terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TEATRO DE HORROR É A NOVIDADE DE JANEIRO NA CAIXA CULTURAL RIO

Companhias Vigor Mortis de Curitiba e Thrillpeddlers 
de San Francisco comandam espetáculo triplo 
com direito a filme longa-metragem


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, o espetáculo Vigor Mortis – Debutante Sangrenta, montagem teatral da Companhia Vigor Mortis, de Curitiba, em parceria com a companhia americana Thrillpeddlers, de San Francisco (Califórnia, EUA). O projeto, que comemora o 15º aniversário da companhia paranaense, apresenta três peças curtas e o filme Morgue Story – Sangue, baiacu e quadrinhos”, na mesma noite, promovendo um resgate da dramaturgia e da tradição do Grand Guignol, o célebre teatro de horror da Belle Époque parisiense.

A primeira peça, O Sistema do Dr. Betume, encenada pelo elenco da Vigor Mortis, faz uma releitura do clássico “Le Système du Docteur Goudron et Professeur Plume”, uma adaptação do conto satírico de horror de Edgar Allan Poe. A segunda, Penny's Guide to Teen-age Charm and Popularity, encenada pelos americanos Kara Emry e Eric Wertz, é um espetáculo de fetiche sadomasoquista, cujo texto é emprestado de um guia real publicado na década de 1950, o qual orientava as garotas daquela época para serem mais charmosas e populares.

Já a terceira peça, Um Par Torto, é uma adaptação de Paulo Biscaia Filho, cuja montagem foi apresentada originalmente no “Shocktoberfest 2012”, evento anual promovido pela Companhia Thrillpeddlers, em San Francisco, para celebrar o estilo Grand Guignol. A peça narra as obsessões de dois cientistas, na década de 1950, que buscam sucesso acima da sabedoria. Suas obsessões levarão à morte dois campeões brasileiros de remo. Integrando atores e atrizes de ambas as companhias, a adaptação de “The Twisted Pair”, de Rob Keefe, é bilíngue e apresenta legendas em português.

O filme “Morgue Story – Sangue, baiacu e quadrinhos” será apresentado antes das peças. A produção é o primeiro longa-metragem do grupo, dirigido por Paulo Biscaia Filho. O filme será apresentado, de sexta-feira a domingo, a partir das 17h. Após intervalo de 40 minutos, às 19h, as peças serão encenadas. Todas as atrações poderão ser vistas com um único ingresso.

Vigor Mortis

Com espetáculos impactantes, a companhia se estabeleceu como uma das mais profícuas e criativas do país. O grupo já se apresentou em diversos festivais de teatro brasileiro (FILO, Riocenacontemporanea e Festival de Curitiba) e também nos Estados Unidos. Além do sucesso no teatro, a Vigor Mortis também faz sucesso no cinema. A adaptação de “Morgue Story – Sangue, baiacu e quadrinhos” já conquistou oito prêmios internacionais, incluindo o de Melhor Filme de Horror, no Swansea Film Festival, no País de Gales.

Thrillpeddlers 
 
A companhia tem apresentado um tipo único de teatro de horror e fetiche, em São Francisco (EUA), desde 1991. Sob a direção de Russell Blackwood, os Thrillpeddlers estão comprometidos continuamente em traduzir, adaptar e produzir peças clássicas do Grand Guignol, além de produzir outras montagens inspiradas pelo gênero. Em 2008, os Thrillpeddlers abraçaram outro gênero teatral com remontagens de peças do Teatro do Ridículo. Naquele mesmo ano, foram convidados a se apresentar no New York City’s Howl Festival, com a produção de “Theodora”, “She-Bitch Of Byzantium” e “Pearls Over Shanghai”, montagem que posteriormente fez temporada de mais de dois anos na cidade natal da companhia. Anualmente, os Thrillpeddlers realizam o Shocktoberfest.


Ficha técnica

Direção: Paulo Biscaia Filho e Russel Blackwood
Textos: Paulo Biscaia Filho e Rob Keefe.
Iluminação: Raphael Cassou
Elenco: Vigor Mortis: Leandro Daniel Colombo, Clara Serejo, Rubia Romani, Carolina Fauquemont e Marco Novack – Thrillpeddlers: Russel Blackwood, Flynn de Marco, Kara Emry e Eric Wertz
Filme: “Morgue Story - Sangue, Baiacu e Quadrinhos” (Roteiro e direção: Paulo Biscaia Filho. Elenco: Leandro Daniel Colombo, Mariana Zanette e Anderson Faganello

Serviço

 Projeto Vigor Mortis – Debutante Sangrenta

Duração: 90 minutos
Data: 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Classificação etária: 18 anos
Filme Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos 
Data: 1º a 3 de fevereiro de 2013 (sexta-feira a domingo)
Horário: 17h
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Anexo – Centro (Metrô: Próximo à estação Carioca)
Telefone: (21)2262-8152
Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábado e domingo, das 15h às 20h
Lotação máxima: 388 lugares (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário