quinta-feira, 9 de maio de 2013

ADAPTAÇÃO INÉDITA, BASEADA NA COMÉDIA DE OSCAR WILDE, ESTRARÁ NA CAIXA CULTURAL RIO

A Importância de ser Perfeito

atores:João Pedro Zappa e Leandro Soares
foto: Dalton Valério
   
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 de maio a 2 de junho, a peça A importância de ser Perfeito, que aborda temas como o casamento, aparências, verdades e mentiras. A montagem, com direção Daniel Herz, transporta toda a ação do espetáculo da Londres vitoriana para os dias atuais, no Brasil, com a adaptação da famosa comédia de Oscar Wilde, The importance of being Earnest. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

O espetáculo narra a história de José Dourado, um homem que usa uma identidade dupla para poder se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. Agenor é primo de Patrícia Lobato, por quem José está apaixonado, mas Tia Augusta, mãe de Patrícia, é contra o relacionamento. Impedimentos amorosos também serão impostos à governanta Dona Glorinha e ao pastor Saulo Malaquias. Então uma trama do passado vem à tona para mudar o rumo das personagens na história.

A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo ColetivoAchadoNumaMala. Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.

A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio O epiceno inglês – The importance of being Earnest, de Wilde, da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado em seu livro Personas Sexuais, de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.


Ficha Técnica

Texto: Oscar Wilde
Tradução e Adaptação: Leandro Soares
Direção: Daniel Herz
Assistência de Direção: Maria Eduarda Machado
Realização: Auch Produções, Nevaxca Produções e Pantaleão Produções Artísticas
Direção de Produção: Tárik Puggina
Produção Executiva: Luísa Barros
Idealização: ColetivoAchadoNumaMala

Elenco: Leandro Castilho (José Dourado); Leandro Soares (Agenor); George Sauma (Patrícia); João Pedro Zappa (Cecília); Anderson Mello (Tia Augusta); Márcio Fonseca (Dona Glorinha), Pedro Tomé (Pastor Saulo) e Samuel Toledo (Felício e Ruas)
Figurinos: Thanara Schonardie
Cenário: Nello Marrese
Iluminação: Aurélio de Simoni
Música original e direção musical: Leandro Castilho
Fotografia: Dalton Valério
Programação Visual: André Vants
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço

A importância de ser Perfeito

Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos
Data: de 16 de maio a 2 de junho de 2013 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Capacidade: 176 lugares (4 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação: CAIXA Cultural 



Currículos

Daniel Herz
Diretor artístico da Companhia de Teatro Atores de Laura, fundada em 1992. É também diretor do Teatro Miguel Falabella desde 2000. Seus trabalhos de destaque foram: “Romeu e Isolda” (Prêmio Coca- Cola, 1996), “Decote” (Prêmio Coca-Cola, 1997), “A Flauta Mágica” (Prêmio Coca-Cola, 2000), “As Artimanhas de Scapino” (Prêmio Qualidade BR, 2002), “O Barbeiro de Ervilha”, (Indicação ao Prêmio Zilka Salaberry), “O Filho Eterno” (Prêmio Shell, 2011), “Adultério” (indicação ao Prêmio Shell, 2011). É professor de teatro na Casa de Cultura Laura Alvim onde ministra aulas tanto para grupos iniciantes como também treinamento para atores profissionais.

George Sauma
Ator e músico, iniciou sua seus estudos no Tablado, com Cacá Mourthé, Johayne Idelfonso, Bernardo Jablonski e Hamilton Vaz Pereira. Participou do workshop de Cacilda!! com José Celso Martinez Corrêa. Em teatro, atuou em “O Rapto das Cebolinhas”, “O Dragão Verde”, “O Patinho Feio”, “O Auto da Compadecida”, “Valentin”, “Cordélia Brasil”, “Outside”, “A Menina e o Vento”. Em cinema, nos longas “O Maior Amor do Mundo”, “Podecrer!” e “O Homem do Futuro”. Em televisão, estreou no elenco fixo do humorístico “Toma Lá Dá Cá”, de Miguel Falabella. Recentemente integrou o elenco da novela “Lado a Lado”, de João Ximenes Braga, com direção de Dennis Carvalho. Faz parte da banda Choque do Magriça, na qual é compositor, vocalista e pianista.

João Pedro Zappa
Ator, cursa o Bacharelado em Teatro do Centro Universitário da Cidade. Protagonizou o infantil “Um Garoto Chamado Rorbeto”, de Gabriel o Pensador, e o espetáculo “Fevereiro 29”. Atuou em “O Diário de Anne Frank”, dirigido por Robert Castle. Na televisão integrou o elenco principal de “Cinquentinha”, minissérie de Aguinaldo Silva, com direção de Wolf Maya. Integrou o elenco fixo de “A Turma do Pererê”, na TV Brasil. Em cinema, atuou nos curtas “Vampiro do Meio-Dia”, “Handball”, “Mortos-Vivos”, “Enquanto Isso”; e nos longas “Disparos”, “Desassossego”, “Éden”, e “Ressaca” (Prêmio de Melhor Ator - Festival Cine-esquema- novo). Recentemente esteve em cartaz com peça “Querida Helena Serguêievna”, ao lado da atriz Helena Varvaki, com direção de Isaac Bernart.

Leandro Soares
Autor e protagonista, do seriado “Morando Sozinho” do canal Multishow, produzido pela Conspiração Filmes. Atualmente é autor do siticom “Vai que Cola”, maior e mais importante projeto da grade do canal, que estreia em julho. Formando em Artes Cênicas Unirio. Foi aluno de profissionais da cena nacional e internacional como: Anatoli Vassiliev, Judith Malina, Jean-François Dusigne, Béatrice Picon-Vallin, Fabianna de Mello e Souza, Christiane Jatahy, Jefferson Miranda, Daniel Herz e Ana Achcar. Em teatro atuou em “O Rapto das Cebolinhas” e “A Menina e o Vento” com direção de Cacá Mourthé, “Um Trem para Brecht” com direção de Daniel Herz. Em televisão também atuou em “Natália” da TV Brasil, no infantil “Detetives do Prédio Azul”, do Gloob e em “A Rua Sem Vergonha”, série de Carolina Jabor e produção da Conspiração Filmes para o Canal Multishow. Em tradução já realizou os trabalhos: “A Fila”, de Israel Horovitz; “As Criadas”, de Jean Genet; “O Passarinho Verde”, de Carlo Gozzi; foi intérprete e assistente do professor Jean-François Dusigne no Brasil.

Pedro Tomé
Em 1988, participou do curso de Iniciação Teatral na PS 158, New York, onde esteve em cartaz com a peça “Peter Pan and Captain Hook”. No Tablado onde foi dirigido por Ricardo Kosovski e Leonardo Bricio. Fez parte do Workshop ministrado por Zé Celso Martinez Corrêa, Oficina Ateliê do Riso com Marcio Libar e do ECUM - Centro Internacional de Pesquisa Sobre a Formação em Artes Cênicas com Jurij Alschitz (AKT-ZENT / Berlin). Atuou nas peças: “Os Sem Vergonhas”, “Peter Pan”, “O Dragão Verde”, “Eu e os Meninos”, “Valentin”, e “Maroquinhas Fru-Fru”. Atualmente integra o elenco de “Elmiro Miranda Show”, série humorística do canal TBS com produção executiva de Heitor Dhalia - Paranoid Filmes.

Samuel Toledo
Ator e músico, iniciou sua carreira em Belo Horizonte com a peça "Comer ou não Comer, eis o Pirão", uma adaptação de "O Partirião" de Luiz Alberto de Abreu dirigido por Sergio Rezi. No Rio formou-se na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, atuou em "Alvodoamor" dirigido e escrito por João Fonseca e Vinicius Arneiro. Trabalhou como assistente de direção de Adriano Garib na peça "Tentativas contra a vida dela" de Martin Crimp. Como músico participou da peça "Marat-Sade", de Peter Weiss dirigida por Luiz Furlanetto, e na sua atual companhia, Probástica Companhia de Teatro, que em 2011 estreou seu primeiro espetáculo “[des]conhecidos”, ganhador do SEC e FATE. Trabalhou como diretor musical, músico e ator, em cartaz na Gamboa, Barteliê, Gláucio Gill e no Festival Cena Contemporânea de Brasília. Entre workshops e espetáculos, trabalhou com Adriano Garib, Julio Adrião, Jefferson Miranda, Cécil Thiré, Celina Sodré.

 atores: Leandro Castilho, Leandro Soares, João Pedro Zappa e George Sauma
foto: Dalton Valério

Sobre Oscar Wilde

Não há como falar em dândi sem pensar no mais iluminado e ferino representante desse modo de (com)portar-se diante da vida e da sociedade. Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu no ano de 1854 em Dublin, na Irlanda, e morreu em 1900, auto-exilado em Paris, com apenas 46 anos de idade, deixando poemas, romances, contos, ensaios e peças de teatro que compõem uma das mais brilhantes obras literárias da língua inglesa. Engenhoso dramaturgo e inspirado frasista, tornou-se, a partir de 1890, um dos mais populares dramaturgos atuantes em Londres.

Entre suas obras mais conhecidas estão o romance O retrado de Dorian Gray, as novelas O fantasma de Canterville, O crime do Lord Arthur Savile, o ensaio A alma do homem sob o socialismo, e –  escritos depois da grande crise de sua vida – o poema A balada do cárcere de Reading e o texto de introspecção De profundis. Do período de grande sucesso mundano, literário e profissional são as peças Salomé, O leque de Lady Windermere, Um marido ideal e, seu maior triunfo, A importância de ser Prudente, que assinala o auge de sua carreira como dramaturgo bem como o início da decadência de sua vida pública.

Vítima das contradições de sua época e da preconceituosa sociedade vitoriana do século XIX, Wilde teve sua reputação destruída e seu nome apagado dos círculos sociais em que tanto se destacara. Já incondicionalmente amado pelo público teatral londrino, considerando-se inatingível, Wilde moveu um processo de calúnia contra o Marquês de Queensberry, que o acusara de ser homossexual. Queensberry era pai de Lord Alfred Douglas, um jovem aristocrata com quem o escritor mantinha uma ligação amorosa. Embora fosse aceita segundo os padrões morais veladamente hipócritas vigentes na alta sociedade londrina, tal relação jamais poderia ter chegado às páginas dos jornais.

A iniciativa judicial de Wilde revelou-se desastrosa. O réu conseguiu “provar” nos tribunais o comportamento “reprovável” de Wilde: o processo voltou-se contra seu autor, que acabou condenado, por um crime semelhante ao que conhecemos como “atentado violento ao pudor” a dois anos de cárcere em regime de trabalhos forçados. O prestígio social e profissional de Wilde não suportou a exposição pública. No cárcere, escreveu De profundis, uma extensa e reflexiva carta endereçada a Alfred Douglas, e Balada do cárcere de Reading, poema inspirado na execução de um ex-militar do qual o autor foi testemunha na prisão. Esses dois escritos, de grande repercussão até hoje por seu valor humano e literário, coroam a obra de um dos artistas mais radicais de seu tempo, decerto vítima de sentimentos ditos homofóbicos que hoje em dia tanto se busca combater.

Banido de Londres, Wilde viveu em Paris até o fim de seus dias desde que saiu da cadeia. Seu túmulo é até hoje um dos mais visitados do cemitério Père Lachaise: todos os anos inúmeras marcas de batom são deixadas impressas na lápide por fãs em homenagem ao maior dândi que já desfilou por este planeta. 
 
fonte: assessoria de imprensa

terça-feira, 7 de maio de 2013

CANTORA ELINE PORTO, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO, NO TEATRO CAFÉ PEQUENO, NO LEBLON/RJ

Eline Porto
em Tom de Chuva

ÚNICA APRESENTAÇÃO

dia 15 de maio (quarta-feira), às 20h, 
no Teatro Café Pequeno


No dia 15 de maio, Eline Porto se apresenta no Teatro Café Pequeno com o show “Tom de Chuva”. A cantora tem como referências grandes nomes da música nacional e internacional como Marisa Monte, Paulinho Moska e Adele. “Tom de Chuva” traz para o palco a sintonia entre a leveza da jovem cantora e o barulho da chuva. Eline Porto, acompanhada de grandes músicos, apresenta um repertório com músicas de autoria própria, de artistas internacionais e clássicos da MPB.


SOBRE ELINE PORTO

Eline Porto teve na sua formação musical passagens pelo Conservatório Souza Lima (São Paulo) e pela Berklee School of Music (EUA). A artista estudou música popular com a cantora Fátima Regina e atualmente aprende técnicas para musicais com a soprano Mirna Rubim. Eline Porto está no elenco da série da TV Globo “Pé na Cova”, onde interpreta Prínces, namorada de Alessanderson. A cantora já participou dos musicais “O Despertar da Primavera”, “Hedwig” e “O Mágico de Oz”.


SERVIÇO

Dia 15 de maio  (quarta-feira), às 20h.
Local: Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Telefone: (21) 2294-4480
Horários: quarta-feira, às 20h
Ingressos: R$20,00 (inteira)/ R$10,00 (meia)
Capacidade: 100 lugares
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 90 minutos
 
fonte: assessoria de imprensa

segunda-feira, 6 de maio de 2013

MOSTRA DE TEATRO "TIRADENTES EM CENA" MOVIMENTA CIDADE MINEIRA, HOMENAGEANDO O GRUPO GALPÃO


 
Considerada um dos principais pólos turísticos do país, a charmosa Tiradentes receberá a partir do dia 11 de maio sua primeira mostra de teatro, reunindo espetáculos que exibirão um rico e diverso panorama atual das artes cênicas brasileiras. Composta por quatro cenas que ocuparão vários pontos da cidade durante oito dias, o “Tiradentes em Cena” contará com nove espetáculos adultos, oito peças para o público infantil e uma extensa programação gratuita que inclui debates, exposição, teatro de rua, intervenções, leituras dramatizadas, palestras e oficinas. 
 
A abertura do evento ficará por conta do Grupo Galpão, que levará Till, A Saga de um herói torto para uma apresentação ao ar livre na praça principal de Tiradentes. O SESI Centro Cultural Yves Alves abrigará a exposição comemorativa dos 20 anos do Grupo de Teatro Oficina Entre&Vista. O espaço também receberá peças aclamadas pela crítica nacional em uma programação diária. 
 
- Tiradentes tem uma vocação reconhecida para receber eventos de grande  porte por  sua excelência na área hoteleira e gastronômica. Além da própria cidade contar com um belo cenário, que inclui casarios muito bem preservados e a Serra de São José que cerca a cidade. Quando pensamos no nome, queríamos que a cidade estivesse em cena, assim como os artistas que passarão por Tiradentes neste período -– diz Aline Garcia, idealizadora do projeto.
 
Debates, workshops e espetáculos reconhecidos pela crítica
 
A primeira edição da mostra Tiradentes em Cena contará com uma mesa de debate mediada pelo diretor do Grupo Galpão Chico Pelúcio, em que será discutido o papel das companhias de teatro no cenário cultural brasileiro e terá a presença de grupos locais. Música e poesia também estarão presentes na apresentação de Poema Bar, projeto luso-brasileiro do ator Alexandre Borges em que recita poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa ao lado do pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinícius, e Sofia Vitória, cantora portuguesa.
 
Com o objetivo de provocar reflexão e discussões, além de estimular a produção teatral local e a formação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais, a mostra contará com a Cena Encontro. Alunos do curso de artes cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) apresentarão trabalhos desenvolvidos dentro da academia. A Cena também terá Leitura Dramatizada. 
 
Cenas marcam estreia da mostra  
 
Colocar a cidade de Tiradentes em cena durante todo o evento foi um dos objetivos da organização da mostra. Inserir as artes cênicas de forma que  comungue com o contexto arquitetônico e histórico e promova a integração entre artistas, população, turistas e moradores. Divididas em cenas, a mostra terá um amplo recorte. A Cena de Sucesso levará para a cidade espetáculos consagrados pela crítica e sucesso de público; a Cena Encontro fará com que artistas locais e universitários apresentem seus trabalhos; a Cena Infantil levará uma nova perspectiva não só para as  crianças, como também para os pais;  e finalizando, a Cena Paralela promoverá debates e oficinais para quem quer pensar teatro.
 
Para aproveitar ao máximo a vocação de Tiradentes em receber eventos e novas ideias, a mostra estará presenta não só no SESI Centro Cultural Yves Alves, mas também em espaços alternativos, como a Biblioteca do Ó, Museu da Liturgia, Museu Padre Toledo, além das interferências artísticas que acontecerão em pontos históricos da cidade.

- Já apresentamos o Poema Bar em algumas capitais do País, mas é a primeira vez em Minas. A expectativa é sempre grande quando se participa de um festival e ainda mais com uma apresentação ao ar livre – avalia o ator Alexandre Borges. 
 
FICHA TÉCNICA

Idealização: Aline Garcia
Realização: Oficina de Teatro Entre&Vista
Coordenação Geral: Aline Garcia e Fábio Amaral
Coordenação Executiva: Lais Vitral
Coordenação de Produção: Ymbu Entretenimento
Coordenação de Logística: Libertas Turismo Receptivo
Produção: Fabrício Chianello
Assistente de Produção: Rodrigo Rosado e Fernanda Alencar
Curadoria Infantil: Bernardo Rohrman
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias Comunicação
Designer Gráfico: Gina Mesquita
Web designer: Frederico Lopes e Otávio Boari
Filmagem: ERA – Empório de Relacionamentos Artísticos
Apoio:    Globo Minas, Localiza, ASSET, Tiradentes Mais, ACI-Del Rei, Revista Encontro,  Vitral Bureau Cultural, Pequena Tiradentes e Companhia de Inventos.  

 
SERVIÇO
TIRADENTES EM CENA

de 11 a 18 de maio de 2013
Local: Tiradentes (MG)
Confiram os horários e a programação no site: Tiradentes em Cena

fonte: assessoria de imprensa

INSTITUTO ENSAIO ABERTO PROMOVE O WORKSHOP GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO, INTITULADO "PRÉ-SAL - UM OUTRO OLHAR SOBRE A CULTURA BRASILEIRA"

Evento será aberto à sociedade e acontece nos dias 9 e 10 de maio no Armazém da Utopia, no Cais do Porto


Com o objetivo de proporcionar um espaço qualificado de debate com diferentes públicos do segmento cultural do Rio de Janeiro, para refletir e discutir sobre o Fundo Social do Pré-sal e sua contribuição para o fortalecimento da política cultural brasileira, o Instituto Ensaio Aberto organiza nos dias 9 e 10 de maio o workshop Pré-sal – Um outro olhar sobre a cultura

O público beneficiário direto são grupos locais ligados a pontos de cultura e outras articulações oriundas de bairros periféricos; artistas; intelectuais e grupos culturais que atuam no estado do Rio de Janeiro; lideranças comunitárias, estudantes e jornalistas.

Na abertura, dia 9, o evento contará com uma Noite Cultural, apresentando o espetáculo ESTAÇÃO TERMINAL, com Tuca Moraes.

Representantes da Petrobras e da Dieese abrirão os debates visando a debater ações e iniciativas de desenvolvimento local e regional, para discutir e esclarecer a população sobre o marco conceitual que regulamenta a extração do petróleo advindo da camada do pré-sal, bem como a criação do Fundo Social, criado e sob a gestão do governo federal.

SOBRE O INSTITUTO ENSAIO ABERTO

O Instituto Ensaio Aberto surgiu em 2008, com a missão de consolidar a função social da Companhia Ensaio Aberto de criar e produzir arte comprometida com a transformação da realidade. Em 2011, o IEA se tornou uma OSCIP e, em 2012, uma OS, tornando mais clara a sua função social.

O IEA também promove estudos, pesquisas, conferências, seminários, cursos, consultorias, oficinas, diálogos e eventos, com especial atenção à capacitação e formação de profissionais em conjunto com entidades nacionais ou estrangeiras, públicas e privadas.

Nosso trabalho só adquire validade no debate crítico travado com a realidade, interagir através da cultura com educação, desenvolvimento econômico, social e combate à pobreza, promoção da igualdade racial, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos valores universais -  Tuca Moraes


SERVIÇO

PRÉ SAL - UM OUTRO OLHAR SOBRE A CULTURA

Programação:
Dia 09 de Maio de 2013
Abertura às 20:30h

NOITE CULTURAL – ESTAÇÃO TERMINAL – Companhia Ensaio Aberto
Com Tuca Moraes, Júlia Couto e Juliana Mello
Texto: João Batista -  Baseado em Lima Barreto
Direção: Luiz Fernando Lobo
Local: Armazém da Utopia -  Avenida Rodrigues Alves, Armazém 6, Bairro da Saúde

ENTRADA FRANCA


Dia 10 de maio de 2013
9:00h – Cadastramento e Café da manhã
10h às 13h – DEBATE – Diversidade Cultural Brasileira e Pré-Sal
Presenças de: Américo José Córdula Teixeira – Secretário de Políticas Culturais – Ministério da Cultura
Sérgio Sá Leitão – Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Alberto Silva - Presidente Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio - CDURP
Mediador : Luiz Fernando Lobo – Instituto Ensaio Aberto

13:00h ás 14:30h – Almoço
14:30h às 16:30h – Dinâmica de Grupo / Elaboração de Propostas
17:00h – Encerramento / Lanche / Confraternização

Local: Armazém da Utopia -  Av. Rodrigues Alves, Armazém 6 -  Saúde
ENTRADA FRANCA
fonte: assessoria de imprensa

SESC TIJUCA RECEBE ESPETÁCULO DE ARTISTAS FRANCESAS E DE BRASILEIRA, QUE MISTURA MÚSICA E TEATRO


Visando a uma forma de fusão entre a música e o teatro, a pianista Debora Growald e a atriz Juliana Carneiro da Cunha propõem um «concerto teatral», combinando um programa de concerto de música brasileira e música francesa, abrangendo os anos de 1750 até os dias de hoje (de Chopin a Ernesto Nazareth passando por Ravel, Stravinsky, Villa-Lobos, entre outros) e composto de peças para dois pianos e para piano solo, pontuadas pelo texto do escritor e pianista uruguaio Felisberto Hernandez. Com Juliana Carneiro da Cunha atriz; Carine Zarifian piano; Debora Growald piano.

Algo mágico acontece quando dois pianos se encontram. Debora Growald e Carine Zarifian partilham a mesma sensibilidade e os mesmos interesses artísticos, a ponto de consumarem a felicidade de um verdadeiro diálogo musical. 

Donas de percursos muito diferentes e ao mesmo tempo marcadas por talentos diversificados, Juliana Carneiro da Cunha, Carine Zarifian e Debora Growald se conheceram em Paris, na França, onde moram e trabalham. O resultado do encontro entre essas três artistas é muitas vezes comparável a uma explosão. Ideias, inspirações e conceitos são mesclados e articulados num diálogo de criatividade.

O texto «Meu Primeiro Concerto» é do escritor uruguaio Felisberto Hernández (1902-1964), reconhecido hoje como um dos mestres da literatura fantástica latinoamericana, um inovador da ficção e da metaficção de fundo autobiográfico. Em sua obra, que consta principalmente de narrativas, a música é uma referência essencial. Músico e pianista de formação, Hernandez faz intervir a componente musical em vários níveis de seu discurso narrativo.

No dia 9 de maio, após a apresentação, haverá uma palestra com a atriz Juliana Carneiro da Cunha sobre a criação do espetáculo.


SERVIÇO

CONVERSAÇÕES MUSICAIS: 
MEU PRIMEIRO CONCERTO

SESC Tijuca
Endereço: R. Barão de Mesquita, 539 - Tijuca, Fone: 21 3238-2100

Apresentações dias 8 e 9 de maio de 2013
Horário: Quarta e quinta - 20h
Duração: 90 minutos
Valor: R$ 16,00 (inteira), R$ 8,00 (meia entrada) e R$ 4,00 (associados SESC )
Classificação Etária: 12 anos

Ficha Técnica

Texto: Felisberto Hernández
Direção: Debora Growald e Juliana Carneiro da Cunha
Atriz: Juliana Carneiro da Cunha
Pianistas: Carine Zarifian e Debora Growald
Iluminação: André Boll
Figurinos: Marie Hélène Bouvet
Concepção: Debora Growald
Fotografia: Anne-Sy
Coordenação de Produção: Maria Julia Vieira Pinheiro
Produção Executiva: Rosite Val
Realização: Metropolis Produções Culturais e SESC Rio
Apoio Cultural: Consulat Général de France à Rio de Janeiro e Conservatório Brasileiro de Música

fonte: assessoria de imprensa

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROJETO "SHAKESPEARE NAS PRAÇAS" LEVA O ESPETÁCULO "SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO" A 34 PRAÇAS DO RIO DE JANEIRO, EM MAIO E JUNHO 2013


foto: divulgação

O projeto da Cia. Farsacena, iniciado em abril/2013, apresenta o espetáculo Sonho de uma noite de verão, clássico de William Shakespeare que narra a história de dois jovens apaixonados que fogem para a floresta, em busca de solução para um romance proibido.

Nessa montagem, a Cia. faz uma leitura diferenciada da poesia do dramaturgo inglês, adaptando o texto ao tempo atual, a fim de despertar maior interesse pela obra do autor.

Sempre às terças, quintas, sábado e domingos, o teatro de rua ocupará 34 praças do município do Rio de Janeiro.

Confiram a programação de maio e junho de 2013:


Maio
Sábado (4) - Lona Cultural Municipal Sandra de Sá às 10h - Santa Cruz.

Domingo (5) - Lona Cultural Municipal João Bosco às 10h - Vista Alegre.

Terça (7) - Praça Doze de Outubro às 10h - Inhaúma.

Quinta (9) - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra às 9h - Pavuna.

Sábado (11) - Lona Cultural Municipal Terra às 10h - Guadalupe.

Domingo (12) - Arena Carioca Dicró Carlos Robert de Oliveira às 16h - Penha.

Terça (14) - Praça Tiradentes às 10h - Centro.

Sábado (18) - Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas às 14h - Santa Teresa.

Domingo (19) - Arena Carioca Abelardo Barbosa às 17h - Pedra de Guaratiba.

Terça (21) - Praça Agripino Grieco às 10h - Méier.

Sábado (25) - Praça do Ó às 16h - Barra da Tijuca.

Domingo (26) - Praça de São Roque às 10h - Paquetá.

Terça (28) - Arena Cultural Roberto Torres às 10h - Madureira.
Junho
Terça (4) - Praça Saes Pena às 10h - Tijuca.

Sábado (6) - Lona Cultural Municipal Renato Russo às 10h - Ilha do Governador.

Sábado (8) - Parque dos Patins às 16h - Lagoa.

Domingo (9) - Entrada da Rocinha às 10h - Rocinha.

Terça (11) - Praça 13 às 10h - Cordovil.

Sábado (15) - Próximo ao Teleférico do Complexo do Alemão às 10h - Complexo do Alemão.

Domingo (16) - Praça Roberto Valeriano Pequeno às 10h - Cidade de Deus.

Terça (18) - Praça Irineu Machado às 10h - Vigário Geral.

Sábado (22) - Largo do Machado às 10h.

Domingo (23) - Arpoador às 16h.

Terça (25) - Praça Bom Conselho às 10h - Realengo.

Domingo (29) - Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal às 10h - Bangu.

Sábado (30) - Lona Cultural Municipal Elza Osborne às 10h - Campo Grande.

fonte: prefeitura da cidade do Rio de Janeiro