quinta-feira, 19 de julho de 2012

MOSTRA EXIBE 69 FILMES PRODUZIDOS DE FORMA COLABORATIVA EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS

CINEMA DE GARAGEM APRESENTA PRODUÇÃO BRASILEIRA INDEPENDENTE NA CAIXA CULTURAL RIO


A CAIXA Cultural Rio apresenta, de 24 de julho a 5 de agosto, a mostra Cinema de Garagem. A exibição faz um panorama da produção brasileira independente do novo século, exibindo 69 filmes realizados a partir dos anos 2000. A produção cinematográfica da mostra reflete as transformações tecnológicas, estéticas, éticas e políticas por que passa o cinema brasileiro da atualidade. Serão exibidos 25 longas-metragens e 44 curtas-metragens, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural Rio.

Resultado de uma geração jovem, a produção cinematográfica da mostra não busca a inserção desses filmes no mercado, como produtos da indústria cultural. As imagens são primordialmente expressões das visões de mundo e de arte de seus realizadores. Os filmes foram realizados em diversas regiões do país, com um modo de produção colaborativo, em que a organização das equipes se deu de forma flexível. O roteiro foi moldado a partir do próprio processo de filmagem e de edição, mais do que previamente demarcado a partir de um script ou decupagem.

O novo estilo de produção tem baixo custo e explora as fronteiras entre a ficção, o documentário e o ensaio visual, dialogando com expressões artísticas como a performance, dança, artes visuais e teatro. A produção se abre para outras formas de organização como um “cinema de fluxo” permeado por relações sensoriais mais livres, menos esquemáticas. Cinema de Garagem tem por base o livro homônimo de Dellani Lima e Marcelo Ikeda, publicado em 2011. Os autores são curadores da mostra e também se dividem entre as atividades de realizadores e críticos/pesquisadores.

Além dos filmes, a mostra apresenta ainda um ciclo de debates, composto por cinco mesas em que críticos, pesquisadores e realizadores discutem algumas das características das cenas e lançam desafios para as produções. Compõe o ciclo, a realização de cinco sessões comentadas, que são conversas com o público sobre o processo de realização de cinco longas-metragens, com a presença dos próprios realizadores. A programação pode ser conferida em Cinema de Garagem.

SERVIÇO

Cinema de Garagem
Data: de 24 de julho a 5 de agosto de 2012

Horários e Classificação indicativa: 
Conferir a programação

Local: CAIXA Cultural Rio – Cinemas 1 e 2 
Av. Almirante Barroso, n° 25 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário