quarta-feira, 6 de setembro de 2023

ATÉ 01.11.2023, INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O I PRÊMIO NACIONAL CIBERPAJELANÇAS DE FANZINES E ARTEZINES


I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines


Edital para o I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines e para a III Expozine – Exposição Internacional de Fanzines, a ocorrer no IV Festival de Artes Ciberpajelanças, de 24 a 26 de novembro de 2023.

1. Apresentação

1.1 Fanzines, zines e artezines

Os fanzines surgiram como boletins mimeografados paralelos às publicações oficiais, criados por fãs da literatura de ficção científica (FC) a partir de 1930, nos EUA. Depois, graças às fotocopiadoras, e também ao punk, ao rock e aos quadrinhos underground, espalharam-se pelo mundo, diversificando os seus temas e formatos – desde FC, histórias em quadrinhos (HQs), música, literatura e múltiplas expressões, e, atualmente, têm outras categorizações como os artezines – zines artísticos, que prezam por um viés de experimentalismo –, os biograficzines – zines autobiográficos –, entre outros.

Na contemporaneidade o termo fanzine, outrora também chamado de forma resumida de zine, sofreu uma diferenciação conceitual, assim os “zines” são publicações autorais que trazem expressões de arte como desenhos, ilustrações, gravuras, fotos artísticas, literatura, poema, histórias em quadrinhos, dentre outras expressões. Já os “fanzines” são as publicações com materiais atinentes aos fãs de algum tema, como ficção científica, quadrinhos, música etc. Neste segundo caso, trazem textos, resenhas, entrevistas, curiosidades e até republicações de HQs, charges, cartuns, caricaturas, desenhos, fotos – muitas vezes mixados entre textos e imagens – a partir do desejo dos fãs e faneditores que participam dos fanzines.

A característica marcante dos fanzines/zines é seu caráter paratópico de estar fora do sistema oficial de publicações. A paratopia é entendida como algo paralelamente localizado ao que existe oficialmente – no caso, os zines são edições paratópicas às publicações em bancas, livrarias e vendas online. Em sua grande maioria, primam por não visarem lucro, apesar de poderem ser vendidos livremente, ou trocados.


1.2 A Expozine

Dada a importância dos zines por seu caráter paratópico de autoexpressão que os caracteriza como publicações singulares no contexto cultural humano, o Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, desde o II Festival de Artes Ciberpajelanças, tem realizado uma exposição de fanzines/zines como parte do evento, na cidade de Goiânia, estado de Goiás.

Nos anos de 2019 a 2022, ocorreram, respectivamente, a “I Mostra Nacional de Zines: Expozine Ciberpajelanças” (23 e 24/11/2019) e a “II Expozine Internacional Ciberpajelanças” (26 e 27/11/2022), com exposições físicas de zines, artezines, biograficzines e afins. A ideia foi criar um espaço de fruição dos fanzines na entrada do Ruptura – Espaço Cultural, onde aconteceram as exposições, em Goiânia.

Entre a primeira e a segunda Expozine, quando a mostra se tornou internacional, tivemos um salto grande no número de publicações recebidas, sendo que, na primeira, recebemos cerca de 200 edições e, na segunda, mais de 350 fanzines/zines, graças à convocatória na qual convidamos todos os criadores de zines de todas as temáticas, do Brasil e do mundo, a participarem. Assim, todos os zines enviados foram incluídos na exposição internacional organizada pelo Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG). O mesmo ocorrerá na III Expozine Internacional Ciberpajelanças, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro de 2023, e que dessa vez também envolverá o I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines.

2. A Premiação Zine

Esta nova empreitada da III Expozine traz como inovação a premiação aos (fan)zines, que acontecerá durante o IV Festival de Artes Ciberpajelanças, a ocorrer entre os dias 24 e 26 de novembro de 2023, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

Assim, todos os zines inscritos para a premiação integrarão a III Expozine a ocorrer dentro da programação do IV Festival de Artes Ciberpajelanças. Tanto a Expozine quanto a premiação são ações de extensão do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, com apoio da ANZINE – Associação Nacional de Pesquisadores em Fanzines.

2.1 Normas para inscrever-se no I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines

2.1.1 A premiação envolve três categorias abertas aos faneditores brasileiros e goianos. Sendo elas:

a) Prêmio de Melhor Artezine – Essa categoria dedica-se aos zines que apresentem caráter artístico-experimental em sua forma e/ou conteúdo.

b) Prêmio de Melhor Zine de Quadrinhos – Essa categoria destina-se aos zines que tragam em seu conteúdo histórias em quadrinhos originais criadas por seus editores ou de quadrinhistas convidados por eles. Enquadram-se nela os zines de quadrinhos de todos os gêneros, do humor ao drama, incluindo expressões quadrinhísticas experimentais.

c) Prêmio de Melhor Fanzine – Essa categoria destina-se às publicações que não se enquadram nas duas categorias anteriores, como fanzines com os temas: poesia, literatura, ficção científica, punk, rock, heavy metal, entre outras temáticas.

Além das três categorias, a premiação também envolve o Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional, um troféu concedido pela comissão organizadora do prêmio para homenagear expoentes do fanzinato que contribuíram por 20 anos ou mais para o cenário fanzinístico brasileiro.

Nessa primeira edição do Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines, a comissão organizadora escolheu por unanimidade o pioneiro fanzineiro, quadrinhista e pesquisador Henrique Magalhães como o homenageado com o Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional.

2.1.2. Sobre o homenageado Henrique Magalhães

Nosso homenageado nasceu em João Pessoa-PB, em 17 de agosto de 1957, e além de professor universitário e pesquisador, é quadrinhista, faneditor e criador da reconhecida editora independente Marca de Fantasia. Criou personagens emblemáticos dos quadrinhos brasileiros, com destaque para a contestadora Maria, premiada no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Também recebeu o notório Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional em 2010, por sua contribuição incontestável para a nona arte brasileira.

Cursou Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba e criou a Gibiteca Henfil como parte do projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UFPB. Apresentou a dissertação de mestrado “Os fanzines de histórias em quadrinhos: o espaço crítico dos quadrinhos brasileiros” na ECA-USP, que depois foi publicada como livro intitulado “O que é fanzine”, primeira publicação sobre o tema no país, premiada pelo Troféu HQMIX, tornando-se assim o pioneiro na pesquisa sobre fanzines no Brasil.

Além de publicar seus notórios fanzines como Marca de Fantasia, Top! Top!, Raio da Silibrina, entre outros, sua editora Marca de Fantasia tornou-se referência no país ao editar quadrinhos de autores independentes e autorais, assim como livros acadêmicos dedicados às pesquisas sobre fanzines e quadrinhos. Como exemplo destacamos, ainda em 1995, a publicação da revista de quadrinhos Tyli-Tyli, mais tarde renomeada para Mandala, primeiro título brasileiro a dedicar-se exclusivamente aos quadrinhos poético-filosóficos.

Na França, em 1996, finalizou sua tese de doutorado Bande Dessinée: rénovation culturelle et presse alternative, na Universidade Paris VII. Dada a importância seminal do autor, de suas criações, de seu grande incentivo às publicações independentes e do seu pioneirismo inconteste ao abordar de forma acadêmica os fanzines no Brasil, Henrique Magalhães inaugura esta premiação fanzineira sendo o primeiro homenageado deste Trofeuzine, um reconhecimento à sua importância inconteste para o fanzinato nacional.

2.2 Sobre a Premiação

– Serão premiados nacionalmente dois (fan)zines de cada categoria, com o Trofeuzine “Henrique Magalhães” de melhor (fan)zine nacional na categoria, sendo que não haverá colocação entre primeiro e segundo lugar.

– Será concedido um trofeuzine de melhor (fan)zine nas três categorias para escolhidos pela comissão julgadora do estado de Goiás.

– No total, serão 10 troféus, 3 para cada categoria, sendo 2 nacionais por categoria e 1 goiano para cada categoria, além do Trofeuzine de Mestre do Fanzine Nacional, concedido a (fan)zineiros com uma trajetória significativa de pelo menos 20 anos de contribuição à cena (fan)zineira do Brasil. Nesta primeira premiação, como já destacado, a comissão escolheu por unanimidade Henrique Magalhães – que também dá nome ao Trofeuzine nesta primeira edição.

– Caso ache necessário, a comissão julgadora poderá estabelecer menções honrosas a (fan)zines não premiados.

2.3 Inscrição

– Poderão inscrever-se no prêmio fanzines, zines e artezines publicados no Brasil a partir do ano de 2018, a premiação destina-se só a faneditores brasileiros e publicações impressas, excluindo edições digitais. 

Para participar da III Expozine Internacional as publicações impressas podem ter sido editadas em qualquer data e país.

– Não poderão participar da premiação os integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), os integrantes da comissão organizadora do prêmio e do IV Festival de Artes Ciberpajelanças, nem seus parentes em primeiro grau.

– Para a inscrição no prêmio, primeiramente, o faneditor/zineiro deverá preencher e imprimir o formulário em anexo, escolhendo a categoria e completando todos os campos para auxiliar a apreciação da comissão julgadora. Os(fan)zines publicados em outros estados e no Distrito Federal deverão inscrever-se nas categorias nacionais do prêmio, apenas os (fan)zines publicados no estado de Goiás poderão inscrever-se nas categorias destinadas ao estado.

– Além disso, deverão ser enviados por correio, junto ao formulário preenchido e impresso, dois exemplares do fanzine até a data de 01/11/2023. Será considerado o carimbo dos correios com a data de envio. Os (fan)zines e a ficha de inscrição preenchida e impressa deverão ser enviados para o seguinte destinatário e endereço:

I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines.

A/C Edgar Franco (Ciberpajé)

Rua R–17, Quadra 15, Lote 13,

Vila Itatiaia – Goiânia – GO,

CEP: 74690-420.

– A comissão organizadora do prêmio não se responsabiliza pelos possíveis extravios de correspondências. Para tanto, aconselha que os (fan)zines sejam enviados por carta registrada (envio módico).

– Para o prêmio não serão aceitos (fan)zines entregues em mãos, apenas via correios.

– Todos os (fan)zines que se inscreverem no prêmio participarão automaticamente da III Expozine Internacional Ciberpajelanças.

– Fanzineiros que não queiram participar do prêmio, poderão enviar apenas um exemplar do zine, para o mesmo endereço. Este é o caso de todos os fanzines internacionais, já que a premiação é nacional, enquanto a exposição é internacional.

3. Etapas da seleção

3.1 Etapa inicial – após o recebimento das publicações a comissão julgadora selecionará para cada categoria até 10 publicações finalistas nacionais e até 5 publicações finalistas goianas.

3.2 Etapa final – o anúncio das publicações vencedoras. O aviso aos premiados e divulgação no Instagram do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (@cria_ciber) se dará até o dia 20 de novembro de 2023.

3.3 A premiação acontecerá no dia 24 de novembro de 2023, a partir das 20 horas, durante o IV Festival de Artes Ciberpajelanças, no Ruptura – Espaço Cultural, Av. Anhanguera, 128 – 04 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.

3.4 A comissão julgadora, formada por integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), com a presidência do Prof. Dr. Edgar Silveira Franco (FAV/UFG) é soberana em suas decisões, tanto na seleção dos indicados quanto na escolha dos premiados.

3.5 Os organizadores esclarecem que a premiação não envolve nenhuma quantia em dinheiro para os premiados. Cada premiado receberá um Trofeuzine e um certificado assinado pela comissão julgadora. Também não possui verbas para o traslado de premiados, de Goiás ou de outros estados.

3.6 Os organizadores do prêmio se responsabilizam pelo envio dos trofeuzines e certificados para os premiados de outros estados e de Goiás que não estiverem presentes à cerimônia de premiação.

3.7 Dúvidas sobre esse edital poderão ser sanadas enviando e-mail para edgar_franco@ufg.br


BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

OBS: segundo a Comissão Organizadora, não há limite de inscrições para os interessados em concorrer aos prêmios, desde que seja preenchido um formulário de inscrição para cada publicação concorrente.


 

sábado, 2 de setembro de 2023

BEM-VINDOS À LIVRARIA HYUNAM-DONG

Quando precisa descobrir se está feliz em algum lugar, 
Yeongju pensa nessas três perguntas: 
Eu me sinto bem neste espaço? 
Eu consigo ser eu mesma e me amar como eu sou neste lugar? 
Eu me sinto valorizada aqui? 
Para Yeongju, aquela livraria preenchia os requisitos.

Yeongju vive o que muitos consideram uma vida perfeita: uma boa faculdade, um emprego estável e um marido gentil. Mas sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e, assim como muitas mulheres, ela está cansada de viver dessa maneira. Querendo trazer uma mudança significativa para a própria vida, ela decide deixar tudo para trás e realizar um antigo sonho: abrir uma livraria.

Yeongju é leitora encontra conforto nos livros, então abrir uma livraria parece ser uma opção viável. Mas começar um negócio não é fácil e ela precisa de aprender que ser uma amante dos livros não é o bastante para tornar o sonho em realidade. Conforme vai aprendendo como administrar uma livraria, Yeongju descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida, à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.

Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong inaugura um novo gênero na Intrínseca: a ficção de cura. A sílaba hyu vem do hanja, que significa descanso, algo que a protagonista Yeongju deseja. Repleto de diálogos sinceros e profundos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da vida e como os livros são capazes de curar feridas e de mudar as pessoas.

fonte: Editora Intrínseca

sábado, 26 de agosto de 2023

FUJONA!


Na segunda metade dos anos 80, ingressei no quadro de concursados do Ministério da Aeronáutica, sendo destacado para a Seção de Datilografia do Serviço de Identificação, onde eram confeccionadas as carteiras de identidade dos militares graduados1 e seus dependentes, dos Oficiais2 e seus dependentes, dos alunos de escolas militares e dos servidores civis.

O prédio do SIDAER, sigla pela qual o Serviço de Identificação era conhecido, situava-se entre o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e o Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro. Lá, na referida Seção, fui apresentado aos meus novos colegas de trabalho, dentre estes a vedete deste relato, uma também civil que, àquela altura, contabilizava já pouco mais de trinta anos de serviços prestados ao Ministério.

O expediente regular, à época, ia do meio-dia às dezoito, mas a dona Maria José (a nossa vedete), vez ou outra, dava um jeitinho de… escapulir antes do horário.

Certa vez, lá pelas quatro da tarde, a escorregadiça coleguinha passou a mão na bolsa, abriu a porta da Seção e, certa de que não havia alguém à vista, seguiu pelo corredor, na ponta dos pés, até alcançar o hall do único elevador do prédio, de porta pantográfica.

Até aí, o plano foi bem. Só que, para o azar dela, o elevador trazia do térreo ninguém menos que o Tenente-Coronel Aviador Azevedo, chefe da Identificação. Considerando o horário, o local do flagrante e a bolsa nada discreta da Maria José, o Oficial concluiu o óbvio de que a subordinada se encontrava em rota de fuga. Desejoso de saber até aonde iria a cara de pau daquela senhora, o Coronel, cínico, fez que não era com ele:

- Já vai, dona Maria José?

Ela, por sua vez, nem disfarçou:

- Pois é, Coronel. Sabe como é, muita coisa p'ra fazer em casa!

E deu no pé. No dia seguinte, a desavergonhada Maria José reproduziu para os colegas, palavra por palavra, a conversa extraoficial que tivera com o Oficial. E o que se ouviu foi uma uníssona gargalhada de civis e militares do baixo escalão reunidos na sala dos datiloscopistas para ouvir a história.

Mas a coisa não ficou nisso. Além da chacota, que contagiaria todo o efetivo da Identificação, por mais de uma semana, a vacilã Zezé recebeu dos colegas a famigerada alcunha que a acompanharia desde então até seu último minuto no Ministério: Maria Fujona!

Notas

1 Taifeiros, Soldados, Cabos, Sargentos e Suboficiais;

2 Oficiais Subalternos (Aspirantes a Tenente e Tenentes), Intermediários (Capitães), Superiores (Major, Tenente-Coronel e Coronel) e Generais (Brigadeiro, Major-Brigadeiro, Tenente-Brigadeiro do Ar e Marechal do Ar;

Obs.: os nomes (e somente os nomes) citados no texto são fictícios;

Cena pós-créditos

Tínhamos, na Datilografia, um Taifeiro doido que, em outra manobra de fuga da Maria José, esperou até que ela saísse de fininho pelo corredor (deve ter planejado isso por dias); ficou de butuca à porta da Seção e quando a Zezé finalmente alcançou a porta da Secretaria, disparou: “- Até amanhã, hein!

de Francisco Filardi

PROJETO DE LEI SOBRE USO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS EM ANDAMENTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em 01/03/2023, pelo deputado Lebrão (União - RO), o Projeto de Lei n° 759/23 visa à regulamentação dos sistemas de Inteligência Artificial no país, relacionando princípios, diretrizes, soluções, programas e projetos pertinentes ao tema, e propõe ao Poder Executivo a criação de uma Política Nacional de Inteligência Artificial.

Os critérios, segundo a proposta, devem se basear no fator humano e em segurança, privacidade, transparência, diversidade, bem-estar social e ambiental, e prestação de contas.

Segundo o autor da proposta, A IA tem se tornado prioridade estratégica para economias globais que buscam usar a tecnologia para apoiar decisões em saúde, segurança e educação. O futuro parece promissor, mas há desafios como garantir a segurança e ética na aplicação da tecnologia.

Dentre as diretrizes do Projeto, a proposta prevê:


- respeito aos limites sociais e a proteção ao patrimônio público e privado;


- estabelecimento de padrões éticos e morais na utilização da IA;


- promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo na área de inovação e tecnologia;


- estímulo ao investimento em pesquisa e desenvolvimento da IA;


- incentivo e cooperação internacional em pesquisa e desenvolvimento da IA;


- promoção da cooperação entre entes públicos e privados e centros de pesquisas para desenvolvimento da IA;


- desenvolvimento de mecanismos de fomento à inovação e ao empreendedorismo digital, com incentivos fiscais voltados às empresas que investirem em pesquisa e inovação;


- capacitação de profissionais da área de tecnologia em IA;


- estímulo às atividades de pesquisa e inovação nas instituições de ciência, tecnologia e inovação; e:


- melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços oferecidos à população.

 

Pontos positivos do uso de inteligências artificiais:

- capacidade de funcionar de maneira ininterrupta;

- redução de erros;

- aumento da produtividade com a automação das tarefas;

- melhorias no comércio on-line;

- avanços na medicina.

 

Dentre os pontos negativos, temos os seguintes:

- elevado custo de implementação;

- dependência da infraestrutura de TI;

- pode ocasionar desemprego estrutural;

- algoritmo pode repetir padrões danosos e antiéticos;

- risco à segurança de dados pessoais. 

 

O PL 759/23 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a íntegra do documento em PL 759/23.

fonte: Agência Câmara de Notícias, em reportagem de Ralph Machado e edição de Marcelo Oliveira.

terça-feira, 25 de julho de 2023

CLIPES DE LANCES (MUITO) ESTRANHOS OCORRIDOS EM PARTIDAS NO FIFA 22 PARA PS4


Adeptos do futebol eletrônico já devem ter observado lances (a favor e contra) no mínimo curiosos, para não dizer estranhos, ocorridos durante as partidas. Alguns são frequentes, como faltas não assinaladas pela arbitragem e cartões (amarelos ou vermelhos) não aplicados; outros, como veremos a seguir, são tremendamente incomuns, como marcações duvidosas ou até absurdas, o que nos faz compreender, guardadas as proporções é claro, o que ocorre em partidas de futebol real.

Se se tratam de bug ou se são previstas pelos desenvolvedores do jogo, não importa: os lances pinçados aqui merecem um olhar atento. Agora que temos mais de um cento de partidas documentadas em nosso canal no YouTube, dispomos de um espaço amostral confiável para procedermos a análise. Cabe frisar que os lances abordados envolvem tanto os sofridos quanto os cometidos por nossas equipes e pelas equipes adversárias.

Elencamos quatorze lances ocorridos em partidas do Serrano E. C. e do Velo Clube, no FIFA 22 para a plataforma PS4, sendo que cerca de um terço desses foi observado em partidas da Uefa Champions League, competição em que os times tendem à marcação alta (sob pressão) e seus jogadores fazem uso de carrinhos como recurso para desarmar os adversários, o que se traduz em considerável número de jogadas faltosas.

Esclarecemos por fim que a minutagem indicada, caso a caso, é aproximada e refere-se ao tempo transcorrido em cada partida e não ao tempo real de exibição das imagens. E também que a numeração dos jogos corresponde a que consta nas partidas transmitidas em nosso canal no YouTube, para facilitar a identificação dos interessados.


1) Jogo 12 - Velo Clube x Schalke 04

 

 

Numa dividida, aos 13’, o jogador Ranftl, do Schalke 04, comete falta sobre Szoboszlai, em lance não assinalado pela arbitragem.


2) Jogo 15 - Serrano E. C. x Lazio (Uefa Champions League)

 

 

Aos 20’ 30”, pênalti cometido por Frenser (do Serrano E. C.) sobre Moro, não assinalado pela arbitragem.


3) Jogo 23 - Serrano E. C. x Copenhague (Uefa Champions League)

 

 

Aos 53’ 30”, Bustamante (Serrano E. C.) recebe lançamento de Martinelli, em impedimento não assinalado pela arbitragem. Notem que há quatro jogadores de defesa do Copenhague na chamada linha burra.


4) Jogo 24 - Velo Clube x Bayern de Munique

 

 

Aos 24’ 20”, dois jogadores do Bayern derrubam FFilla (do Velo) sem bola, na grande área, em pênalti não assinalado pela arbitragem.  Acompanhem a linha delimitadora da grande área e vejam que o jogador do Velo, de joelhos, abre os braços ao reclamar com o árbitro.


5) Jogo 34 - Wolverhampton x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Nessa partida ocorre um dos lances mais estranhos dentre os relatados aqui. Aos 12’ 40”, o zagueiro Luciano Galli (do Serrano E. C.) e o atacante Otero (do Wolves) disputam a bola, frente à linha da meia lua da área do Serrano E. C.. Otero dá um carrinho e a bola espirrada sobra para o goleiro Pablo Iglesias, que está sozinho na área. Ao repor a bola em jogo, lançando-a para um companheiro, no limite da grande área, a arbitragem marca tiro livre direto, quando Iglesias sequer deixou a área!


6) Jogo 49 - Barcelona x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Aqui, outro lance digno de nota. Aos 44’, Joshua Barbier escapa pela direita do ataque do Serrano E. C. e lança Miguel Marcos, à altura da linha divisória do gramado; este sofre falta, por trás, do zagueiro Upamecano (do Barça), não assinalada pela arbitragem. Marcos se contunde seriamente no lance, é substituído e só volta a atuar pelo Serrano E. C. pouco mais de um mês depois, já às vésperas da final da Champions, partida da qual não participa.


7) Jogo 62 - Serrano E. C. x Atlético de Madrid (Final da Uefa Champions League)

 


 

Aos 56’ 15”, o goleiro Pablo Iglesias (do Serrano E. C.) pula, dentro da área, para interromper o ataque do Atlético de Madrid e sofre contato faltoso de João Félix enquanto está no ar, em lance não assinalado pela arbitragem.


8) Jogo 67 - Union Berlin x Velo Clube

 


 

No jogo que marca a estreia de Guendouzi e Gonçalo Plata pelo Velo Clube, ocorre outro lance digno de nota.

Aos 2’ 50”, vemos um lance polêmico semelhante ao ocorrido aos 41’ 50” do segundo tempo, na partida Internacional 2 x 1 Vasco, realizada no estádio do Beira-Rio em 11/06/2023, pela série A do Campeonato Brasileiro (ambas as cenas transcorreram à esquerda da tela). No lance em questão, o goleiro John (do Inter), defende o chute do lateral Lucas Piton sobre a linha do gol, em lance duvidoso.

Não podemos reproduzir aqui as imagens do jogo no Beira-Rio, por conta de direitos autorais, mas busquem-nas na internet e comparem-nas.


9) Jogo 77 - Mjällby x Serrano E. C.

 


 

Aos 17’ 06”, Berström, do Mjällby, recua a bola para o goleiro Zvar e esta vai em direção à linha de fundo. Note-se que a perna do goleiro está além da linha de fundo. O lance, de difícil análise, não foi assinalado pela arbitragem.


10) Jogo 79 - Velo Clube x Fürth

 


 

Nessa partida, temos dois lances:

Aos 30’ 20”, Boas Santos, do Velo Clube, dribla Griesbeck e sofre falta clara, não assinalada pela arbitragem.

Aos 74’ 29”, Adeyemi, também do Velo, é derrubado por Bell, próximo à área do Fürth, mas o árbitro não paralisa o jogo. É a 2a. falta absurda não marcada na partida pelo árbitro Jannik Zöckler, que apitaria ainda o jogo 82 (Bayern de Munique x Velo Clube).  Olho nele, galera!


11) Jogo 85 - Elfsborg x Serrano E. C.

 


 

Aos 12’ 30”, o lateral Domingo Bustamante (do Serrano E. C.) toma a frente de Okkels e sofre falta por trás. O auxiliar, de frente para o lance, ergue a bandeira assinalando a infração, mas o árbitro dá uma vantagem que não cabe, pois é lance para amarelo imediato. Tal cartão só seria aplicado tardiamente aos 15’ 50”, ou seja 3' 20" depois...


12) Jogo 91 - Velo Clube x Bayer Leverkusen

 


 

Aos 49’ 50”, Boadu, do Velo Clube, chuta para defesa de Hádecký. No rebote, a bola corre em direção à linha de fundo. FFilla, do Velo Clube, domina a pelota aparentemente fora do campo. A arbitragem nada assinala.


13) Jogo 94 - Degerfors x Serrano E. C.

 


 

Duas faltas não assinaladas pela arbitragem: 

Aos 45’ 39”, a de Vasco Ramos (do Serrano E. C.) sobre Bergman; e, aos 81’ 40”, falta de Dwight Henry (também do Serrano E. C.) sobre Bergqvist.


14) Jogo 99 - Vitória de Guimarães x Serrano E. C. (Uefa Champions League)

 


 

Aos 7’ 40”, Lagos, do Vitória de Guimarães, chuta (ou cruza) e o goleiro Pablo Iglesias defende já com a bola fora do campo.  A arbitragem assinala erroneamente escanteio e, na sequência, o Vitória converte o seu 1° gol.


Deixem nos comentários as suas impressões e apontem quais lances mais chamaram a sua atenção. Ok?

Acompanhem as partidas de futebol eletrônico do Serrano E.C. e do Velo Clube em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@intervaloculturalrio3051/streams

Ah! E não se esqueçam de ativar o sininho. Toda vez que publicarmos um novo conteúdo, vocês ficarão sabendo!

domingo, 2 de julho de 2023

RESULTADO DA PROMOÇÃO "IN TRASH WE TRUST"


Relação dos contemplados na promoção In trash we trust (em ordem alfabética):


Cesar Silva (São Bernardo do Campo/SP)

Igor Potikovitch Abreu (Rio de Janeiro/RJ)

Maria Margarida de Melo (Rio de Janeiro/RJ)

Sergio Junior (Rio de Janeiro/RJ)


Os brindes serão encaminhados pelos Correios, sob registro, a partir da próxima quarta-feira (05/07/2023).


Pelo jeito, os diretores do fictício Cine Tele Trash não encontrarão dificuldade para preencher a grade da programação, face a fartura de títulos.

Eis alguns dos filmes votados pelos participantes de nossa promoção:

2012 (2009)

A maldição do altar escarlate (1968)

À meia noite levarei sua alma (1964)

Anaconda (1997)

Armageddon (1998)

As aventuras de Sharkboy e Lavagirl (2005)

As branquelas (2004)

 Lanterna verde (2011)

 Mulher gato (2004)

 Eu sei quem me matou (2007)

 Cinquenta tons de cinza (2015)

 A reconquista (2000)

 Cats (2019)

Barbarella (1968)

Chucky, brinquedo assassino (1988)

Crepúsculo (2008)

Esta noite encarnarei no teu cadáver (1967)

Goodburger, a guerra do hamburger (1997)

Grease, nos tempos da brilhantina (1978)

Halloween, a noite do terror (1978)

Howard, o super-herói (1986)

Independence Day (1996)

Mestres do universo (He-man - 1987)

Norbit, uma comédia de peso (2007)

O ataque dos vermes malditos (1990)

O enigma do outro mundo (1982)

O exorcista (1973)

O fantasma do paraíso (1974)

O robô alienígena (1953)

Plano 9 do espaço sideral (1959)

Pluto Nash (2002)

Sexta-feira 13 (1980)

Ted (2012)

Tenacious D - uma dupla infernal (2006)

Terra em transe (1967)

Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo, mas tinha medo de perguntar (1971)

Uma noite alucinante: a morte do demônio (1981)

Xanadu (1980)

Zumbis na neve (2009)

 

Intervalo parabeniza os contemplados e agradece a gentileza dos participantes. 

Até a próxima promoção!

quinta-feira, 22 de junho de 2023

TARÔ, MUITO MAIS QUE UMA INTUIÇÃO - ENTREVISTA COM A TARÓLOGA PATRICIA SILVEIRA


1- Em que momento da sua vida você resolveu estudar para ser taróloga e por que isso te atraiu?

Minha história com o tarô começa aos 17 anos. Comprei no extinto Círculo do Livro (quem tem mais de 40 lembra) um livro que vinha com um tarô. Durante a adolescência, acredito que tenhamos uma sintonia, além de certa curiosidade sobre o oculto ou o mundo invisível, embora desde menina já fosse sensível às energias. Comecei jogando para minhas amigas e aparentemente era boa com associações. Dos 17 até os 47, tem um gap imenso porque caí na armadilha de tentar me encaixar na sociedade e padrões.

2017 foi um ano divisor de águas. Saí de um emprego numa multinacional, meu parceiro terminou a relação e tive que trancar psicologia. Então, um dia, ao chegar em casa de um temporário que fui fazer, estava muito triste. Meu primeiro tarô, que estava em cima do armário, caiu quando fui tirar um bicho que estava lá. Opa, veio uma intuição!  E, a partir daí, aos poucos fui quebrando minhas crenças e investindo em algo que sempre amei fazer e assumi (ainda que com muitas críticas) o tarô.

Para mim, faz sentido estudar sobre os arquétipos do tarô, compreendê-los para que eu consiga, através dos atendimentos, dar uma diretriz, mapear cenários e perfis. Acredito que a mudança está em nós e não há verdades absolutas. Tudo está em nós.  O estudo do tarô começou em 2020, através de pesquisas que realizei para encontrar um curso que viesse ao encontro do que pensava. E achei o Instituto Cintia Balotta, em São Paulo. Tarô não é só intuição; é muito estudo, sempre. Daí não parei mais. Fui me aprimorando e hoje conto com uma rede de apoio que me ajuda nessa transição.


2 – Quais as perguntas que não devem ser feitas no Tarô?

Você pode perguntar o que deseja, mas o método que utilizo é diferente. Por exemplo: Tenho o dedo podre para o amor. O que há de errado?. Sempre peço permissão aos meus clientes para ressignificar a pergunta. Porque identifico que já há uma crença limitante na própria pergunta. O que posso buscar para me aprimorar nos relacionamentos afetivos?. Desta forma, coloco o consulente em um posicionamento diferente: de cocriador da sua existência. Não há pergunta que não possa ser feita, mas a melhor forma de ser feita para obter um aconselhamento que te trará paz e coragem.


3 – Na sua opinião o que o tarô tem a ver com a espiritualidade?

Cada um possui uma forma de se conectar com sua espiritualidade. Experimentei várias doutrinas, estudei e estudo sempre sobre todas e cada uma delas me ensinou algo distinto que aplico em meu dia a dia. Então, creio que cada um possui uma forma de se conectar ao Divino/Universo/Deus/Orixás/Guias/Mentores/Santos de Devoção quando entramos no estado meditativo da prece, estando comprovado cientificamente que acessamos regiões no nosso cérebro que liberam transmissores os quais trazem benefícios. Então, a espiritualidade faz bem. É ativar o cérebro para alcançar o equilíbrio. Isto posto, conectar-me com essa parte me permite mapear conexões, estar bem assessorada e atenta às palavras, posturas e à minha ancestralidade que provém dos ciganos.


4 – Como o tarô lhe fortaleceu como pessoa?

Confesso que foi um processo de formiguinha. Juntamente com os estudos e o curso, perguntei aos amigos mais próximos se se incomodariam de me ajudar, se eu poderia jogar para eles. De lá para cá, pelos feedbacks indicativos de meus pontos fortes e pontos a melhorar, venho me apropriando de pequenas coragens, das conexões e associações positivas e assertivas, mas o que me deixa mais segura é que todos que me procuraram saíram melhores e com um caminho. Isso me fortalece como pessoa, me ajuda a ter cada vez mais força e curiosidade para estudar e oferecer o meu melhor. Me empodera e me acolhe.


5 – Qual é a parte do tarô que as pessoas ignoram?

Bom, como a abordagem é terapêutica, e não divinatória, entendo que temos que treinar a nossa fala e, principalmente, nos colocarmos no lugar do outro, ao identificar momentos desafiadores. As pessoas acreditam que o tarô seja algo apenas intuitivo. Mas um profissional que deseja oferecer um melhor serviço está sempre estudando, fazendo cursos, procurando entender a necessidade da pessoa que busca esse tipo de profissional, suas ansiedades, questões, sofrimentos. Além da intuição, envolve estudo, empatia, sensibilidade e acolhimento.


6 – Quais tipos de atendimento você faz?

Realizo dois tipos de atendimento: um simples, com fotos e áudio; e outro, completo, com fotos das cartas, áudio e um mapa tarológico.


7 – Você faz consultas ao vivo e on-line?

Combino com o/a consulente sempre um horário, à noite, em que ele/ela possa relaxar e meditar. A partir disso, por princípio de sincronicidade, me preparo e abro a mesa para jogar. Por questões de logística, porque a taróloga é mãe, esposa, dona de casa, o horário mais silencioso é quando todos se deitam e vão dormir. Na manhã seguinte, já estão no celular da pessoa os áudios e as fotos. Geralmente, passo a noite jogando, analisando, vendo a melhor maneira de falar. Os dados que peço são sempre o nome e as perguntas. Evito a comunicação por redes sociais, para que não haja dúvida de que o meu trabalho é ético. Prefiro que me contatem pelo whatsapp.


8 – Você já teve algum contratempo fazendo uma leitura?

Às vezes o jogo trava. Explico: você pergunta e as cartas não comunicam o que deveria. Claro, nesses momentos é hora de parar, respirar, tomar uma água, energizar as mãos e, no meu caso, eu entro em prece. Destrava e vai. Aí, sempre pergunto se a pessoa dormiu bem, como ela estava e, em 80% dos casos, a pessoa não conseguiu dormir, estava ansiosa. Isso interfere um pouco.


9 – Qual seria a sua marca como profissional no tarô?

Bom, se estamos falando de uma característica, é tarô com ética, acolhimento e responsabilidade. A fala nos áudios deve ser sempre amorosa, carinhosa e calma. Tudo deve ser transmitido para que se compreenda o caminho aconselhado e, acima de tudo, que ninguém saia da consulta triste, e sim esperançoso - ainda que o cenário para aquela pessoa seja desafiador. Tarô com acolhimento.


10 – Nos conte por favor uma experiência sua com tarô que lhe deixou contente ou assustada:

O maior desafio para quem cresceu em uma família tradicional, é enfrentar as críticas porque você está seguindo um caminho diferente do que esperavam. Depois de muitos embates e menosprezo, quando meus familiares começaram a ter o feedback de pessoas próximas de que realmente eu jogava de todo o coração e de forma muito cuidadosa, esse ponto de vista mudou e hoje meu pai (o mais cético) curte minhas postagens.  E, uma vez, durante um jogo, meu gato subiu à mesa e ficou quietinho me olhando jogar. Em uma determinada pergunta, empaquei. A resposta não estava devidamente alinhada. Olhei e ele estava com a patinha sobre duas cartas e eram as que fechavam a resposta. Achei o máximo e assustador.

Entrevista concedida à jornalista e editora Miriam Costa, publicada originalmente no blog da revista eletrônica Masticadores Brasil, em 21/06/2023.  Conheçam a revista Masticadores.

Interessados(as) em consultas com a taróloga terapêutica Patricia Silveira, podem contatar a profissional pelo e-mail pathysilveira32@gmail.com, fornecendo o nome completo e o número do whatsapp, para contato.  Não se esqueçam de mencionar que souberam do tarô terapêutico por meio de Intervalo Cultural Rio.

CONFIRMADA PARA O INÍCIO DE AGOSTO DE 2023 A REALIZAÇÃO DA 6ª GIBIFEST, EM ALVORADA-RS

 

Está confirmada a realização da 6ª Gibifest Alvorada, evento de quadrinhos, fazines e cultura pop, cuja programação inclui quadrinhistas, cosplay, K-pop, card games, palestras, oficinas, lojas geek e concurso de desenho. 

O evento é organizado pelo CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos.

Dia 06/08/2023 (domingo), a partir das 13h.

Endereço: Av. Wenceslau Fontoura, n° 105 - Alvorada/RS

Página do evento no Facebook: 6º Gibifest Alvorada

Divulgação:

Denilson Rosa dos Reis
Perfil: https://tchedenilson

Instagram: @tchezine

 

Denilson Reis é roteirista e editor de fanzines desde 1987, ano em que lançou o Fanzine Tchê (ainda em circulação). Edita também fanzines sobre temas variados, como rock, blues, cinema e também revistas independentes (Peryc e Quadrante Sul). Lançou, em 2022, o álbum Tchêzine Compêndio vol. 1 pela Criativo Editora, um apanhado de sua produção desde 1987. Denilson participa de importantes eventos relacionados a quadrinhos, como o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) e a CCXP (SP).  O talentoso artista foi agraciado com os prêmios Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010) e Troféu Angelo Agostini (2012 e 2018).

Visitem a página da Criativo Editora

terça-feira, 13 de junho de 2023

ANIME WINGS CONVIDA PARA A COSFANTASY FEST NO INÍCIO DE JULHO/2023


Cosfantasy Fest - Edição de Férias

Organizado por: Anime Wings

Data: Domingo, 02 de julho 2023, 12h - 18h

Local: Rua Conde de Bonfim, 451 Salão Nobre 3° Andar Rio de Janeiro/RJ


⛩Cosfantasy Fest 🌅 Terceira Edição

⚡️Da mesma organização do evento Anime Wings⚡
📍Local: Tijuca Tênis Clube - Salão Nobre
Rua Conde de Bonfim, 451 - 3º Andar - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Ⓜ️Próximo à estação de Metrô Sãens Pena
🗓Dia 02 de Julho (domingo), das 12h as 18h
🎟Ingressos antecipados/ meia entrada e promocional a partir de R$25,00
✅Grupo do Whatsapp

🔗Entre em nosso site


 
EVENTOS
 
Palestra de dublagem com Luisa Palomanes - dubladora da Hermione, Docinho (das Meninas Super Poderosas), Estelar (de Jovens Titãs em Ação), Katara (de Avatar), Merida (de Valente) e muitos outros
 
Exibição de Animes
Wings Cosplay Cup
Painel para fotografia
Encontro Cosplay
Cosplay Infantil
Animekê
Torneio Just Dance
Concurso de Cosplay
Torneio K-Pop
Maid Café
Torneios de Videogames
Oficina de desenho
Consoles da Sony, Microsoft e Nintendo
Estandes de Vendas de produtos, jogos, vestuário e acessórios
Ambiente climatizado
Torneio de Videogames
 
fonte: Anime Wings

segunda-feira, 15 de maio de 2023

INTERVALO LANÇA A PROMOÇÃO "IN TRASH WE TRUST" - INSCRIÇÕES ATÉ 30/06/2023



Regulamento  

 

A brincadeira da vez é a seguinte: se você fosse convidado 

para dirigir um novo canal de televisão,  chamado Cine Tele Trash, 

que filmes indicaria  para a grade da programação?  

 

Para participar desta promoção, envie um e-mail felpudo para intervalo.rj@gmail.com indicando 10 (dez) títulos de filmes (de verdade, pessoal!) de qualquer gênero, época e nacionalidade, daqueles que você se arrependeu de ter começado a assistir, mas foi até o fim só para ver no que ia dar, ou aqueles podreira das brabas (lado Bezão mesmo) em que você se amarra e não tem medo de contar para ninguém.                                             

Será permitido a cada participante apenas uma inscrição.  E não se esqueça de informar o ano em que cada um dos seus filmes indicados foram produzidos.                                         

No campo assunto do e-mail, escreva Promoção "In trash we trust".   As inscrições serão recebidas até 30/06/2023 e o resultado será divulgado em nosso blog, em julho/2023.  Os participantes estarão concorrendo ao sorteio de brindes especialmente selecionados, os quais serão postados, sob registro, também a partir de julho deste ano.               

Ao final da promoção, divulgaremos em nosso blog a lista dos filmes indicados, bem como os nomes dos sortudos, para conhecimento geral. O número de contemplados estará sujeito ao quantitativo de brindes que pintarem por aqui, até o final da promoção.  Ok?       

Agradecemos, desde já, o apoio à divulgação  e desejamos sorte estrelada aos participantes!