terça-feira, 2 de abril de 2013

SAÚDE, GAMBOA E SANTO CRISTO: AS RUÍNAS DO PORTO MARAVILHA...


Largo São Francisco da Prainha, n° 7

Apesar das obras do Porto Maravilha e da introdução de diversos aparelhos culturais oficiais darem uma repaginada no entorno da região portuária do Rio de Janeiro, os bairros da Saúde, da Gamboa e do Santo Cristo, situados nas imediações da Central do Brasil, apresentam uma penca de ruas com depósitos e galpões deteriorados, fachadas de antigas construções prestes a desabar e terrenos baldios esquecidos, que põem em risco a saúde e a vida de moradores e transeuntes.

 rua Sacadura Cabral, n° 167


Demos uma saçaricada no perímetro que compreende as ruas Sacadura Cabral, Camerino, do Livramento, Barão de São Félix, Senador Pompeu, Visconde da Gávea e Costa Ferreira, para averiguar a situação. Constatamos que em vários endereços o problema do abandono é crônico. No terreno situado entre os números 71 e 81 da rua do Livramento, por exemplo, o mato alto denuncia o longo período de descaso das autoridades. Apesar da placa da prefeitura, o local serve de depósito de lixo e chamariz para animais, sobretudo roedores, o que expõe a vizinhança aos perigos da dengue e de outras doenças graves. Com o vento e a chuva, o problema torna-se ainda mais severo, contribuindo para o entupimento dos bueiros e o alagamento das ruas da região.

 rua do Livramento, n° 65


Há anos, a prefeitura do Rio de Janeiro vem mapeando a rede subterrânea da Light, as áreas de risco e os pontos críticos de alagamento em toda a cidade, mas insiste em negligenciar as ruínas e o lixo do centro, bairro que agrega significativo contingente populacional, não podendo ser desprezado. 

 rua do Livramento, entre os n° 71 e 81


A região visitada é uma imensa lata de lixo. Sempre foi. A sujeira, o mal cheiro e o aspecto sombrio, parecem terem saído de um filme de terror; não é raro dar de cara com ratos na rua, à luz do dia, e até com porcos passeando sem o menor constrangimento, o que contrasta com a imagem futura da região portuária. O curioso é que não muito distante dali está sendo erguido o teleférico do Morro da Providência, que fará a conexão entre o morro, a Central do Brasil e a Cidade do Samba.

rua do Livramento, n° 94


Ou seja: decadência histórica, modernidade homeopática...

 rua Costa Ferreira, n° 86

3 comentários:

  1. A QUESTAO DAS RUINAS DA REGIAO PORTUARIA.
    (Bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo).
    Durante 50 anos estes bairros foram degradando-se, esvaziando-se socio-economicamente e o resultado final destes agravantes sao visiveis. Porem se faz necessario algumas explicacoes tecnicas e juridicas...PRIMEIRO A prefeitura do Rio, pode citar e intimar os proprietarios destes imoveis em estado de abandono e ruinas, e existe um tramite juridico que deve ser cumprido para demolicao, remocao de entulhos e desapropriacao para fins sociais...ISTO LEVA MUITO TEMPO, MUITO DINHEIRO, E AINDA EXISTEM OS RECURSOS DA LEI A FAVOR DOS HERDEIROS LEGAIS...E a velha e destrutiva burocracia...! SEGUNDO: Estes predios, casas e sobrados muitas vezes estao em letigio com varias entidades: Governo Federal, Estadual e ate mesmo em inventarios de mais de 30 anos...UM VERDADEIRO INFENO JURIDICO, QUE QUANDO ABERTO SOLTA SEUS DEMONIOS LEGAIS E ILEGAIS SOLTANDO O FOGO DA JUSTICA POR TODOS OS LADO...! TERCEIRO: O CIDADAO PAGA DIRETA E INDIRETAMENTE O RISCO E AS BUROCRACIAS DESTES ENTREVES LEGAIS...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moramos aí quando éramos crianças
      Da pena

      Excluir
  2. Testemunhamos isso em relação ao Largo do Boticário, no bairro Cosme Velho. Enquanto não se chega a um acordo pelas vias judiciais, o espaço público segue adiantado processo de deterioração.

    ResponderExcluir