domingo, 27 de outubro de 2019

A APROVAÇÃO DOS PAIS, INDEPENDENTE DA IDADE


por Ciça Silveira*

Dos muitos filmes a que assisti, chama a minha atenção uma das últimas cenas do filme “O sexto sentido” (1999) em que o menino Cole relata para a mãe que sua avó falecida se orgulha da filha todos os dias.

Se prestarmos atenção, tal cena irá variar em muitos filmes, mas sempre com a mesma questão: se nossos pais se orgulham de quem nos transformamos ainda que não tenhamos realizado o que sonharam para nós.

Levaremos no peito essa dúvida e dor atroz, principalmente se na força e coragem de nosso caminho singular tivermos a certeza de que trilhamos o contrário do que nossos pais sonharam.

Levaremos a dúvida eterna: "será que conseguem me amar, apesar de tanta diferença?".

Creio que amar o diferente é doloroso para os dois lados: o orgulho daqueles que não abrem mão do que desejavam para o filho, julgando ser o melhor para este, e do outro lado, o filho que não perdoa o julgamento daqueles cujo maior papel seria o de acolher e de apoiar.

Essas intolerâncias criam abismos, julgamentos cruéis, dores emocionais desnecessárias, desabonos de condutas, palavras ásperas, competição sem sentido, desprezo e, finalmente, indiferença.

É triste para ambos os lados a indiferença.

Entretanto, observo que, quando o amor não fala mais alto que o orgulho e a razão, passamos anos esperando por um abraço de reconciliação, pela frase que acolhe e confirma o quanto (e se) somos amados, e que, seja como for, nossos pais se orgulham de nós por existirmos e por existirmos do nosso jeito: do jeito que nascemos para ser, do jeito que desejamos ser.

Que possamos enxergar nossos filhos como seres humanos diferentes de nós, com expectativas próprias e que possamos apoiá-los em suas decisões.

Que tenhamos a chance de ouvir que somos amados pelos nossos pais e de saber que nossas qualidades são vistas, admiradas e apreciadas.

O acolhimento na alma será libertação imediata para a leveza do amor familiar.

Ciça Silveira é graduanda em Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário