quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TEM ARTE NOVA NA LAPA! CONHEÇAM A TATLIN - LOJA DE AÇÃO ESTÉTICA E SUA PROGRAMAÇÃO CULTURAL


TATLIN MOVIMENTA O OFF LAPA EM JANEIRO

  • Dia 26, show-versa de Dacosta
     
  • Dia 28, leitura de Renato Rezende 
     
  • Dia 30, encerramento da exposição de Silvio Barros e

    palestra de Roberto Mosca Junior

Exposição de arte, leituras e discussões filosóficas. Os moradores da área aos poucos vêm se acostumando com a nova vizinhança. Situada no final da rua Riachuelo, perto da rua Frei Caneca, a Tatlin - Loja de Ação Estética vem trazendo para a região chamada de Off Lapa um público diferente. Depois da inauguração da galeria de arte, em dezembro, da leitura da obra de Elisa Lispector e do grupo de discussão de Nietzsche, as próximas atrações de janeiro já estão programadas. No dia 26, às 17h, a Tatlin apresenta o “Sábado Dacosta”. No dia 28, a pedida é a leitura de “Noiva”, poema performático de Renato Rezende. No dia 30, às 21h, haverá o encerramento da exposição do artista visual Silvio Barros, com palestra do sociólogo Roberto Mosca Junior sobre Joe Sacco. Tudo com entrada franca.

No dia 26, o artista visual, músico, compositor, cineasta, ator e poeta, Alexandre Dacosta fará na Tatlin seu show-versa. Trata-se de uma apresentação inusitada com canções feitas para objetos, do CD-livro ADJETOS, e com as poesias visuais do livro [tecnopoética]. Numa conversa bem humorada, Alexandre, com sua viola de 10 cordas, canta suas canções inventivas e originais e exibe seis vídeos conceituais com imagens e músicas realizados especialmente para a apresentação.

Conheçam o site do artista Alexandre Dacosta.

No dia 28, às 20h30, é a vez do escritor Renato Rezende fazer a leitura de seu poema performático “Noiva” (Azougue Editorial, 2008). Sem a necessidade de se formatar, a escrita de Renato Rezende, autor premiado pela Biblioteca Nacional, nesse impactante livro ruma para uma dissolução entre as fronteiras da prosa e da poesia. Pela característica inovadora de sua escrita, Noiva tornou-se um livro cult.

No dia 30 de janeiro, às 21h, o artista multimeios Silvio Barros encerra sua exposição “Um Mundo Inteiro de Novos Dias”, com palestra do sociólogo Roberto Mosca Junior sobre o quadrinista Joe Sacco e seu livro “Palestina”. A mostra teve início no dia 12 de dezembro, marcando a abertura da Tatlin. Na galeria, Barros apresenta dois objetos em aço e dez obras de pintura em suportes variados. O trabalho de Silvio expressa elementos de sua formação como filósofo, em cinco diferentes eixos. A palestra de Mosca Junior fala sobre o trabalho do artista norte-americano Joe Sacco, apontado como criador de um novo gênero, a reportagem em quadrinhos, tratou do conflito Israel-Palestina.

A Tatlin - Loja de Ação Estética extrapola os limites de uma galeria de arte, unindo filosofia, poesia, literatura, educação e artes visuais num mesmo espaço. Segundo Silvio Barros, idealizador do espaço, a proposta é repensar o modelo de galeria existente hoje. Comercializar arte é apenas um dos objetivos da casa. A ideia é que a galeria se firme como um espaço não convencional para a troca de ideias e criação artística, também com um cunho educacional e de inclusão social. A Tatlin - Loja de Ação Estética está instalada num casarão de dois andares, na esquina das ruas do Riachuelo e do Senado. Além da loja, com 80 m2, o casarão todo reformado abriga ateliês e escritórios de design.

SERVIÇO
26/01, 17h – Sábado Dacosta
28/01, 20h30 – Leitura de “Noiva”, poema performático de Renato Rezende
30/01, às 21h – Encerramento da exposição “Um Mundo Inteiro de Novos Dias”, de Silvio Barros

Local: Tatlin - Loja de Ação Estética
End.: Rua do Senado, n° 338 
(esquina com rua do Riachuelo, n° 404) - Lapa/RJ
Tel.: (21) 9176-5806
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 13h às 20h
Grátis
fonte: Tatlin - Loja de Ação Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário