terça-feira, 3 de setembro de 2013

2° ENCONTRO DE TEATRO CHILENO SERÁ REALIZADO NA SEDE DAS CIAS., COM ESPETÁCULOS E OFICINAS

Sede das Cias
apresenta

2º Encontro de Teatro Chileno

De 7 a 29 de setembro

 Romeo e Julieta comicamente trágica

A partir de 7 de setembro a Sede das Cias recebe o 2° Encontro de Teatro Chileno. O evento nasceu do interesse da companhia Teatro Pequeño Clan de se encontrar com seus colegas chilenos fora do país com o objetivo de difundir a arte teatral chilena. O encontro também proporciona um intercâmbio cultural com grupos locais, criando redes de contatos para futuros trabalhos e parcerias. 

O Encontro terá a participação das companhias Teatro Del Oráculo, Alamala Teatro, Teatro Pequeño Clan e La Máquina Teatro. Os grupos apresentarão peças, oficinas, mesas abertas com o público e debates com a comunidade teatral carioca. É a primeira vez que o evento acontece no Rio de Janeiro.

A primeira edição do evento se realizou na cidade de Cali, Colômbia, em novembro de 2002. Nessa oportunidade participaram as agrupações Tryo Teatro Banda, a agrupação Colombo-chilena Maguey e a companhia organizadora Teatro Pequeño Clan; realizando um total de 20 apresentações em diferentes espaços cênicos da cidade. Foram realizados três concertos musicais com os integrantes das companhias.


ESPETÁCULOS

“Mundo Mozart” 
Teatro del Oráculo

Ana María e Wolfgang Amadeus Mozart, dois irmãos e crianças prodígios, são introduzidos vertiginosamente em diferentes disciplinas da música, graças ao rigor e as ambições do seu pai Leopold, músico da corte do príncipe de Salzburgo. Quando o pai compreende que o incrível talento dos seus filhos lhe permite louvar a deus e ganhar grandes sumas de dinheiro, decide empreender uma tournée que durará três anos pelas principais cidades e cortes europeias do século XVIII.

Enquanto as crianças percorrem as cortes da época, com todo seu esplendor e decadência, vivem uma serie de experiências contraditórias de vida e morte. As viagens lhes permitem tocar, compor e crescer como músicos, no mundo cheio de magia e cumplicidade. Mas também, as viagens são uma experiência esgotadora e tortuosa. As crianças sofrem doenças e sentem a morte de perto, a mesma experiência de morte que antes levou aos seus três irmãos.

Wolfgang chega rapidamente ao sucesso e fama, mas Ana María, sua irmã mais velha e fonte primariam de inspiração, vai se perdendo no esquecimento e seu pai desterra-a do mundo da música, e seu lugar será a casa à espera de ser casada.


SOBRE O TEATRO DEL ORÁCULO

Teatro del Oráculo é uma agrupação teatral que vem desde o ano 2000 realizando um intenso trabalho formativo e criativo na cidade de Concepción, Chile. Tem realizado nove espetáculos teatrais que no Chile tem visto mais de cem mil espetadores. Aliás, tem desenvolvido aperfeiçoamentos (Butoh, Kathakali, Mimo Corporal Dramático, Contact Improvisação), intercâmbios criativos y participado em festivais internacionais na Bolívia, Argentina, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Alemanha e Índia.  

Visitem o site do Teatro del Oráculo.


SERVIÇO

DIAS 07, 08 e 09 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: sábado, domingo e segunda, às 20h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 70 min
Gênero: Teatro físico
Classificação Etária: 10 anos

  
“Romeo e Julieta comicamente trágica” 
Alamala Teatro

Um grupo de cômicos ambulantes mostra sua ultima criação. Estamos na época Isabelina, onde encontramos William Shakespeare fazendo um casting para sua obra “Romeo e Julieta” ante dois famosos atores desse período: Richard Burbagey e William Kempe. O jovem autor intenta convencê-los a montar a obra no teatro o Globo, mas a própria peça começa a tomar vida, no meio de contínuas equivocações, erros e mal entendidos. O Teatro no teatro passa a ser, então, um encontro, ou desencontro, com o amor e o destino fatal do casal com maior sucesso da literatura mundial.

“Romeo e Julieta comicamente trágica” é uma homenagem à tradição teatral da comedia ambulante. Por isso, é uma montagem burlesca misturando os textos originais com as bufonadas do cômico, e destacando o contraponto de “um bom teatro shakespeariano” com a hilaridade do denominado “teatro de desastres”, onde qualquer coisa pode acontecer.


SOBRE A ALAMALA TEATRO

Desde o início (2002) a companhia tem procurado a forma de falar a um público comum através do riso. Como os antigos cômicos ambulantes, vão com as tramas, os personagens e a cenografia às ruas, abrindo alternativas de encontro com esse público que precisa da comédia, mas ao mesmo tempo precisa ver-se refletido com suas contradições e limites. Assim, utilizam tragédias de Shakespeare com o fim de descontextualizá-las e situá-las dentro de uma dinâmica absurda, delirante, cômica.

O trabalho baseia-se na improvisação, na cultura popular cômica, na relação direta com o espectador e na contingência. Pesquisam o bufão, a commedia dell´arte e o clown, que ajudam na procura de uma linguagem teatral própria. 

Visitem o site da Alamala Teatro.
  

SERVIÇO

DIAS 14, 15 E 16 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: sábado, domingo e segunda, às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Comédia
Classificação Etária: 10 anos


“Seis Máscaras à procura do amor” 
Teatro Pequeño Clan

Espetáculo unipessoal cômico, musical, gestual, inspirado na commedia dell ´arte.  Autoplágio do Teatro Pequeño Clan. Um único ator interpreta três máscaras clássicas (Dottore, Namorado, Tartaglia) e três máscaras atuais (O Bêbado, O Pastor, O Marrento), as quais se encontram num tema só: o amor. A atuação é combinada com música usando diferentes instrumentos, canto e dança.


SOBRE O TEATRO PEQUEÑO CLAN

A companhia nasce em 1998 com a intenção de pesquisar a commedia dell´arte como base para desenvolver projetos artísticos, com o objetivo de encontrar uma linguagem teatral que permita expressar-se. Criam os espetáculos “Os Enredos de Arlecchino”, “Casos de Amor e Outros Demônios”, “Morro Pelao”, “Colombina Apaixonada” e “Chapeuzinho Ecológico”. Com seus espetáculos tem participado em festivais internacionais na Colômbia, Espanha, Peru e Chile. Organizador do 1° Encontro de Teatro Chileno em Cali Colômbia (2002) e do 2° no Rio de Janeiro Brasil (2013).  

Visitem o site do Teatro Pequeño Clan.


SERVIÇO

DIAS 21, 22 E 23 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: sábado, domingo e segunda, às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Comédia
Classificação Etária: 10 anos

  
“Yo, Manuel” 
La Máquina Teatro

A ação dramática gira ao redor dos últimos momentos de vida de Manuel Rodríguez, importante figura da independência chilena. Manuel regressa ao Chile atual para perguntar pelo filho, que não chegou a conhecer. Ao mesmo tempo, é interpelado pelo próprio ator que o interpreta, por outros personagens históricos e por si mesmo, desarticulando assim as circunstâncias de seu assassinato, as razões que o motivaram a lutar pela independência chilena e o desejo irrefreável de conhecer o seu herdeiro.


SOBRE LA MÁQUINA TEATRO

A companhia nasceu em 2001 com “Três vezes Antígona”, obra experimental. Em 2002 apresentou “La esclusa”, do autor francês Michel Azama. Em 2004, junto com o apoio da Aliança Francesa, estreia sua primeira obra para público familiar “Carta al Principito”, baseada em “El Principito” de Antoine de Saint Exupéry. No ano de 2006, com o patrocínio do Instituto Chileno Britânico de Cultura, cria e produz uma releitura do clássico de Oscar Wilde “El Gigante Egoísta”. Em 2007 estreia o espetáculo “El viaje de Colón”, adaptação do conto de Olaya Sanfuentes e Alejandra Vega. Em 2008 estreia “La niña y el león”. No ano de 2012  apresentam as peças “Capitán U” e “Yo, Manuel”, textos inéditos do diretor e dramaturgo do grupo, Cristián Ruiz.


SERVIÇO

DIAS 28 E 29 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: sábado e domingo*, às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Teatro histórico realista
Classificação Etária: 10 anos

*No domingo (29/08) haverá debate com o público após a apresentação.

 Teatro Pequeño Clan - "Seis Máscaras" 

OFICINAS 

Preços:
1 oficina:   R$ 120,00
2 oficinas: R$ 210,00
3 oficinas: R$ 290,00

Informações: claudiobarbas@gmail.com


“Metáfora do corpo em cena” 
Teatro del Oráculo

Orientador: Manuel Loyola Faúndez, diretor do Teatro del Oráculo.

Oficina de dramaturgia corporal onde se trabalharam princípios espaciais, físicos e compositivos para espetáculos centrados no corpo do performer em cena. Dirigido a atores, dançarinos e artistas cênicos interessados no tema.


SERVIÇO

DIAS 9, 10 E 11 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Horário: segunda, terça e quarta, às 10h.
Ingresso: R$ 120,00
Duração: 180 min
Classificação Etária: 17 anos


“Improvisando com Shakespeare” 
Alamala Teatro

Orientadores: Companhia Alamala Teatro.

A oficina tem como objetivo compartilhar com os participantes o processo criativo da companhia na realização de suas montagens, trabalhando técnicas de improvisação e estilos cômicos como a commedia dell´arte, o melodrama, joglar, bufão, e outros; mantendo um discurso reflexivo-crítico e popular. Isto se realizará através de jogos, dinâmicas e técnicas utilizadas pela companhia na releitura cômica-reflexiva de três tragédias de William Shakespeare.

Cada sessão se dividirá em três etapas: jogos dramáticos, treinamento psicofísico e trabalho criativo (texto).


SERVIÇO

DIAS 16, 17 E 18 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Horário: segunda, terça e quarta, às 10h.
Ingresso: R$ 120,00
Duração: 180 min
Classificação Etária: 17 anos


“O Zanni da commedia dell’arte” 
Teatro Pequeño Clan

Orientador: Claudio Barbas, diretor do Teatro Pequeño Clan.

Oficina prática onde se conhecerá tecnicamente a gestualidade e comportamento do zanni da commedia dell´arte. Com base em vinte posições, os participantes irão aplicá-las em improvisações individuais e em grupo, por meio de diferentes lazzis.


SERVIÇO

DIAS 23, 24 E 25 DE SETEMBRO

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón 
(Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Horário: segunda, terça e quarta, às 10h.
Ingresso: R$ 120,00
Duração: 180 min
Classificação Etária: 17 anos

fonte: assessoria de imprensa

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ARTRIO CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DA GALERIA MÁRIO SEQUEIRA, DE PORTUGAL

A renomada galeria de Portugal participa pelo terceiro ano da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro, apresentando novos e consagrados artistas. 

A ArtRio acontece de 5 a 8 de setembro

 JULIAN OPIE - Walking in Mumbai

A Galeria Mário Sequeira estará na ArtRio, Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro, no Píer Mauá (Armazém 3), de 5 a 8 de setembro. Instalada em Braga, Portugal, a galeria se dedica à arte contemporânea, e este ano apresentará na ArtRio 18 obras recentes e muito significativas de José Bechara (brasileiro), Manuel Caeiro e Baltazar Torres (portugueses), Luís Coquenão (angolano), Jason Martin e Julian Opie (ingleses) e Franz West (austríaco). Estarão à venda ainda telas da dupla Muntean (austríaco) e Rosenblum (israelense), artistas que trabalham em colaboração.

A Mário Sequeira atingiu reconhecimento internacional, com importantes exposições e a representação de pintores e escultores consagrados e também de jovens artistas. Entre as obras que se destacarão no conjunto que a renomada galeria portuguesa irá expor na feira está ‘Gold Tondo Nº 2’, de Jason Martin. O recente trabalho do artista é coberto com folha de ouro 24 quilates e será apresentado pela primeira vez. Também merecem atenção a obra ‘Sisyphos III’, de Franz West, considerado um dos maiores artistas da atualidade, falecido recentemente; e ‘Walking in Mumbai’, de Julian Opie, que tem grande projeção mundial.

A Mário Sequeira participa da ArtRio desde a sua primeira edição, em 2011. Os colecionadores brasileiros nos conhecem bem e aguardam as obras que a galeria apresenta. O Brasil e a Espanha são os nossos principais mercados, analisa o galerista Mário Sequeira.

 JOSÉ BECHARA


ENTRE O CONSAGRADO E O NOVO

A Mário Sequeira foi inaugurada em 1994. A galeria está situada na cidade de Braga, em Portugal, numa antiga quinta. São dois prédios: um edifício do século XIX, com duas amplas salas, e um belíssimo espaço contemporâneo, projeto do arquiteto Carvalho Araújo, construído no ano 2000.

A galeria dedica-se principalmente à apresentação de exposições de arte contemporânea de artistas internacionais consagrados. Apresentou, entre outras, as primeiras mostras individuais em Portugal de Andy Warhol, Alex Katz, Richard Long e Franz West. 

Os jovens artistas são outro foco importante, muito dos quais em carreira ascendente e referendados por críticos internacionais.  A galeria também organiza conferências sobre temas relacionados às artes plásticas e promove concertos de jazz. 

 JOSÉ BECHARA


SERVIÇO

Galeria Mário Sequeira – Armazém 3

ArtRio

Data: 05 a 08 de setembro de 2013
Local: Píer Mauá
Endereço: Av. Rodrigues Alves, n° 10 – Praça Mauá – Rio de Janeiro
Horário de visitação: 13h às 21h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
 
fonte: assessoria de imprensa

CENTRAL ELETRÔNICA DE REGISTRO CIVIL PERMITE REQUERER CERTIDÃO DO REGISTRO DE NASCIMENTO, CASAMENTO, ÓBITO E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS EM QUALQUER CARTÓRIO DE RCPN DO ESTADO DO RJ

A Corregedoria Geral da Justiça reuniu, na segunda-feira, 24/06/13, todos os Registradores Civis do estado para apresentar mais um serviço desenvolvido em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ARPEN-RJ) e Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (ANOREG-RJ). Trata-se da Central Eletrônica de Registro Civil (CRC), que entrará em funcionamento a partir de 01 de Julho de 2013, prevista no Provimento da CGJ n°37/2013.

O sistema oferecerá ao usuário fluminense a possibilidade de solicitar certidão do Registro de Nascimento, Casamento, Óbito e de Interdições e Tutelas em qualquer cartório de RCPN do estado. Dessa forma, a solicitação não precisará mais ser feita exclusivamente no cartório onde foi feito o registro. Isto é, se o registro de casamento foi feito em Campos dos Goytacazes, por exemplo, o interessado poderá obter uma certidão em qualquer cartório de RCPN situado em todo o estado do Rio de Janeiro. E, mais à frente, a CRC estará interligada com outros estados da Federação, permitindo a obtenção de certidões provenientes de cartórios de RCPN de outras localidades do país. Também tem como meta futura possibilitar que o usuário solicite através dainternet a certidão e retire no cartório mais próximo de sua residência.

Para o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e magistrado à frente do projeto, Dr. Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, a Central representa mais um passo alcançado com muito afinco, apesar das dificuldades, fruto da criatividade e comprometimento dos envolvidos e da cooperação dos registradores. O trabalho dos Registradores Civis está diretamente ligado ao exercício fundamental da cidadania, disse o juiz. Ele explicou que a criação da Central Eletrônica de Registro Civil foi facilitada já que um sistema desenvolvido pela Arpen-RJ interligou todos os cartórios do estado permitindo a comunicação de qualquer ato entre eles por meio eletrônico. O sistema que entrou em funcionamento em julho do ano passado, tornou a comunicação por meio eletrônico obrigatória assim como será igualmente indispensável que os registradores utilizem a nova ferramenta da Central de Certidões, atendendo as solicitações feitas remotamente.

O 2° Vice-Presidente da ANOREG, Luiz Manoel dos Santos, lembrou que o sistema de interligação foi desenvolvido com foco nas Unidades Interligadas, projeto estipulado pelo Conselho Nacional de Justiça através do Provimento 13/2010, prevendo que em todas as unidades hospitalares e maternidades do país tenha um registrador civil para promover os registros. Somos o estado mais avançado em relação ao projeto Unidades Interligadas, os únicos no Brasil hoje a possibilitar que uma criança que nasça no estado seja registrada em qualquer domicilio do Rio de Janeiro, disse Luiz Manoel, esclarecendo que os postos de RCPN nas maternidades estão aptos a fornecerem a certidão de nascimento no local, pelo sistema online, ainda que o registro de nascimento esteja sendo feito em Serviço de RCPN situado no lugar de residência dos pais, como em outro Município.

O Vice-Presidente da ARPEN-RJ, Humberto Monteiro da Costa, se referiu ao projeto como um marco na história do Registro Civil Fluminense. Saímos daquele estágio que cada um tem seu acervo isolado para uma rede interligada de informações, estendida por todo o estado do Rio de Janeiro e distritos onde exista cartório de registro civil. Com isso, o acesso do cidadão ao nosso serviço melhorará e o mesmo será prestado de modo mais adequado e eficiente.

O Juiz Auxiliar da CGJ, Dr. Sérgio Ricardo, ressaltou algumas conquistas alcançadas com a parceria entre as três instituições como a reestruturação da tabela de reembolso dos atos gratuitos, a lei que criou a FUNARPEN, que cria o Fundo de Apoio aos Registradores das Pessoas Naturais como fonte de custeio dos atos gratuitos praticados pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro, a implementação de seis postos de RCPN em maternidades atendendo ao projeto das Unidades Interligadas, a criação do sistema que torna a comunicação eletrônica entre os cartórios, entre outros.

fonte: site da Anoreg-RJ

domingo, 1 de setembro de 2013

O SENADO FEDERAL E A UFMG LANÇAM NOVO CURSO À DISTÂNCIA, SEM TUTORIA

O Senado Federal e a UFMG lançam, em parceria, novo curso a distância, sem tutoria: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO.



fonte: ILB

SEDE DAS CIAS., NA LAPA, RECEBE O ESPETÁCULO "NÃO HÁ MELHOR LUGAR DO QUE A NOSSA CASA"

Sede das Cias
apresenta

Não há melhor lugar do que a nossa casa

De 04 de setembro a 03 de outubro na Sede das Cias

Laços familiares é a matéria-prima do espetáculo de estreia da Cia em Obra, com direito a música ao vivo e engenhosa movimentação cênica


A partir do dia 04 de setembro a Sede das Cias recebe a Cia em Obra para estrear seu primeiro espetáculo. A peça, Não há melhor lugar do que a nossa casa, que aborda a importância da família, do afeto, do aconchego doméstico, tem texto e direção de Pedro Emanuel, jovem representante de uma nova geração nos palcos cariocas, recém-saída da faculdade (no caso, o curso de teatro da UniverCidade), e já atuante ­– um time que joga nas onze, atuando, dirigindo, produzindo, levantando seus projetos autorais.

Em cena, um casal recém-casado chega à sua nova casa e toma consciência de que o amor não é suficiente para levar adiante a relação. No mesmo espaço físico, três irmãos, que seriam a projeção dos filhos que esse casal, diante do distanciamento iminente, não será capaz de ter.  Esses irmãos procuram uma pista, algum documento que comprove a existência de seus pais, explica o autor e diretor, que para o seu ‘debut’ em palcos profissionais como dramaturgo buscou inspiração em sua própria família. Lembro de ficar olhando fotos do casamento dos meus pais e nunca fui capaz de entender como aqueles jovens, tão felizes naquelas imagens, iriam, no futuro, acabar se separando. Não houve culpados, apenas pessoas apaixonadas incapazes de sustentar as amarras que o matrimônio impunha a elas, analisa Emanuel.

O autor e diretor tem como meta investir em novos textos acerca da composição do universo familiar e está em cartaz, como ator, no espetáculo ‘Memória Inventada no Sonho de Alguém’ (em cartaz de 11 a 29 de setembro no Tempo Festival, que ocupa o Teatro Glaucio Gill).

A encenação busca a sensação do vínculo afetivo, remetendo a imagens, sensações e memórias. A família sempre foi algo que me inquietou. Seu poder e sua influência na vida de um indivíduo. Na peça, o que acontece é que os irmãos são praticamente uma extensão do casal, uma projeção deste desejo de maternidade. Ao longo da narrativa, percebe-se que tanto os irmãos, quanto o casal, coabitam o mesmo espaço físico, a mesma casa, mas em tempos diferentes, em lógicas diferentes, e ainda assim simultaneamente. Para ele, o espetáculo trata essencialmente da dependência direta que há entre os membros de um núcleo familiar, principalmente, no núcleo mais estreito que a peça aborda: pais e filhos.

Ícaro Salek vive Claudio, o marido, figura que, de tanto se ausentar de casa, acaba obrigando a mulher, Elisa (Marcéli Torquato) a viver uma interminável espera. Iuri Krushewsky vive Paulo, o filho mais velho, empenhado em vender a casa após o sumiço dos pais; Julia Mendes interpreta Gisele, a filha mais nova, ainda esperançosa da volta dos progenitores; por fim, Eduardo Parreira dá vida a Daniel, o atordoado filho do meio. A cena apresenta as fantasias e expectativas de um casal ao entrar em sua nova casa até a degradação de seu matrimônio, com o definhamento deste casamento. Os irmãos, possíveis filhos, se distanciam de qualquer possibilidade de existir, explica o diretor.

  
Movimentação cênica e desenhos de luz

Um dos diferenciais do espetáculo é a direção de movimentos. Em cena, vê-se uma coreografia de gestos simples e desenhados, que ganham um caráter de dança através das repetições. Outros dois fatores chamam atenção: os desenhos de luz e os movimentos do cenário. Concebido e produzido por Cadu Mader, o cenário possui seis tapumes que se movimentam durante todo o espetáculo: eles compõem essa articulação com a dança, com paredes incógnitas que dominam o espaço e respondem espontaneamente aos personagens de acordo com sua vontade e o desenvolvimento da trama.

Criados por João Gioia, os desenhos de luz trabalham basicamente com sombras e perspectivas pouco cotidianas: uma atmosfera de suspense, que revela e esconde os personagens que trafegam por esta casa.  No fim do ano passado, o espetáculo cumpriu curta temporada no Teatro Gonzaguinha, no Centro, dentro da mostra Vem! A peça integrou o projeto Incubadora, iniciativa que viabiliza a produção artística do cenário alternativo.


Música ao vivo em cena

O espetáculo conta com música executada ao vivo, a partir de trilha original composta por Mario Terra, Alexandre Velosso, Liebert Rodrigues e Zeca Richa.


SOBRE A CIA EM OBRA

A companhia, formada há um ano durante os preparativos para a encenação de ‘Não Há Melhor Lugar do que a Nossa Casa’, reúne os atores Eduardo Parreira, Julia Mendes, Mario Terra, Pedro Casarin, Pedro Emanuel e Zeca Richa, egressos do curso de teatro da UniverCidade.


SINOPSE

A cena apresenta os episódios de um casal recém-casado, desde a origem de suas fantasias e expectativas ao entrar em sua nova casa até a degradação de seu matrimônio; simultaneamente é exposta a saga de três irmãos, em busca de algum documento que revele seus sobrenomes e o paradeiro de seus pais.


SERVIÇO

Temporada: de 04 de setembro a 03 de outubro

Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro 12 – Lapa)
Informações: 2137-1271.
Horário: quartas e quintas, às 20h
Ingressos: R$20,00
Bilheteria: a partir das 19h
Classificação: 12 anos
Capacidade: 60 lugares
Duração: 60 minutos

  
FICHA TÉCNICA

Texto: Pedro Emanuel, em parceria com Ana Carolina Bradilli
Direção: Pedro Emanuel
Elenco: Eduardo Parreira, Ícaro Salek, Iuri Kruschewsky, Julia Mendes e Marcéli Torquato
Iluminação: João Gioia
Cenário: Cadu Mader
Figurinos: Tiago Ribeiro
Trilha sonora: Alexandre Velosso, Liebert Rodrigues, Mario Terra e Zeca Richa
Músicos em cena: Mario Terra e Zeca Richa
Costureira: Lu
Realização: Cia em obra e Projeto VEM!
Produção: Luisa Barros
Assessoria de imprensa: André Gomes 
Fotógrafa:  Aline Macedo

fonte: assessoria de imprensa

PRIMEIRO SÁBADO DA BIENAL DO LIVRO 2013 MOSTRA A FORÇA DA JUVENTUDE LEITORA

Nicholas Sparks, Thalita Rebouças e Carolina Munhóz reuniram milhares de fãs em tarde que recebeu ainda Laurentino Gomes e Matthew Quick

A juventude leitora foi o maior destaque do primeiro sábado da XVI Bienal do Livro Rio. Já no começo da manhã, mais de mil fãs aguardavam pela chegada do romancista Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos no mundo. O encontro, no Auditório Rachel de Queiroz, previsto para durar entre 12h e 14h, começou antes do horário marcado e se estendeu até o fim da tarde. Em um clima de beatlemania, cerca de dois mil leitores saíram do Riocentro com autógrafos em exemplares de best-sellers como “Noites de tormenta”, “A última música”, “Querido John” e “Diário de uma paixão”. Sparks fez questão de atender a todos, respondendo sempre com um “obrigado”, em português.

“Ele é perfeito, é muito lindo. A mulher dele deve ser a mais amada do mundo, já que seus livros são tão românticos”, disse a estudante Maria Eduarda Souza, de 15 anos, que veio da cidade de Valença apenas para conhecer o ídolo. Também bastante emocionada, Bruna Cândida, de 25 anos, trouxe na mochila todos os livros do autor. “Sou muito apaixonada por ele. Acordei às 4 da manhã para encontrá-lo”, disse.

Além dos jovens, todos os públicos da Bienal foram contemplados neste sábado, com participações de nomes como Laurentino Gomes e Matthew Quick. Desde a quinta-feira de abertura (29/08/13), mais de 140 mil pessoas passaram pelo Riocentro. A Bienal do Livro Rio vai até 8 de setembro.


Ilustração, questões humanas e História

No Café Literário, a ilustradora alemã Julia Friese - parte da delegação do país homenageado desta edição -, a ilustradora brasileira Graça Lima e o escritor angolano Ondjaki se reuniram na mesa “Contar-mostrar uma história: assim nasce uma criança”, para falar ao público sobre suas trajetórias profissionais. No encontro, foram debatidos temas como o diálogo entre textos e imagens nos livros infantis e a relação entre autores e editores do setor. Os autores explicaram também suas técnicas e metodologias de trabalho. O debate foi mediado pela jornalista e tradutora Christine Röhrig.

“A parceria entre escritores e ilustradores muitas vezes se dá pela editora. Ela precisa ter um portfólio de ilustradores e saber qual deles tem o perfil da história. Mas deve haver um equilíbrio nesse casamento”, ressalta Graça Lima. “Ainda não tive problemas graves com os ilustradores e nunca achei que a ilustração fosse um mero adereço. É muito interessante quando começamos juntos a desenvolver uma ideia e vamos conversando, conversando”, afirma Ondjaki.

Em seguida, o Café Literário promoveu encontro entre o americano Matthew Quick - autor do sucesso "O lado bom da vida", que virou filme e recebeu oito indicações ao Oscar de 2012 - e os brasileiros Flavio Carneiro e Socorro Acioli, autores de livros que transitam entre os universos adulto e juvenil.

Sobre a tecnologia que aproxima escritor e leitor, Matthew afirmou: “O ofício do escritor é muito solitário, então gosto muito desse contato com o leitor, percebo que as pessoas entenderam o que eu escrevi.” Socorro complementou dizendo está sempre de olho no Facebook e no Twitter, e gosta de acompanhar os blogs literários. “Sou fã dessa turma, são meninas e meninos que leem uma quantidade absurda de livros e que nos dão um retorno sobre o nosso trabalho”.

Abordado sobre o início da carreira, Matthew contou que estava infeliz com a vida de professor e decidiu largar tudo para se dedicar à carreira de escritor. “Quando escrevi “O lado bom da vida” queria me salvar, estava deprimido”, disse. Para ele, “quando o leitor procura um livro está sempre buscando por questões humanas". 

O Café Literário também lotou para receber os escritores Laurentino Gomes - da trilogia “1808”, “1822” e “1889” - e Mary del Priore - do recém-lançado “Castelo de papel” - para a mesa “Fatos lendas e personagens da história brasileira”. Baseados em informações encontradas em correspondências familiares, os autores recuperam em suas obras parte da história do Brasil.

“Por meio das pesquisas em documentos oficiais e cartas da época pude construir os personagens históricos em suas intimidades. As cartas familiares são sensacionais. Lendo esses documentos descobri até que D. Pedro usava dentadura”, brincou Mary del Priore.

Segundo Laurentino Gomes, o misto de fatos históricos e acontecimentos íntimos de personagens do passado desperta o interesse do leitor. “Bebo da fonte dos historiadores, que fornece muitos detalhes importantes. No entanto, como jornalista, tenho que ser um abridor de portas e fazer com que as pessoas se interessem pela história do país. Os detalhes cotidianos fazem com que o leitor retenha os dados”, afirma.


Escritoras e fadas

Os jovens prestigiaram também o #acampamento na bienal, que recebeu a escritora e jornalista Carolina Munhóz, que chegou ao espaço com muita simpatia para um bate-papo sobre “Historias de fada para quem vive na selva pedra”. Ela conta que decidiu se tornar escritora em um período de dificuldades e depressão, quando teve um sonho revelador com uma fada, a inspiração para seu primeiro livro, “A fada”, pelo qual, aos 16 anos, recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro.

No Auditório Mário de Andrade, mais de 500 crianças e adolescentes disputaram as 340 senhas para o encontro entre a escritora Thalita Rebouças e o cartunista Mauricio de Sousa. “Não acredito que vou ver a Thalita de perto”, comemorava uma jovem na entrada do auditório. Durante o encontro, os autores falaram sobre a parceria que resultou no livro “Ela disse, ele disse: o namoro”, lançado nesta Bienal. Com ilustrações de Maurício, o livro mostra os personagens da Turma da Mônica, agora adolescentes, lendo o desenrolar da história de amor entre Leo e Rosa, personagens do livro “Ela disse, ele disse”, de Thalita. “Nossa parceria não poderia ter sido mais simples. Eu escrevia e mandava para o Maurício. Ele ilustrava e eu amava tudo o que ele fazia”, disparou a autora.

E Emily Giffin fez a felicidade dos fãs que lotaram o auditório Mário de Andrade, por volta das 15h, durante sessão do Encontro com Autores. Esbanjando simpatia, a autora de “Presentes da vida” e “Uma prova de amor” - seu romance mais recente - respondeu a todas as perguntas da plateia, formada predominantemente por adolescentes. Quando indagada pela mediadora Sonia Biondo sobre a dificuldade de escrever sobre pessoas de personalidades tão diferentes da sua, Emily afirmou que, por maiores que sejam as diferenças, ela sempre busca algo em comum para se conectar às suas personagens. E ainda revelou em primeira mão na Bienal do Livro o título de seu novo livro: “Faltam apenas seis horinhas para eu terminá-lo. Ainda não sei quando será o lançamento, mas se chamará “The one and only” (título em inglês). Meu marido adorou, mas ele tem obrigação de gostar”, brincou.


Gols da rodada literária

Ainda na tarde de sábado, os jornalistas Flávio Carneiro e Marlos Bittencourt se encontraram no Placar Literário para falar da relação entre futebol e literatura. Mediado por Luiz Pimentel, o debate intitulado “Gol de letra: crônica e romance” juntou vários amantes do esporte e da escrita. “Em ambos prevalece o imponderável onde a interpretação é bastante importante”, defendeu Carneiro, autor do livro de crônicas “Passe de letra”. Para Bittencourt, autor do romance “Escravos do Jogo”, há uma grave escassez de obras que misturem o esporte mais amado no país com a literatura.  


As fotos da Bienal estão disponíveis, em alta resolução, no Flickr.


Os patrocinadores

O evento tem como patrocinadores másters a CCR, o Grupo Bradesco Seguros e a Petrobras, contando com o apoio cultural do BNDES. A Light patrocina a visitação escolar; a Supergasbras, o Placar Literário; a Secretaria Municipal de Cultura, o #acampamento na bienal; a Submarino, o e-commerce; o Iba, o Café Literário; e os Correios patrocinam a operação logística. A Rede D’OR é responsável pelo serviço médico do evento.

O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


Os organizadores

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 eventos anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos do mundo - a francesa GL events - a Fagga soma mais de meio século de experiência.

O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. A atual presidente do SNEL é Sonia Jardim, que também é vice-presidente de operações do Grupo Editorial Record.
 
fonte: assessoria de imprensa

INAUGURAÇÃO DO 2° ENCONTRO DE TEATRO CHILENO É NA QUARTA, DIA 04/09/2013, NO INSTITUTO CERVANTES, EM BOTAFOGO/RJ





Claudio Barbas convida para a inauguração do 2° ENCONTRO DE TEATRO CHILENO, que se realizará no Auditorio do Instituto Cervantes (Visconde de Ouro Preto, n° 62 - Botafogo/RJ), na quarta-feira, dia 4 de setembro de 2013, às 10:00h.

O programa será o seguinte:

- Soliloquio de Il Dottore (extrato da peça “Seis máscaras à procura do amor”, do Teatro Pequeño Clan) - 12 minutos;

- Conferência de imprensa - 30 minutos;

- Palestra "O Teatro no Chile", realizada por Manuel Loyola Faúndez, diretor do Teatro del Oráculo - 45 minutos.

O Encontro é patrocinado pelo Teatro del Oráculo, Alamala Teatro, Teatro Pequeño Clan e a divisão DIRAC do Ministério de Relações Exteriores do Governo do Chile, apoiado culturalmente pelo Instituto Cervantes e pelo Consulado do Chile no Rio de Janeiro, e produzido por Barty Eventos Produções.

Visitem o blog do Teatro Pequeño Clan!


fonte: Claudio Barbas