quarta-feira, 10 de julho de 2013

RIO DAS OSTRAS REALIZARÁ O 35º FESTIVAL DE TEATRO DA FETAERJ, COM ÓTIMOS ESPETÁCULOS E INGRESSOS TOTALMENTE ACESSÍVEIS AOS INTERESSADOS

O Festival da FETAERJ PRÊMIO PASCHOALINO – 2013, chega à 35ª edição sendo considerado o evento mais importante realizado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2013,  acontece em Rio das Ostras de 19  até 28 de julho em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura  de forma gratuita, LEVANDO 1 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, no Teatro Popular de Rio das Ostras, na Concha Acústica e em algumas comunidades (Âncora, Cidade Praiana e Rocha Leão.

O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente no final do mês de julho e, neste período de grande encontro teatral, os federados e a comunidade vivenciam diariamente os espetáculos da Mostra Competitiva de grupos e companhias do Rio de Janeiro, oficinas, debates, discussões acerca do fazer teatral. O festival é o momento de troca de experiências, de arte e linguagens de artistas de locais diferentes que somam estas experimentações.

Neste sentido, o festival da FETAERJ torna-se um local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que nestes dias a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.​

A FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro - é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual, filiada à CBT (Confederação Brasileira de Teatro).


Desde sua fundação em 1977, a FETAERJ associa grupos de teatro com o objetivo de desenvolver o fomento, a criação/manutenção e a difusão do teatro no nosso Estado.


SOBRE A FETAERJ


A FETAERJ há mais de 30 anos trabalha com o princípio da descentralização da produção cultural, focando suas atividades para os grupos e ações no interior, realizando festivais, congressos, concursos, seminários, oficinas, mostras, intercâmbios, palestras, debates, leituras, cursos e FESTIVAIS DE TEATRO que têm acentuado de forma ímpar a difusão do teatro, promovendo a capacitação de artistas, técnicos e grupos; o aprimoramento das produções; a criação e manutenção de novos grupos e novos espaços, e a formação de plateia.



LOCAL: Teatro Popular de Rio das Ostras - Av: Amazonas, s/nº – Centro – Tel (22) 2760-3119


INGRESSOS: 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL


19/07 – 21:00h – Cerimônia de Abertura / O que fiz para merecer isso? – Grupo CTI - RJ

20/07 – 11:00h – Cidade do Sorriso – Infantil – Grupo Guapoz – Rio de Janeiro

17:00h – Esquetes Convidadas FESQ Cabo Frio – Cidade Solidão (Multifoco) Acordados (Lacunas)  

21:00h – Vínculo – Grupo Teatro de Frente – RJ

21/07 – 11:00h – Viúva, porém Honesta – Adulto -  Grupo Alfabeto em Cena – Nova Friburgo

21/07 – 11:00h – Cidade do Sorriso –  Infantil - Âncora

21/07 – 17:00h – Na Concha Acústica  -  Cidade do Sorriso – Infantil - Cidade Praiana

21/07 – 17:00h – A Farsa da Mulher Trancada – Adulto -  Cria da Terra (Convidado) Rio das Ostras

21/07 – 21:00h – Que Fim Levou Rosalina? – Adulto -  Cia. do Risco – Rio de Janeiro

22/07 – 11:00h –Toda Nudez Será Castigada – Adulto - Confraria Nau dos Loucos – Nova Iguaçu

22/07 – 21:00h – Cartas – Adulto -  Os Autorais – Rio de Janeiro

23/07 – 11:00h – Como a Lua – Infantil -Casa dos Azulejos – São Pedro D’Aldeia

23/07 – 17:00h –  Na Concha Acústica - O Juiz de Paz – Adulto - Fios Cia Teatral (Convidado) – Nova Iguaçu 

23/07 – 21:00h – Vestido de Noiva – Adulto - Grutta Teatral – Rio de Janeiro

24/07 – 11:00h – Os Amantes do Metrô –  Adulto -CSM – Rio de Janeiro

24/07 – 21:00h – O Quarto de Bianca – Adulto -  Interferência – Rio Bonito

25/07 – 11:00h – Coiteiros da Paixão – Adulto -  Cordão Encarnado – Rio de Janeiro

25/07 – 17:00h – Na Concha Acústica - Quem Tem Farelos? – Adulto - Rua – Rio de Janeiro

25/07 – 21:00h – O Beijo no Asfalto –  Adulto - CTI – Rio de Janeiro

26/07 – 11:00h – O Santo Milagroso – Adulto -  Grupo em Grupo – Nova Friburgo

26/07 – 21:00h – Valsa nº 6 – Adulto - Círculo Teatral – Rio de Janeiro

27/07 – 11:00h – Cidade do SorrisoInfantil -  Rocha Leão – Guapoz – Rio de Janeiro

27/07 – 19:00h – Manifesto Musical Brasileiro (convidado) – Adulto -  Os Ciclomáticos - Rio de Janeiro / Cerimônia de Premiação e Encerramento.

SINOPSES

MOSTRA COMPETITIVA

Espetáculo 1: Cidade do Sorriso
O espetáculo conta a história de Doril, um palhaço que ao acordar percebe que seu nariz desapareceu e Flora, sua melhor amiga e parceira, que o ajudará na busca da felicidade.
Grupo: Guapoz
Cidade: Rio de Janeiro
Direção e Elenco: Fernando Dias e Sarah Christina de Carvalho
Classificação: Livre

Espetáculo 2: Vínculo
O espetáculo se apóia na trajetória de uma relação entre uma mãe e uma filha que se desenrola e ao final se inverte, com a filha cuidando da mãe, como uma metáfora da própria criação, pontuando a importância do relacionamento na vida do homem, um ser social.
Grupo: Teatro de Frente
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Andréa Azevedo
Elenco: Andréa Azevedo, Cassiana Rodrigues, Rodrigo Gerstner
Classificação Indicativa: 14 anos

Espetáculo 3: Viúva, Porém Honesta
Ivonete, após a morte do marido, transforma-se em uma viúva respeitosa que não quer mais sentar. Dr. JB, seu pai e dono de um jornal manipulador, convoca alguns profissionais e o diabo em pessoa para tentar ajudar sua filha.
Grupo: Alfabeto em Cena
Cidade: Nova Friburgo
Direção: Paulo César Perrut
Elenco: Romulo Marcolino, Raissa Xavier, Mari Gralato, Luiza Rossi, Lara Mattos, Paula Winter, Analuci Pinheiro, Paula da Guia, Mariana Machado, Will Valmont, Cássio Campos, Letícia Gonçalves, Luana Carvalho.
Classificação Indicativa: 12 anos

Espetáculo 4: Que Fim Levou Rosalina? – A História Oculta de Julieta e Romeu
Romeu Montecchio sofre por não ter seu amor por Rosalina correspondido e entrega-se a amargura e ao desespero. Benvólio sugere ao amigo que vá à festa de seus inimigos Capuletos a fim de esquecer Rosalina.

Grupo: Cia do Risco
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Mauro Marques
Elenco: Karen Costa, Paulo Couto, Leonardo Rodrigues, Victor Newlands, Deborah Esteves, Mauro Marques, Monique Ferreira, Fernanda Oliveira, Marcelo Andrade
Classificação Indicativa: 12 anos

Espetáculo 5: Toda Nudez Será Castigada
Narra a história de amor do rico viúvo Herculano e da prostituta Geni, que se apaixona pelo filho deste, Serginho. A partir disso, a história do complicado e obsessivo casal vai se desnudando aos poucos.
Grupo: Confraria Nau dos Loucos
Cidade: Nova Iguaçu
Direção: Marcos Covask
Elenco: Marcelle Moraes, Thiago Zandonai, Israel de Castillo, Madson Vilela, Jéssica Meireles, Merielle Alves, Ohana Natureza, PH Silva, Jefferson Alegre, Eric de Moraes.
Classificação: 16 anos

Espetáculo 6: Cartas
Você já escreveu uma carta? Já sentiu vontade de escrever uma? Já releu uma carta antiga? O espetáculo é como se fosse uma carta lida em cena: cartas de amor, revolta, eróticas, filosóficas... cartas.
Grupo: Os Autorais
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Amanda Torraca, Carol Zétola, Elisa D'Oliveira, Felipe Ferraz, Fernanda Oliveira, Gleisse Paixão, João Elias Zurc, Livia Prado, Ludmilla D'Angelis, Malu Teixeira, Marcos Paulo, Maria Carlota, Paulo Cesar Perrut, Renata Puppi, Susan Carvalho, Wana Souza Cruz
Classificação Indicativa: 14 anos

Espetáculo 7: Como a Lua
História de um amor não correspondido entre Payá, um indiozinho feio e Colom, a índia mais bela que já existiu. Paralelamente, a história de quatro crianças, nos dias de hoje, que conversam sobre seus medos e dúvidas a respeito de nascimento, morte, amor e verdade.
Grupo: Casa dos Azulejos
Cidade: São Pedro D'Aldeia
Direção: Nelson Yabeta
Elenco: Alda Pessoa, Anderson Guimarães, Anna Fernanda, Diego Vivas, Luciana Lucena, Luiza Mattar, Tatiana Fernandes, Vinícius Barros
Classificação Indicativa: Livre (Infantil)


Espetáculo 8: Vestido de Noiva
Após seu atropelamento, Alaide, moça rica da sociedade carioca, viaje entre realidade, alucinação e memória. Na alucinação, encontra Madame Clessi, sua heroína que foi assassinada no passado por seu amante de 17 anos.
Grupo: Grutta Teatral
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Julio Cesar Ferreira
Elenco: Renata Egger, Linn Falcão, Marina Carvalho, Raphael Moura, Alan Castilho, Sandro Guimarães e Marcus Muller
Classificação Indicativa: 14 anos

Espetáculo 9: Os Amantes do Metrô
Uma estação de metrô, onde as cenas curtas ambientam o cotidiano banal que cerca o romance de Ele e Ela. O casal surge como um sopro de vida naquela rotina massacrante.
Grupo: Cia CSM
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Mauro Marques
Elenco: Pedro Ribeiro, Jéssica Pereira, Valentina Farias, Brenda Costa, Sofia Terra, Amanda Magalhães, Raíra Castro, Vinicius Alves, Mayara Martins, Bruno Brito, Marcio Henriques, Yron Batista, Juliana Soares Trotte, Stefanni Attina, Matheus Oliveira
Classificação Indicativa: Livre

Espetáculo 10: O Quarto de Bianca
Bianca é uma pessoa comum, dessas que se encontram por ai. Quase 30 anos, uma mala e sapatos salto alto. Gosta de chocolate, bala de leite e rivotril. Bianca volta a casa onde cresceu e remonta suas histórias, alterando os caminhos e construindo suas próprias novas verdades.
Grupo: Interferência
Cidade: Rio Bonito
Direção: Rafael Cal
Elenco: Renata Egger
Classificação Indicativa: 14 anos

 espetáculo: "Coiteiros da paixão"

Espetáculo 11: Coiteiros da Paixão
O espetáculo dá vida a um grupo de pessoas que se refugia em um lugar chamado “Raso da Catarina”, um recorte da vida de homens e mulheres que vivem num lugar hedonista, isolado e com regras próprias.
Grupo: Cordão Encarnado
Cidade: Rio de Janeiro
Direção Josué Soares
Elenco: Alexandre Constantino, Angelo Mayerhofer, Danie Vaz, Daniela Tibau, Ernandes Cardoso, Joelma di Paula
Classificação Indicativa: 16 anos

Espetáculo 12: Quem Tem Farelos?
Ordonho e Apariço são dois servos à procura de farelos para seus cavalos. Em meio à procura, os dois lamentam as vidas de miséria que vivem ao lado de seus amos.
Grupo: LoucAtores
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Daniel Ferrão
Elenco: Anderson Alcantara, Anna Cristina Ribeiro, Dei RIbas, Daniel Ferrão, Drica Rabelo, Dyogo Botelho, Léo Torres, Natalia di Vaio, Wendel Rodrigo, Fabiano Bernardelli.
Classificação Indicativa: Livre (RUA)

Espetáculo 13: O Beijo no Asfalto
Após ser atropelado e prestes a morrer, um homem pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista e Arandir passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos.
Grupo: CTI - Comunidade Teatral de Irajá
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Almir Rodrigues, Marcos Pinheiro, Rafael Bathazar, Victor Tavares, Giselle Flôr e Fernanda Sabot
Classificação: 16 anos

Espetáculo 14: O Santo Milagroso
Numa pequena cidade do interior do Brasil, o padre e pastor disputam a preferência dos fiéis. Uma romance que parecia impossível, dá início a uma grande confusão que se transforma num “milagre”.
Grupo: Grupo em Grupo
Cidade: Nova Friburgo
Direção: Daniela Santi
Elenco: Jeronimo Nunes, Leonardo Verly, Lucia Palomo, Paulo Cesar Queiroz, Ronaldo Carneiro, Wilson Wagner.
Classificação Indicativa: 12 anos

espetáculo: "Valsa n° 6"

Espetáculo 15: Valsa nº 6
Uma menina de 15 anos busca identificar os personagens de seu devaneio numa trajetória de busca de si mesma e de sua história. Quem é Sônia? Ao som de uma valsa repetitiva, interminável, uma valsa que baila Sônia para devaneios mais profundos, descobre-se sua morte.
Grupo: Círculo Teatral
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Renato Neves
Elenco: Daiane Araújo, Daniella Nery e Érika Monteiro
Classificação Indicativa: 12 anos


CONVIDADOS:

O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?
Opereta cômica melodramática que conta a saga de Genilda Garcia, que vive em uma suntuosa casa, e é maltratada pelas irmãs Victoria Garcia e Manoela Letícia Garcia. Mesmo sofrendo tanto, ainda sonha com um grande amor e deposita sua esperança em Dedé, por quem é completamente apaixonada. Mas muitos mistérios serão revelados para a pobre menina rica. Será que Genilda merece sofrer tanto?
Grupo: CTI - Comunidade Teatral de Irajá
Cidade: Rio de Janeiro
Dir: Ribamar Ribeiro
Elenco: Luanne Flores, Fernanda Sabot, Marina Carvalho, Victor Tavares, Magna Vasconcellos, Dani Hani Gomes, Suelem Santos, Glorinha Bezerra, William Gevegier, Kamilla Keowe, Cristina Contarini.
Classificação: 12 anos

A Farsa da Mulher Trancada
Dolores, uma mulher fogosa, é trancada pelo marido Cornélio com um cinto de castidade. A chave do cinto é encontrada por Matrino, o servo fiel. Este tenta abrir o cinto, quando inesperadamente chega Cornélio.

Grupo: Cria da Terra
Cidade: Rio das Ostras
Direção: Cláudia Byspo e Manuel Thomas
Elenco: Ailton Romano, Andrea Oliveira, Carlos Jorge, Claudia Byspo, Edison Ximenes, Iago Rocha, Jurema Pedroso, Ketlyn Barbosa, Leonardo Nogueira, Manuel Thomas e Tami Rizzoli
Classificação Indicativa: Livre

espetáculo: "O juiz de paz"


O Juiz de Paz
Aninha quer casar com José, mesmo sem a autorização de seus pais. Quando o pai de Aninha recebe do Juiz de Paz da localidade a incumbência de levar um novo preso à cidade, qual não é a  surpresa a menina ao descobrir que o preso era José! E agora? Diante disso, o que Aninha pode fazer para salvar o seu amado dessa situação?
Grupo: Fios Cia Teatral
Cidade: Nova Iguaçu
Dir: Renato Neves
Elenco: Almir Rodrigues, Claudina Oliveira, Fernanda Sabot, Israel de Castillo, Lucimar Machado, Márcio Guedes, Renato Vieira e Thiago Zandonai.
Classificação: Livre

Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro
Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro” se inspira e transpira livremente na obra polêmica de Gilberto Freyre como texto e pretexto para contar, através de músicas e lendas um pouco do que hoje é o povo brasileiro.
Grupo: Os Ciclomáticos
Cidade: Rio de Janeiro
Direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Fabiola Rodrigues, Fernanda Dias, Getulio Nascimento, Juliana Santos, Julio Cesar Ferreira, Nivea Nascimento e Renato Neves. Atores Convidados: Fernanda Sabot e Márcio Vieira.
Classificação Indicativa: 12 anos.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário