terça-feira, 14 de outubro de 2025

HOMENAGEM A LOURENÇO DE MÉDICI, POR MAQUIAVEL

Aqueles que desejam cair nas graças de um príncipe costumam, o mais das vezes, 

oferecer-lhe os bens pelos quais têm mais estima, ou que imaginam que lhe darão 
maior prazer; daí que muitas vezes ele seja presenteado com cavalos, 
armas, trajes de ouro, pedras preciosas e ornatos de igual valor, 
dignos da sua  grandeza.  Desejando, também eu, apresentar-me 
diante de Vossa Magnificência com  um testemunho da minha vassalagem, 
não pude encontrar em meu tesouro algo mais valioso 
e estimado do que o conhecimento a respeito 
das ações dos grandes homens, adquirido ao longo de vasta experiência 
das coisas modernas e do continuado estudo das coisas antigas; 
tendo, com grande diligência, investigado  e examinado essas ações, 
resumi-as em um pequeno volume, que remeto agora a  Vossa Magnificência.

Apesar de saber ser esta obra indigna da Vossa presença, tenho certeza de que 
benevolentemente a aceitará, ao levar em conta que 
eu não lhe poderia oferecer presente melhor do que a possibilidade de, 
em brevíssimo tempo, aprender tudo  aquilo que eu, no decurso de muitos anos, 
por meio de muitos esforços e perigos, aprendi. 

Não enfeitei nem aumentei este livro com frases longas ou palavras difíceis 
ou  extravagantes, ou ainda com qualquer outro artificio, 
ornamento desnecessário com os quais muitos 
costumam enfeitar os seus escritos; 
e fiz isso porque quis que nada mais o tornasse meritório 
e benquisto senão a amplitude da matéria e a gravidade do assunto. 
Conto que não será considerado presunçoso o fato 
de um homem de classe inferior ousar discorrer e ditar regras 
sobre o governo dos  príncipes; porque assim como os pintores de paisagem
 colocam-se no plano, para observar a natureza dos montes e dos lugares altos, 
e no alto dos montes, para  enxergar melhor a natureza dos lugares baixos, 
do mesmo modo, para conhecer bem a natureza de um povo é preciso ser príncipe, 
e para conhecer bem a natureza de  um príncipe é preciso pertencer ao povo.

Deste modo, receba Vossa Magnificência este pequeno presente
com o mesmo espírito com que eu o envio; trata-se de obra que, 
sendo recebida e lida com  atenção, revelará o meu mais profundo desejo
 - o de que Vossa Magnificência alcance a grandeza que o seu destino
e as suas outras qualidades lhe auguram. E  se Vossa Magnificência, 
do ápice da sua grandeza, alguma vez volver os olhos 
para estes lugares baixos, verá como tenho injustamente sofrido
grandes e  contínuos golpes de má sorte.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

TRE-RJ E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER JUDICIÁRIO

Inteligência Artificial e o Judiciário: 

eficiência com responsabilidade

 

07/10/2025 - 17:50

 

A trajetória histórica da humanidade tem convergido progressivamente para a inteligência artificial, uma tecnologia desenvolvida para aprimorar e simplificar as interações sociais. Nas áreas de saúde e segurança, a IA já demonstra avanços significativos. O campo jurídico não ficou à margem dessa transformação. Profissionais do Direito, incluindo advogados, promotores, defensores públicos e magistrados, encontram-se diante de recursos tecnológicos que aceleram pesquisas, sistematizam dados e auxiliam na elaboração de peças processuais e sentenças.

Esta evolução apresenta aspectos favoráveis evidentes. Considerando um sistema judicial assoberbado de processos, que persegue a celeridade e produtividade sem sacrificar a qualidade decisória, essas ferramentas tecnológicas podem diminuir o tempo gasto em atividades mecânicas e repetitivas. Isso libera os profissionais para concentrarem seus esforços no que genuinamente exige capacidade humana: o raciocínio jurídico aprofundado, a construção de argumentos consistentes, a valoração de princípios e a busca pela solução justa para cada situação específica.

Porém, simultaneamente aos benefícios, a inteligência artificial apresenta riscos consideráveis quando empregada de forma irrefletida. Nos processos judiciais de maior complexidade, sejam eles eleitorais, criminais ou cíveis, os operadores do direito carregam elevada responsabilidade em suas atuações. Um dado incorreto ou impreciso pode alterar completamente o resultado de um julgamento e abalar a legitimidade da decisão proferida.

No ambiente eleitoral especificamente, identificam-se vantagens concretas. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou o Projeto IA Jud - Justiça Inteligente, voltado ao estímulo da inovação institucional. A iniciativa busca promover a utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa, oferece capacitação aos servidores, divulga orientações e melhores práticas, estabelece uma política de Uso, cria um Portal de Inteligência Artificial e realiza workshops para avaliar os produtos desenvolvidos.

A adoção dessa tecnologia pode aperfeiçoar numerosos procedimentos internos, elevando a eficiência e a produtividade dos servidores em suas rotinas diárias, desde a elaboração de documentos até o exame de informações. Além disso, estimula a cultura de inovação e o desenvolvimento de soluções sob medida para os desafios do Tribunal, melhorando o atendimento prestado ao cidadão.

Ao apostar na qualificação profissional e na aplicabilidade da IA, o TRE-RJ não se restringe a atender às orientações do Conselho Nacional de Justiça, mas estabelece fundamentos para uma cultura de inovação duradoura e para conquistas expressivas em produtividade e eficiência em todos os setores da instituição.

Entretanto, há  também ameaças preocupantes quanto ao uso das ferramentas, com potencial de aumento dos julgados. Um dos riscos mais graves está na multiplicação de conteúdos fraudulentos e na fabricação de deepfakes. A inteligência artificial generativa possibilita a criação de vídeos e áudios que simulam com precisão a voz e a aparência de personalidades políticas, fazendo-as parecer pronunciar declarações jamais proferidas. Essa tecnologia pode ser instrumentalizada para manipular informações e propagar notícias fraudulentas em larga escala. Este tipo sofisticado de desinformação possui capacidade de corroer a confiança pública e distorcer a avaliação do eleitorado sobre a idoneidade dos candidatos.

Frente a esse cenário árduo, o Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu regulamentações para assegurar a integridade dos processos eleitorais, buscando equilibrar o aproveitamento tecnológico e preservação da lisura do pleito. Entre as providências mais relevantes está a vedação de deepfakes destinadas à desinformação, prática classificada como ilícito eleitoral. Adicionalmente, a utilização de inteligência artificial em materiais de campanha precisa ser expressamente indicada, garantindo transparência ao eleitor.

As plataformas digitais também são responsabilizadas nesse contexto. Elas podem receber notificações para remover conteúdos que disseminem desinformação, acelerando o enfrentamento dessas práticas nocivas.

Em todas as especialidades jurídicas, as qualidades éticas de quem atua perante o Judiciário iniciam-se com a lealdade processual, que se expressa na condução sensata dos aspectos humanos, sociais, legais e justos da demanda até sua resolução final. Raciocinar de maneira oposta poderia conduzir à litigância de má-fé, comportamento que deve ser evitado.

Na condição de magistrado, já presenciei petições geradas por inteligência artificial, sem qualquer revisão por parte do advogado que as subscreveu. Muitas dessas peças contêm acórdãos inexistentes, excertos doutrinários fictícios e citações que jamais proferidas. Esse tipo de conduta viola os princípios da honestidade, transparência e boa-fé processual, pode induzir o julgador ao erro e causar prejuízos severos às partes envolvidas, além de motivar sanções disciplinares pela Ordem dos Advogados do Brasil. A inteligência artificial não pode ser responsabilizada por litigância de má-fé, mas quem a utiliza inadequadamente pode e deve ser punido.

Também tem causado grande inquietação a possibilidade de alguns magistrados empregarem modelos prontos de IA para fundamentar decisões sem realizar a necessária revisão crítica. Isso enfraquece a independência judicial e compromete a credibilidade do sistema de Justiça. A sociedade necessita confiar que cada decisão resulta da análise cuidadosa de um juiz imparcial, e não de um algoritmo programado.

A inteligência artificial deve ser compreendida como um instrumento de apoio, útil para tornar a atividade jurisdicional mais eficiente. Contudo, sua utilização precisa ser acompanhada de transparência, rigor técnico e responsabilidade ética. Do contrário, abre-se margem para equívocos e graves injustiças.

O grande desafio dos operadores do Direito consiste em harmonizar Justiça e tecnologia sem perder de vista a confiança social nas instituições e o devido processo legal. Isso demanda protocolos claros de utilização, formação continuada para advogados, magistrados e servidores e, principalmente, a consciência de que a decisão judicial deve sempre resultar de reflexão pessoal, com fundamentação própria e verificável.

O silêncio sempre continua a ser preferível em relação à defesa de argumentos que não podem ser comprovados. As informações falsas têm por objetivo estrangular a ritualidade adequada do processo e seus princípios fundamentais.

A inteligência artificial pode auxiliar e democratizar o acesso ao Direito, mas jamais substituir a tarefa de julgar. Julgar significa interpretar a lei à luz da Constituição, aplicar a norma ao caso concreto e buscar a solução justa com consciência crítica, compromisso com a verdade e, sobretudo, com humanidade. Essa é uma responsabilidade que nenhuma máquina pode assumir em nosso lugar.

Que a modernidade traga a inteligência artificial, sim. Mas acompanhada de informações exatas e verdadeiras sobre os fatos e o Direito. Somente dessa maneira será possível encontrar razão e equilíbrio na resposta jurisdicional justa e célere. Que venha para promover o bem comum.


Desembargador Peterson Barroso Simão

Presidente do TRE-RJ

fonte: TRE-RJ 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

ESPETÁCULO "A MANHÃ SEGUINTE", COM CAROL CASTRO, SEGUE ATÉ DOMINGO 12/10/2025 NO TEATRO CLARA NUNES

 

A MANHÃ SEGUINTE
Uma comédia de Peter Quilter
Direção Thereza Falcão e Bel Kutner

Sucesso em mais de 10 países, pela primeira vez no Brasil, estreou dia 5 de setembro, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro/RJ.

 

E se o amor começasse... depois do primeiro bom dia?

 

“A Manhã Seguinte” é uma comédia leve, inteligente e cheia de reviravoltas sobre encontros inesperados, famílias nada convencionais e o desafio de lidar com sentimentos quando ninguém diz exatamente o que está sentindo.
 

Com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Ângela Rebello, a história apresenta um quarteto irresistível: um rapaz tímido, uma jovem decidida, uma mãe sem papas na língua e um irmão com humor afiado e zero limites — juntos, eles transformam qualquer manhã em um verdadeiro espetáculo. “Dirigir A Manhã Seguinte é explorar com delicadeza e humor o desconforto do inesperado. A peça fala sobre encontros reais — e sobretudo o que não se diz”, explica a diretora Thereza Falcão.

 

Na trama, Kátia (Carol Castro) e Tomás (Bruno Fagundes) se conhecem por acaso e, na manhã seguinte, acordam no mesmo quarto... cercados de incertezas. A situação já seria embaraçosa o suficiente, mas tudo ganha novos contornos com a chegada inesperada da mãe de Kátia (Ângela Rebello), que não mede palavras, cheia de opiniões e sem qualquer filtro. E, para completar, Márcio (Gustavo Mendes), o irmão de Kátia, aparece com seu jeito inesperado, especialista em roubar a cena e bagunçar ainda mais o que já estava fora do controle. “O mais bonito dessa comédia é que ela nos faz rir daquilo que somos: vulneráveis, contraditórios e humanos. É um teatro de afeto, leveza e verdade”, comenta a diretora, Bel Kutner, Uma história sobre afetos, tropeços e a beleza do improviso. Porque, às vezes, a vida só começa mesmo... na manhã seguinte.

 

 

A MANHÃ SEGUINTE

Teatro Clara Nunes

Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2274-9696 

Temporada: até 12/10/2025 - Sexta às 20:00h, Sábado às 20:00h, Domingo às 19:00h

Classificação Indicativa: 14 anos

Ficha técnica:

Texto: Peter Quilter
Adaptação do texto: Thereza Falcão
Direção: Thereza Falcão e Bel Kutner
Elenco:
Carol Castro
Bruno Fagundes
Gustavo Mendes
Ângela Rebello
Tradução: Marta Metzler
Adaptação: Thereza Falcão

Cenário: Nello Marrese
Figurino: Mauro Leite
Iluminação: Paulo Denizot e Kelson Santos
Trilha sonora: Marcelo Alonso Neves
Preparação corporal: Ruben Gabira
Preparação vocal: Jorge Maya
Produção de elenco: Felipe Ventura
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Apoios: Marcela Rosário
Produção Executiva: Álvaro Antônio
Direção de Produção: Filomena Mancuzo
Idealização e produção geral: Sérgio Lopes
Produção Geral, Marketing e Comercial: Mauricio Tavares

fonte:  Carol Castro 

domingo, 5 de outubro de 2025

"ZATANNA: QUEBRANDO TUDO" - HQ VENCEDORA DO PRÊMIO EISNER CHEGARÁ ÀS LOJAS NA SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO/2025

 

Depois que um erro fatal na infância a deixou sem habilidades mágicas, mas aterrorizada com a perspectiva de seu retorno, Zatanna encontrou um lar em Las Vegas, praticando truques de cartas baratos no pior cassino clandestino. Ela pode pensar que abandonou a magia, mas a magia não a abandonou. E quando um demônio malévolo irrompe em seu palco no meio de um ato, lançando seu mundo no caos com a promessa de mais um inferno vindouro, ela terá que cavar fundo nas memórias fragmentadas de seu passado se quiser invocar o poder para sobreviver. 

 

Autores: Javier Rodríguez, Mariko Tamaki
Lançamento: Outubro/2025
Número de páginas: 176
Encadernação: Capa Cartão

Coleção: ZATANNA: QUEBRANDO TUDO
Classificação etária: 16 anos
Tipo de publicação: Livros e Edições Especiais  

Fonte: Panini

HQ "SUPERMAN LAÇOS" SERÁ LANÇADA NA SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO/2025

Desolado com a destruição de Nova Krypton, o Superman continua sua jornada a pé pelas estradas dos Estados Unidos em busca do significado mais profundo por trás de seu lema sobre verdade e justiça. Enquanto continua ajudando o cidadão comum, o Superman inevitavelmente chega à conclusão de que nem todas as questões podem ser facilmente definidas como inerentemente certas ou erradas. Determinar de que lado da disputa ele está nunca foi sua batalha… até agora. Com um peso quase insuportável até para o Último Filho de Krypton, como o Homem do Amanhã começa a reparar a ruína no presente?
 
Autores: Chris Roberson, Eddy Barrows, G. Willow Wilson, J. Michael Straczynski, Leandro Oliveira
Lançamento: Outubro/2025
Número de páginas: 304
Encadernação: Capa dura
Coleção: SUPERMAN: SOLO (DC VINTAGE)
Classificação etária: 12 anos
Tipo de publicação: Livros e Edições Especiais     
 
Fonte: Panini 

domingo, 21 de setembro de 2025

PANINI LANÇA "COLEÇÃO CLÁSSICA MARVEL: NOVA FASE", FOCADA NAS HQ PUBLICADAS NOS ANOS 60 DO SÉCULO PASSADO

A mais amada coleção de HQ está de volta para uma nova fase, com histórias clássicas da Casa das Ideias, publicadas originalmente a partir da década de 1960, nos anos formadores do incrível Universo Marvel. Publicada em ordem cronológica, a série traz em cada volume um super-herói diferente, e ninguém melhor para começar a nova etapa que o Escalador de Paredes. Nesta edição, o Rei do Crime ordena que J. Jonah Jameson deixe de fazer publicidade negativa sobre suas as atividades ilegais no Clarim. E mais: a volta do Doutor Octopus!


O n° 1 da coleção - O espetacular Homem-Aranha - está sendo comercializado a preço promocional de R$19,90.   O segundo volume terá preço de venda fixado em R$29,90, enquanto os demais títulos seguirão o preço de R$39,90, cada.  Os títulos serão lançados a cada quinzena.

 

A coleção completa conta com 60 (sessenta) volumes e, além do nosso amigo de sempre cabeça de teia, heróis clássicos como: Hulk, Thor, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Demolidor, X-men, Capitão América, Vingadores terão vários títulos publicados.

 

Homem-Aranha 12 - Entra em cena o Doutor Octopus 

Autores: John Romita, Larry Lieber e Stan Lee.

Publicação: agosto de 2025. 

Capa cartonada. 128 páginas. 


Conteúdo original: 

Amazing Spider-Man (1963) 51-53; Amazing Spider-Man Annual (1964) 4 

 

Os títulos da coleção:

 


 fonte: Panini 

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

USP OFERECE LIVROS DIGITAIS GRATUITOS

 foto: divulgação

 A USP - Universidade de São Paulo está oferecendo livros digitais gratuitos sobre temas diversos, por meio do Portal Livros Abertos.   O catálogo é abrangente e reúne títulos nas seguintes especialidades:

  • Ciências Biológicas
  • Ecologia
  • Botânica
  • Genética
  • Zoologia
  • Morfologia
  • Farmacologia
  • Microbiologia
  • Biologia Geral
  • Fisiologia
  • Bioquímica
  • Biofísica
  • Imunologia
  • Parasitologia
  • Ciências Humanas
  • Educação
  • Sociologia
  • Etnologia
  • Arqueologia
  • Geografia
  • Psicologia
  • Antropologia
  • Ciência Política
  • História
  • Filosofia
  • Teologia
  • Ciências da Saúde
  • Educação Física
  • Medicina
  • Odontologia
  • Enfermagem
  • Nutrição
  • Saúde coletiva
  • Fonoaudiologia
  • Farmácia
  • Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciência da informação
  • Comunicação
  • Administração
  • Turismo
  • Museologia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Desenho Industrial
  • Direito
  • Economia
  • Demografia
  • Planejamento urbano e regional
  • Serviço Social
  • Economia Doméstica
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Física
  • Probabilidade e Estatística
  • Química
  • Geociências
  • Matemática
  • Astronomia
  • Ciência da Computação
  • Oceanografia
  • Engenharias
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Sanitária
  • Engenharia de Materiais e Metalurgia
  • Engenharia Nuclear
  • Engenharia de Transportes
  • Engenharia Naval e Oceânica
  • Engenharia Aeroespacial
  • Ciências Agrárias
  • Ciência do Solo
  • Zootecnia
  • Agronomia
  • Engenharia Agrícola
  • Recursos florestais e engenharia florestal
  • Medicina Veterinária
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Recursos pesqueiros e engenharia de pesca
  • Linguística, Letras e Artes
  • Linguística
  • Letras
  • Artes
  •  

     Os livros estão disponíveis no link Portal Livros Abertos.

     

     Universidade de São Paulo

     
    Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
    Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L – Térreo – Cidade Universitária 
    05508-050  São Paulo, SP     Brasil
    Tel: +55 11 3091-4195        E-mail: atendimento@abcd.usp.br

    Todos os conteúdos do Portal de Livros Abertos da USP estão sob licença Creative Commons CC-BY-NC-SA 4.0, exceto onde indicado de outro modo, preservando integralmente os direitos irrevogáveis dos autores, editores e organizadores das obras e da própria ABCD-USP.

    Atenção: não é permitido o depósito ou publicação dos e-books disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP em outros websites ou por quaisquer pessoas ou empresas sem a expressa e devida autorização por escrito dos editores, organizadores e autores das obras, além da expressa autorização da própria Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD-USP).  

    DOIS MILHÕES DE ELEITORES AINDA NÃO FIZERAM A BIOMETRIA, NO RIO DE JANEIRO

     

    Em todo o estado do Rio de Janeiro, 2.751.480 de eleitoras(es) ainda não têm a biometria cadastrada, até o momento. O total corresponde a 21,66% do eleitorado fluminense (12.704.852). A Justiça Eleitoral tem como objetivo alcançar 100% do eleitorado biometrizado para o próximo pleito, em 2026 e, por isto, reforça a campanha pela coleta das digitais por todas(os) o quanto antes.

    Eleitoras(es) podem fazer a coleta da biometria em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado. O procedimento é gratuito. Os postos de atendimento funcionam nos dias úteis, das 11h às 19h. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ. Também é possível fazer a consulta por telefone, pelo Disque TRE-RJ, utilizando o número (21) 3436-9000. Os dois serviços têm o mesmo horário de funcionamento. 

    Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias.No caso de alteração de dados pessoais, também deve ser apresentado documento que comprove a mudança de dados (como certidão de casamento, sentença judicial, entre outros). O procedimento de cadastramento biométrico é rápido e simples. A Justiça Eleitoral coletará as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, a assinatura e fará uma foto digital, além de atualizar os dados pessoais. 

    A Justiça Eleitoral coleta apenas a biometria de brasileiras e brasileiros acima a partir de 15 anos de idade. A única exceção é para pessoas com nacionalidade portuguesa que tenham optado pelo exercício de direitos políticos no Brasil, conforme os termos do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal.

    A identificação biométrica garante que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar. Esse procedimento reforça a segurança do processo eleitoral.

    Benefícios

    Além da segurança no momento da votação, o cadastramento biométrico proporciona a obtenção do selo ouro na conta Gov.br, plataforma digital que permite ao cidadão acessar serviços públicos on-line de forma segura, como INSS, Receita Federal, Carteira Digital, entre outros.

    O Selo Ouro é o nível mais alto de confiabilidade da conta Gov.br, exigido para acesso a serviços públicos mais sensíveis. Para obter esse selo, é necessário validar sua identidade com dados biométricos ou registros oficiais confiáveis. Um dos meios aceitos para isso é ter dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral

    fonte: TRE-RJ

    domingo, 31 de agosto de 2025

    UM BREVE DISCURSO, NA SÉRIE BRITÂNICA "THE INSIDE MAN"

    Meu pai passou a maior parte da vida dizendo que as pessoas não mudam. Que o mundo não muda. Que não tínhamos a menor chance e que pessoas normais não podem fazer nada para impedir os poderosos de conquistar o que querem. Aprendi essa lição com ele, querendo ou não. Que eu só podia me esconder, mesmo depois de ir embora. Levei anos para me arriscar. Para deixar de me esconder. Para confiar nas pessoas. Tive sorte. Elas me deram a chance de me tornar uma nova pessoa. Nunca dei ao meu pai nenhuma chance por ele não se arriscar. Mas mudar é difícil. É difícil confiar nas pessoas, mostrar seu verdadeiro eu, quando o caminho mais seguro é afastá-las. Foi o que fiz. Eu o rejeitei. Rejeitei minha irmã, por trazê-lo de volta para nossas vidas. Não aceitei nem mesmo a menor possibilidade de que meu pai pudesse mudar. Mas, no final, George Winthrop mudou. Agora eu vejo isso. Ele fez uma escolha: de se impor, de tentar fazer a diferença. Essa escolha lhe custou a vida. Não era a atitude do homem de quem eu me lembrava. Aquele era um novo homem. Alguém que lamento não ter tido a chance de conhecer. Mas, hoje, ao lembrar de meu pai, vou me lembrar dele daquele jeito, como o homem que ele se tornou. Quero dizer obrigado, pai, por essa lição.


    Mark Shepherd (Benjamin Adnams), discursa no velório de seu pai, na série britânica The Inside Man (2019-2024) 5.a temporada - eps. Last Words.


    Dir. Jim Shields

    Roteiro: Robert McCollum / Jim Shields

    Consultores de roteiro: Steve Walters / Fergus Church   

    PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO INAUGURA SUPERCENTRO DE VACINAÇÃO NO SHOPPING NOVA AMÉRICA

     

    A Prefeitura do Rio inaugurou, na terça-feira 19/08/2025, o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), no Shopping Nova América, em Del Castilho. Dedicada exclusivamente aos serviços de imunização, a unidade é a terceira no modelo com funcionamento todos os dias da semana, de domingo a domingo, em horário estendido, para ampliar o acesso da população às vacinas. A abertura e o fechamento acompanharão os horários do centro comercial. Os outros dois SCCV funcionam em Botafogo e no ParkShoppingCampoGrande.

    Não tínhamos um Super Centro Carioca de Vacinação na Zona Norte. Será uma unidade que vai funcionar todos os dias, inclusive em feriados, para as pessoas se vacinarem. Teremos vacina contra a febre amarela para crianças e adultos, sarampo, covid-19 para quem tem mais de 60 anos e imunossuprimidos. Esperamos vacinar, no mínimo, 400 pessoas por dia, mas a capacidade é muito maior. O Nova América é fácil de chegar com transporte público. A recomendação é que as pessoas se vacinem e para isso oferecemos mais facilidades. A cidade do Rio tem uma das melhores coberturas vacinais e queremos estar sempre próximos dos locais de grande circulação de pessoas – disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

    O novo SCCV de Del Castilho oferta todos os imunizantes disponibilizados, incluindo os de indicação absoluta para vacinação de rotina e campanha, para atualização de cadernetas vacinais de todas as faixas etárias, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todas as vacinas serão oferecidas gratuitamente pelo SUS. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a administração do Shopping Nova América e ressalta a estratégia de levar imunizantes a locais onde haja grande circulação de público, facilitando o acesso do carioca e aumentando as coberturas vacinais.

    Receber o Super Centro Carioca de Vacinação no Nova América é mais uma forma de colocarmos nosso espaço a serviço da sociedade. A parceria com a Prefeitura vem ao encontro do nosso propósito de facilitar o acesso da população a serviços essenciais, aproveitando a conveniência e a segurança que o shopping oferece. Estamos falando de saúde pública e poder contribuir com esse alcance, especialmente na Zona Norte, tem grande relevância para nós – declarou Alisson Mori, gerente de marketing do Shopping Nova América.

    Em breve também serão feitas vacinas especiais para os pacientes que já são acompanhados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), dando seguimento às imunizações com indicações para pessoas com doenças crônicas.

    Quase todo dia estou aqui e acho maravilhoso ter um posto aqui. Com a vacina, estou me sentindo muito mais protegida. Vacinação é muito importante. Já tomei todas as vacinas, só faltava a da covid-19 – compartilhou a dona de casa Creusa Cardoso, de 60 anos, umas das primeiras pessoas a se vacinarem na nova unidade.

    Para se vacinar, a orientação é que os adultos tenham em mãos um documento de identificação e, no caso de crianças, os responsáveis devem levar, além do documento, a caderneta de vacinação.

    O SCCV unidade Zona Norte fica no segundo piso do Shopping Nova América, em frente à Drogasmil. O centro comercial está localizado na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, em Del Castilho.

     

    Horários de atendimento:

    de segunda à sábado, das 10h às 22h

    domingos e feriados, das 13 às 21h 

     

    fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

    HISTÓRIA DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO É LANÇADA EM QUADRINHOS (TRÊS VOLUMES)

     

    Assim como a arte, em todas as suas manifestações, o Flamengo emociona. E emociona a tal ponto que é impossível, para quem ama o clube, contar a história da sua vida sem lembrar de um jogo, um gol, uma conquista. Talvez por isso a tarefa de contar a história do time mais popular do mundo tenha levado tanto tempo para ser concretizada. Não era uma questão de palavras e estatísticas. Só uma obra de arte poderia dar conta de tanto amor. 

    A trilogia Me Arrebata: epopeias rubro-negras é um conjunto de livros que narra a história do Flamengo em quadrinhos pintados à mão, acompanhados de um texto apaixonado. Nenhum outro clube no planeta teve sua trajetória contada de modo parecido. A pesquisa de Mauricio Neves de Jesus levou duas décadas para ser concluída e mais três anos e meio até virar roteiro e nascer na arte final de Renato Dalmaso. 

    O primeiro volume se inicia um pouco antes da fundação do Flamengo e o terceiro se encerra com o tricampeonato da Libertadores, em 2022. Entre o primeiro e o último quadrinho, está o Flamengo que era um grupo de amigos e o que se transformou em uma Nação. 

    Nos estádios, nos ginásios, nas piscinas, no mar e nas pistas, homens e mulheres vestidos de vermelho e preto se encarregaram de encantar gerações. Poetas, historiadores e pintores já classificaram como é impossível a missão de explicar o Flamengo. Provavelmente eles estão certos. Mas quem tomar em mãos o box luxuoso com os três volumes de Me Arrebata, e passear por todas as suas 332 páginas, verá que Mauricio Neves de Jesus e Renato Dalmaso chegaram muito próximos disso. Pincelada por pincelada. Palavra por palavra. Emoção por emoção.

     

    Me arrebata: epopeias rubro-negras

    Mauricio Neves de Jesus (texto) / Renato Dalmaso (ilustrações)

    Volume 1: de 1895 a 1950

    Volume 2: de 1950 a 1980

    Volume 3: de 1980 a 2022

    Foram consultadas 3.112 edições de 38 jornais diferentes.

    O ilustrador Renato Dalmaso desenhou e pintou mais de 300 páginas e aproximadamente 1.500 quadrinhos, no período de 3 anos.

    A editora Onze Cultural fez um investimento de mais de R$ 350 mil para publicar essa coleção.

    Tudo isso para contar uma história de 129 anos de amor ao Flamengo.

    fonte: Onze Cultural 

    "INCIDENTE EM ANTARES", DE ERICO VERISSIMO, SERÁ LANÇADO EM QUADRINHOS

    A obra-prima de Erico Verissimo adaptada para os quadrinhos. Mistura arrebatadora de fantasia e sátira política, um dos maiores clássicos da nossa literatura está de volta, agora em versão graphic novel.

    Meio-dia, sexta-feira, 13 de dezembro de 1963. Uma assembleia é convocada em Antares, pequena cidade no sul do Brasil. Há uma greve geral, e até mesmo os coveiros estão sem trabalhar, de modo que os cadáveres não podem ser sepultados. À luz do sol, vagando livremente pelas ruas, os mortos-vivos enfim se sentem à vontade para vasculhar a intimidade alheia e falar o que bem entendem, sem receio de repressão das autoridades.

    Publicado originalmente em 1971, o último romance de Erico Verissimo se tornou uma das obras mais emblemáticas da literatura brasileira. Nesta inédita versão graphic novel, com roteiro de Rafael Scavone, arte de Olavo Costa e cores de Mariane Gusmão, a história de Antares e seus mortos-vivos ganha surpreendentes feições. Somos levados pela imaginação genial de Erico Verissimo de modo tão envolvente, fiel e assombroso que no fim a impressão que dá é que talvez não exista na literatura brasileira um romance mais perfeito para ser desbravado assim: em quadrinhos.

    fonte: Companhia das Letras

    sábado, 9 de agosto de 2025

    SAIBA O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS E COMO PREVENI-LAS


    Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas convivem

    com hepatites virais sem saber.


    No último mês de julho, o Ministério da Saúde atuou na conscientização, prevenção e combate às hepatites virais, doenças que afetam o fígado e representam um importante desafio de saúde pública no Brasil e no mundo.

    Segundo o Ministério, milhões de pessoas convivem com hepatites virais sem saber, já que essas infecções costumam evoluir de forma silenciosa, sem sintomas aparentes nas fases iniciais. A falta de diagnóstico precoce favorece o agravamento da doença, podendo levar a cirrose, câncer de fígado e até à morte.

    O que são as hepatites virais?

    As hepatites virais são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E). Elas podem ser agudas (curto prazo) ou crônicas (quando persistem por mais de seis meses).

    Hepatite A

    • Transmissão: fecal-oral (por alimentos ou água contaminada, falta de higiene e saneamento básico).

    • Sintomas: fadiga, enjoo, febre, pele e olhos amarelados, urina escura, dor abdominal.

    • Prevenção: vacina, higiene pessoal, cuidados com a água e os alimentos.

    Hepatite B

    • Transmissão: contato com sangue e fluidos corporais, sexo desprotegido, objetos cortantes não esterilizados, transmissão de mãe para filho (gestação ou parto).

    • Sintomas: geralmente assintomática, mas pode causar fadiga, dores, icterícia.

    • Prevenção: vacina (disponível no SUS para todas as idades), práticas sexuais seguras, não compartilhar objetos pessoais.

    Hepatite C

    • Transmissão: contato com sangue contaminado (agulhas, seringas, materiais de manicure, tatuagens e piercings sem esterilização).

    • Sintomas: geralmente silenciosa por anos; quando aparecem, são semelhantes à hepatite B.

    • Prevenção: não há vacina, mas há tratamento com cura disponível no SUS.

    • Recomendação: teste regular, especialmente para pessoas com exposição a risco.

    Hepatite D

    • Transmissão: por meio das mesmas vias da hepatite B, mas só ocorre em pessoas já infectadas pelo vírus B.

    • Prevenção: vacinação contra hepatite B impede o desenvolvimento da hepatite D.

    Hepatite E

    • Transmissão: semelhante à hepatite A (água e alimentos contaminados).

    • Mais comum em: regiões com precárias condições sanitárias.

    • Prevenção: higiene e saneamento básico.

    A importância da vacina contra a hepatite B para bebês

    Muitos pais têm dúvidas sobre a necessidade da vacina contra hepatite B logo após o nascimento, principalmente quando a gestante testou negativo. Porém, nem todas as infecções maternas são detectadas durante a gestação, e a transmissão pode ocorrer durante o parto.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação da primeira dose ainda nas primeiras 12 horas de vida, com continuidade do esquema vacinal nos meses seguintes.

    Além disso, não há risco comprovado em relação à presença de alumínio na vacina, como alegam grupos antivacina. O alumínio presente é em quantidade segura e muito abaixo do nível tóxico, e seu uso é fundamental para aumentar a eficácia do imunizante.

    Diagnóstico, tratamento e combate à desinformação

    O diagnóstico das hepatites virais é feito com testes rápidos e exames laboratoriais — ambos disponíveis pelo SUS. O tratamento depende do tipo da hepatite e da fase da infecção.
    No caso da hepatite C, por exemplo, há cura, e o tratamento é gratuito nas redes públicas.

    A desinformação ainda é um obstáculo no combate às hepatites. É essencial buscar informações em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, a OMS e instituições científicas reconhecidas.

    Prevenção é o melhor caminho

    • Vacine-se e vacine seus filhos;

    • Use preservativos em todas as relações sexuais;

    • Não compartilhe objetos de uso pessoal;

    • Exija materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos estéticos;

    • Realize testes regularmente.

    Neste Julho, a informação é sua melhor aliada.

    Fonte: Ministério da Saúde.