quarta-feira, 25 de abril de 2012

CELLY CAMPELLO: A PRIMEIRA E ETERNA RAINHA DO ROCK NACIONAL

Célia Benelli Campello nasceu na capital paulista, em 18 de junho de 1942, mas passou a infância em Taubaté.  Desde cedo, Célia recebia convites para cantar em festas e em programas de rádio locais, mas foi somente quando seu irmão Sérgio foi a São Paulo, para tentar a carreira de músico, que conseguiu gravar um disco.

Instrumentista de Mário Gennari e seu conjunto, Sérgio foi convidado a gravar as canções Forgive me e Handsome boy.  A ideia inicial era de que estas fossem interpretadas por Celeste Novaes, vocalista do conjunto, mas como sua pronúncia não era satisfatória, Sérgio gravou Forgive me e coube a Célia, então com quinze anos, a gravação de Handsome boy.  A perfeita interpretação da jovem convenceu a Odeon a lançar a canção como lado B do compacto, em 1958.

Num esquema da época, os irmãos Sérgio e Célia foram apresentados ao público como Tony e Celly, tendo o sobrenome Campello permanecido por exigência de Nelson Campello, pai dos adolescentes. Entre 1958 e 1959, Celly gravou os compactos O céu mudou de cor / Devotion, Túnel do amor / Muito jovem, Lacinhos cor-de-rosa / Tammy e The secret / Estúpido cupido (versão de Fred Jorge para Stupid cupid de Neil Sedaka e Howard Greenfield). 

E foi com Estúpido cupido que Celly passaria a ser conhecida; já com o programa Celly e Tony em Hi-Fi (depois rebatizado Crush em Hi-Fi), exibido pela TV Record de São Paulo, ainda em 1959, conquistaria a simpatia de pais e filhos nos grandes centros do país (não havia transmissão televisiva para todo o Brasil).  Em 1960, Celly Campello foi aclamada a namoradinha do Brasil, título herdado pela atriz Regina Duarte.

Em 1961, foi coroada Rainha do Rock, em votação promovida pela Revista do Rock, com mais de 40 mil votos.  Em 1962, casou e abandonou a carreira.  Em 1968, já com dois filhos, gravou um disco e chegou a participar de festivais entre 1969 e 1971.  Em 1976, com a exibição da novela Estúpido cupido, pela Rede Globo, gravou seu último disco e excursionou pelo país.

Em entrevista concedida em 1993, Celly deixaria entender que somente após esse revival ela tomou consciência de sua importância para a história musical do país.  Faleceu a 4 de março de 2003, vítima de câncer, deixando marido, dois filhos, três netos e incontáveis fãs.

Em 2011, o selo Discobertas lançou o box Estúpido cupido, com seis álbuns gravados e lançados pela Odeon entre os anos de 1959 e 1968, especialmente licenciados para este projeto. Os discos trazem capas originais e foram remasterizados a partir das matrizes da época, com algumas faixas bônus lançadas somente em singles.


Faixas do CD 1: Estúpido cupido

01. Estúpido cupido (Stupid Cupid)
02. The secret
03. Muito jovem (Just young)
04. Túnel do amor (Have lips, will kiss in the tunnel of love)
05. Handsome boy
06. Who's sorry now
07. Heartaches at sweet sixteen
08. Fale-me com carinho (Dib moi quelque chose de gentil)
09. Querido cupido
10. Tammy
11. Melodie d'amour
12. Lacinhos cor de rosa (Pink shoe laces)
13. Devotion
14. O Céu mudou de cor

Faixas do CD 2: Broto certinho

01. Broto certinho (One woman man)
02. Billy (I always dream of Billy)
03.To know him is to love him
04. Dear mom and dad
05. Over the rainbow
06. Frankie
07. Banho de lua (Tintarella di luna)
08. Os mandamentos do broto
09. Para mim e você (For me and my girl)
10. Broken heart melody
11. I ain't got no steady date
12. Instant love

Faixas do CD 3: A bonequinha que canta

01. Mal me quer
02. Forever
03. Minha jóia
04. I'm in love
05. Broto já sabe esquecer
06. Tonight is the night
07. O meu amor vai passar
08. Forever
09. Só para Elisa (Pour Elise)
10. Rocky mountain moon
11. Unchained melody
12. Título da obra Jingle bell rock
13. Vi mamãe beijar Papai Noel (I saw mommy kissing Santa Claus)
14. Canário (Yellow bird)

Faixas do CD 4: A graça de Celly Campello

01. Gosto de você, meu bem (I love you baby)
02. Hey mama
03. Don't ever leave me
04. I love you
05. Isso é amor (That's love)
06. Tell me that you love me
07. Teddy
08. The tonight show theme
09. Trem do amor (One way ticket to the blues)
10. Lonely boy
11. So it's goodbye
12. Talk to me baby

Faixas do CD 5: Brotinho encantador

01. Flamengo rock
02. Der jolly joker
03. Angel, angel
04. Hey boys, how do you dDo (Ciao boys, how do you do)
05. A lenda da conchinha
06. Little devil
07. That's all you gotta do
08. Indian giver
09. Juntinhos (Together)
10. Ordens demais (Too many rules)
11. Angel of love
12. Runaway

Faixas do CD 6: Celly

01. Hey!
02. Marquei encontro com você em meus sonhos
03. Palavras (Words)
04. Um mundo feliz (It's a happening world)
05. O amor é azul (L'amour est bleu)
06. Felicidade (Felicidad)
07. Bonnie & Clyde
08. Perdoa (Perdono)
09. No outono (Nos encontraremos outra vez)
10. Banho de lua (Tintarella di luna)
11. Meu pranto a deslizar (As tears go by)
12. Você quem quis assim
13. Ao meu amor (To sir with love)

Texto adaptado de matérias disponíveis na internet. Publicado originalmente em Intervalo Entretenimento & Mídia, edição impressa n° 37, em Mar/Abr 2005, ampliado para este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário