domingo, 21 de abril de 2013

INSTITUTO CERVANTES RIO DE JANEIRO REALIZARÁ SEMINÁRIO SOBRE CLARICE LISPECTOR




I. A procura da dignidade
 
Novos personagens femininos: a velha, a artista, a ama da casa, a menina.

Relações conjugais e familiares.

A feminilidade como imitação.

Contos de Clarice Lispector que devem ser lidos antecipadamente e que serão comentados nesta sessão: A procura de uma dignidade (La búsqueda de la dignidad), A imitação da rosa (La imitación de la rosa), Feliz aniversário (Feliz cumpleaños), O búfalo (El búfalo), Macacos.
                                                                                                                                                                
II. A menor mulher do mundo
 
Humana, infra-humana, sobre-humana? A mulher, a natureza e o divino.

Amores que amam, amores que matam: maneiras de aproximar-se do Outro.

O mundo ao revés: inversão de hierarquias.

Contos de Clarice Lispector que devem ser lidos antecipadamente e que serão comentados nesta sessão: Amor, As águas do mundo (Las águas del mundo), A menos mulher do mundo (La menor mujer del mundo), O primeiro beijo (El primer beso).

-----------

É possível inscrever-se em ambos os dias ou somente em um destes.

Idioma: espanhol. Porém os textos da autora que serão comentados podem ser lidos em português ou em tradução espanhola, indistintamente.


Laura Freixas (Barcelona, 1958) é uma escritora espanhola. Veio a ser conhecida através de uma coleção de relatos à qual seguiriam vários romances outro livro de relatos e uma autobiografia. Seu último romance, Los otros son más felices, foi publicado em novembro de 2011. Na primavera de 2013 será lançado o primeiro volume de seu diário (Diário, 1991-1994 ed. Errata Naturae).

Paralelamente à sua obra narrativa, Laura Freixas desenvolveu um trabalho intenso como promotora da literatura escrita por mulheres, produziu antologias de relatos, foi editora, crítica literária e tradutora. É colunista do jornal La Vanguardia.

Publicou dois livros sobre Clarice Lispector: uma introdução à sua vida e obra, com uma seleção de textos (Clarice Lispector) e uma biografia (Ladrona de rosas).
Ministra, regularmente, cursos e conferências, assim como oficinas literárias, em instituições e universidades de diferentes países.

Ao final do curso será entregue um certificado de comparecimento. Vagas limitadas!

Instituto Cervantes
rua Visconde de Ouro Preto, n° 62 - Botafogo
tel: (21)3554-5910 

fonte: Instituto Cervantes - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário