terça-feira, 1 de outubro de 2019

"O MUNDO POR UM FIO" (1973), DIRIGIDO POR RAINER WERNER FASSBINDER: UM DOS PILARES DE "MATRIX"





Você não pode gastar vários anos acrescentando dados a um computador que possibilita a simulação de todos os aspectos do comportamento humano sem perguntar a si mesmo se isso não levará a criação de algo semelhante à consciência humana.



(Franz Hahn, personagem de Wolfgang Schenck em “O mundo por um fio”, dirigido por Rainer Werner Fassbinder 1971, baseado no livro “Simulacron-3”, de Daniel F. Galouye, publicado em 1964)



Ele [Simulacron] não é um computador no sentido convencional, mas um sistema eletrônico de simulação com uma capacidade enorme de memória. […] Com esse sistema, obteremos um salto qualitativo para um computador autônomo. Criamos um mundo artificial em miniatura, feito de arautos, interruptores, reflexos e pulsos eletrônicos. Quando completamente funcional, ele levará uma vida própria, de acordo com as nossas regras e com suas próprias dinâmicas. No momento, temos cerca de nove mil das chamadas unidades de identidade, cada qual com as faculdades de percepção, pensamento, memória, imaginação e, assim por diante, de um humano de verdade. Com o Simulacron, temos em algumas palavras um pequeno universo idêntico ao nosso.


(Fred Stiller, personagem de Klaus Löwitsch, no mesmo filme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário