sábado, 29 de setembro de 2012

EX-SENADOR SATURNINO BRAGA LANÇA "O CURSO DAS IDEIAS" DURANTE A PRIMAVERA DOS LIVROS, NO MUSEU DA REPÚBLICA/RJ

Quais foram os autores e as ideias que fundamentaram o pensamento político no mundo desde a Grécia Antiga até os dias de hoje? E quais foram os principais formuladores do ideário político nacional? Esta é a busca do livro O curso das ideias – história do pensamento político no  mundo e no Brasil, de Roberto Saturnino Braga
Ex-prefeito do Rio de Janeiro e senador por três mandatos, Saturnino, um apaixonado pela história das ideias políticas constrói um roteiro, baseado nos cursos e palestras de formação política que ele ministrou em mais de 50 anos de vida pública, no qual é possível perceber a evolução dos pensamentos que influenciaram mais de dois mil anos de história política.

Um texto que, ele mesmo afirma, não tem pretensões acadêmicas e é voltado a quem gosta de filosofia política ou é militante partidário. Feito para quem quer conhecer as ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles, a tríade criadora do pensamento político ocidental, passando por Maquiavel, Rosseau e Marx, os quais influenciaram o mundo nos últimos séculos, até chegar aos filósofos Jünger Habermas e John Rawls, expressões mais recentes dos teóricos que refletem sobre um novo limiar da práxis política.

Na segunda parte do livro, “As ideias políticas no Brasil”, Saturnino se dedica a identificar quais foram os mais importantes pensadores locais, com destaque para José Bonifácio, fundador do pensamento político brasileiro. Expõe a força do liberalismo e do positivismo, este último vinculado ao movimento republicano, que se estendeu até meados do século passado. E apresenta os pensamento dos ideólogos do desenvolvimentismo ligados ao ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) e à CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

O Curso das Ideias – História do Pensamento Político no mundo e no Brasil conta com prefácio de Afonso Arinos e uma ampla bibliografia indicando os principais textos dos pensadores citados no livro e os mais importantes trabalhos de teóricos que estudam o tema.
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo em coedição com a Publisher Brasil Editora
Páginas: 120 p.
Preço sugerido: R$ 25,00

Sobre o autor
 
Carioca nascido na Glória em 1931, Roberto Saturnino Braga é engenheiro e economista por formação, político e escritor por vocação. Ingressou na vida política como deputado federal em 1962, pelo Partido Socialista Brasileiro. Teve a candidatura à reeleição vetada pelo SNI em 1966. Em 1974, tornou-se senador pelo Estado do Rio. Foi o primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito pelo voto direto (1985). Depois, elegeu-se vereador e senador por mais dois mandatos.

Publicou, pela Record, História do Rio em dez pessoas, em 1994; Geografia do Rio em quatro posições, em 1997; Contos do Rio, em 2000, vencedor do “Prêmio Malba Tahan” da UBE; Quarteto, um romance, em 2003; Contos de réis, em 2005; e Os quatro contos do mundo, em 2008. Publicou também textos políticos, reunidos em Entre Séculos, pela Contraponto (2004), e Mudança de Época, pela Publit, em 2007, além de muitos discursos proferidos no Senado e publicados em vários volumes e fascículos, assim como numerosos artigos em jornais e revistas do País.

fonte: assessoria de imprensa 

Leia sobre o evento Primavera dos Livros em Intervalo Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário