sexta-feira, 12 de abril de 2013

CAIXA CULTURAL RIO LANÇA CATÁLOGO DE IVAN SERPA


Livro reproduz todas as obras da exposição em cartaz 
e traz texto inédito do curador Adriano de Aquino


A Caixa Cultural Rio de Janeiro lança, no sábado (20/04/2013), às 18h, o catálogo da exposição Olhar de artista: Adriano de Aquino lê Ivan Serpa. No mês em que faria 90 anos de nascimento e 40 anos de sua morte, Serpa é homenageado por sua trajetória plural e contribuição para a arte brasileira. Com 80 páginas, o livro reproduz, em mais de 100 imagens, todas as obras exibidas na mostra e traz texto inédito de Aquino. A exposição tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A curadoria de Aquino tem como ponto de partida um quadro da “Série Geomântica”, sem título, pintado em 1973. A obra não chegou a ser concluída por Serpa e, em catálogo, ganhou a inscrição “Inacabado” entre as suas descrições técnicas. Quando me deparei com a reprodução desse quadro, no livro, pensei que a pretensa condição de acabamento abarca somente a aparência das obras artísticas, enquanto objetos concebidos para fins mercantis. Inacabada é a condição categórica de toda obra de arte, assim como de todo o trabalho do Serpa, de tudo o que nos cerca, e também de todos nós, diz Aquino.

Sua seleção dá conta da pluralidade própria à obra do artista homenageado. Em vez de privilegiar um período da carreira de Serpa ou uma linguagem com que tenha trabalhado, a curadoria explora a multiplicidade de sua trajetória.

Olhar de artista

A exposição “Adriano de Aquino lê Ivan Serpa” marca a primeira edição da série “Olhar de artista”, idealizada pela Coletiva Projetos Culturais. O projeto convida artistas brasileiros para realizarem curadorias de exposições individuais de outros artistas, sejam eles contemporâneos ou não. A função conceitual, tradicionalmente consagrada aos curadores, é deslocada, privilegiando a produção crítica daqueles que praticam as artes visuais e, ao mesmo tempo, refletem sobre ela. A série reforça o caráter dialogal do campo artístico e os movimentos transversais que permitem o seu desenvolvimento.

SERVIÇO

Lançamento do catálogo  
Olhar de Artista: Adriano de Aquino lê Ivan Serpa

Data: 20 de abril de 2013 (sábado)
Horário: 17h.
Local: CAIXA Cultural RJ – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário