quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MOSTRA APRESENTA IMAGENS DO PALÁCIO FREDERIK VIII, DE COPENHAGUE


A CAIXA Cultural apresenta, de 20 de setembro a 21 de outubro, a exposição Uma casa real moderna – A modern royal household, com fotografias de Torben Eskerod e Roberto Fortuna. As imagens mostram a inusitada combinação do trabalho de dez artistas plásticos contemporâneos convidados a realizar a decoração artística dos salões do Palácio Frederik VIII, localizado em Copenhague, na Dinamarca. A exposição também apresentará aos visitantes uma parte do patrimônio cultural dinamarquês por meio do artesanato, arquitetura, arte e decoração, e os visitantes poderão conferir um pouco da intimidade da família real e seus herdeiros.

Na galeria com cenografia inspirada nos ambientes do Palácio Frederik, o público terá a oportunidade de assistir ao documentário sobre o resultado da restauração e a decoração artística contemporânea, com as inusitadas combinações da arquitetura rococó e arte moderna, da residência do casal de príncipes herdeiro do trono da Dinamarca e sua família.

Segundo Maibrit Thomsen, diretora do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, é uma tradição antiga das cortes europeias convidar artistas contemporâneos para decorar castelos e palácios, mas hoje se pensa nisso como algo dos séculos passados. O convite do casal herdeiro do trono dinamarquês para os 10 artistas foi inusitado e corajoso, diz Maibrit, que acredita que o público brasileiro apreciará esta possibilidade única de conhecer um pouco da arte contemporânea da Dinamarca e também como vive uma família real moderna no século XXI.

Palácio da Dinamarca

O Palácio Frederik VIII é um dos quatro imponentes edifícios de aparência externa idêntica e simétricos que compõem o conjunto arquitetônico Amalienborg, no centro de Copenhague. A construção é considerada o auge do barroco dinamarquês, datada de meados do século XVIII. A partir de 2004, o Palácio Frederik VIII passou por uma obra de restauração para se transformar em residência urbana do casal de príncipes herdeiros.

Os artistas convidados enfrentaram o desafio de decorar uma construção histórica, que também é uma casa real, de vários modos diferentes.  Os artistas convidados foram: Olafur Eliason, Jesper Christiansen, Erik A. Frandsen, Tal R, John Kørner, Kathrine Ærtebjerg, Morten Schelde, Signe Guttormsen, Eske Kath e Kaspar Bonnén. Alguns artistas se inspiraram na estética e na atmosfera da construção para a decoração do espaço, como por exemplo, Kathrine Ærtebjerg, Kaspar Bonnén e Eske Kath. Outros refletiram o contexto cultural de suas artes, como por exemplo, Jesper Christiansen e Morten Schelde, que incluíram, em termos gerais, referências da história e da vida dos príncipes herdeiros.

Família Real

Em visita oficial ao Brasil, a princesa herdeira Mary abrirá a exposição “Uma Casa Real Moderna – A Modern Royal Household” no dia 19 de setembro, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

A história de amor do casal real teve início durante as Olimpíadas de Sidney, na Austrália, em 2000, quando o príncipe Frederik conheceu a australiana Mary Donaldson, em um bar da cidade. O casamento aconteceu em maio de 2004, em Copenhague e, um ano depois foi anunciado que a princesa Mary estava grávida do primeiro filho. Desde então o casal teve mais três filhos.

Serviço:

Exposição Uma casa real moderna – A modern royal household

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Espaço Livraria
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)

Visitação: de 20 de setembro a 21 de outubro de 2012

Horários de visitação:  
de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Informações: (21)3980-3815
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Programa educativo: agendamento.rio@gentearteira.com
Agendamento de visitas para escolas públicas: (21)3980-4898
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário