terça-feira, 22 de março de 2022

TÍTULO DE ELEITOR AGORA PODE SER IMPRESSO PELA INTERNET

Nova funcionalidade já está disponível nos sites do TRE-RJ e do TSE

No site do TRE-RJ (e do TSE), a impressão do título de eleitor já está disponível para os eleitores que desejam a versão em papel do documento. A nova funcionalidade  foi lançada na sexta-feira (18/03/2022) e pode ser acessada na aba Atendimento on-line (no site do TSE, aba Autoatendimento do eleitor).

A impressão do título em papel comum, com o recurso do QR Code, foi uma inovação trazida pela Resolução TSE 23.538/2017. Desde então, a Justiça Eleitoral deixou de imprimir o documento em papéis fornecidos pela Casa da Moeda, economizando também com a desnecessidade das impressoras matriciais e de cartuchos de impressão. 

Para votar, os eleitores não precisam de ter em mãos a versão em papel do título. Basta que apresentem aos mesários um documento de identificação oficial com foto (desde que saibam em que local votam). Além disso, a Justiça Eleitoral desenvolveu o aplicativo e-Título, que oferece a versão digital do título de eleitor e pode ser usado para votar (com a apresentação de documento de identificação com foto). 

Mudança de local de votação

Outra novidade implantada no atendimento remoto diz respeito à solicitação de alteração de local de votação. Também disponibilizada na aba Atendimento on-line no site do TRE-RJ, o requerimento para esse tipo de serviço foi simplificado, para quem deseja trocar de local de votação dentro da zona eleitoral a que pertence, sem alteração de endereço.

Nesse caso, os eleitores deverão anexar somente cópia do documento de identificação e fotografia estilo selfie segurando o documento de identificação com o lado da foto para a câmera. Os eleitores que precisam de alterar o seu endereço no cadastro da Justiça Eleitoral devem fazer o requerimento pelo Título Net.

fonte: TRE-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário