domingo, 13 de novembro de 2022

INCAvoluntário ATUA PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DE PACIENTES EM TRATAMENTO DE CÂNCER

 

INCAvoluntário – multiplicando solidariedade



O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes infantis e adultos, e seus acompanhantes, por meio de atividades de inclusão social e resgate da cidadania. Para isso, conta com a colaboração de pessoas que realizam ou apoiam atividades educacionais, recreativas, culturais e de lazer com usuários em tratamento no Instituto.


Atualmente, a equipe do INCAvoluntário conta com cerca de 570 voluntários que realizam diariamente ações em prol dos usuários do Instituto. Além de diversos parceiros que apoiam as iniciativas seja por meio de doações de recursos, seja como mobilizadores e divulgadores do trabalho do INCAvoluntário.




COMO ATUA O INCAvoluntário?


Por meio de ações como:


Apoio ao pacientes

Internados e aos acompanhantes


Além de oferecerem apoio, por meio de escuta de problemas e sentimentos, os voluntários estão sempre atentos às necessidades dos usuários do Instituto, promovendo, nas enfermarias, atividades de lazer para proporcionar momentos de entretenimento e ajudando na alimentação dos pacientes. Também são prestados serviços que ajudam a aumentar a autoestima dos usuários do INCA, como corte de cabelo e barba.


Em tratamento ambulatorial


Ao chegarem a uma das unidades do INCA, pacientes e acompanhantes são recebidos por voluntários que estão sempre prontos para fornecer orientações sobre clínicas e serviços do Instituto e oferecer apoio caso os usuários. Para os que estão aguardando atendimento, são promovidas, no ambulatório, oficinas de artes e trabalhos manuais. Já os pacientes infantis, contam com uma sala de recreação, na qual são realizadas diversas atividades de entretenimento.


Em acompanhamento


O INCAvoluntário promove diversas atividades que contribuem para uma nova fonte de renda. O objetivo é possibilitar uma opção aos pacientes que muitas vezes precisam parar de trabalhar em função de tratamentos longos da doença ou de alguma incapacidade física. Além disso, o INCAvoluntário realiza mensalmente ações culturais e de lazer para proporcionar momentos de entretenimento aos usuários.



Humanização do ambiente hospitalar


Para tornar a estrutura hospitalar mais próxima do visual de uma residência, proporcionando conforto, sensação de bem-estar e segurança, o INCAvoluntário adquire móveis e objetos de decoração para espaços e setores das unidades assistenciais. O voluntariado ainda promove eventos nas datas comemorativas para os pacientes internados e ambulatoriais. A ideia é levar momentos de alegria para pacientes e acompanhantes.


Em condições socioeconômica desfavoráveis


As pessoas atendidas pelo INCA que não possuem recursos financeiros recebem alguns benefícios que garantem a continuidade do tratamento, como auxílio-transporte e bolsa de alimentos. Os pacientes também contam com o Banco de Empréstimos, que disponibiliza equipamentos para o tratamento em residência. Entre os itens emprestados estão cadeiras de rodas e higiênicas, nebulizadores e perucas.


Apoio às mobilizações do INCA


O INCAvoluntário também oferece apoio aos grandes eventos do Instituto, como o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e a campanhas internas, como a de doação de sangue e plaquetas.


Quer ajudar o INCAvoluntário?


Todas as ações voluntárias são mantidas por meio da colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Para saber como ajudar as ações do INCAvoluntário, acesse o site INCAvoluntário ou ligue para (21)3207-4547.


Destacamos que as doações de alimentos, higiene pessoal e outros tipos de material podem ser entregues na Central de Recebimento de Doações, sem agendamento prévio, localizada na rua Washington Luís, n° 35 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.


Horário de funcionamento: das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).


VOCÊ CONHECE O INCA?

 

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde que orienta e assegura a realização de ações nacionais integradas para o controle do câncer. Para isso, coordena e desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa, prevenção, detecção, vigilância, informação e assistência oncológica.

 

A sede do INCAvoluntário está situada na rua dos Inválidos, n° 212 sala 902 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20231-048 – Tel. (21)3207-4547

contato@incavoluntario.org.br

fonte: INCAvoluntário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário