, já ditas acima, em duas das melhores casas de espetáculos do Rio de Janeiro.

Com um texto poético, repleto de emoção e bom humor, a montagem leva o público às gargalhadas com os diálogos entre Terezinha (Maitê Proença) e Valdina (Clarisse Derzié Luz). Sem as máscaras habituais da juventude, sem qualquer cerimônia, as personagens falam sobre qualquer assunto - sexo, diferenças entre homens e mulheres, abandono, o lado bom e o ruim de cada situação.

Embora diferentes na personalidade, Terezinha (86) e Valdina (80) têm em comum a praticidade dos que aprenderam a simplificar a vida, já que não há tempo para complicá-la. Valdina leva o dia a dia com otimismo, sem nostalgias, mas não se engane, ela carrega um grande segredo. Terezinha é de temperamento carrancudo, ainda que bem resolvido.

 Maitê Proença criou o texto que faz refletir sobre o tempo, as emoções da vida, a solidariedade e a importância de compartilhar, em um misto de humor e delicadeza.


O LADO ESCRITORA DE MAITÊ PROENÇA

Paralelamente à carreira de atriz, e dramaturga, Maitê segue seu trabalho como escritora. O terceiro livro de sua carreira, ‘É duro ser cabra na Etiópia’, já nas livrarias, pela editora Agir, apresenta aos leitores uma nova faceta em sua trajetória: a de editora. Maitê foi quem selecionou os textos que compõe o livro, a partir de mais de 2000 crônicas enviadas a ela, por meio de um site criado especialmente para receber o conteúdo. Entre os autores estão anônimos e famosos, como José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Clarisse Niskier, Jorge Forbes, Carlos Heitor Cony e a própria Maitê.

O projeto gráfico, absolutamente original, foi criado por Maitê junto aos designers da Cubículo, com páginas coloridas que foram diagramadas individualmente. Os temas e estilos variam ao se adequar às duas regras impostas por Maitê:  textos curtos de até 1.500 caracteres, e que contenham humor.

 foto: Renata Dillon


SERVIÇO

Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/nº - Centro)
Telefone: (21) 3005-4104
Horários:  quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingresso: R$50,00
Classificação: 12 anos
Capacidade: 685 lugares
Duração: 75 minutos
Gênero: comédia dramática
Horário bilheteria: quarta a domingo, das 14h às 20h
Temporada: de 09 de janeiro a 02 de fevereiro (exceto dias 23, 24, 25 e 26/01)


FICHA TÉCNICA

Texto: Maitê Proença
Ideia original: Fernando Duarte
Direção: Clarice Niskier e Maitê Proença
Supervisão Direção: Amir Haddad
Elenco: Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz
Cenário: Cristina Novaes
Desenho de Luz: Jorginho de Carvalho
Figurinos: Beth Filipecki
Trilha Sonora: Alessandro Perssan
Direção de Movimento: Angel Vianna
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Fotografia: Renata Dillon
Visagista: Cristiane Vicente
Maquiagem: Fabíola Gomez
Design Gráfico: Cubículo
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Assistentes de Produção: Marcela Epprecht e Felipe Mussel
Coordenação de Produção: Bianca de Felippes e Oscar José
Realização: M. Proença Produções Artísticas

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário