domingo, 11 de novembro de 2012

SOBRE A EXPOSIÇÃO "IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE"

painel localizado no foyeur do CCBB - reprodução de tela 
"The Seine and Notre Dame in Paris",  datada de 1864, de Johan Barthold (1819-1891)

Cheguei ao Centro Cultural Banco do Brasil, no último dia primeiro, às 11:19h.  Na fila, cerca de 70 ou 80 pessoas aguardavam a retirada da senha para subir ao andar principal da concorrida exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, o que consegui às 11:50h.

Logo ao adentrar o ambiente da exposição, os visitantes assistem a um curta sobre a história do Musée d'Orsay, que apresenta o seguinte resumo:

1838 - Palácio d'Orsay, sede do Conselho de Estado francês;
1871 - Comuna de Paris - incêndio destrói o edifício;
1897 - Início das obras do hotel e da estação d'Orsay;
1900 - Em 14 de julho, inauguração do hotel e da estação d'Orsay;
1939 - desativação da estação - longo processo de degradação;
1979 - início das reformas e requalificação do espaço;
1986 - inauguração do Museu;
2011 - Nouvel Orsay - espaços renovados, nova iluminação, salas com cores fortes valorizam as obras.

Período do acervo: 1848 - 1914
Acervo: 154.000 obras

Já nessa projeção, os visitantes ficam maravilhados em ver o que era e no que se tornou o espaço que hoje abriga o Musée d'Orsay.  Sobretudo, se levado em conta que o local ficara abandonado por 40 anos (1939 a 1979).  

Concluí o circuito do andar às 14:33h, ou seja, em 2:43h. Tempo suficiente e bastante para ler todas as legendas e apreciar as telas com o merecido cuidado e uma profunda satisfaçãoO museu francês trouxe oitenta e cinco obras para essa exposição e listarei aqui apenas quinze que valem cada minuto investido na visita:

1) "O cais Saint-Michel e Notre Dame" (1901), de Maximilien Luce (1858-1941):

  
 2) "O Sacré-Couer em construção" (1890), de Santiago Rusiñol y Prats (1861-1931):


3) "Gabrielle e Jean" (1894/1895), de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919):




4) "Moças ao piano" (1892), outro Renoir: 



 
5) "Casal na rua" (1887), de Charles Angrand (1854-1926):


6) "A espera" (entre 1880-1885), de Jean Béraud (1848-1935):


7) "O homem com cinto de couro, retrato do artista" (1845-1846), de Gustave Courbet (1819-1877):


8) "Autorretrato" (1855), de Léon Bonnat (1833-1922):

  
9) "O banho" (1867), de Alfred Stevens (1823-1906):


10) "Retrato da senhora Georges Hartmann" (1874), mais um Renoir:


11) "O pífano" (1866), de Édouard Manet (1832-1883): 


12) "O conde Robert de Montesquiou" (1897), de Giovanni Boldini (1842-1931):

  
13) "Cena de festa no Moulin Rouge" (1889), outra tela de Boldini:



14) "Noite" ou "O baile" (1878), de James Tissot (1836-1902):


15) "Jovem camponesa fazendo fogo. Geada" (1888), de Camille Pissarro (1830-1903):


Resumindo: a exposição é um belo presente do Musée d'Orsay e do CCBB aos brasileiros (em especial aos cariocas), mas cabe ainda uma nota: não se iludam. Nenhuma das telas aqui reproduzidas é capaz de dimensionar a magnitude do que é estar na exposição, "cara-a-cara" com as obras. Simplesmente imperdível!

Impressionismo: Paris e a Modernidade segue até 13/01/2013.  De terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na rua Primeiro de Março, n° 66 - Centro/RJ.  Tel: (21)3808-2020. 

Visitem o CCBB! 

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