segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CARTAZ CONTEMPORÂNEO EM DEBATE NA CAIXA CULTURAL RIO, NA QUINTA (19/12/2013)


Designer Rico Lins recebe Julieta Sobral e 
João de Souza Leite e lança o catálogo 
da exposição “Ponto de Vista
 
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, nesta quinta-feira (19/12/13), às 19h, uma mesa-redonda sobre o cartazismo internacional. Durante o encontro, os designers Rico Lins, Julieta Sobral e João de Souza Leite debaterão o uso do cartaz como mídia e, em particular, o cartaz contemporâneo. Na ocasião, será lançado o catálogo da exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”, em cartaz até 19 de janeiro.

A coleção é resultado do cuidadoso garimpo, realizado ao longo de 34 anos, pelo designer carioca, desde quando entrou em contato com o cartazismo da contracultura americana, do pop e do maio de 68 francês. A exposição revela o que há de melhor no cartazismo internacional, em mais de 80 peças de vários países, como França, Alemanha, Polônia, EUA, Itália, Espanha e Holanda, entre outros, e é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo Federal.

Debatedores

Designer graduado na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), Rico Lins possui artigos e portfólios publicados em inúmeros livros e nas principais revistas nacionais e internacionais de design e comunicação. Seus trabalhos estão nas coleções do Musée d’Histoire Contemporaine e do Musée de l’Affiche et de la Publicité e da Bibliothèque Nationale Française, em Paris; do Pôle Graphique de Chaumont, no nordeste da França; Die Neue Sammlung, Staatliches Museum für Angewandte Kunst, em Munique; e do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Sua última exposição, no Rio de Janeiro, foi “Rico Lins: uma gráfica de fronteira”, em 2009, na CAIXA Cultural, que recebeu os prêmios Jabuti e APCA, em 2009, pela Obra Gráfica.

João de Souza Leite é designer formado também pela ESDI. Entre seus projetos, estão a identidade visual do Jockey Club Brasileiro e do Banco Central do Brasil. Atualmente, é professor da ESDI e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e desenvolve análises sobre as relações entre design e sociedade no Brasil.

Julieta Sobral é fotógrafa, designer gráfica, pesquisadora e professora da PUC-Rio. É diretora da Casa de Lucio Costa e coordenadora do portal Memória Gráfica Brasileira (MGB). É autora de “O desenhista invisível” (Folha Seca, 2007) e possui artigos em publicações diversas.


Serviço

Mesa-redonda e lançamento do catálogo da exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos

Data: 19 de dezembro de 2013 (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Entrada Franca
Classificação: Livre


Exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”

Data: de 25 de novembro de 2031 a 19 de janeiro de 2014 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: CAIXA Cultural
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário