sábado, 10 de fevereiro de 2024

LP&M EDITORES TRAZ A BIOGRAFIA DE DAVID BOWIE

David Bowie vendeu cerca de 136 milhões de discos, experimentou estilos e imprimiu sua marca na cultura pop.  Canções como Starman, Space Oddity, Let’s Dance, Modern Love, China Girl, As the world falls down e outras o tornaram ícone de um tempo, à frente de seu tempo, e em uma inspiração para vários artistas da música e do cinema.  

Bowie, de María Hesse (biógrafa de Frida Kahlo) e Fran Ruiz, aborda vida e obra desse londrino nascido David Robert Jones (1947-2016), que viveu em Berlim e em Nova York, descobriu bandas como The Velvet Underground e Kraftwerk e assumiu o alter ego Ziggy Stardust

Gravou com Lou Reed, Iggy Pop, John Lennon, Brian Eno, Freddie Mercury e outros.  Teve problemas com drogas, flertou com o budismo (a noção de desapego e de transitoriedade), declarou-se homossexual, estampou as páginas da imprensa sensacionalista, sofreu com contratos espúrios e a necessidade de recomprar a própria obra. Estrelou sucessos cinematográficos como Fome de viver (1983) e Labirinto (1986), além de compor o musical Lazarus (2016), em parceria com o dramaturgo irlandês Enda Walsh. Teve dois filhos e encontrou a felicidade doméstica tardiamente. Seu ativismo e suas preocupações sociais se intensificaram ao final da vida, quando pareceu enfim em paz com a escuridão que (também) o habitara desde sempre.

Lançada em outubro/2023, esta biografia permite que o leitor entre na mente e nos sentimentos de um dos maiores, mais fascinantes e criativos artistas de todos os tempos.

fonte: LP&M Editores (release adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário