terça-feira, 30 de julho de 2013

DOCUMENTÁRIO “SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BARRA!”, DE IZABEL JAGUARIBE, ESTREARÁ NOS CINEMAS NO DIA 09/08/2013


A diretora Izabel Jaguaribe revela o estilo de vida e a pluralidade da Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, no documentário Sorria, você está na Barra!, que chega aos cinemas no dia 09 de agosto. 

Com produção de Flavio Ramos Tambellini, o filme traz depoimentos de artistas, arquitetos, músicos, surfistas e políticos sobre a criação e o desenvolvimento da região.

Imagens raras de arquivo mostram o nascimento do bairro e seu crescimento a partir dos anos 60, quando surgiram os primeiros projetos de Lucio Costa, um dos líderes do Movimento Modernista no Brasil. 

Hoje, a Barra é seis vezes maior do que toda a Zona Sul. Em 2000, a população era de 220 mil habitantes e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), esse número deve ultrapassar a casa de 1 milhão de pessoas em 2020.

Entre os artistas que moram no bairro, a dançarina Adriana Bombom, a atriz Leticia Spiller, o sambista Dudu Nobre e a eterna miss Brasil Adalgisa Colombo (que faleceu em janeiro deste ano) falam sobre o dia a dia na Barra. Os políticos Fernando Gabeira e Eduardo Paes – atual prefeito do Rio de Janeiro – abordam questões como a complicada logística do trânsito, a implantação do Metrô Rio e os novos investimentos imobiliários residenciais e comerciais. 

foto: no Grumari

Com trilha sonora original de Dan Lassen e Pedro Jaguaribe Lara Resende, o documentário revela a beleza natural da Barra da Tijuca por meio de imagens antigas e atuais. O filme passeia por lugares como a Lagoa de Marapendi, as praias Macumba, Prainha, Grumari, Reserva e Pepê, a região arborizada do Itanhangá e da Pedra da Gávea, além de áreas de lazer como shoppings, restaurantes e boates.

Ao longo do documentário, os moradores falam sobre as vantagens de morar no bairro. Eles destacam o conforto das grandes casas que foram construídas na região, a proximidade da praia e os imóveis com valores mais acessíveis em relação à Zona Sul.  A área para a prática de esportes (praias e montanhas) e a natureza presente em suas diversas formas – cobras, capivaras e jacarés podem ser vistos nas matas e lagoas – também são lembradas. 

O filme mostra que a Barra da Tijuca é um bairro sem preconceitos e que abriga todos os tipos de pessoas e de lazer. É uma região que reúne ricos, novos ricos, surfistas, pagodeiros, pescadores, artistas e playboys. O título “Sorria, você está na Barra!” reflete exatamente o conceito que na Barra você tem todos os estilos de vida e todas as atividades e, portanto, pode ser um lugar agradável e feliz.

SINOPSE

SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BARRA!Direção de Izabel Jaguaribe (Brasil, 2013). O filme revela o estilo de vida e a pluralidade da Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Imagens raras de arquivo mostram o nascimento do bairro e seu crescimento a partir dos anos 60. 

 foto: Down Town e reflexos do Cittá América

FICHA TÉCNICA

Sorria você está na Barra (2013)

Direção e roteiro: Izabel Jaguaribe
Gênero: Documentário
Produtora: Tambellini Filmes
Coprodução: Vídeo Filmes
Produção Executiva: Flavio Ramos Tambellini e Izabel Jaguaribe
Direção de Produção: Ernesto Baldan e Fábio Bruno
Direção de Arte Gráfica: Orlando Ávila
Trilha Original: Dan Lassen e Pedro Jaguaribe Lara Resende
Mixagem: LC Varella
Fotografia: Markão Oliveira
Edição: Ananda D’Ecanio e Juliana Maschietto
Duração: 72 minutos


Depoimentos
Adalgisa Colombo (Ex-Miss Brasil)
Adriana Bombom (Dançarina)
Dudu Nobre (Músico e Compositor)
Guilherme Lima (Estudante e Surfista)
Homero Ferreira (Músico e Compositor)
Isabela Lima (Estudante e Surfista)
Jaldir Lima (Surfista)
Letícia Spiller (Atriz)
Lidia Lima (Dona de Casa)
Nader Couri (Arquiteto)
Serli Ferreira (Aposentada)

Participações especiais
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro
Eduardo Paes
Fernando Gabeira
Hugo Haman

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário