sábado, 30 de março de 2013

"CÉU SOBRE CHUVA OU BOTEQUIM", DE GIANFRANCESCO GUARNIERI, COMEMORA 40 ANOS COM NOVA MONTAGEM E DIREÇÃO DE ANTONIO PEDRO BORGES


Céu sobre Chuva ou Botequim


CÉU SOBRE CHUVA ou BOTEQUIM, de Gianfranceso Guarnieri (1934-2006), comemora neste ano 40 anos de sua primeira - e única - montagem. A peça fez sucesso nos anos 1970, tendo a cantora Marlene à frente de um elenco dirigido por Antonio Pedro Borges, que depois de quatro décadas volta ao texto, agora dirigindo os atores Xando Graça, Marcia do Valle, Andrea Dantas, Rogério Freitas, Nil Neves, Marcelo Dias, Vandré Silveira, Dai Bomfim, e os músicos Fabinho d'Lélis e Luciano Moreira. As músicas, com letras de Guarnieri e melodias, então compostas por Toquinho, recebem agora nova versão de Gabriel Moura, com direção musical de Marcelo Alonso Neves.

Há mais de dez anos, um texto de Guarnieri não é encenado no Rio de Janeiro. O projeto de trazer "CÉU SOBRE CHUVA ou BOTEQUIM" de volta aos palcos foi idealizado pela atriz e produtora Márcia do Valle, que convidou o mesmo diretor, Antonio Pedro Borges, para remontá-la, ampliando assim a importância e a dimensão histórica desta nova montagem. O recorte atual se concentra nos aspectos humanos e universais dos personagens. A peça se mantém bastante atual e segue confrontando as questões essenciais do homem - hoje compreendidas como conflitos menos visíveis e evidentes do que os de quatro décadas atrás.

Céu sobre Chuva ou Botequim

O espetáculo é uma das produções brasileiras mais importantes da década de 70. A peça, então, representava uma metáfora da situação política do país e também uma imagem do próprio teatro, fortemente censurado e perseguido durante a repressão política e social da época. O elenco de 1973 era formado pela cantora Marlene e pelos atores Oswaldo Louzada, Ivan Cândido, Andre Valli, Isolda Cresta, Paschoal Villaboim, Eduardo Tornaghi, Octavio Cesar, Tahia Perez, Toninho Vasconcelos, Jorge Chaia e Alvim Barbosa.

Sinopse:

A ação se passa em um botequim, onde os personagens se encontram confinados devido a uma tempestade incessante. Todos estão alheios ao que realmente se passa lá fora, pois nenhum meio de comunicação noticia os acontecimentos. Inicia-se um clima de ansiedade e espera, onde todos começam a beber compulsivamente, expondo suas verdades mais secretas. A partir de um dado momento, se instaura a festa em lugar do desespero, o que faz de cada personagem a expressão crítica de um determinado comportamento diante da situação adversa.


Serviço

                       Céu sobre Chuva ou Botequim

Temporada: até 5 de maio de 2013 - quinta a domingo, às 19h
Local: Teatro do Centro Cultural Correios 

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 20 e R$10 (meia entrada)
Bilheteria: (21)2219-5165, de 4ª a domingo, das 15h às 19h
Classificação etária: 14 anos
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios


fonte: Centro Cultural Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário