sexta-feira, 29 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO TRARÁ RAOUL PECK, ALAIN RESNAIS E PRESTON STURGES

 

RAOUL PECK

A Cinemateca do MAM e o Consulado Geral da França do Rio de Janeiro, o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França apresentarão uma mostra com seis filmes de Raoul Peck. Premiado cineasta haitiano de documentários e filmes de ficção, foi Ministro da Cultura do Haiti, nos anos 1990.


ALAIN RESNAIS

Consulado Geral da França do Rio de Janeiro, o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França e a Cinemateca do MAM exibirão em abril uma retrospectiva com cinco longas-metragens e cinco curtas-metragens de Alain Resnais. O cineasta deixou marcas profundas no cinema moderno pelo interesse que manifesta na história de seu tempo e pela invenção de uma nova cinematografia, composta particularmente por continuidades dissimuladas e por uma ambigüidade constantemente preservada entre a realidade e a ficção.


3 X PRESTON STURGES
 
Aviador, inventor, compositor, diretor de teatro e renomado roteirista de Hollywood, Preston Sturges se enveredou a dirigir comédias, em um momento em que ela parecia perder fôlego. Seu gosto por mudanças bruscas na narrativa lhe valeu algumas obras-primas. Serão exibidos três de seus longas-metragens do início dos anos 1940.


PROGRAMAÇÃO

sex 5
18h30 – Resnais – Stavisky ou o Império de Alexandre (Stavisky) de Alain Resnais. França, 1974. Com François Perrier, Jean-Paul Belmondo, Michael Lonsdale. Legendas em português, 115’. Cópia em DVD.
Julho de 1933. Enquanto Trotski consegue asilo político na França, o industrial e escroque Serge Alexandre, na pele de Stavisky, consegue estar sempre cercado de muitos amigos, entre eles membros influentes da elite industrial e política francesa.
Classificação indicativa – 16 anos.

sab 6
16h – Resnais – Guernica de Alain Resnais. França, 1950. 13’. As estátuas também morrem (Les statues meurrent aussi) de Alain Resnais. França, 1953. 29’. Noite e neblina (Nuit e brouillard) de Alain Resnais. França, 1955. 32’. O Canto do Estireno (Le Chant du Styrène) de Alain Resnais. França, 1958. 14’. Toda a memória do mundo (Tout la mémoire du monde) de Alain Resnais. França, 1956. 22’. Legendas em português. Cópia em DVD.
Programa de curtas-metragens do diretor.
Classificação indicativa – 14 anos.

18h – Resnais – O Ano passado em Marienbad (L’Année dernière à Marienbad) de Alain Resnais. França/Áustria/Alemanha/Itália, 1961. Com Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi, Sacha Pitoëff. Legendas em português. 93’.
Num imenso e luxuoso palácio barroco transformado em hotel (e em labirinto espaço/temporal) entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir com ele.
Classificação indicativa – livre.

dom 07
16h – Resnais – Muriel (Muriel ou Le temps d’um retour) de Alain Resnais. França/Itália, 1963. Com Delphine Seyrig, Françoise Bertin, Jean Dasté. Legendas em português. 115’.
Filme jamais exibido comercialmente no Brasil. Resnais faz um novo mergulho pelos meandros da memória, pondo lado a lado passado e presente, realidade e imaginação, para contar a história de um grupo de pessoas na cidade de Boulogne.
Classficiação indicativa – 14 anos.

18h – Resnais – Meu tio da América (Mon oncle d’Amerique) de Alain Resnais. França, 1980. Com Gérard Depardieur, Nelly Borgeaud, Nicole Garcia. Legendas em português. 125’.
Como em um jogo de espelhos, o filme narra a vida de três personagens – um gerente de uma empresa em crise, uma atriz que largou a carreira artística e um político com ambições literárias.
Classificação indicativa – 14 anos.

qui 11
18h30 – Sessão Latina – Sala Escura – O toque do oboé de Cláudio MacDowell. Brasil/Paraguai, 1998. Com Paulo Betti, Letícia Vota, Mário Lozano. 119’.
Um oboísta brasileiro, vítima de uma doença terminal, chega em um pequeno povoado no interior do Paraguai, que vive uma rotina de mortes e enterros.
Classificação indicativa – 16 anos.

sex 12
18h30 – Extra – A Quarta aliança da Sra. Margarida (Prastankan) de Carl Theodor Dreyer. Dinamarca, 1920. Com Hildur Carlberg, Einar Rod, Greta Almroth. Legendas em português, 71’. Cópia em DVD. Sessão com acompanhamento de piano ao vivo por Cadu.
Jovem pastor é nomeado para uma congregação rural e descobre que, de acordo com os costumes locais, a viúvo do pastor falecido pode se casar com seu sucessor, mas ele está noivo e apaixonado.
Classificação indicativa – 12 anos.

sab 13
16h – Preston Sturges – Mulher de verdade (The Palm Beach Story) de Preston Sturges. EUA, 1942. Com Claudete Colbert, Joel McCrea, Mary Astor. Legendas em português, 88’. Cópia em DVD.
Um inventor precisa de dinheiro para desenvolver sua grande idéia. Sua esposa, que o ama, decide então se divorciar dele e se casar com um milionário.
Classificação indicativa – 10 anos.

18h – Resnais – Hiroshima, meu amor (Hiroshima, mon amour) de Alain Resnais. França/Japão, 1959. Com Emmanuelle Riva, Bernard Fresson, Eiji Okada. Legendas em português, 90’. Cópia em DVD.
Participando de um filme sobre a paz em Hiroshima, nos anos 1950, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês às margens do Rio Oda.
Classificação indicativa – 16 anos.

dom 14
16h – Preston Sturges – As três noites de Eva (The Lady Eve) de Preston Sturges. EUA, 1941. Com Barbara Stanwyck, Charles Coburn, Eugene Pallete. Legendas em português, 94’.
Homem rico, de gostos exóticos, retorna de uma viagem ao Amazonas, onde foi estudar cobras, e conhece uma golpista, por quem se apaixona.
Classificação indicativa – 10 anos.

18h – Preston Sturges – Contrastes humanos (Sullivan’s Travels) de Preston Sturges. EUA, 1941. Com Joel McCrea, Veronic Lake, Robert Warwick. Legendas em português, 90’. Cópia em DVD.
Cineasta acostumado a dirigir filmes simples sem grandes ambições decide fazer um filme sobre problemas sociais, mas é desencorajado pelos produtores. Para provar que ele é capaz, se veste de mendigo e vai viver como mendigo nas ruas.
Classificação indicativa – 14 anos.

sex 19
18h30 – Raoul Peck – Lumumba de Raoul Peck. França/Alemanha/Bélgica, 2000. Com Alex Descas, Eriq Ebouaney. Legendas em português. 116’.
Docudrama. Janeiro de 1961. A noite na savana africana é tumultuada por dois homens brancos, bêbados, que tentam desaparecer com três corpos. Patrice Lumumba, Primeiro Ministro do Congo, Maurice Mpolo e Joseph Okito acabam de ser assassinados.
Classificação indicativa – 16 anos.

sab 20
16h – Raoul Peck – Lumumba, a morte do profeta (Lumumba, la mort du prophete) de Raoul Peck. França/Suiça/Alemanha, 1992.
Documentário sobre o líder político africano Patrice Lumumba, primeiro ministro do Congo, assassinado em 1961.
Classificação indicativa – 14 anos.

18h – Raoul Peck – Canto do Haiti (Haitian Corner) de Raoul Peck. Haiti, 1987. Com Patrick Rameau, Toto Bissainthe. Legendas em português, 98’.
Joseph Bossuet visita com frequência a Haitian Corner, pequena livraria haitiana em Nova Iorque. Ele esteve preso no Haiti, onde conheceu as práticas dos membros da milícia paramilitar. Um dia ele reconhece um de seus torturadores.
Classificação indicativa – 16 anos.

qui 25
18h30 – Cineclube Corsário – 24 horas de sonho de Chianca de Garcia. Brasil, 1941. Com Dulcina de Moraes, Odilon Azevedo, Oscarito.
Moça resolve se suicidar, mas antes quer aproveitar seus últimos momentos de maneira intensa.
Classificação indicativa – livre.

sex 26
18h30 – Extra – Delírios de um anormal de José Mojica Marins. Brasil, 1978. Com José Mojica Marins, Jorge Peres, Magna Miller. 83’.
Psiquiatra é aterrorizado por pesadelos, onde Zé do Caixão tenta roubar sua esposa para gerar com ele um filho perfeito.
Classificação indicativa – 18 anos.

sab 27
16h – Raoul Peck – O Homem nas docas (L’homme sur le Quais) de Raoul Peck. França/Canadá, 1992. Com Jean-Michel Martial, Jennifer Zubar. Legendas em português, 105’. Cópia em DVD.
Através da história de uma jovem menina haitiana, Raoul Peck evoca a ditadura de François Duvalier.
Classificação indicativa – 16 anos.

18h – Raoul Peck – Moloch Tropical de Raoul Peck. França, 2009. Com Sonia Rolland, Zinedine Soualem. Legendas em português. 106’.
Jean de Dieu Théogène, presidente do Haiti, vive cercado por sua mulher e seus colaboradores. Recluso em um palácio, o presidente observa uma rebelião popular tomando forma.
Classificação indicativa – 16 anos.

dom 28
16h – Extra – El dia que me quieras de John Reinhardt. Argentina, 1935. Com Carlos Gardel, Rosita Moreno, Titu Lusiardo. Legendas em português, 80’.
Filho de um empresário vive modestamente como cantor de tango, e está com sua esposa muitíssimo enferma.
Classificação indicativa – 12 anos.

18h – Raoul Peck – O Lucro e nada do outro (Le Profit et rien d’autre ou: réflexions abusives sur la lutte des classes) de Raoul Peck. França/Bélgica, 2000. 57’.
Documentário. Como o mundo vê Port-à-Porter, pequena cidade do Haiti reduzida a ruína e a decomposição social? Como as potências do Ocidente se colocam frente à situação da cidade?
Classificação indicativa – 16 anos.

Esta programação conta com cópias da Embaixada da França no Brasil, Cinédia e Cinemateca do MAM.

fonte: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário