quarta-feira, 3 de julho de 2013

MOSTRA, NA CAIXA CULTURAL RIO, REÚNE O TRABALHO DE ONZE ARTISTAS LUSOS NO ANO DE PORTUGAL NO BRASIL

ARTE EM BOM PORTUGUÊS 
NA CAIXA CULTURAL RIO
 
artista: Tatiana Macedo

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 9 de julho a 25 de agosto, a exposição Visões do Desterro, que pretende aproximar as culturas do Brasil e de Portugal, no contexto das comemorações do “Ano de Portugal no Brasil”, mostrando ao público carioca três gerações de artistas portugueses, que trabalham com os mais variados suportes. Com curadoria de Felipe Scovino e Jorge Espinho, a exposição tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
 
Assumindo como ponto de partida o questionamento do que é o impulso de partida para outra terra - que marcou profundamente a história dos dois países – e o confronto com uma realidade desconhecida, os trabalhos expressam como um processo de cunho universal que diz respeito aos fluxos migratórios que não respeitam tempo nem lugares definidos.
 
Dividida em quatro núcleos – Sonho, Viagem, Encontro e Desterro – a mostra apresenta trabalhos de Isaque Pinheiro, Nuno Sousa Vieira, Jorge Molder, André Cepeda, Rui Calçada Bastos, Tatiana Macedo, Mauro Cerqueira, Joana Bastos, João Ferro Martins, Julião Sarmento e Adelina Lopes, que utilizam as mais variadas técnicas, como fotografia, vídeo e artes plásticas. Trata-se de produção inédita, na qual a experiência estética, associada à invenção como ponto principal, que tornará visível no país uma produção intensa e muito pouco vista por terras brasileiras.
 
Segundo o curador Jorge Espinho, ao longo da história dos dois países foi se mantendo e crescendo uma enorme ignorância mútua. “Porém, a partir dos anos 1980, sobretudo por causa da MPB e um certo retrato social, representado nas telenovelas, Portugal passou a ter, do Brasil, uma imagem vívida, como se tratasse de um longínquo irmão tropical, distante mas familiar”.

artista: Rui Calçada Bastos - The American Sunset
banco de praca com arame farpado

Serviço

Exposição Visões do Desterro

Visitação: de 9 de julho a 25 de agosto de 2013
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário