sábado, 11 de agosto de 2012

SALA DE CULTURA LEILA DINIZ, EM NITERÓI, APRESENTA EXPOSIÇÃO CABARET



A exposição “Cabaret – exposição coletiva” leva à Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, a ousadia das antigas casas noturas francesas. Pintura, desenhos, fotomontagens e até a criação de uma indumentária integram a mostra com 16 obras produzidas por alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA).

Segundo a curadora Karenina Marzulo, a ideia do projeto surgiu há dois anos e teve como inspiração a figura feminina, presente na Faculdade de Artes. A artista, que também expõe uma de suas obras, destaca a importância da oportunidade de ter um lugar para mostrar o trabalho do grupo. Juntar num espaço diversos artistas, reunindo um mix de técnicas e de obras como quadrinhos e um figurino, além das telas, é uma chance ímpar”, acentua Karenina.

Apesar de produzidas por estudantes, as obras impressionam pela técnica e pela criatividade - resultado da liberdade de criação, segundo Karenina. No quadro Remorso, de Fernando de Paula (óleo sobre tela), a imagem de um homem arrependido por ter se aventurado com uma bela moça do Cabaret impressiona pela composição de cores e pela perfeição dos detalhes anatômicos do casal pintado na tela. O público também pode se divertir com uma história em quadrinho que relata o cotidiano da Vila Mimosa. 

É interessante ver o trabalho dos jovens usando técnicas diferenciadas, além de ser algo atrativo também para os leigos, destaca o restaurador e artesão Luis Fernando Abreu, que visitou a mostra. O estudante de relações internacionais Guilherme Barão também ressaltou a riqueza das obras: Fiquei surpreso com a exposição. O uso de várias formas de se abordar o tema é incrível.

A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, conta com modernas instalações projetadas para abrigar atividades variadas, desde uma exposição até apresentação de um coral, e o público ainda tem a chance de apreciar o jardim, inspirado na obra de Burle Marx.

  

SALA DE CULTURA LEILA DINIZ
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro -  Niteroi  - RJ
Cep: 24030-230

Segunda a sexta: de 10h às 17h
Sábado: de 14h às 17h 

Telefones: (21) 2717-4055 / (21) 2717-4141

Até 31/08

Entrada franca

fonte: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário