sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CINESUL 2013 INSCREVE PARA SUA 20ª EDIÇÃO, ATÉ DIA 01/03/2013

Cinesul 2013 inscreve para sua 20ª edição 
até dia 1 de março


Vitrine para a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa e espanhola, o Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – está com as inscrições abertas para a sua 20ª edição. Até dia 1º de março, produtores e realizadores podem inscrever seus longas, médias e curtas-metragens no evento que acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 16 de junho. 

Participam da competitiva obras em qualquer suporte, tanto ficção quanto documentários, divididos nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e média-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos devem ter sido finalizados entre 2011 e 2013 e não podem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito e não tenha sido selecionado, pode participar novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador. O Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Cinemateca do MAM, entre outros.

As inscrições vão até o dia 1º de março e deverão ser feitas diretamente no site Cinesul no formulário indicativo e as obras (a cópia do filme ou do vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4) enviadas pelo correio. O endereço é Pulsar Artes & Produção /Cinesul 2013 (Rua Senador Dantas, n° 29 sala 34.– CEP: 20031-202 - Rio de Janeiro – Brasil).

O resultado da seleção para as mostras competitivas e temáticas será comunicado a todos os participantes a partir do dia 30 de abril em Festival Cinesul. O regulamento completo está disponível no site do festival


A História do Cinesul

O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2012 competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens - oito documentários e nove de ficção - e 52 médias e curtas-metragens - 23 documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240 produções. Do Brasil foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

O filme português “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, foi escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 19ª edição do Cinesul. “Carta para o futuro” – uma coprodução entre Brasil, Portugal e Alemanha –, de Renato Martins; e “Maria en tierra de nadie”, de Marcela Zamora, coprodução de El Salvador e México dividiram o prêmio oficial de melhor documentário. Ainda nesta categoria, o espanhol “La Plaza”, de Adriano Morán, levou menção honrosa.

Na categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os filmes de ficção foi “Les Bessones del Carrer de Ponent”, da Espanha, dirigido por Marc Riba e Anna Solanas. Entre os documentários, o premiado foi “Diálogos”, filme brasileiro dirigido por Alice Riff. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Nuvem”, de Basil da Cunha, uma coprodução Portugal/Suíça, e para o colombiano “Benjamín en Tecnicolor”, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio. O brasileiro “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini, ganhou menção honrosa na categoria documentário.

No voto popular, os vencedores foram a ficção “La Sublevacion”, coprodução Brasil/Argentina, de Raphael Geyer Aguinaga; e o documentário espanhol “Los Ojos de la Guerra”,  de Roberto Lozano Bruna. No Videosul foram premiados os brasileiros “Cárcere Privado”, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski, e “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, de Werinton Kermes, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário